"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, agosto 16, 2020

Consciência vs. Pensamentos

- Dárcio Dezolt -


No Caminho espiritual, os passos rápidos são dados quando sabemos que o paraíso já existe, está pronto e dele já fazemos parte. Na Bíblia, esta percepção recebe o nome de “Renascimento”. O mundo que a humanidade aceita como existente se fundamenta totalmente em pensamentos: a pessoa pensa ser este o seu pai, pensa ser aquela a sua mãe; pensa ser o seu nome aquele registrado em seus documentos; pensa ser a sua existência algo temporal e inconstante; pensa ser o mundo material, pensa ser seu corpo material, e pensa ser constituído de matéria e mente humana. Em suma, até que se inicie a jornada espiritual, a pessoa ficará aparentemente vivendo somente neste “universo de pensamentos”, que acaba sendo por ela aceito sem a mínima contestação.

Que motivo teria alguém para contestar? Afinal, a maioria assim encara o mundo, e tal aceitação coletiva parece hipnoticamente dar a todos a certeza de que esta visão de mundo é, de fato, a visão correta. Todavia, num dado momento da vida, cada pessoa passa a notar que, em seu íntimo, além de seus pensamentos, existe a presença de ALGO mais. Sua antiga aceitação dos problemas do mundo passa a dar lugar a dúvidas e indagações, e “novo céu e nova terra” parecem despontar em seu horizonte. Quando há a percepção de que este ALGO INTERIOR, presente além dos pensamentos, constitui a TOTALIDADE do verdadeiro Ser, falamos que se dá o “Renascimento” da pessoa.

Para a Consciência, ou seja, para o ALGO além dos pensamentos, o tempo não existe. A Consciência é uma constância incólume: é “o que é, que era e que há de vir”, ao contrário dos pensamentos, que se alteram a cada instante. A conclusão importante, decorrente disto, é a seguinte: se pretendermos apreender alguma base confiável de vivência, esta deverá se fundamentar em algo IMUTÁVEL. Como os pensamentos ou crenças variam a cada instante, longe eles estão de nos servir como base de sustentação sólida. A Verdade Absoluta reconhece a Si mesma como sendo esta Consciência constante, que a TUDO abrange. Todas as crenças e pensamentos coletivos são o “NADA”.

A mudança brusca na maneira de se encarar o mundo, ou seja, o abandono consciente do conceito humano de mundo para a aceitação do paraíso, aqui e agora, dá-se pela Graça divina. A cada um de nós, cabe a parte da dedicação ou devoção, que consiste num estado máximo de receptividade interna às revelações. Precisamos desejar acolher esta Graça, abrindo-nos inteiramente ao Seu influxo, sem esforços mentais. Quando deixamos a janela do quarto aberta, em dia ensolarado, espontaneamente a luz flui para o seu interior. A Luz divina brilha de forma permanente, bastando-nos um reconhecimento e um processo de abertura plena a Ela, isto é, uma posição máxima de receptividade.

Como seria esta “receptividade plena”? Fecharmos os olhos e aguardarmos que a Luz divina nos iluminasse? De início, até poderíamos encarar dessa maneira. Porém, o mais preciso, o ideal, seria que soubéssemos o enfoque absoluto: A LUZ JÁ É O NOSSO SER! Este conhecimento elimina a crença dualista de que estaria existindo “outro ser” na posição de “receptor” desta Luz. CADA UM DE NÓS JÁ É A LUZ; CADA UM JÁ É O UNIVERSO ILUMINADO PELA LUZ. A LUZ QUE ILUMINA O UNIVERSO E O UNIVERSO POR ELA ILUMINADO SÃO UM. ESTE UM É VOCÊ, SOU EU, É A CONSCIÊNCIA DIVINA INFINITA!

O despertar espiritual nos revela que existe somente UM UNIVERSO, o ESPIRITUAL. Entretanto, quando alguém abre mão dos pensamentos e crenças para ficar receptivo à Verdade Absoluta, deve estar atento para não se deixar envolver pelos “efeitos aparentes” destas contemplações. Elas promovem uma “soltura de crenças” que dá a impressão de ser um período difícil, em termos de vida humana. As meditações e contemplações da Verdade revelam o “nada” que as crenças são, e essas crenças incluem a personalidade humana que falsamente se mostrava como sendo o nosso verdadeiro e único Ser. Conscientes disso, não nos deixemos levar pelas alterações de crenças que se mostram visíveis, e não nos identifiquemos com elas, considerando-as como algo relacionado conosco. A convicção de que Deus é o nosso Ser, aliada ao estado de alerta quanto à natureza ilusória deste “mundo das aparências”, constituirão a nossa certeza de segurança e amparo nesta aparente fase transitória.

A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza,… mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Assim, também vós, tendes tristeza agora; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.” (João 16: 21, 23).

Se conseguirmos conservar a percepção de nossa IDENTIDADE, sem nos envolvermos com as alterações ocorridas nas crenças do mundo, o processo de desintegração das mesmas revelará que elas são o NADA. Jamais o nosso Ser real, que é Deus, participa destas alterações de crenças. Precisamos conservar isso em mente, para casos de surgimento de alguma “aparência desagradável”, que nada mais seria que o próprio desaparecimento de crenças infundadas e sempre destituídas de realidade, presença e substância. AS ALTERAÇÕES, BOAS OU MÁS, OCORRIDAS NO MUNDO APARENTE, NÃO TÊM NADA A VER CONOSCO. O SER QUE PARECIA ESTAR DESPERTANDO PARA A VERDADE, OU QUE PARECIA ESTAR SE LIVRANDO DAS CRENÇAS, FAZ PARTE DA PRÓPRIA CRENÇA, OU MIRAGEM, E, TAMBÉM, EM NADA SE RELACIONA CONOSCO.

Deus é a TOTALIDADE do nosso Ser. Todas as alterações visíveis são meras crenças; as aparentes alterações de crenças são, na verdade, acontecimentos que jamais existiram; portanto, jamais afetam o Ser divino que cada um e nós JÁ É! Permaneça firme nesta Verdade. Assim, aos poucos, também a aparência de mundo refletirá a HARMONIA PERENE que continuamente vinha reconhecendo como JÁ EXISTENTE no Universo harmônico e perfeito em que realmente “vivemos, nos movimentamos, e temos o nosso ser”.

Lembre-se: Você é a Sua Consciência e não os seus pensamentos. E Deus constitui a Sua Consciência.

Em João, 1:18, encontramos: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o fez conhecer.” Não existe nenhum “alguém” fora de Deus para vê-Lo. DEUS É O SER ÚNICO! Quando cada um de nós percebe a Presença divina aparecendo individualizada como nossa Identidade Iluminada, esta Presença é o citado Filho unigênito que está no seio do Pai.

Esta Verdade Absoluta está contida na declaração “Eu e o Pai somos um”. Todos nós já somos o Pai aparecendo como o Filho. Isto significa que também no dia-a-dia devemos não mais nos identificar com pais humanos. Não iremos desconsiderá-los, mas faremos algo que transcenderá os chamados laços humanos de parentesco: passaremos a contemplar o Filho unigênito que também eles já são, assim como toda a humanidade já é.

O mesmo se aplica aos demais relacionamentos humanos. É preciso que nos habituemos com o “novo céu e nova terra”. O Pai aparece como o Filho no ponto exato em que a crença cega reconhece a simples “aparência” de seres humanos, sob o disfarce de pais, parentes, amigos, vizinhos, patrões, funcionários, dirigentes, etc.

A VERDADE ABSOLUTA, DE FATO, É ESTA: EXISTE SOMENTE DEUS, APARECENDO COMO ESTE UNIVERSO E TUDO NELE CONTIDO. Não adianta ficarmos apenas falando ou pensando a respeito disso. DEVEMOS RECONHECER QUE ISTO JÁ CONSTITUI A NOSSA CONSCIÊNCIA; DEVEMOS RECONHECER QUE DEUS JÁ É A NOSSA CONSCIÊNCIA. Palavras e pensamentos são coisas das crenças, e não fazem parte de nosso Ser. A Consciência de Ser, esta sim, é Deus: esta é Você, aqui, agora, JÁ!


sexta-feira, agosto 07, 2020

Unidade Divina que somos!

chakra healing
- Dárcio Dezolt -


Apesar de a literatura espiritual de todos os tempos conter a Verdade, suas colocações, muitas vezes dualistas, acabaram por comprometer suas revelações. Isto devido ao referencial ilusório que deixam transparecer! Desde os antigos Vedas que a Unidade é ensinada; entretanto, que “somos NÓS” esta Unidade Divina, que é a Verdade Absoluta, não ficou tão marcado como deveria.

A Bíblia, por exemplo, revela: “Os meus pensamentos não são os teus pensamentos, diz o Senhor”. Mas quando isto era lido, cada leitor ficava entendendo que os pensamentos de Deus não eram os dele! E, desse modo, a “ilusão” ficava ainda mais reforçada! E assim se deu com o entendimento de todas as Escrituras! Sempre o referencial pregado era o das “aparências ilusórias”.

Os ensinamentos absolutistas têm por objetivo a eliminação desta visão errônea das revelações espirituais. Busca fazer a inversão da aceitação. Por isso, prega que DEUS É TUDO, INCLUSIVE VOCÊ, e ensina que esta “aceitação iluminada” precisa ser adotada como “ponto de partida”. Como DEUS É TUDO, no exemplo bíblico citado, o que deve ser entendido é que “OS NOSSOS PENSAMENTOS” não são os da mente humana”; antes, pela totalidade de Deus, “OS NOSSOS PENSAMENTOS SÃO OS DE DEUS”.

Enquanto a dualidade não for extinta de nossa aceitação, as Verdades reveladas falarão de um Deus que, apesar de perfeito, é OUTRO que não QUEM SOMOS! E desta “ilusão” decorre toda a prática dualista errônea, em que um “mortal” ou “humano” passa a vida toda lutando para  se divinizar, evoluir, sair da “ilusão”, se iluminar, etc..

A dualidade tem de ser varrida de imediato, caso desejemos “SER O QUE SOMOS”, ou seja, praticar em nós mesmos as revelações que anulam as mentiras sobre o nosso Ser. Não há sentido algum em permanecermos no “referencial da mentira”,  numa dualidade que é ilusória, e sempre postergando a experiência única e real que já é nossa: a experiência de “SER DEUS!”.


segunda-feira, agosto 03, 2020

Você é Deus unicamente porque Deus é Você

- Dárcio Dezolt -


“Sem o Verbo – Deus – nada do que foi feito se fez” (João 1: 3). Esta revelação de João repete a do Gênesis, quando revela que “o homem é um ser à imagem e semelhança de Deus”. QUEM É ESTE SER ASSIM REVELADO? O CRISTO!  VOCÊ! SUA REAL IDENTIDADE! SUA ATUAL IDENTIDADE! SUA ÚNICA IDENTIDADE! JAMAIS ALGUÉM FOI “FEITO DE BARRO”, uma alegoria que simboliza a ILUSÃO!

Quando partimos da Verdade Absoluta de que DEUS É TUDO, partimos do CRISTO QUE SOMOS, AQUI E AGORA, que é DEUS EVIDENCIADO COMO SER INDIVIDUAL. “CRISTO É TUDO EM TODOS” (Col. 3: 11).

O Universo INTEIRO manifesta as “OBRAS ESPIRITUAIS E PERMANENTES DE DEUS”.  SÓ PODERIA ESTAR SENDO ASSIM, UMA VEZ QUE DEUS SÓ DISPÕE DE SI MESMO, DE SEU PRÓPRIO ESPÍRITO,  PARA EMANAR AS FORMAS EXISTENCIAIS.

Por isso é sempre lembrado, nos escritos sobre a Verdade, que A MATÉRIA NÃO EXISTE! NÃO EXISTE NEM PODERIA EXISTIR, POIS DEUS É ESPÍRITO, SUAS OBRAS SÃO ESPÍRITO, VOCÊ É ESPÍRITO, E A “UNIDADE PERFEITA” É ESPÍRITO!

Quando frases bíblicas são aqui citadas, muitos dizem o seguinte: “Você escolhe partes da Bíblia para endossar os textos, e  não cita jamais outras partes dela”! Ocorre o seguinte: as supostas “partes escolhidas” sempre serão aquelas condizentes com o que me foi revelado, e não meramente para endossar textos! O QUE EU VI, O QUE ME FOI REVELADO, É DEUS SENDO LUZ INFINITA ONIPRESENTE, E QUE SOMOS ESTA LUZ! Desse modo, se a Bíblia disser que “SOMOS LUZ”, a citação aqui será lembrada! MAS SE DISSER QUE “SOMOS PECADORES”, ESTA MENTIRA SERÁ REPUDIADA, MESMO QUE ESTIVESSE PRESENTE EM TODAS AS PÁGINAS DA BÍBLIA!

Vários são os casos em que discípulos, com a intenção de pregar a Verdade, disseram coisas contrárias à própria Verdade, marcando-as mais do que deveriam. Paulo, por exemplo,  disse o seguinte: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Filipenses 1.21). PELA PRIMEIRA VEZ ESTA CITAÇÃO APARECE NOS ARTIGOS! E APARECE PARA SER EXTINTA PELA VERDADE ABSOLUTA:  DEUS É TUDO!

De fato, “O VIVER É CRISTO”, pois O CRISTO É TUDO EM TODOS! A outra parte, “O MORRER É LUCRO”, é totalmente sem sentido espiritual! “Ah! Ele fala da morte do ego!”.  MAS O UNIVERSO INFINITO ESTÁ PREENCHIDO PELA VIDA PERFEITA DE DEUS! NÃO HÁ “MORTE” DE ESPÉCIE ALGUMA! Se existisse, por uma fração de segundo, o chamado "ego", Deus não seria permanentemente TUDO!

Paulo costumava falar em “morrer diário”, com a intenção“ de explicar que O CRISTO QUE SOMOS deve “surgir” em decorrência de nosso “despojamento do  suposto eu nascido”. Assim, em vez de se prender ao REFERENCIAL DA VERDADE, revelando que TODOS, SEM EXCEÇÃO, AQUI E AGORA, SÃO DEUS NA FORMA DO CRISTO, FORMANDO A UNIDADE PERFEITA, empregou o “REFERENCIAL DA ILUSÃO”! NÃO EXISTE VIDA NA ILUSÃO! NÃO EXISTE MORTE NA ILUSÃO! NÃO EXISTE ILUSÃO! DEUS É TUDO!

Foi citado este exemplo,  do “morrer diário”, para que leitores das Escrituras não engulam  cegamente tudo que ali encontrem,  sem avaliar se é ou não Verdade Absoluta! Se não for, deve ser rejeitado!

VOCÊ, E TODOS, SOMOS AQUI E AGORA O CRISTO VIVO!  SOMOS “FEITOS”  DO VERBO DIVINO, ÚNICA “MATÉRIA-PRIMA” UNIVERSAL! É POR ISSO QUE JESUS DECLAROU NÃO “JULGAR PELA CARNE”! ILUSÃO E NADA ERAM SINÔNIMOS PARA ELE! E IGUALMENTE, DEVEM SER SINÔNIMOS PARA NÓS!

DEUS É TUDO, E VOCÊ É DEUS UNICAMENTE PORQUE DEUS, POR SER TUDO, É  TAMBÉM VOCÊ!