"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, junho 08, 2015

Ensinamentos sobre o Despertar (Oneness) - 3/3


- Oneness -
Sri Amma Bhagavan
 

“O desperto vê as coisas como elas são, e não tenta controlá-las ou modificá-las. O Desperto não tenta convencer os outros.

O Desperto sabe que o que tem que acontecer, vai acontecer; e o que não tem que acontecer, não vai acontecer; e que o universo está fora de controle para sempre.”

“O Desperto não tem planos fixos e nem destino. O Desperto aceita a si mesmo; e o mundo aceita o Desperto. O Desperto conhece a si mesmo; e portanto tem sabedoria. O Desperto não tem conflito consigo mesmo; e portanto tem poder verdadeiro. O Desperto abraça a morte; pois não existe morte para o Desperto”.

“O Desperto sabe que não há nada a ser aprendido; o que precisa é apenas desaprender.”

“O Desperto não alcança nada; pois não há nada a ser alcançado. O Desperto não compreende nada; pois não há nada a ser compreendido. O Desperto não sabe nada; pois não há nada para saber.”

“O Desperto não percebe as coisas como boas ou ruins; ou como certas ou erradas; e assim não tem preferências; e portanto não tenta mudar a maneira como as coisas são.”

“O Desperto não elimina e nem ignora, não resiste e nem justifica o que está ali, dentro ou fora; simplesmente está consciente do que é.”

“O Desperto não faz nada; mas não deixa nada sem fazer; pois todas as coisas estão acontecendo o tempo todo, ao redor e através, daquele que está Desperto.”

“Os pensamentos são sutis, divisionistas e evasivos; são uma expressão do eu. Eles vagueiam como eles querem. Eles criam julgamentos e uma mente conturbada e perturbada. Eles impedem que a Conscientização aconteça. Aquele que não está Desperto precisa aprender a direcionar, a controlar e a acalmar os pensamentos dominando-os. O Desperto já ultrapassou o julgamento, pois ele já ultrapassou o pensamento; uma vez que ele está sempre “Consciente””.

“Quando alguém não está Desperto, ele não deve se comportar como se estivesse. Quando alguém está Desperto, ele não faz nada. Ele apenas está Desperto. Estar Desperto não é um meio para um fim. Estar Desperto é um fim em si mesmo. Quando alguém não está Desperto ele deve praticar a bondade. Onde não há bondade ele deve praticar a virtude. Onde não há virtude ele deve praticar condicionamento de rituais.

“O Desperto não tem senso de ser e fazer. O Desperto não tem visão ou objetivo na mente. Há apenas o fazer. O Desperto é humilde e não precisa praticar a humildade. O Não Desperto tem o senso de ser e fazer, e portanto deve ter uma visão ou objetivo na mente. O Não Desperto precisa praticar a humildade.”

“O Desperto não tem nada para defender e portanto, não faz nada para se sentir seguro. O Não Desperto tem muito a defender e portanto precisa fazer coisas para se sentir seguro.”

“O Desperto não sabe e não entende, mas vê. O Não Desperto sabe e entende, mas não vê.”

“O Desperto está constantemente desaprendendo, e portanto está constantemente aliviado, vive em liberdade.”

"O Não Desperto está constantemente aprendendo, e portanto, está constantemente sobrecarregado, não sabe o que é a liberdade, e portanto, não sabe o que é viver.”

“O Desperto permite que as coisas aconteçam do jeito delas. O Não Desperto tenta fazer com que as coisas aconteçam do jeito dele.”

“O Desperto não tem mente. O Não Desperto tem uma mente. O Desperto, uma vez sem mente, trabalha com a mente dos outros. O Não Desperto, tendo uma mente, luta com a mente dos outros.”

“O Desperto, se faz ou não faz, não tenta. O Não Desperto , se faz ou não faz, tenta.”

“O Desperto vive no mistério que a vida é. O Não Desperto tenta entender o que a vida é.”

“O Desperto vê os muitos como o Um. O Não Desperto vê o Um como os muitos.”

“O Desperto é um com o que é. O Não Desperto é um com o que deveria ser.”

“O Desperto é virtuoso. O Não Desperto pratica a virtude.”

“O Desperto experiencia todo o tempo. O Não Desperto sonha o tempo todo.

“O Desperto não tem razão para sua alegria, e portanto nada afeta sua alegria. O Não Desperto conhece apenas o prazer ou a dor, dependendo de tudo o que está acontecendo.”

“O Desperto experiencia liberdade, por causa da ausência de escolha e esperança. O Não Desperto experiencia liberdade na presença de escolha e de esperança.

“O Desperto possue coisas, mas não termina possuído por elas. O Não Desperto possue coisas, e termina sendo possuído por elas.”

“O Desperto esta pronto para morrer. O Não Desperto não esta pronto para morrer.”

“O Desperto experiencia apenas a consciência, pois há apenas a consciência. O Não Desperto tenta entender a Consciência.”

“O Desperto faz uso do condicionamento. O Não Desperto é usado pelo condicionamento.”

“O Desperto não conhece o medo. O Não Desperto só conhece o medo.”

“O Desperto não conhece o apego. O Não Desperto só conhece o apego.”

“O Desperto é o que ele é. O Não Desperto é aquilo que ele não é.”

“O Desperto percebeu que não há ninguém para ser desperto. O Não Desperto está esperando que alguém seja desperto.”


Nenhum comentário: