"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, janeiro 19, 2014

"e Eu lhes fiz conhecer..."

- Núcleo -

Amados Filhos de Deus!

O conteúdo do post anterior – “A Consciência revela o Ser que somos” – tem uma estreita relação com o que revelou Jesus nestas palavras:

“E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.” (João 17:26)

A estreita relação é que o “eu” [que é a real identidade de Jesus] que “nos fez conhecer” o “nome” [o nome se refere à essência, substância ou natureza de Deus] é a própria Consciência em nós! Este “eu”, a que se refere Jesus, é o Eu divino, universal, impessoal; é Quem revela o Ser que somos. E este “eu” [o “Espírito de Deus” que está em nós] revela que nos fará "conhecer mais" o “teu nome”, ou seja, nos fará conhecer mais o Ser Real, a essência, a substância, a natureza de Deus! E o fará com uma finalidade: “para que o amor com que me tens amado esteja neles e eu neles esteja”.

Assim, Jesus percebe Quem é: O Eu ["Eu" e o Pai somos um]; desfruta a percepção do “amor com que me tens amado”. E Jesus quer compartilhar o que percebe e desfruta!

“Que o amor com que me tens amado esteja neles...”. E complementa: “e eu neles esteja”.

A frase “e eu neles esteja” significa: “e a Consciência de Quem Sou; a Consciência de Filho de Deus, neles esteja”. Para que este “eu” esteja em nós, foi compartilhada a percepção de que o “eu” [a real identidade de Jesus] é a própria “Consciência”.

Jesus declarou: “E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais...”. Este “eu” está efetivamente nos fazendo “conhecer mais” através do ensinamento compartilhado no Núcleo, que é atemporal. O ensinamento de Jesus também é atemporal. São ensinamentos originais sobre a mesma Verdade atemporal. Jesus está efetivamente nos fazendo “conhecer mais” porque este “eu neles” [ou seja, este “eu que está em nós”] é a própria Consciência! Com esta percepção compartilhada, com a revelação deste liame, há um resgate do ensinamento original de Jesus de forma plena!

Ensinamento é a forma com que a revelação divina (a mensagem) é revelada e compartilhada. Os ensinamentos parecem distintos, mas a mensagem divina é a mesma. Ela é universal e atemporal. O ensinamento pode ser difundido através de interpretações ou pode ser compartilhado através de percepções [divinas].

Quando é difundido através de interpretações assume a forma de uma doutrina e, por ser algo transmitido de mente a mente, tende a ser persuasivo, com a intenção de convencer o “outro” para convertê-lo à doutrina, a fim de que aceite aquela particular interpretação das Escrituras. Assim, com o tempo o ensinamento original se perde por estar sendo dada ênfase à doutrina [interpretação] na qual se sedimenta.

Quando o ensinamento é compartilhado através das percepções divinas, que são universais e atemporais, a pessoa ao “perceber” se desperta. Então desfruta a percepção e a compartilha. Assim, o ensinamento original é reavivado e então permanece porque voltou a ser compartilhado de “coração a coração”.

Algo que está vivo em nós [mesmo que por nós pareça ter sido esquecido] quando é compartilhado de “coração a coração” nos “reacende”. Por isso o ensinamento original permanece através das gerações e alcança pessoas de todos os tempos. Sabendo que é assim Jesus revelou: “E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais”.

Através dos que percebem e compartilham suas percepções, é que efetivamente este Eu está “fazendo conhecer mais”! “Fazer conhecer” não significa persuadir para tentar convencer; significa "tornar conhecido", trazer à tona, emergir, evidenciar o que já está em nós! A Verdade É, e Jesus disse: "Eu sou a Verdade!". Ao dizer "Eu Sou" Jesus está compartilhando a percepção de que É.

E também disse: “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida.”

Assim, ao dizer “Eu Sou” Jesus está compartilhando percepções!

O ensinamento de Jesus é essencialmente fundado nas coisas que soube, que testemunhou e conheceu; Portanto, é baseado na fé, e não na crença. Fé é a “certeza das coisas que não se vêem”, ou seja, é a manifestação da percepção divina em nós, algo que nos faz saber, sem mesmo ver. Por sua vez, a crença é a faculdade da mente de "acreditar" ou "não acreditar". Jesus expressou sua fé em Deus, sua percepção da Realidade de Deus e até mesmo nos deu o alerta a respeito da crença [do “acreditar ou não acreditar” mental] nas revelações, e disse: “Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?” (João 3:11-12)

Jesus revelou: “Conheça a Verdade e a Verdade vos libertará”. A Verdade não é algo em que possamos apenas “acreditar”, pois seria uma verdade apenas do ponto de vista filosófico, mental. A Verdade a que Jesus se refere é algo que podemos “conhecer”; é a Realidade; é sua real identidade; é Ele mesmo; é Quem ele é. Ou seja, a Verdade é algo que independe de “acreditar” ou "não acreditar", de perceber com a mente. A Verdade depende unicamente da  fé, ou seja, depende de "perceber", de perceber com a Consciência – com a Consciência do Ser. Essa “Consciência do Ser” é chamada na Bíblia, entre outros nomes, de “Espírito de Deus” ou “Espírito do Senhor”. 

Isaías revelou:

“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” (Isaías 61:1)

Ao iniciar sua missão divina Jesus compartilha esta percepção, conforme descreve a seguinte passagem bíblica:

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos." (Lucas 4:16-21)

E, assim, também neste momento se cumpre a Escritura em nossos ouvidos!

A Sagrada Escritura revela que: “E eu [Eu] lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais...” 

Através das “percepções” que são compartilhadas há um resgate do ensinamento original de Jesus. E ao revelar Jesus: “eu neles”, revelou que é o próprio Eu em nós que está “ensinando mais”!

Que todos “conheçam mais”! 
Que percebam mais!
Que desfrutem mais!
E que compartilhem mais!

Namastê!


Nenhum comentário: