"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, outubro 17, 2018

O Poder e a Sabedoria da Cabala - 2/10

- Rav Yehuda Berg -


INTRODUÇÃO À SABEDORIA DA CABALA

Um aluno vai ao seu venerado mestre e pede a ele que lhe revele todos os segredos sublimes e todos os mistérios magníficos do cosmos no curto espaço de tempo em que se equilibra numa perna só. O eminente mestre é um dos maiores gigantes espirituais que já caminhou por esta terra. Ao escutar o pedido de seu ávido aluno, considera a questão com muito cuidado. Seus olhos então brilham com infinita sabedoria...


UM MANANCIAL DE SABEDORIA

Suponha que existisse uma sabedoria oculta que revelasse e unificasse as leis espirituais e as leis físicas da vida...

Suponha que essa sabedoria fosse a verdadeira fonte de todos os ensinamentos espirituais deste planeta, e fosse anterior à religião, a Adão e Eva e até mesmo à própria Criação do mundo...

Suponha que, ao longo da história, suas visões tenham exercido uma influência profunda sobre os maiores pensadores...

Suponha que um pequeno círculo de sábios eminentes tenha há muito tempo compreendido essa sabedoria e a tenha registrado em livros que ficaram ocultos por dois milênios...

Finalmente, suponha que essa sabedoria oculta revelasse todos os segredos do universo, todas as respostas para as suas perguntas, todas as soluções para os seus problemas...

Essa sabedoria existe, apesar de ter sido mantida encoberta durante grande parte da história humana. A sabedoria se chama Cabala, e os visionários que ousaram contemplar e expor seus mistérios são conhecidos como cabalistas.

O principal texto de Cabala é intitulado Zohar, e seus ensinamentos místicos influenciaram as mentes mais brilhantes do mundo nas áreas espiritual, filosófica, religiosa e científica — algo que é desconhecido pela maior parte da humanidade.


ACABOU O SEGREDO

O processo de trazer esta sabedoria para pessoas como você começou há cerca de dois mil anos, com os livros do Zohar, o corpo de conhecimento legítimo sobre Cabala, e seu autor, o maior dos cabalistas, Rabi Shimon bar Yochai. Durante os séculos seguintes, houve uma longa linhagem de corajosos cabalistas, que foram rejeitados pelo establishment religioso por seus esforços para tornar a Cabala e os ensinamentos do Zohar disponíveis e acessíveis para todos os tipos de pessoas. Houve até mesmo derramamento de sangue, e vidas inteiras foram tragicamente arruinadas. Ironicamente, depois de falecidos, esses mesmos cabalistas passaram a receber a mais alta estima daqueles que os haviam repelido. Este padrão vem perdurando há mais de vinte séculos. Você agora pode ler este livro sobre uma sabedoria há muito perdida graças a principalmente três homens. Eles são os verdadeiros cabalistas de nossa era:

- Cabalista Rav Ashlag
- Cabalista Rav Brandwein
- Cabalista Rav Berg

Tenho orgulho em dizer que Rav Berg é também meu pai, meu mestre, meu mentor e meu amigo. Rav Brandwein foi o mestre de meu pai e Rav Ashlag foi o amado mestre de Rav Brandwein.

A verdadeira distinção destes homens é sua capacidade incomum de tornar inteligíveis para a pessoa leiga ensinamentos esotéricos e  complexos. Ao longo da história, cientistas, filósofos e médicos secretamente investigaram a Cabala em busca de idéias e noções que por fim ajudaram a dar forma às principais doutrinas filosóficas e científicas. Estudiosos exploraram a Cabala por motivos intelectuais e acadêmicos. Mas embora alguém possa ser um brilhante estudioso de música clássica, somente um Mozart pode compor uma obra-prima sinfônica. Rav Berg, Rav Brandwein e Rav Ashlag são os verdadeiros virtuosos da Cabala dos dias modernos, os autênticos guardadores desta sabedoria. Sua linhagem parte de Abraão, e tem uma honrosa linha de descendentes que preservaram a sabedoria em sua forma original, não corrompida. A intenção destes homens não era um Prêmio Nobel, prestígio acadêmico ou o discurso filosófico interminável; a meta destes cabalistas era simplesmente trazer felicidade, paz e plenitude para toda a humanidade.


POR FAVOR ESTEJA AVISADO

Permanece em efeito um único aviso, uma proibição estrita a respeito da sabedoria e das lições da Cabala. Este aviso data do segundo século e é o primeiro de 14 Princípios Espirituais que serão apresentados neste livro: NÃO ACREDITE NUMA ÚNICA PALAVRA DO QUE LER! TESTE AS LIÇÕES APRENDIDAS.

Foi dito que a Cabala pode abordar e responder a todas as antigas perguntas, incluindo estas:

- Deus existe?
- Por que a vida é tão repleta de caos e de dor?
- Por que estamos aqui?
- Como posso alcançar plenitude ininterrupta em minha vida?

Alguns dizem que a Cabala não é somente a luz no fim do túnel, mas que é a Luz que queima e que elimina o próprio túnel, abrindo dimensões completamente novas de sentido e percepção.

A Cabala pode nos dizer muitas coisas: como e por que o mundo começou; por que sempre retornamos aos nossos velhos hábitos negativos; por que sempre evitamos atividades que sabemos serem boas e benéficas para nossas vidas; como injetar sentido e poder espiritual a cada momento em que estamos despertos.

Estas declarações são de causar impressão — mas não acredite nelas. Nem mesmo numa única palavra. Nem por um segundo. Na verdade, é um princípio da Cabala não acreditar em nada do que se lê ou se escuta. Porque a própria ideia de crença implica num resíduo de dúvida. Saber, porém, não permite que reste nenhum traço de ceticismo. Significa certeza. Convicção completa. Lá no fundo. No seu coração. Na sua alma.

Então, por favor, teste cada lição deste livro. Aplique estes princípios em sua vida. Viva as lições, e veja se sua vida melhora. Respire as lições, e veja se o "ar" fica mais limpo. Muito sacrifício e sofrimento se passaram para que em nossos dias um livro como este pudesse chegar a você e ao resto da humanidade. É, portanto, importante para todos nós atendermos ao preceito cabalístico que afirma: "Não há coerção na espiritualidade.”

Em outras palavras, a intenção deste livro não é de pregar, mas de humildemente ensinar! Por este motivo, não aceite estas lições cegamente. Tem que haver resultados tangíveis em sua experiência direta. Quando isto acontecer, você sentirá a verdade da Cabala em seu corpo e em sua alma, e virá a conhecer a sabedoria dos mestres em seu coração.


A LINGUAGEM DA ANALOGIA

Este é um livro alegre e profundamente sério ao mesmo tempo. Quando ler estes capítulos com este mesmo espírito, você encontrará ao mesmo tempo diversão e insight. A sabedoria não tem que ser complexa, enfadonha e pesada. Na Cabala, afinal, a sabedoria é chamada de Luz!


CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS SOBRE CABALA

"Aqueles que dançavam eram considerados totalmente insanos por aqueles que não conseguiam escutar a música." - (Angela Monet)

Em tempos antigos, a palavra ״Cabala״ metia medo nos corações da maioria dos líderes religiosos. Envolta em segredo e séculos à frente de seu tempo em suas especulações, a Cabala tornou-se sujeita a falsos rumores e suspeitas: imagine tentar explicar o que é um telefone ou a Internet para pessoas dos séculos XV ou XVI. Você seria rotulado como um místico. A Cabala foi chamada de misticismo por esta mesma razão. Mas o que uma vez foi considerado misticismo agora se chama ciência — como colocou o escritor Arthur C. Clarke: "Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da mágica.״

A Cabala era e continua sendo a tecnologia original da vida. É a ciência da alma e a física (e metafísica) da plenitude. E por ser uma filosofia inovadora que apareceu em cena milhares de anos antes de seu tempo, foi engolfada pelo desentendimento — incluindo o aviso de que a Cabala pode deixar alguém louco.

É verdade! Há muito tempo atrás se considerava que o estudo da Cabala poderia levar a pessoa à loucura, ao que este livro responde...


VAMOS FICAR LOUCOS!

Se nossa sociedade considera que ataques cardíacos, ataques de pânico, rachas no ozônio, homicídio, genocídio, suicídio, acidentes aéreos, quebras na bolsa de valores, combates étnicos, tiroteios em colégios, contendas religiosas, recessão, depressão, sessões de terapia, planos de previdência, guerra química, claustrofobia, xenofobia, desemprego, instalações de mísseis, perseguição, execuções, políticos corruptos, demissões em massa, tabloides, esteroides, enfermidades, solidão, terremotos, lagos envenenados, e ainda doenças, vício em drogas e a morte são algo perfeitamente sadio — então sim, a Cabala pode deixá-lo maluco!

Então você está pronto para ficar um pouco doido? Ótimo!


Resultado de imagem para kabbalah zohar

________________________________________
*Fonte: https://pt.scribd.com/doc/39897856/O-Poder-Da-Cabala-Tecnologia-Para-a-Alma-Yehuda-Berg

Nenhum comentário: