"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, junho 28, 2015

Ensinamentos Essenciais da Oneness - 1/4

- Sri AmmaBhagavan -


- “Existe apenas um Eu – o Eu Universal. Tal como quando nos referimos à Consciência, só existe uma Consciência. Não há plural para a palavra Consciência. Da mesma forma, só há um Eu, uma Consciência, uma só Alma. A palavra Eu não se refere ao pequeno ego do qual nós estamos cientes, mas ao Eu Universal que está em você, que está em mim, que está em toda parte. É o mesmo Eu. Não importa se você não percebe isso, basta que entenda intelectualmente e a concretização disso acontecerá com o tempo.”

- "O Eu, ao experienciar a si mesmo como separado, gera resistência, aversões, desejos, comparações e julgamentos, que são o núcleo de todo sofrimento. Quando o "eu" separado ou fixo desaparece, o sofrimento termina, e você experiência a si mesmo como uma simples dança de personalidades que surgem e desaparecem continuamente no oceano da consciência. Você está iluminado."

- "Iluminação é o primeiro passo, é o início da verdadeira jornada. Inicialmente você consegue um estado de iluminação, uma experiência de pico, que irá mais cedo ou mais tarde resultar em iluminação. Depois disso, é um processo sem fim. O processo terminará somente quando você se dissolver em luz. Até lá, ele continua e continua, e continuará enquanto você estiver nesse planeta. E depois que você deixar o planeta ele ainda continuará. Não há um fim para isso."

- "O sentido de 'eu' também é gerado pela estrutura neurobiológica do cérebro. A transmissão da Deeksha dá início a um processo neurobiológico, e isso conduz à dissolução da sensação de um 'eu' separado ou fixo."

- "Seu corpo não é seu corpo. Quando o "eu" desaparece, seu sentimento de que o corpo é seu desaparece e você o experiência como um veículo para a dança Divina da consciência. Eventualmente, toda a criação se converte em seu corpo."

- "Sendo uma ilusão, o 'eu' não pode ser iluminado. O 'eu' é apenas um conceito. 'Você' não Desperta, 'você' não alcança a Iluminação, 'você' não consegue a liberação. O Despertar lhe ocorre, a Iluminação acontece com você. É um presente de seu Divino!. Dizer 'eu estou Desperto' é uma mentira. A consciência ou a divindade Despertou em você. É o destino natural de cada ser humano."

"A convicção da crença egóica 'Eu sou este corpo' é na realidade o único impedimento para reconhecer a verdade de quem você é. Esta crença é mantida a cada hora por pensamentos incessantes em torno da imagem de quem você imagina ser. Quando você cessa esses pensamentos, e, em vez deles, você vira a sua mente para dentro, para o Eu central, você descobre a consciência pura, ilimitada, inerentemente livre de todo pensamento e livre de qualquer necessidade de segurança."

- "Nós (na Oneness) não tentamos controlar os nossos pensamentos, porque em primeiro lugar, nós não acreditamos que haja um controlador. O controlador é uma ilusão. O "eu" não existe, é apenas uma ilusão. Quando a ilusão desaparece, você se torna desperto ou iluminado. Tudo o que pedimos é: por favor, continue observando seus pensamentos. Estranhamente, enquanto você observa seus pensamentos, eles não vão incomodá-lo. Eles diminuem a velocidade e não perturbam. E então, naturalmente, a concentração se desenvolve."

- "Você existe em um estado de alienação com toda a vida. Essa divisão é a fonte de todas as lutas entre os indivíduos, famílias e culturas, religiões e nações. A única solução para todos os problemas humanos é o estado de Unidade - unidade consigo mesmo, com o mundo ao seu redor, e com Deus." 

- "Viver sem estar desperto não é vida. É apenas um constante esforço para sobreviver. É a mente que nos impede de viver e não nos permite experimentar a vida como ela é, pois permanece nomeando todas as coisas, julgando e tentando converter tudo em memória. Quando você experienciar a realidade como é, livre da identificação com o processo da nomeação e memorização da mente, você estará vivendo." 

- “Você é parte do Todo. E a parte está tentando entender o Todo. Impossível... E com o nosso pequeno entendimento estamos tentando explicar como funciona. Deus não é apenas desconhecido. Deus é incognoscível. Tudo que é incognoscível é um mistério. E você pode apenas experienciar. E então vem o senso de sacralidade, apenas quando você experiencia. Toda vez que você achar alguém ou alguma coisa insignificante, é porque você sente que sabe. E quando você sente que sabe, você perde a capacidade de se maravilhar com todas as coisas, você perde o senso de sacralidade, a sua alegria se vai... Você não pode conhecer nada verdadeiramente. E só nesse entendimento é que você pode começar a se maravilhar com todo o mistério da Existência.”

- Estamos todos repletos de conflitos internos. Inicialmente você deve se tornar ciente destes conflitos internos. Em seguida, devemos estar conscientes deste conflitos internos. Na medida em que você se torna mais e mais consciente dos seus conflitos internos, acontece uma aceitação interior. Quando a aceitação interior acontecer, acontece um florescimento da sabedoria e da inteligência.”

- "Quando você experiencia as coisas completamente, existe apenas alegria. O que está sendo experienciado não é importante. O conteúdo é sem consequência. Mas os seres humanos perderam a capacidade de experienciar qualquer coisa completamente. Você não experiencia o alimento que come, a caminhada que faz. É uma experiência magnífica andar com duas pernas. Você não experiencia isso. Você nunca está consigo mesmo porque tudo está acontecendo dentro. Se você experienciar o que está acontecendo dentro, a vida será absolutamente perfeita."

- "Se você quiser atingir um nível onde experiencia as coisas como são, então os pensamentos devem parar. E isso é possível. Quando estiver bebendo café, você deve apenas beber o café. Por que deveria se importar com outra coisa? Deveria ser apenas o “beber café”. E é então que todo o sofrimento desaparece por completo. E nesse ponto não existe nada, apenas alegria incondicional; amor incondicional. Você poderia ser um mendigo, e sentir alegria incondicional. Essa alegria não depende de nada que você esteja ganhando ou perdendo. Ela apenas existe."

- Você não experiencia a realidade como ela é porque sua mente está todo o tempo interferindo, o tempo todo julgado, comentando. A mente é um fluir de pensamentos, e o pensamento é um instrumento para medir. Ele está todo o tempo calculando. A mente não é nada além de um fluir de pensamentos, e o pensamento vem do passado. E passado é memória. E a memória é algo que está morto. Então a morte está fluindo através de você. Ao passo que se você verdadeiramente morrer para o passado e para o futuro, se morrer psicologicamente para eles, você poderá então viver no presente. E haverá grande alegria e bênção aí. É isso o que estamos tentando fazer com vocês."

- "Para nós, a meditação é um acontecimento; concentração é um acontecimento. Você não medita. Você não se concentra. Nada de errado com isso, essa é uma maneira de abordar a mente. Mas a nossa maneira é diferente. Nós sentimos que esse tipo de concentração se torna um obstáculo para o despertar, porque nos torna excessivamente focados em despertar e na iluminação. Concentração é bom para determinados fins, mas não ajuda você a se tornar desperto. Nós praticamos um tipo de conscientização em que naturalmente você se torna concentrado e desperto. Você deve aprender a observar a si mesmo. O processo da Unidade está completamente conectado à observação de si mesmo. Observe a si mesmo e permaneça com o que está aí. Isso é Unidade."

- "O propósito da vida é simplesmente viver, experienciar a realidade como ela é - aquele estado natural no qual os sentidos estão despertos, o coração está aberto, em contato direto com a Unidade de todas as coisas."

- “A primeira coisa é ver. Ver é o ponto chave no Dharma. Quando se trata de problemas interiores, crescimento interior ou progresso espiritual, você deve aprender a arte de ver. Suponha que o ciúme esteja aí, você deve aprender a ver o ciúme. Nós não estamos preocupados com o ciúme em si. O que está aí não é importante para nós, mas você deve ‘ver’ o que está aí. ‘Ver é ser livre’. Isso não é para ser entendido como libertar-se do ciúme; o mero ato de ver é liberdade. Essa liberdade é meditação. Ela é Alegria. Ela é Paz. Ela é Amor.”

- "O conteúdo da sua mente não é importante para nós. A forma como você percebe esse conteúdo é a nossa questão. Você percebe ele de uma forma muito natural, sem assumir lados, apenas observando o que está acontecendo? Se você faz isso, para nós isso é sadhana (prática espiritual). Isso dará a você imensa alegria."

- "Você não precisa se preocupar com suas preocupações. Apenas seja. Não tente ser calmo; não transforme o 'estar tranquilo' numa tarefa a ser executada. Não se torne inquieto sobre o 'estar tranquilo', não se torne miserável sobre o 'ser feliz'.  Apenas esteja ciente de que você É, e permaneça consciente. Não diga: 'Sim, eu sou; e o que vem depois disso?'. Não há 'depois' no 'Eu sou'. Esse é um estado atemporal."

- "A questão não é desistir do passado ou deixá-lo ir. O passado deve ir por si só. Como uma folha seca cai por conta própria, o passado também deve cair por vontade própria. Você não deve tentar desistir dele. A simples tentativa de desistir do passado vai tornar você ainda mais agarrado a ele. Portanto, torne-se consciente do fato de que você vem tentando se livrar do passado (apenas veja isso!). Ao receber Deeksha, ela fará o trabalho. Você não pode fazer nada sobre isso, exceto se tornando impotente. O seu trabalho, o seu esforço é realizar/ver que você é impotente. Isso é tudo. Todo esforço termina nesse ponto. O único esforço é ver que você está impotente. E então o processo se inicia. A Deeksha assume, e naturalmente vai acontecer."

- "Ver é estar consciente. Ver é estar desperto. Ver é estar iluminado. Isso é tudo. E você imagina que ao fazer isso chegará a algum lugar. Não há um lugar para ir. Há apenas o ver. Isso é tudo. Então não tente chegar a algum lugar, este é o erro que vocês estão cometendo sempre e sempre. Vocês estão pensando que existe um lugar para se chegar. Não há um lugar – para onde você poderia ir? Você apenas pode estar onde está. Por isso eu digo que o primeiro passo (ver) é o último passo. Não há um segundo passo.”

- “Ver não leva a coisa alguma. Ver é estar desperto. Você não deve achar que você vai ver e por isso alguma coisa irá acontecer. Ver é o estado desperto. No início ele vem e vai, por isso dizemos que você está entrando e saindo de um estado desperto. Então consequentemente quando você se tornar desperto este será um estado permanente e irreversível. Não que você esteja fazendo alguma coisa – você estará completamente mudado.”

- "À medida que você for mais fundo em si mesmo, você irá na verdade descobrir quem você é. Agora, quem você é na realidade é bem diferente daquilo que você pensa que é. Uma vez que você descubra quem você é, o próximo passo será aceitar a si mesmo como você é. O terceiro passo é amar a si mesmo como você é. Quando isso acontecer, a Presença irá automaticamente e naturalmente responder a você."

- "Nesse momento você está se identificando com a mente. É por isso que você está aprisionado dentro dela. Mas uma vez que você salte fora, está livre das garras da mente. E então, tudo o que você faz é testemunhar. Para testemunhar você precisa testemunhar e ver como é. Eu não tenho que descrever isso, senão você formará conceitos. Uma vez que você chegue lá, tudo ficará muito claro. Ninguém precisa ensinar nada a você. Você vai saber por si mesmo. Você vai chegar lá, não se preocupe."

- "Você é o mestre. E o ensinamento é o seu próprio eu. Está aí bem dentro de você, o ensinamento. Isso é o verdadeiro ensinamento, o que está acontecendo em você. Nada mais. Se você recebe um ensinamento e o transforma em um conceito, não chega em lugar nenhum. Eu estou apenas dando a vocês alguma ajuda. Isso é tudo. Os ensinamentos devem vir de dentro, da sua observação daquilo que você vê de si mesmo. E então você deve falar, e verá o poder que isso tem."

- “O estado de Unidade é um estado de conexão, um estado de amor e de relacionamento. Você experiencia uma percepção de relacionamento com todas as coisas que estão à sua volta, e na verdade, um melhor relacionamento consigo mesmo. Estar em Unidade é sentir-se um no interior de si mesmo, sentir-se um com os outros seres humanos, sentir-se um com toda a vida. E, finalmente, sentir-se um com a Presença Divina que permeia todas as coisas.”

- "Uma vez que você esteja desperto você sentirá um natural estado de Unidade com a natureza, você se tornará muito cuidadoso e envolvido na conservação da natureza E todas estas coisas acontecem naturalmente – estas são as qualidades de uma pessoa desperta – ela não cultiva estas qualidades; no momento em que você desperta estas qualidade virão a você naturalmente, e a natureza também responde muito favoravelmente a estas pessoas."

- "O estado Desperto não traz necessariamente efeitos especiais. É o nosso estado natural, caracterizado por experienciar a realidade como ela é, livre das interferências da mente, livre do conflito e da resistência. Um estado de clareza e alegria, sem o senso de separação, e que se aprofunda na medida em que nos tornamos mais conscientes do momento presente e reforçamos a nossa conexão com o divino."

- "Todas as coisas estão conectadas. O que quer que você venha a fazer afetará a tudo mais. Quando a percepção de uma existência separada desaparece, o que permanece é vida, ou pura consciência." 

- “O que vocês devem entender também é que as pessoas que estão meditando juntas são aquelas que estão contribuindo diretamente para essa transformação na consciência de todo o planeta."

- À medida que vocês meditam juntos estarão afetando a consciência de todo o planeta. São as pessoas meditando que irão trazer essa transição para um nível mais elevado de consciência ou despertar, e em seguida elas irão sustentá-lo, e então levá-lo a níveis ainda mais elevados.”

- "Você não precisa esperar pelo seu despertar para ajudar os outros a despertar. À medida que ajuda os outros a despertar, você irá muito natural e facilmente se tornar desperto."


Nenhum comentário: