"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, março 30, 2020

Efeitos da Iluminação Espiritual

- Joel S. Goldsmith -


Todo aumento de nossa compreensão espiritual representa mais luz para nós, que expulsa as trevas dos sentidos. Este fluxo de iluminação continuará até que tenhamos compreendido por inteiro que a nossa verdadeira identidade é a "Luz do mundo". Sem a iluminação, lutamos contra as forças do mundo, trabalhamos para viver, nos esforçamos para manter nossa posição e competimos por riquezas e honrarias. Muitas vezes lutamos contra nossos amigos, para acabarmos percebendo que lutamos contra nós mesmos. Não há segurança nas posses materiais, mesmo que tenhamos vencido a luta pela sua obtenção.

A iluminação nos traz primeiro a paz, e depois a confiança e a segurança; isto nos dá repouso das contendas do mundo, e então todo o bem flui para nós pela Graça. Podemos agora perceber que não vivemos pelo que ganhamos ou conquistamos; vivemos, sim, pela Graça.

Tudo que temos é dádiva de Deus; nós não ganhamos o nosso bem, pois que já o possuímos. "Filho, tu estás sempre comigo, e tudo que tenho é teu."

Os prazeres e os sucessos do mundo nada são se comparados com as alegrias e os tesouros que se desdobram diante de nós pela consciência espiritual. À luz da Verdade, os maiores triunfos e felicidades mundanas são como nada, diante dos tesouros da Alma e sua imensa glória, insondável e desconhecida pelos sentidos.

Possuindo a Luz divina dentro de si, ganha o homem sua liberdade do mundo, e a segurança contra todos os perigos terrestres e humanos. Nosso momento histórico tem amedrontado e assustado a muitos. Os espiritualmente iluminados reconhecerão que nenhum bem aparece ou desaparece, que a atividade espiritual tem por natureza a realização, e que, como a sua iluminação lhes revelou a verdade dos fatos, eles estão ancorados à Alma, à consciência divina, à paz espiritual, à segurança e à serenidade.

Não mais temeremos as mudanças das condições exteriores, que não passam do reflexo da totalidade interior. Com a certeza de que somos consciência espiritual individual, embora infinita, e que incorpora todo o bem, não mais precisamos levar em consideração aquilo que os sentidos nos mostram.

A iluminação espiritual revela a harmonia do Ser e dispersa as aparências captadas pelos sentidos materiais. Ela nada muda no universo, pois que o universo é espiritual, habitado pelos filhos de Deus, mas muda nossa visão do universo.




* Nota sobre o texto de Goldsmith: 

Neste post, Joel Goldsmith explica quais são os efeitos da iluminação espiritual no que concerne à nossa vida prática. Ele diz que a consciência desperta, iluminada, confere ao homem a vida pela graça: o indivíduo não mais necessita se preocupar com aspectos importantes da sua vida, tais como segurança, suprimento de bens e relacionamentos e demais aspectos exteriores (inclusive curas) que para o mundo são considerados importantes.

Há contudo um detalhe para o qual se requer muita atenção, que ele também explica, e é a parte mais importante da mensagem: jamais devemos buscar iluminação com vistas a obter consecuções de desejos materiais. A Consciência Iluminada (Deus) deve ser buscada por si mesma, e mais nada. Goldsmith diz: "Vá ter com Deus esperando Deus". Neste ensinamento, ir à Deus com a intenção/esperança de satisfazer um desejo pessoal é o mesmo que andar na direção contrária à Deus. Isso é assim porque em Deus tudo já está feito;nada há que precise ser melhorado ou curado. A Consciência Iluminada e o mundo fenomênico não podem ser conciliados e, assim, deveremos optar por Deus ou pelo mundo.

A realização/percepção da presença de Deus é tudo que necessita ser buscado, sem ficarmos olhando com o canto do olho para conferir ou verificar se no mundo houve alguma melhora ou mudança das condições materiais. Então, quando este ensinamento é colocado corretamente em prática, segue-se a cura ou a melhoria de algum aspecto exterior - mas você não os estava buscando! Goldsmith diz que essa é a obediência à recomendação de Cristo: "buscai primeiramente o reino de deus, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas".

É necessário, portanto, buscar a iluminação espiritual sem se preocupar com os efeitos que a iluminação espiritual proporciona; ir à Deus sem segundas intenções. Só assim é possível atingir (perceber) a Consciência Iluminada. Esse é o modo correto.

sexta-feira, março 27, 2020

Os Filhos de Deus são os guiados pelo Espírito Santo

"Quem não tem o Espírito de Cristo, não é Filho de Deus". Neste mundo, temos a liberdade para vivermos como "filhos pródigos" (os que foram embora para longe viver uma vida separada do Pai) ou como "filhos de Deus" (os que retornaram para viver unidos ao Pai, desfrutando de todos os bens/riquezas de Deus). A presença ou ausência do Espírito Santo é o que define quem é "filho pródigo" e quem é "filho de Deus". O Espírito Santo é o "espírito da unidade", o qual revela que Deus e o homem jamais estiveram separados. O Espírito Santo dá vida à letra das revelações divinas legadas à humanidade. Sem o Espírito Santo, as palavras contidas em um livro sagrado não passam de "letra morta". Da mesma forma, sem o Espírito Santo, a vida do ser humano também não passa de "vida morta". Por isso,a  Bíblia diz que "quem não tem o Espírito de Cristo, não é Filho de Deus". Mas o Espírito Santo é onipresente e já nos foi concedido por Deus. Deus já fez a parte dEle, e agora depende de nós fazermos a nossa parte. Tudo o que temos a fazer é aceitar o que Deus já fez por todos nós. Em Deus somos "um com Deus", estamos livres, seguros, em paz, supridos, completos, felizes, plenamente realizados.

   
.
.
.

sábado, março 14, 2020

No Espírito, Deus nos revela a Sua Presença e Unidade

Quando, através da oração ou da meditação, contemplamos a natureza de Deus (e compreendemos o Amor Infinito, Incomensurável, Incondicional, Atencioso e Benevolente que emana dEle para todo o Universo), nada nos resta senão estar em Sua Presença com espírito de regozijo, adoração e glorificação. A verdadeira oração/meditação consiste em adentrar um estado de pura adoração. Só o que fazemos é glorificar a Deus. Nada resta a fazer senão adorar a Deus em Espírito, porque percebemos que o Amor de Deus já fez tudo, o Amor de Deus já nos atendeu em tudo, já nos deixou completos. A meditação mais elevada consiste em simplesmente PERCEBER e RECEBER o Amor de Deus em nosso ser. A percepção dessa verdade ocorre em nosso Espírito, e sobre isso a Bíblia diz que: "o Espírito de Deus testifica com o nosso Espírito que somos Filhos de Deus" (Romanos 8:16). E que lugar é esse, o "nosso Espírito"? O Espírito é a dimensão real do nosso ser. O nosso corpo físico constitui apenas uma dimensão/faceta do nosso ser. Além do corpo físico, também possuímos "mente" (intelecto) e "alma", cada um destes constituindo uma dimensão particular de nosso ser. E Deus fala conosco no nosso Espírito.

É no Espírito que Deus nos concede a revelação de que somos Filhos de Deus. É no Espírito que podemos perceber e sentir o Amor de Deus entrando em nós e nos nutrindo com amor, paz, alegria, força, sabedoria, saúde, prosperidade e tudo mais que possamos necessitar. Nossa herança divina de Filhos de Deus é recebida no Espírito. Mas, para experienciarmos essa verdade e desfrutarmos dessas bênçãos em nossa vida diária, é necessário pedir ao Altíssimo, orar, meditar, e desejar ardentemente receber a Graça divina que nos concederá esse estado iluminado de consciência. É quando "nasceremos de novo". Receber esse estado abençoado de consciência significa "nos despirmos do velho homem com os seus feitos, e nos revestirmos do novo homem, que se renova para o conhecimento segundo a imagem d'Aquele que o criou" (Colossenses 3: 9-10). Após isso, entramos debaixo da Graça e nossas vidas passam ser regidas pelo Amor de Deus. No Amor de Deus, somos Um com Deus. Deus é a Fonte, a Origem de nosso ser. Sendo Ele a nossa fonte, disso resulta nossa condição de Filhos de Deus. E ao seu Filho, o Pai concedeu todas as bençãos. Devido à unidade que há entre Pai e Filho, "quem vê o Filho, vê também o Pai".


.
.
.
.

terça-feira, março 10, 2020

Interprete o Universo segundo o ponto de vista de Deus



.
“Conhecer a Verdade” é simplesmente INTERPRETAR O UNIVERSO CORRETAMENTE, descartando falsidades, crenças descabidas e interpretações infundadas! 

Para quê Jesus disse ter vindo ao mundo? Para dar a CORRETA INTERPRETAÇÃO DO UNIVERSO, dita por ele como sendo o seu “testemunho da Verdade”!

“E viu DEUS tudo quanto fizera, e eis que achou MUITO BOM”, diz a Bíblia. 

E diz também que “TUDO FEITO POR DEUS DURA PERPETUAMENTE”.

As Escrituras contêm a CORRETA INTERPRETAÇÃO DO UNIVERSO, testemunhada por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, e tantos outros, para quê? 

PARA LIBERTAR A HUMANIDADE DA “FALSA INTERPRETAÇÃO”, a que se deu o nome de SATANÁS OU ILUSÃO! 

Porém, bastou “darmos nome ao NADA”, ou seja, à INTERPRETAÇÃO MATERIAL sendo aceita como real, para que o NADA passasse a ser reconhecido como “alguma coisa”.

Quando Jesus disse “TER VENCIDO O MUNDO”, apenas dizia ter VISTO CORRETAMENTE ESTE UNIVERSO, EM SUA EXPRESSÃO ESPIRITUAL, ILUMINADA E PERFEITA! Por isso nos deixou as regras para igualmente interpretá-lo como DE FATO ELE É!

“Não peço que os tires do mundo, MAS QUE OS LIVRES DO MAL”, disse Jesus. Este “MAL” é simplesmente a “interpretação errada”!

Perguntaram a Mary Baker Eddy o motivo pelo qual explicava que “a doença não existe”, em vez de fazê-lo com relação ao mundo material todo.

Ela disse o seguinte: "Para que, vendo sumir a doença, as pessoas pudessem acreditar na existência do Universo Perfeito criado por Deus, já que para elas a 'cura de doenças' é considerada como muito importante!"

E este é também o motivo que levava Jesus a “curar os enfermos”, “perdoar pecadores” e “ressuscitar carnais”: REVELAR O UNIVERSO INTERPRETADO CORRETAMENTE, TAL COMO VERDADEIRAMENTE ELE É! PERFEIÇÃO ABSOLUTA ONIPRESENTE!

Que faz um “praticista de cura espiritual”? Com o suposto “doente”, NADA FAZ! JÁ ESTARIA PERFEITO! Desse modo, ele apenas REINTERPRETARIA O CENÁRIO ILUSÓRIO PELO SEU “TESTEMUNHO IDÊNTICO AO DE DEUS”, CIENTE DE QUE “TUDO, PERPETUAMENTE, É ESPIRITUAL, ILUMINADO, E "MUITO BOM”!

O ensinamento absoluto se fundamenta nesta Verdade: DEUS É TUDO, É O UNIVERSO INFINITO, É QUEM SOMOS, E TUDO, ASSIM COMO É, É PERFEIÇÃO IMUTÁVEL!



sexta-feira, março 06, 2020

O Universo da Verdade se move como Você!

- Dárcio Dezolt -


Apesar das “aparências”, o que de fato está acontecendo, é unicamente de o Universo da Verdade estar Se movendo como VOCÊ, ou seja, como a SUA Consciência iluminada! Não há “aparências” se manifestando em lugar algum! Se houvesse, não seriam “aparências”. Falsidades jamais se manifestam!

Atente para “si mesmo”, e então, perceba o Infinito Se expressando livre e espontaneamente! O Universo infinito é a Consciência Onipresente sendo! Já está “acontecendo”, e de forma perfeita e permanente! “Não ter outro ao lado de Mim”, é simplesmente não aceitar a dualidade! Quem conhece as obras de Joel S. Goldsmith deve ter se cansado de tanto ler que a ilusão é a “crença em dois poderes”. E esta crença falsa está retratada na Bíblia como “a árvore do conhecimento do bem e do mal”, produtora do “fruto proibido”. Observe-se como UNIDADE! Observe-se como Consciência ÚNICA! Dê testemunho do Universo da Verdade Se movendo como VOCÊ!

“Contemplar a Verdade” equivale a “passar a rasteira” na “mentira”, que, indo ao chão, ainda tem a pretensão de “aparentar” ter algo relacionado conosco! Jamais diga que “meditou e as coisas pioraram”; você medita para VER O QUE DEUS VÊ! 

Não tenha “olhos para aparências”, principalmente após meditar e expulsar de aceitação a existência de “algo além de Mim” – seu Eu eterno único, perfeito, absoluto e onipresente! Não lute com os “quadros ilusórios”, encare-os como “miragens” que se esvaem!  Dê “adeus” a elas! Nunca existiram! Não existem agora, e jamais existirão! Eram “miragens”. “Naquele dia conhecereis, eu estou no Pai, vós em mim, e eu em vós”, disse Jesus, sobre o AGORA da Eternidade! O que é Realidade é o Universo da Verdade Se movendo como VOCÊ! Nada mais!

.
.

terça-feira, março 03, 2020

Acredite e confie no que a Palavra de Deus diz sobre você

Sempre que Deus tem algo a dizer, o que Ele diz? Quando Deus olha para alguém de nós, ou para alguma situação específica de nossa vida, o que Ele vê? O que Ele diz? Ele vê sofrimento, miséria ou doença? Ele diz que estamos tristes, pobres ou doentes? Qual é a Palavra que Deus profere acerca de mim e de você? Se conhecermos verdadeiramente a natureza de Deus, saberemos também o que Deus tem a dizer sobre tudo/todos onde pousa o Seu olhar. "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que achou tudo muito bom" (Gênesis 1: 31). A nossa vida deve ser procurar somente aquilo que Deus diz acerca de cada um de nós. 

 
.
.
.
.

"Deus é Amor perfeito. Deus não cria nada que é mal. O mundo de Deus é perfeito e harmonioso. Quando Deus observa o mundo, nele jamais vê o mal. O mundo que Deus vê é extremamente belo e bom, mas é impuro o mundo visto pelo homem carnal. Se alguém acha que existem pessoas que sofrem, não significa que Deus não as salvou. Isso nada mais é que reflexo do pensamento desse alguém que acha que as pessoas sofrem. O homem pode enxergar uma sociedade imperfeita, mas a sociedade vista pelos olhos amorosos de Deus já é perfeita. Isto porque Deus é perfeito e é o todo de tudo. O Amor dEle é completo."   (Masaharu Taniguchi)


"O Amor de Deus flui livremente para o justo e o injusto, para o merecedor e o indigno, para o santo e o pecador, igualmente. O Amor de Deus entra neste universo dando vida à semente, força às plantas em crescimento e proteção à vida animal, vegetal e mineral.O Amor de Deus é a influência que anima e dá suporte a toda a criação, porque toda a criação é Amor, ela mesma fluindo livremente. Tudo o que é, está em Deus e é de Deus. Não há exceções. Não deve haver rótulos de crítica, de julgamento ou condenação. Acima de tudo, devemos não julgar pelo testemunho dos olhos ou dos ouvidos. Deus é puro demais para ver iniquidade, e quando reconhecemos nossa verdadeira identidade como Deus em expressão, nós devemos ver como Deus vê. Enquanto nós observamos a nós mesmos como dotados espiritualmente, tornamo-nos contempladores de Deus aparecendo em tudo e através de todos. Mas nós só podemos fazer isso quando abandonamos esses julgamentos que chegam até nós pela visão do olho e a audição do ouvido. Sua compreensão infinita torna-se a nossa compreensão. Seu Amor infinito torna-se o nosso amor. As bênçãos de Deus não são nossas porque você é você ou eu sou eu, mas são as bênçãos de Deus para Deus, as bênçãos de Deus fluindo para o seu próprio Eu como o Filho, o Pai dando tudo o que é seu ao Filho. É o Pai dando e o Filho recebendo, mas eles são Um, apenas Um, Pai e Filho. Na Unidade, na União Consciente com Deus está a nossa força; na União Consciente com Deus está o nosso sustento; na União Consciente com Deus está a nossa paz, alegria, poder, domínio e toda nossa bênção."   (Joel Goldsmith)