"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, setembro 22, 2014

Aplicação do Princípio da Unicidade

 Capítulo 09 

APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA UNICIDADE

Todo o universo é infinitamente perfeito agora. Todos os seres já são infinitamente perfeitos agora. Todos os acontecimentos estão se manifestando em harmonia perfeita agora. Só existe o universo espiritual perfeito. Só existe o agora. Nada há para ser corrigido ou melhorado.


A chave da vivência espiritual está na assimilação profunda do sentido místico da palavra "Unidade". Se analisarmos o mundo segundo os conceitos da mente humana, dificilmente iremos aceitar esta pedra fundamental de nosso estudo, ou seja, que O UNO É O TODO E O TODO É O UNO. Se este princípio for entendido realmente, isto é, se for ACEITO mentalmente como verdadeiro, estará dado o primeiro passo rumo à sua aplicação em nossa vida.

A Verdade "Eu e o Pai somos um"

O mundo se apresenta à mente humana como constituído de infinitas variedades de manifestações, todas elas aparentemente isoladas ou independentes entre si. Mas, pelo discernimento espiritual, todo o conceito de separatividade desaparece, diante da revelação da ONIPRESENÇA DIVINA, APARECENDO COMO CADA MANIFESTAÇÃO INDIVIDUAL. Não existe a mínima separação entre o EU que EU SOU e o EU QUE DEUS É, pois "EU E O PAI SOMOS UM". Deus aparece COMO o meu ser, COMO a minha Mente e COMO o meu Corpo. Deus aparece COMO o UNIVERSO INTEIRO, pois DEUS É ONIPRESENÇA.

Quando dizemos que DEUS É O SER INDIVIDUAL, isto significa que a TOTALIDADE DE DEUS APARECE COMO O SER QUE CADA UM DE NÓS JÁ É. Quando dizemos que EU SOU O PODER ÚNICO, isto significa que O ÚNICO PODER EXISTENTE ESTÁ APARECENDO INDIVIDUALIZADO COMO O PODER QUE EU SOU. Não se trata, aqui, de nenhum "poder pessoal" ou "isolado". O que a mente humana chama de "poder pessoal" não passa de um conceito ilusório, pois, pelo Princípio da Unidade, só há UM PODER, infinito, transcendente às aparências "deste mundo", e que harmonicamente aparece COMO infinitas manifestações.

Qualquer tentativa de "querer usar a Verdade" de modo individualista será mera pretensão da mente humana, sem qualquer apoio dos princípios espirituais. Isso se aplica bem à cura espiritual: se houver alguém pensando em curar "o outro", estará contrário à percepção da UNIDADE. Para a aplicação do Princípio da Unidade, o praticista permanece em silêncio, aguardando a percepção da Presença divina em SI MESMO, pois se Deus constitui o seu próprio ser, e se Deus constitui todos os seres, não haverá, nesta percepção da Onipresença, ninguém para ser curado e nem para curar. Se surgir o "desejo de curar alguém", imediatamente a pessoa deverá fazer o "autotratamento", abandonando o mais rápido possível aquela intenção, substituindo-a pela Verdade do Ser: Deus aparece como todo ser individual em existência!

Somos Um em Cristo

"Eu (Cristo) sou a videira verdadeira, e meu Pai é o Agricultor." O Cristo é a videira (ou o tronco) e NÓS somos os ramos. Cada indivíduo parece ser um ramo sozinho, desligado, separado e à parte de qualquer outro galho, e cada um provavelmente está imaginando como pode progredir sozinho. De onde ele consegue sua vida, sabedoria e suprimento? O que o sustém? Cada um está avançando, lutando e empenhando-se para conseguir, com seus próprios esforços, felicidade e salvação, como se essa luta pudesse manter e suprir-lhe a vida. E aqui as Escrituras claramente afirmam que NÓS SOMOS RAMOS LIGADOS À VIDEIRA."(Joel S. Goldsmith)

Uma equipe de futebol é uma equipe, apesar de aparecer como diversos jogadores. Se o conceito de UNIDADE permanecer junto a cada um dos jogadores, o TODO irá operar com um objetivo único. O "autor" daquele objetivo não será "visto no campo" -- o técnico --, mas o seu objetivo também será o da equipe, e, conseqüentemente, o objetivo de cada jogador. Apesar de limitada, esta analogia dá uma idéia do que queremos dizer com as palavras "poder espiritual", "unidade" e "onipresença". O técnico está "onipresente em campo" COMO cada um dos jogadores de sua equipe.

Para o "jogador espiritual", há ainda outra vantagem: o adversário é uma ILUSÃO e não precisa ser enfrentado! Há um só Poder! Uma só Presença! Deus aparece COMO os jogadores de "ambas as equipes". Não haverá, então, "duas" equipes, mas tão somente a "equipe única".

Um reconhecimento dessa natureza é o próprio "Princípio da Unidade" em ação, ou posto em prática!

Cont...

[caminhoinfinito.jpg]

Nenhum comentário: