"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, março 08, 2008

Um princípio espiritual básico e universal...


Todas as Doutrinas Espirituais estão calcadas no ensinamento da Unidade Universal. Deus é o todo. O Todo é Deus. Só o Todo pode ser o Todo. Só há Deus; e Deus é Luz.

Deus é o elo invisível e infinito que conecta todas as coisas existentes e não-existentes, vistas e não-vistas... só Ele possui a Competência e a Jurisdição de todas essas coisas. Por isso, para nós, é impossível sabermos; mas Deus sabe. E Ele está em nós. Nós também estamos nEle. Jamais estivemos separados de Deus. Tudo o que existe no Ser Universal (que é Deus), existe também no ser individual (nós). Isso é Unidade.

Em Deus não há trevas; nEle tudo é Luz. Tudo é Bem, harmonia, alegria, abundância, sabedoria, perfeição, amor... Essas são a Realidade constituída pela Luz, que é Deus. E essa Luz está, bem agora, inteiramente presente em todos os lugares. Por que não a percebemos? É porque existe uma coisa que deve ser feita para trazê-la para cá: devemos ser capazes de conseguir superar nossa (falsa) natureza egóica. A Luz já está aqui, mas nós não a vemos, não recebemos seus benefícios, porque não estamos sintonizados/alinhados com Ela. Para entrarmos em harmonia com a Luz, antes é preciso que haja em nós uma transformação... uma purificação. Devemos passar de seres egóicos à seres espirituais, pois Deus é Espírito Santificado e, assim, uma vez feito isso, entramos em sintonia com Ele.

Deus está aqui, neste momento. Nossa vida está imersa em meio à Grande Vida de Deus. Estamos em solo sagrado. E, exatamente como ocorreu com Moisés, necessitamos tirar nossas sandálias. Precisamos nos despojar do nosso ego, pois este território é santo. Devemos estar puros. Feito isso, podemos desfrutar de todo Reino da Luz.

Todos os ensinamentos espirituais antigos falam sobre esses dois apectos: ego e Espírito (ou ego e Luz). E aqui vai um grande segredo...

O que vou dizer agora é muito importante: A natureza da Luz é DAR. E a natureza do ego é querer sempre RECEBER. A Luz, por Si só, é a própria Abundância. Ela tem tanto, tanto, mas tanto... a Luz é tão vasta, tão infinita... que ela chega a ser um Transbordar-de-Luz. Logo, a sua essência é DOAR. Ela possui tanto, que é inevitável ocorrer um transbordamento de todas as bênção que ela possui. Por isso, ela não faz distinções: a Luz (Deus) doará/concederá tudo aquilo quanto lhe seja permitido doar. Se você permitir muito, você receberá muito. Se permitir pouco, você receberá pouco. Deus está sempre disposto a dar/conceder/presentear... incondicionalmente. Quando abdicamos da nossa natureza egóica de querer receber, e passamos a doar... nos elevamos ao nível que a Luz existe. Isto é, nos transformamos.

'Dar' e 'receber' são duas realidades completamente distintas; quando você está/ou habita em uma delas, você é automaticamente levado para fora da outra. Quando uma das portas está aberta, a outra permanece fechada, sempre! Por isso, toda vez que você se comporta de maneira egóica, você afasta a Luz para longe de você... e se afunda um pouquinho mais dentro das trevas do ego. Por isso, para recebermos a Luz, o segredo é superarmos nossa natureza egóica. Todas as pessoas, coisas e fatos que acontecem ao redor de nós são oportunidades formidáveis para nos transformarmos. E recebermos a Luz.

Todos os movimentos espirituais, todas as religiões, têm seus ensinamentos voltados para a suplantação do ego. O Cristianismo ensina que o homem deve aprender a dedicar-se aos outros. Essa é uma maneira de colocar o ego de lado para que, assim, a Luz possa entrar e começar a brilhar na vida do ser humano. As filosofias orientais também ensinam a prática do amor: o budismo fala em compaixão, o taoísmo sugere o altruísmo, o zen ensina as pessoas a diminuírem sua auto-importância (pois todas as coisas são expressões iguais de vida)... Consequentemente, nada mais ocorre, senão o resplandecimento da Luz na vida dessas pessoas que se dedicam em abrir mão de seus comportamentos egóicos. O que toda religião ensina, na verdade, é um modo do homem transformar a si mesmo. E esta é a transformação: ao invés de cair na tentação de agir egoicamente, aja de qualquer outra maneira. Mas não siga pela trilha do ego.

A cada segundo de nossas vidas temos escolhas a fazer. A cada passo que damos, temos de decidir que direção tomar. E há muitos caminhos -- muitas opções --, mas o que costumeiramente fazemos é tomar aquele que está sendo mais indicado (pelo nosso ego). É assim que funciona: suponha que você páre no meio de uma estrada, e ali há 10 trilhas por onde você pode escolher seguir. Mas se você olhar ao seu redor, verá que 99% das placas estão apontando para a primeira trilha. E, por isso, esse o caminho por onde você fica tentado a escolher seguir. SIGA QUALQUER UM DOS OUTROS, MENOS ESSE!!! Todas aquelas setas e indicações foram colocadas ali pelo seu ego. E seguí-lo é afastar-se do brilho da Luz, na sua vida. Fique atento/consciente/vigilante para não reagir às diretrizes do ego. Qualquer outro caminho que você escolher percorrer irá trazer a Luz para dentro do seu universo.

Jesus chamou esse ensinamento de "oferecer a outra face". Por que? Simples. É porque sempre que recebemos um tapa no rosto, o que ficamos tentados a fazer (regir)? Tentamos devolver o tapa imediatamente e, com isso, nos perdemos um pouco mais dentro da escuridão do ego. Todo ato reativo fecha e tranca os portões por onde a Luz passa.

Mas se "oferecermos a outra face", então estaremos abrindo mão de nossas ações egóicas. "Oferecer a outra face" não significa interpretar ao pé-da-letra. Podemos nos defender, sem atacá-lo; ou podemos virar as costas e ir embora. Podemos também admitir sermos culpados por algo que não fizemos. Ou podemos, até mesmo, devolver o tapa com um soco ou um ponta-pé... O importante é que nossa ação não surja do impulso reativo do ego.

Se fizermos isso, teremos aproveitado a oportunidade, que surgiu, para nos transformarmos. E qualquer decisão que resolvermos tomar será um ato de consciência. Essa transformação que é importante. É o cumprimento do objetivo e do propósito da Vida.

Experimente seguir o caminho da Luz. Siga essas recomendações em cima de todas as coisas que aparecerem na sua vida: com as pessoas, com as coisas, com os seus sentimentos e com os seus pensamentos. Vigie-se! Aprenda a andar em um estado de alerta durante todo o tempo! Então você estará vivendo uma vida de Consciência. Se fizer isso, então não precisa se preocupar com meditação, pois o objetivo desta é justamente levá-lo para dentro daquele modo de vida: um permanente estado de alerta/consciência. Você estará meditando, sem meditar. Estará fazendo, sem fazer. Agindo sem agir. E um grande segredo da Vida, cedo ou tarde, lhe será revelado.

A você, caro buscador, uma excelente jornada!

3 comentários:

Anônimo disse...

Atenção, pessoal! Não cliquem nos links da msg acima. É vírus.

Atention, please! Do not click the links in the message above. It's virus!

Anônimo disse...

"Deus está Aqui

Ele está Aqui

Tão certo como o ar que eu respiro

Tão certo como a manhã que se levanta

Tão certo como eu te falo e podes me ouvir."

A mente deve seguir a voz do coração e não a voz do coração seguir a voz da mente, pois esta está naquela, e sem ela não existirá!

Que o amor transborde nossos corações e nos faça, cada dia mais, seres humanos ungidos

Anônimo disse...

Que o conhecimento intelectual "Deus está em tudo" um dia seja VERDADE em nossos Corações. Então, não precisaremos mais perder tempo pensando e afirmando "Deus está em tudo".

um buscador anônimo
http://quemsoueu00.blogspot.com/