"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, outubro 23, 2018

O Poder e a Sabedoria da Cabala - 4/10



.
PARTE DOIS: A CRIAÇÃO, O BIG BANG E A NATUREZA DE DEUS


A CAUSA DE TODAS AS CAUSAS

Por incontáveis séculos, perguntas em torno das origens do cosmos foram contempladas por rabinos, padres, cientistas, xamãs, espiritualistas, filósofos e físicos. Hoje, o establishment científico concorda em larga escala que há cerca de 15 bilhões de anos o universo físico explodiu para a existência no que é chamado agora de Big Bang. Mas a ciência pára por aí, deixando suspensa no vácuo do espaço a pergunta primordial — por que o Big Bang ocorreu, em primeiro lugar? O que o causou? E como o Big Bang se relaciona com a vida na cidade grande hoje? Por que deveríamos nos preocupar com algo que aconteceu há 15 bilhões de anos, quando nem ao menos conseguimos entender o que deu errado nos últimos 15 minutos?

Os antigos cabalistas foram os únicos a ousar responder a essas perguntas essenciais da existência. Eles viajaram a um lugar onde ninguém mais tinha jamais se aventurado — para o misterioso momento antes da Criação do nosso universo!


SABEDORIA COMO LUZ

A sabedoria espiritual e os conceitos que serão revelados nas páginas seguintes são mais antigos do que o próprio tempo. Estes são os segredos de todos os segredos referentes à origem de nossas almas. São os mistérios de todos os mistérios. O benefício que se deriva de aprender sobre nossas origens se estende além de um maior conhecimento intelectual. Existe uma dimensão mística ligada à compreensão da raiz de nossa existência. Há um benefício espiritual que vem de entender estes princípios originais. Esta sabedoria longamente oculta, de acordo com os cabalistas mais instruídos, é também o material e a substância da própria Luz espiritual. Cada nova noção implantada em nossas mentes abre novas trilhas e portais para o 99 por cento, através dos quais a energia positiva preenche o nosso ser. Aprender Cabala liberta um potencial oculto, nos permitindo ver e perceber coisas que nunca vimos antes. As mentes mais brilhantes da história, incluindo Pitágoras, Platão, Sir Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz investigaram a sabedoria oculta da Cabala, e ela os influenciou de forma profunda. Lembre-se, Newton na verdade não inventou a gravidade. Sir Isaac simplesmente descobriu o que já estava Lá. A meta ao estudar Cabala e os mistérios de nossas origens não é apenas ficar mais versado, mas também mais puro, mais iluminado e mais realizado.


RETIRANDO A CORTINA

Hoje, com a aceitação da mecânica quântica, da relatividade e de outras teorias científicas de ponta, parece que finalmente a ciência está alcançando a Cabala. Conforme descobriremos nas páginas seguintes, estes pontos de vista científicos apresentam semelhanças evidentes com as especulações cosmo- lógicas dos antigos cabalistas. Entretanto, permanece uma diferença notável: enquanto a ciência limita suas investigações a como o mundo funciona, a Cabala faz a pergunta final: Por quê?

"Por que o mundo existe da forma que existe? Por que estamos aqui? Por que minha vida é como é?"

Se alguma vez você parou para se fazer estas perguntas quando a vida lhe apresentou desafios difíceis, tem o seu porquê para ler este capítulo.

Vamos agora dar uma espiada por trás da cortina e descobrir o que realmente se encontra do outro lado da realidade.

Pronto para dar uma olhada?

Aqui vai: Antes do planeta Terra...
Antes do universo... Antes do Big Bang...
Antes do próprio tempo...

De volta à causa de todas as causas...


ENERGIA

"Saiba que antes das emanações serem emanadas e do criado ser criado, a Luz exaltada e simples preenchia toda a existência, e não havia nenhum espaço vazio." (- Cabalista R. Isaac Luria, século XVI.)

Antes do início dos tempos, existia uma força infinita de Energia. Essa força atingia até o infinito, preenchendo a eternidade, se expandindo até a infinidade, além de tempo, espaço ou movimento. De acordo com a Cabala, esta Energia sem limites era a única realidade. E a natureza dessa Energia era se expandir, transmitir, compartilhar e dar. A essência e a substância dessa Energia era a satisfação infinita, a alegria sem limites e a iluminação ilimitada.

Tudo o que sempre desejamos, e muito mais, está incluído dentro dela: Plenitude... Paz de Espírito... Contentamento... Amor... Liberdade... Sabedoria... Felicidade!

Tudo de positivo que vai contra a força do caos, tudo o que for a antítese do sofrimento e da dor, qualquer coisa que gere plenitude, prazer e paixão... tudo isto estava incluído dentro dessa força de Energia ilimitada. Na Cabala, esta Energia de dar e de compartilhar que sempre se expande é conhecida como a Primeira Causa.


DOIS PARA O TANGO

O conceito de dar e compartilhar requer o consentimento de duas partes. Afinal, se não há ninguém com quem compartilhar, como pode o compartilhar ocorrer? Se não há ninguém que deseje receber o presente, como o presente pode ser dado?

Imagine uma senhora idosa numa esquina, num cruzamento agitado. Um transeunte tenta ajudá-la a atravessar a rua com segurança. Ela educadamente recusa. Ele tenta de novo. Ela continua recusando, agora um pouco incomodada por sua insistência. Por que ela se sente incomodada? Porque não tem desejo de atravessar a rua. Está simplesmente parada no cruzamento esperando o ônibus.

Embora o nosso transeunte quisesse dar, era impossível dar, porque a senhora idosa não tinha um desejo de receber o que ele estava oferecendo.

É preciso que haja um recipiente, um receptor desejoso, um desejo de tomar posse da oferenda, para que o ato de compartilhar ou de dar ocorra.


O RECEPTOR

Para completar a sua natureza de dar, a força de Energia infinita criou um recipiente — a Cabala o chama de Receptor — para o qual poderia compartilhar a sua essência. Imagine um copo cheio de água. A água dentro do copo corresponde à Energia. O copo corresponde ao Receptor que recebe e contém a Energia. O Receptor, entretanto, não era uma entidade física. Era, na verdade, uma força, uma essência inteligente, não material.

A natureza do Receptor era um Desejo de Receber infinito. Em outras palavras, para todo tipo de satisfação e alegria que a Energia irradiava, havia por parte do Receptor um Desejo de Receber correspondente. Pelo fato de essa Energia incorporar uma variedade infinita de satisfação, o Receptor consistia de infinitos Desejos de Receber. Em termos simples, se desta força de Energia irradiava energia sexual, um desejo voluptuoso por sexo era logo despertado no Receptor. Se fosse incluída uma caixa de chocolates dentro dessa Energia, um gosto pelo doce e um desejo por chocolate eram logo expressos dentro do Receptor.

Sendo que esta Energia é definida como a Primeira Causa, o Receptor é definido de forma adequada como o Primeiro Efeito. Temos agora então uma Energia infinita e um Receptor infinito. Causa e efeito. Dar e receber.


DEUS E A HUMANIDADE

Fechemos a cortina apenas por um instante. A este ponto você provavelmente compreendeu que o Receptor é a nossa raiz, a nossa semente, a nossa origem, a nossa fonte. De fato, todas as almas da humanidade, no passado e no presente, estavam presentes dentro do Receptor.

Ao longo dos tempos, a força de Energia infinita recebeu a denominação de Deus, de Senhor do Universo, de Criador Divino, e muitos outros nomes. Os antigos cabalistas se referiam a esta força de Energia com a palavra em hebraico Or. Em português, Or significa Luz.

Assim como no lado de cá da cortina, a luz do sol instantaneamente se expande e ilumina um quarto escuro, do outro lado da cortina a Luz se expande e ilumina a eternidade.

Assim como um único raio de luz contém todas as cores do arco-íris, a Luz contém todas as cores de plenitude.

Essa Luz que brilha tão claramente por trás da cortina é a fonte e a substância de toda a plenitude que buscamos. Todas as nossas atividades são, na verdade, uma busca pela Luz, que se manifesta numa diversidade de formas: recompensas, relacionamentos, carreiras prósperas, realizações pessoais, vida familiar valiosa, contentamento emocional, segurança financeira, conhecimento e sabedoria, e todos os outros objetivos que aspiramos em busca da felicidade.


A LUZ

A Luz não é Deus, mas uma Energia que vem de Deus. Considere a luz do sol. Os fótons que caem sobre a Terra não são a fonte e a essência do corpo solar ardente que, a partir de uma distância de 91 milhões de milhas, nos dá vida.

Semelhantemente, a Luz não é propriamente o Criador, mas sim Seus atributos positivos e a energia espiritual que irradia de Seu centro. Em termos ainda mais simples, assim como não podemos tocar na fornalha nuclear que é o nosso sol, a mente humana não consegue conceber a totalidade de Deus. Faz pouco sentido, portanto, ponderar sobre as origens da infinidade, quando não somos capazes de verdadeiramente compreender ou contemplar o próprio conceito de infinidade. É suficiente saber que a alegria e a plenitude infinita da Luz preencherão de forma completa e absoluta a todos e quaisquer desejos humanos.


A ESTRUTURA DO RECEPTOR

O Receptor infinito era composto de dois aspectos — uma energia masculina e uma energia feminina, como uma pilha simples que contém pólos positivo e negativo.

A Cabala ensina que essas duas energias do Receptor eram conhecidas pelos nomes em código de Adão e Eva. Adão e Eva não eram apenas duas pessoas no Jardim do Éden. Há cerca de 2.000 anos, o mestre cabalista Rabi Shimon bar Yochai disse que quem aceita a Bíblia literalmente é um idiota. (Não se esqueça, foram dele essas palavras!)

Os cabalistas compreendem que a Bíblia inteira é um código. E como qualquer código complexo, é preciso decifrá-lo e compreendê-lo de forma mais profunda.

De certa forma, é como a música. Imagine tentar ouvir uma música e sentir as emoções do compositor simplesmente olhando para a pauta musical. Não dá certo. É preciso escutar a melodia e ouvir a letra para apreciar completamente a canção.

A Cabala é o instrumento do nosso universo que toca a canção da Criação.

A Bíblia é a pauta musical.

A ciência conta com idéias semelhantes. Um físico nunca iria depender da aparência de uma pedra para apreender a natureza fundamental de sua realidade no nível de átomos, prótons, elétrons e nêutrons. A Bíblia também tem um nível subatômico bem mais abaixo do nível superficial do texto. Na verdade, o principal motivo da hostilidade entre a ciência e a religião, e o motivo pelo qual a religião fracassou em satisfazer os desejos de todos, é que estivemos lendo a Bíblia literalmente. Permanecemos na Idade de Pedra no que diz respeito ao seu nível subatômico. Este nível subatômico se chama Cabala. Dessa forma, aprendemos que o termo em código Adão e Eva na verdade está ligado ao Receptor — que é ele mesmo uma força consciente conhecida como o Desejo de Receber.


UM ATO DE CRIAÇÃO

A criação do Receptor — isto é, do Desejo de Receber — á a única criação verdadeira que jamais aconteceu. Foi só isto. Nenhuma outra entidade foi construída. Nenhum outro mundo foi fabricado a partir do nada. A única coisa que alguma vez veio à existência – ex nihilo – foi o desejo de receber tudo o que a Luz oferecia.

Este ato único de criação ocorreu antes da origem do nosso universo. Dentro deste ato único de criação, entretanto, existem inúmeras fases complexas, que os antigos textos cabalísticos tornaram conhecidas através de discurso, metáfora, parábola, e de outras linguagens ocultas. O estudo dessas fases requer muitos anos, por isso aqui será apresentada uma rendição abreviada.

O compartilhar por parte da Luz de sua essência com o Receptor levou a uma extraordinária unidade. Em termos cabalísticos, essa unidade profunda se chama...


O MUNDO INFINITO

Se pudéssemos de fato perceber o Mundo Infinito espiando por trás da cortina, seria impossível distinguir entre a Luz e o Receptor.

Imagine esculpir um copo num bloco de gelo. Imagine então jogar água dentro desse copo. O copo é o recipiente — o Receptor. A água é o doador — a Luz. A água enche o copo assim como a Luz enche o Receptor.

Em sua essência básica, entretanto, tanto a água quanto o copo são H20. Uma única essência, mas duas formas. Os conceitos de compartilhar e de receber ocorrendo dentro de um único domínio de H20. Uma única realidade, mas duas inteligências.

O Mundo Infinito opera de maneira semelhante. Consiste na perfeição total — a Luz compartilhando completamente com o Receptor. A manifestação última de compartilhar e receber. Unidade. Harmonia. Dar e receber, infinito de plenitude.


A PERGUNTA QUE VALE UM MILHÃO

Então o que aconteceu? O que é esse Mundo Infinito? Como viemos parar aqui, nesta existência tão problemática? Por que estamos presos deste lado da cortina onde tudo é escuro e perigoso?

Se tudo estava unificado e perfeito no Mundo Infinito, por que estamos lendo este livro num mundo que é fragmentado e falho?

Se somos parte do Receptor, por que experimentamos tanta dor?

Onde está a Luz, a alegria infinita e a felicidade permanente?


A NATUREZA DE DEUS

Considere um copo vazio. O que acontece quando você o enche com água quente? O próprio copo se esquenta. Isto é análogo ao que aconteceu no Mundo Infinito. À medida que a Luz enchia o Receptor, os atributos da Luz eram transmitidos. Podemos até dizer que o Receptor herdou a natureza do seu Criador. Essa natureza herdada é o poder de criar plenitude, de dar plenitude, e de desempenhar um papel ativo e causal no processo em andamento da Criação.


O NASCIMENTO DE UM NOVO DESEJO

O Receptor herdou a natureza da Luz e, por conseguinte, um novo desejo surgiu dentro do Receptor. Esse novo desejo era um anseio de expressar aquilo que pode ser chamado de o DNA do Criador. Especificamente, o Receptor queria:

Ser a causa da sua própria felicidade.
Ser o criador de sua própria plenitude.
Compartilhar plenitude.
Controlar os seus próprios assuntos.

A plenitude infinita foi a razão pela qual o Receptor foi criado, em primeiro lugar. No entanto, devido ao fato de que o Receptor não podia expressar os seus "genes do Criador", o Receptor não sentia mais plenitude infinita. Existia um único desejo que permanecia insatisfeito, e isto era um grande problema.

Para descobrir o que acontece nesta próxima fase da criação, fechemos a cortina sobre o âmbito do 99 por cento e voltemos a nossa atenção para um jogo do campeonato infantil de baseball que está acontecendo num campo ensolarado durante uma tarde quente de primavera.


CAMPO DE SONHOS

Bobby tem nove anos de idade. Ele é o lançador do seu time infantil de softball. Se Bobby pudesse ter um único desejo realizado em todo o mundo

hoje, este seria lançar no jogo de tal forma que enchesse os seus pais de orgulho e de alegria! Bobby está tendo a sua oportunidade hoje porque o seu treinador o escolheu para ser o lançador desde o início da partida. O garotinho não desaponta; ele não permite que nenhuma rebatida aconteça e estabelece um recorde para o maior número de eliminações sem que o rebatedor atinja a bola.

Depois da última eliminação, os jogadores do time de Bobby invadem o campo, levantam-no sobre os seus ombros e desfilam com ele ao redor do campo numa celebração frenética. Bobby cruza os olhos com seus pais, que a este ponto estão radiantes de felicidade nas arquibancadas. As emoções sentidas por este garoto de nove anos são indescritíveis.

Depois do jogo, Bobby descobre uma coisa muito chocante. Parece que o seu pai tinha combinado antes com ambos os técnicos e com ambos os times, arranjando o jogo em favor de seu filho. Era o aniversário de Bobby, e o pai queria que seu filho se sentisse ótimo neste dia especial. O jogo todo tinha sido arranjado. Desde o primeiro lançamento até a última eliminação. Os abraços e as comemorações de seus companheiros de time eram uma encenação. Tudo porque o Papai queria que seu filho vivesse esses sentimentos alegres de vitória e de realização.

Como Bobby se sente então? Pense nisto por um instante.


O PÃO DA VERGONHA

Pão da Vergonha é o termo da Cabala para todos os terríveis sentimentos que o pequeno Bobby está sentindo. É uma antiga expressão cabalística que expressa todas as emoções negativas que acompanham um sucesso não merecido. Diz-se de um homem abandonado pela sorte, que se vê obrigado a aceitar a caridade dos outros, que ele está comendo o Pão da Vergonha. Ele possui um desejo profundamente enraizado de ganhar o dinheiro de que precisa para comprar o seu próprio pão. Deseja desesperadamente estar numa situação em que possa alimentar e sustentar a si próprio.


O RECEPTOR TINHA TUDO NO MUNDO INFINITO, EXCETO UMA COISA:

A capacidade de fazer por merecer e de ser a causa de sua própria satisfação! Desta forma, o Pão da Vergonha impedia o Receptor de sentir uma felicidade absoluta. Esta situação certamente não era a intenção ou o pensamento por trás da Criação. Havia somente uma opção: Remover o Pão da Vergonha.

Mas como?


O DILEMA

Enquanto o Receptor não fizesse mais do que simplesmente receber, permaneceria infeliz. Então, o que o Receptor podia fazer para eliminar todos esses sentimentos péssimos conhecidos como Pão da Vergonha? Compartilhar não era uma opção, já que não havia nada com que compartilhar. Havia somente a Luz e o Receptor unificados no Mundo Infinito. Talvez o Receptor pudesse compartilhar com a Luz? Uma idéia louvável, porém a Luz não tinha desejo de receber. A Luz é ela própria uma força infinita de compartilhar Energia.

A Solução: O Receptor parou de receber a Luz.

O Receptor repeliu a Luz, resistiu à Luz, e disse: "Chega! ״

Neste exato momento ocorreu uma explosão espiritual — uma explosão que continua reverberando até hoje. Os cientistas detectaram o eco cósmico desta explosão e o batizaram... de Big Bang!!!


RESISTÊNCIA

Os antigos cabalistas chamaram o ato do Receptor de repelir a Luz de Resistência. Esta palavra irá aparecer novamente, então por favor lembre-se dela. No momento em que o Receptor resistiu a ser preenchido pela Luz, a Luz se retirou e criou um espaço vazio. A Luz se constringiu, criando um ponto único de escuridão dentro do Mundo Infinito. O infinito tinha dado vida ao finito.


O BIG BANG

A ideia de que os antigos cabalistas compreendiam que a explosão de um Big Bang tinha dado início ao nosso universo é no mínimo intrigante.

Esse Bang foi de fato confirmado pelo satélite COBE da NASA há apenas poucos anos. Jornais e noticiários televisivos ao redor do mundo anunciaram a descoberta com grande entusiasmo. O físico de renome mundial Stephen Hawking disse que era a descoberta do século. O astrofísico George Smoot disse que era como "Olhar para Deus". Na verdade, era mais como olhar para o primeiro esforço do Receptor para eliminar o Pão da Vergonha.

A ciência, concentrada no como da realidade física, carece de meios para entender a significância espiritual de por que ocorreu o Big Bang. Ainda assim, é interessante comparar como a antiga Cabala e a física do século XX descrevem o início de nosso universo. As semelhanças são extraordinárias.


CIÊNCIA MODERNA

Há aproximadamente 15 bilhões de anos, antes de o universo vir à existência, não havia nada. Não havia o tempo. Não havia espaço. O universo começou num único ponto. Este ponto era cercado pelo nada. Não tinha largura. Não tinha profundidade. Não tinha comprimento. Este ponto irrompeu numa explosão de força inimaginável, expandindo-se à velocidade da luz como uma bolha. Essa energia por fim se resfriou e se aglutinou, transformando-se em matéria — em estrelas, galáxias e planetas.


CABALA

Dos escritos do cabalista do século XVI, Rabi Isaac Luria: "O universo foi criado do nada a partir de um único ponto de luz. Esse nada é chamado de Mundo Infinito. O Mundo Infinito era preenchido com Luz infinita. A Luz foi então restringida a um único ponto, criando o espaço primordial. Além deste ponto nada é conhecido. Sendo assim, o ponto é chamado de início. Depois da Resistência, o Mundo Infinito emitiu um raio de Luz. Esse raio de Luz então rapidamente se expandiu. Toda a matéria emanou deste ponto."


O NASCIMENTO DE UM UNIVERSO

Ao resistir à Luz, o Receptor deu um pequeno primeiro passo rumo à eliminação do Pão da Vergonha.

Como um pai carinhoso que se afasta e permite que a criança caia para que, assim, ela aprenda a andar, a Luz se retirou no instante em que o Receptor disse: "Agradeço, mas não, obrigado. Eu gostaria de aprender por mim mesmo a criar e a compartilhar um pouco de Luz. "

A Luz deu ao Receptor o tempo e o espaço para que pudesse desenvolver a sua própria natureza divina.

O tempo e espaço dado ao Receptor é o nosso universo físico.





________________________________________
*Fonte: https://pt.scribd.com/doc/39897856/O-Poder-Da-Cabala-Tecnologia-Para-a-Alma-Yehuda-Berg

Nenhum comentário: