"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, julho 05, 2015

Ensinamentos Essenciais da Oneness - 3/4


- Sri AmmaBhagavan -


- "A espiritualidade não é uma forma alternativa de existência. Espiritualidade é a própria vida. Você sente como se tivesse que escolher entre ser espiritual ou material. Você acredita que se você for material não poderá ser espiritual, e se você for espiritual, não poderá ser material. Mas isso não é espiritualidade. Espiritualidade é abraçar a vida e vivê-la em sua totalidade. É fazer o que quer que você esteja fazendo com todo o seu coração, e desfrutar disso completamente. Quando você vive a vida a cada instante, naturalmente se sente muito ligado a tudo e a todos. Isso é espiritualidade."

- "Você está aqui, basicamente, para desfrutar a si mesmo. Para quê mais o Universo existiria? Cada pessoa precisa descobrir como celebrar essa vida. O que vier em seu caminho, aceite e aprecie. Você poderia desfrutar do mundo e simplesmente partir deste mundo. Este é o jogo da vida. Mas você o está levando muito a sério. Você deve ver tudo como um jogo, e deve saber que tudo é uma fase passageira. Tudo chegará ao fim em breve, porque não há nada permanente. Esta é a lei do Universo, e você não pode impedi-la. Você tem que aceitá-la. Se você aceitá-la, começará a desfrutar a vida. Você estará brincando com a vida. Isso é viver."

- “A Vida deve ser levada a sério, mas você deve vive-la intensamente, e deve dever saber que é um jogo. Você não deve ser demasiadamente frívolo, você não pode ser irresponsável, não pode ser descuidado. Você deve ser sério e ao mesmo tempo saber que é um jogo. Se você puder desenvolver esta percepção ela será de imenso benefício no processo de Iluminação.”

- "Todo ser humano está em crescimento ou está degenerando com a sua experiência de vida. Não é possível dizer 'sou feliz como estou, quero ficar aqui sempre'. Não há um estado de estagnação. Se você estagnar, logo começará a degenerar. Portanto, deve haver crescimento constante e consciente em nossas vidas... E o crescimento não é algo que possamos ter como certo. Nós temos que fazer conscientemente ele acontecer a nós, em todas as esferas da vida."

- "O melhor lugar para você observar a si mesmo e realizar quem você é, é nos relacionamentos. Relacionamento é um espelho no qual você pode ver a si mesmo. Essa é a forma mais fácil de verdadeiramente se tornar consciente de quem você é, observar a si mesmo e começar a aceitar a si mesmo. É por isso que na Oneness nós damos tanta ênfase aos relacionamentos."

- “É realmente possível você ser independente e viver por conta própria? Impossível, porque você só acontece de forma dependente das pessoas ao seu redor. Você depende delas para a sua sobrevivência e a sua alegria. Os relacionamentos são, portanto, uma questão central. Se você não tivesse ninguém a quem amar, ou que o amasse, que inspiração teria o trabalho, o sucesso ou a beleza? São as pessoas ao nosso redor que dão significado à nossa existência. A presença delas é a única coisa que faz tudo vibrar."

- "Enquanto 'você' existir, haverá problemas de relacionamento. Porque você experiencia a percepção de separatividade, e vocês estão repletos de cargas. A única forma de remover todos os problemas é removendo o 'você' também. Isso é o Despertar. Você não pode fazer isso. Isso acontecerá a você. Acontecerá a você nos próximos meses. Apenas espere para que aconteça. Num certo dia você se se encontrará desperto. É isso que hoje está acontecendo por todo o planeta."

- "Quando você re-experiencia alguma coisa, a carga é removida. Ela se vai. E quando a carga se vai, toda a percepção se altera. Porque a percepção vem da história ou da carga. E uma vez que a percepção é alterada, tudo o mais se altera. A sua experiência da realidade depende da sua percepção. Se a percepção muda, a experiência muda. E o sofrimento se vai."

- "Se você ficar com o sofrimento, a maior parte da história vai se revelar. Se ela não se revelar, você deve se mover para o experienciar do sofrimento. E então a história vai definitivamente ser revelada; e não apenas isso, é possível que haja também uma carga. Ficar com o sofrimento pode lhe trazer a história, mas talvez não remova a carga. Para remover a carga, você precisa experienciar conscientemente o sofrimento. Toda vez que alguma coisa é re-experienciada com plena consciência, a carga se vai. Mas você precisa experienciar completamente."

- "Em primeiro lugar, você precisa compreender que todo sofrimento é apenas uma história. É a história que está causando o sofrimento. Mas apenas entender que é uma história não é suficiente. Você precisa saber o que é a história, e então permanecer com o sofrimento. Quando você conseguir permanecer com o sofrimento, ele vai contar a você a sua própria história – que será bastante surpreendente; você não poderia tê-la imaginado."

- “Nós não estamos realmente separados uns dos outros, e o que você vê como parte de um grupo ou indivíduo é na verdade uma manifestação da violência coletiva de toda a humanidade. Em cada lar, a violência doméstica que existe entre homens e mulheres, entre pais e filhos, as desilusões e decepções coletivas ocultas; tudo isso converge para se tornar violência, que se torna guerra, tumultos comunais, calamidades naturais. Se você realmente pretende fazer o mundo melhor, melhore a si mesmo. Se você realmente pretende viver em um mundo que seja isento de violência, trabalhe para remover a violência de dentro de si mesmo.”

- “O seu coração e o coração da Terra estão conectados. O coração da Terra pode ser influenciado pelo seu coração, e vice-versa. É por isso que é essencial que as batidas do seu coração se sincronizem com a ressonância da Terra. Isso significa que o seu coração deve florescer. E o seu coração vai florescer quando você descobrir o amor nos seus relacionamentos. Se você descobrir o amor, você vai parar de julgar internamente os seus pais, companheiros, etc. Ninguém pode ser julgado, pois o Universo inteiro influencia diretamente todos os eventos, mesmo o comportamento das pessoas. Então aprenda a experienciar a vida. A vida deve ser experienciada, seja dor ou prazer."

- “Em uma família, sempre que há mágoa e falta de confiança, isso é um movimento de distanciamento da Unidade. A cura do coração, o florescimento do amor, é uma forma de retornar à Unidade. Como seres conscientes, vocês podem usar o poder da Deeksha para provocar esse fluxo a se mover de volta da Divisão para a Unidade; para erguer um sistema social que seja progressivo e pacífico, dinâmico e harmonioso; um sistema que dê livre passagem à criatividade individual e à iniciativa, mas baseado na cooperação e reciprocidade.”

- “Se você realmente pretende tornar o mundo melhor, melhore a si mesmo. Se você realmente pretende viver em um mundo desprovido de violência, trabalhe para remover essa violência de dentro de si. A real solução e a solução definitiva sempre fica a cargo do indivíduo. Se cada um de nós escolher viver pacificamente, o mundo se tornará um lugar pacífico.”

- "Não se considerem seres comuns. Cada um de vocês tem o infinito poder do Divino dentro de si. Você tem o poder de ver Deus no coração de cada ser humano. E uma vez que você começa a ver o Divino em cada homem, você se tornará capaz de amar todos os seres vivos, cada indivíduo. Através de você, o poder de Deus pode fluir para o mundo." 

- "Todo o amor só pode começar com o amor por si mesmo. Perceba que você pode fazer para os outros apenas o que você faz a si mesmo. A maneira como você se relaciona internamente é exatamente a forma como você se relaciona com os outros. Quando você parar de brigar e se aceitar da forma como é, então você se apaixonará por si mesmo. Você terá feito as pazes por dentro e, portanto, com o mundo. E então você poderá descobrir que o amor é a essência deste Universo. É a sua verdadeira natureza.”

- "É preciso aprender a arte de ouvir. Sem julgar, apenas ouvir as pessoas. Se você puder apenas ouvir, uma cura ocorrerá. As pessoas querem ser ouvidas ao invés de julgadas e condenadas. Quando você ouve de verdade a história de alguém, talvez chegue a um ponto em que sinta que precisa segurar sua mão ou abraçá-lo. Isso virá naturalmente a você. Se você puder fazer isso, e é isso que se precisa aprender a fazer com as pessoas, uma imensa cura acontecerá."

- "As pessoas, em geral, não se sentem conectadas com os outros. Não se sentem conectadas a seus cônjuges, nem a seus filhos, tampouco a seus pais. Estão alienados da Natureza, de Deus e do mundo à sua volta. Solidão, falta de significado e vazio é o resultado deste estado de coisas. Para escapar dessa miséria, foram criados todos os tipos de atividades, de trabalho, lazer e distração. Mas você permanece um estranho até para você mesmo. Quando você acorda para você mesmo, acorda para as alegrias dos relacionamentos. É como um homem cego acordando num mundo de cores. Você percebe que a vida, de fato, é relacionamento. Descobrir amor nos relacionamentos é o maior remédio para todas as doenças, e a solução para a maioria dos problemas. E nesse momento, no amanhecer de uma nova civilização, da Era da Unidade, esse é o fato individual mais explosivo de nossa vida. Temos um destino a criar, um estado de consciência que é a Unidade com tudo isso. Se você pode atingir Unidade com seu cônjuge, seus filhos, com seus amigos, então atinge a Unidade com Deus. Porque amar a Deus não é diferente de amar o cônjuge, o filho, o pai ou a si mesmo. Como consequência deste estado interno no Homem, mudanças passarão a ocorrer, como um reflexo, no mundo externo, e essas mudanças poderão trazer o que chamamos de a Era Dourada."

- "O tempo todo estamos expressando o self (ego). O self pode se manifestar de uma maneira construtiva ou de uma maneira negativa. Enraivecer-se e destruir relacionamentos é o self expressando-se de forma negativa. O self existe e tem que se expressar. A única questão é se está sendo manifestado positiva ou negativamente. Para estar ciente de que você está se expressando de forma construtiva, você primeiro deve estar ciente de como você se expressa negativamente. Muitas vezes, estamos nos expressando negativamente. É por isso que temos problemas financeiros, de saúde, de relacionamento, de todos os tipos. Se você se torna consciente disso, isso irá mudar automaticamente. Não há necessidade de qualquer esforço para ir para uma expressão positiva do self. Se você se tornar consciente da expressão negativa, ela automaticamente se tornará positiva."

- "Torne-se consciente do que você não tem dado nos seus relacionamentos. Se o que você deu em seus relacionamentos foi pouco, torne-se consciente de quanto isso lhe deixou mais pobre. Porque você se torna pobre não por aquilo que você não tem, você se torna mais pobre por aquilo que você não dá." 

- "Seus pensamentos são conhecidos por você somente. Suas palavras são conhecidas por você e por quem as ouve. E, no entanto, serão esquecidas com o passar do tempo. Enquanto o serviço que você presta, esse por si só deverá permanecer para a eternidade. Ele irá beneficiar toda a vida. O mais elevado dos estados é o estado de seva (serviço). O espírito de seva está inserido em cada insight, compreensão, experiência mística, e de Mukthi (liberação). É este espírito que o leva a querer compartilhar com o mundo tudo aquilo que foi dado a você."

- “Se você sinceramente vier do seu coração, se você estiver realmente seguindo o seu coração sinceramente quando faz as coisas, é impossível ferir o outro. Se você ferir alguém com sinceridade, isso significa que você está vindo da cabeça, da mente. É dessa forma que outras pessoas podem ser feridas. Mas independente do quão direto você seja, do quão autêntico você seja, quão sincero você seja, se você vier do coração, será impossível machucar o outro. É isso o que você deve praticar. Você deve checar e ver se está vindo do coração ou da cabeça. Muito facilmente você pode confundir o coração e a cabeça. É muito difícil vir do coração, requer muita prática, muita autenticidade – apenas então você saberá se estará vindo do coração. Se você tem um sentimento bom no coração, então está vindo do coração. Na verdade, se você tem um sentimento muito bom, é impossível ferir o outro. Você pode falar a verdade diretamente na cara de alguém e ele não se magoará. Mas o problema é que muitas vezes você vem da mente...”

- “Não faz sentido culpar as situações ou as pessoas pelos obstáculos ou sofrimentos que enfrentamos na vida. A única solução é através de uma jornada interior e uma alteração na consciência. Sri AmmaBhagavan são Avatares Divinos que podem provocar uma alteração em sua consciência, mesmo se você se sentar diante Deles por apenas alguns minutos. É por isso que milhares de pessoas de todo o mundo se aglomeram em seus Darshans. AmmaBhagavan não aconselham nem dão um código de conduta. Eles provocam uma alteração na sua consciência, que você irá experienciar como um despertar do amor, alegria, inteligência, concentração, um maior acesso à memória, etc; e externamente como milagres e curas."

- "Existe apenas uma mente - a Mente Antiga - condicionada pela separação e dualidade. Sua mente não é sua mente, senão uma extensão desta Mente Antiga. Da mesma forma, seus pensamentos não seus seus pensamentos, são descarregados da "esfera de pensamentos" associada com esta Mente Antiga."

- "Quando você se torna desperto, as suas emoções ainda vão existir, mas elas não serão mais as ‘suas’ emoções. Você não vai mais dizer que este é ‘o meu medo’ ou ‘a minha raiva’. Você vai simplesmente dizer que ‘há medo, há raiva’. O sentido da propriedade não existe mais."

- "Existe egoísmo, sim. Não é o ‘seu’ egoísmo, não é egoísmo do 'outro'. É apenas egoísmo. Não se trata do ‘seu’ sofrimento; sofrimento é sofrimento, seja em você ou em outra pessoa. Nós somos um, e essas coisas estão aí conosco há milhões de anos. Portanto, você é egoísta. Sim, essa é a verdade. E isso é o que temos na consciência coletiva. Está aí. Você tem juntado isso por milhões de anos. Não há nada que possa ser feito quanto a isso. E eu não estou pedindo que vocês se tornem santos. De forma alguma! Eu quero que vocês se tornem sábios."

- "Sábio é uma condição de alguém que alcançou a iluminação. É uma pessoa que não traz em si mesmo nenhuma identificação com o "eu". O "self" se foi, não há pessoa nem personalidade dentro dele. Se você lhe perguntar: "Você está aí?" ele não poderá responder "Eu estou aqui"; nem poderá responder "Não estou aqui", porque esta pergunta não faz nenhum sentido para ele. O Sábio permite a espontaneidade da vida, pois sabe que tudo é manifestação do Divino, nada acontece sem o olhar de Deus. Ele é imprevisível, e pode ou não ser coerente em seu comportamento. Ele só quer viver intensamente cada momento, em conexão direta com Deus."

- "O Divino é como o corpo e os seres-humanos são as células. Sempre que as células se tornam cancerosas, o corpo tenta desesperadamente curar a si mesmo. O corpo é infinitamente mais poderoso do que qualquer célula individual. Mas a célula individual também tem poder, que ela adquire a partir do corpo. Elas usam esse poder seja para cooperar ou para desafiar o corpo. Da mesma forma acontece entre o Homem e Deus. O Homem, também sendo poderoso, está resistindo ao Divino. Não é possível transformar o mundo sem a cooperação do Homem. Entretanto, o estado atual das coisas não pode prosseguir por muito tempo. Em último caso, é a vontade do Divino que irá prevalecer."

- "Por que Deus precisa da sua ajuda? Existem certas áreas em que Deus pode intervir diretamente, e outras áreas onde Ele não pode. E aqui Ele precisa da sua cooperação. Render-se e se tornar impotente não são atitudes de derrota. Mas sim, um abandonar de todos os seus sistemas de crença limitantes e suas emoções complexas, vendo que eles são um impedimento para a Graça. Mesmo se você fizer isso por apenas um breve período de tempo, Deus terá uma passagem. O que você precisa entender é que da mesma forma que Deus é poderoso, você também é poderoso. E esse é todo o problema. Você é um aspecto de Deus. Você é um poderoso Ser, que está repleto de pensamentos defeituosos, de estruturas mentais e conceituais. Assim você é Deus, que ficou incompleto. É por isso que não é possível transformar o mundo com um único sopro. Você também precisa cooperar com Deus e ajudar a modificar o mundo." 

- "O centro do seu ser é medo. Aquilo que está profundamente enraizado em você é o medo. Uma vez que você exista, o medo também existe. Porque você é apenas uma ilusão, e a cada momento há uma luta pela sobrevivência. Se o cérebro parar de criar as formações mentais, você deixará de existir. E Deus está tentando fazer com que isso aconteça. Mas você está resistindo porque você tem medo de desaparecer. Mas o que você não percebe é que quando você desaparece, é a maior alegria que se poderia jamais imaginar.”

- “Existir é sofrer, porque Aquilo que você é não tem nada a ver com existir. Existir é uma limitação, um estreitamento, não é a verdade. Uma vez que você desaparece, o que existe é amor incondicional, simplesmente amor sem nenhum motivo. Você tem que pular para dentro disso, mesmo sem saber nadar. Você tem que dar o mergulho. Quando você dá o salto, isso é tudo!”

- “Você deve entender que quando dizemos: "Eu sou Amor", não é que você está experimentando o amor. O que há é apenas amor. 'Você' não existe para estar experimentando o amor. Você é Amor. O que há é só amor, um amor que é muito diferente do amor que você conhece. Este amor não é posse, não é apego, não é estar fazendo uso do outro. Esse amor é incondicional. É algo que o pensamento não pode tocar. É algo que a mente não pode compreender. Só quando você chegar lá você vai saber o que é. E quando você chegar lá você vai saber que é algo que não pode ser verbalizado."

- "Quem é um sábio? O sábio apenas responde à vida, e isso é tudo. Ele pode ser violento em um momento, pacífico em outro. Ele pode ajudá-lo em um instante, e não ajudá-lo em outro. Ele apenas responde às situações que surgem. Isso é ação perfeita. Você não pode denominar de ação boa ou ação ruim, ou certo e errado. Ele apenas responde. E ele não volta e pensa se foi algo certo ou errado. Ele apenas continua respondendo, continua vendo o que está acontecendo. O conteúdo não é importante para ele."

- "O coração é a única realidade. O que o coração diz, por si só é a verdade. Essa é a orientação que vem da Consciência Cósmica. Ouvir seu coração significa ouvir o próprio Deus. Não é possível entender por que Deus diz 'isto' ou 'aquilo'. A parte não pode compreender o todo, mas a parte deve obedecer ao todo. O todo se manifesta através do coração, e você é parte até que você se torne um com Deus. Os seres humanos hoje não obedecem ao todo. Eles não seguem o coração. Eles só seguem suas mentes. É por isso que o mundo está uma bagunça. Quando você segue o seu coração, que é o mesmo que seguir a vontade Divina, não há nenhum problema em sua vida. Se todo mundo seguir a vontade Divina, não haverá mais problemas sobre a Terra."

- “Você pode ser autêntico ou não autêntico. Isto é da sua conta apenas. O que estamos dizendo é: crie um terceiro ser que seja uma testemunha da coisa toda. Que não faz comentários, que não diz que você deve ser autêntico ou não autêntico. Que esteja apenas testemunhando a coisa toda como se estivesse assistindo a um filme.”

- "Para desenvolver e fortalecer a sua conexão com o Divino, pratique a Integridade Interior. Olhe para dentro e veja tudo o que existe em você - coisas boas e ruins. Se houver raiva, reconheça: 'sim, existe raiva'; se houver ciúme, reconheça: 'sim, há o ciúme'. Você deve ser totalmente sincero quanto a isto. Permaneça com a verdade a respeito de si mesmo. Encare a verdade sobre si mesmo. Aceite a si mesmo. Ame a si mesmo."

- "Integridade interior é uma ferramenta para ver o que está acontecendo dentro de nós. Ela não julga, não condena, não oferece explicações. É só ver o que está acontecendo. Quando você vai para dentro, descobre que existem coisas terríveis lá - medo, desejo, raiva, ciúme, inveja. Não há amor, não há nenhuma conexão. Você pode não gostar do que vê, mas deve continuar a olhar. Então você vai descobrir que o que está lá não é só em você, mas em cada mente humana, e que sempre foi assim desde que o homem veio ao planeta. Você vai descobrir que estes são aspectos da mente humana e tem sido assim há milênios. A mente não mudou - antes era medo do tigre, agora é do mercado financeiro, por exemplo. Então você descobre que não há mudança possível. Quando a impossibilidade de mudança o golpeia, sua mente se cala. E sem esforço, sem energia, você encontra muito naturalmente a aceitação, seguida por amor, e muito em breve, seguida pela presença."

- "Ao praticar a Integridade Interior, não fique preocupado com o conteúdo com que possa se deparar.Você está preocupado com o conteúdo. Não há necessidade de se preocupar com o conteúdo. Preocupar-se com o conteúdo é o problema. Você diz: 'ah, meu Deus, minha mente é tão terrível, acontece isso, acontece aquilo'. Esse é o problema. Não há nenhum problema com os seus pensamentos. É a sua preocupação com eles que é o real problema. Eles estão aí. Isso é tudo. Não há nada que você possa fazer a respeito disso. A questão é: você está consciente? E para isso, é preciso que você pare de culpar. Eu poderia falar mais disso, mas então isso se tornaria um conceito, e você poderia cair numa armadilha. Então tudo o que eu vou dizer é: o conteúdo não é importante. Não há lugar algum para ir. Você está consciente do conteúdo? Isso é tudo. Isso é consciência."

- "Não perca a sua vida buscando perfeição. Raiva e frustração são o resultado dessa busca. Você pode perder toda a paz. Quem ou o quê na Terra é perfeito? Apesar de todos os seus esforços, você tem pensamentos perfeitos? Mesmo as pessoas mais transformadas têm dúvida, medo e raiva à espreita em suas mentes. Olhe para o corpo. Ele é perfeito? A comida mais aromática produz mau cheiro quando é expelida do corpo. Pense adiante. Você já pôde algum dia dizer que tomou a decisão perfeita, ou fez a escolha perfeita no curso de qualquer situação? Impossível. Onde está a perfeição? A criação em si é imperfeita. Por milhões de anos a natureza tem experimentado com todo o tipo de forma de vida, incluindo o corpo humano. Quando a própria criação é estruturada dessa forma, o seu anseio por perfeição nas pessoas e situações não seria uma loucura? E, por fim, você é perfeito? Abandone a ideia de perfeição. Tudo é perfeito."

- “Você precisa praticar a integridade interior. Vá fundo dentro de si mesmo e veja o que está realmente lá. Quando você vai fundo, não encontra nada além de medo, essencialmente medo. Existe ilusão, astúcia, ciúmes e todos os tipos de emoções negativas que o medo pode gerar. Está tudo lá. Você precisa encarar isso, e encarar não significa mudar, mas apenas olhar. Não tente mudar nada, porque estes são os conteúdos da mente, e a mente é tão antiga quanto o próprio homem. A mente não é você, mas está em você. E ela permanecerá assim, mesmo para uma pessoa iluminada. A única diferença é a pessoa iluminada não se identifica com a mente, não tenta mudá-la, não se sente mal com o conteúdo da mente. Uma vez que você vê o que está lá no fundo, e compreende que a mente é assim para todos – porque é a mesma mente para todos – a mudança de percepção começa a acontecer.”

- "Se há um problema central e você não pode sair dele, você deve parar de combater isso. Qualquer esforço para compreender ou analisar o problema vai impedi-lo de ser resolvido. Por favor, não tente analisar ou entender o problema, porque o problema está na tentativa de analisar o problema. E, portanto, não pode haver solução. Então, antes de mais nada, você deve se dar conta que com esse tipo de mente você não vai resolver o problema. Problemas externos são diferentes. Eu estou falando de problemas interiores. Com problemas interiores não use a análise, por favor. Análise é paralisia. Uma vez que você compreende que a análise não vai funcionar, você vai se sentir impotente; e então o que você vai fazer naturalmente é se sentir impotente e ficar com o problema. É como se fosse uma galinha chocando um ovo. Você deve se sentar com o problema. E então o problema vai rachar e a solução surgirá." 

- "Aquilo que você diz ser o problema é o problema criado, não o problema real. Integridade interior tem de ser usada para entrar em contato com o verdadeiro problema. Quando você entra em contato com o verdadeiro problema, o que acontece é que todos os conflitos internos cessam. Uma vez que o conflito interno cessa, o pensamento fica mais lento e, finalmente, o pensamento cessa completamente. Quando o pensamento cessa, a Presença entra."

- “No momento em que há integridade interior, o seu laço com o Divino está firmemente estabelecido. É muito fácil para a Graça fluir. Quando não há integridade interior, a ligação não é clara. E se torna muito difícil conceder a Graça a você. O Divino deseja muito conceder a Graça a toda e qualquer pessoa. No entanto, o problema está na conexão. Se a conexão está bem estabelecida, então é mais como uma linha de telecomunicação; ela funciona bem se há integridade interior. É assim que isso ajuda você. É por isso. Na verdade, você mesmo poderia fazer milagres, se existir integridade interior." 

- Pergunta: O que acontece quando uma pessoa é não-Integral? Existe alguma técnica que possa ajudar nisso?

Resposta: "As emoções negativas basicamente surgem por falta de integridade interior. Quando estamos fugindo de nós mesmos, quando não somos capazes de confrontar o que está acontecendo por dentro, tendemos a esconder certas coisas de nós – o que leva ao surgimento de pensamentos negativos. Agora, a forma de lidar ou experienciar esses pensamentos negativos é: você precisa observar o processo de dar nomes. Se você parar o processo da nomeação, estará instantaneamente livre de toda a negatividade. O problema está no hábito de nomear. Suponha que uma criança esteja prestes a olhar uma árvore. A criança não chamaria aquilo de árvore. Ela não diria que é um coqueiro ou uma macieira, nem faria outros comentários. Mas o problema dos adultos é: você dá nome à árvore. Se você nomear isso como ‘pensamento negativo’, estará se colocando em sérias dificuldades. Mas se parar de nomeá-lo, ele será apenas um pensamento como outro qualquer. Não há diferença alguma entre um pensamento positivo ou negativo; exceto no nomear esse como um pensamento positivo, e aquele como um pensamento negativo. Se você observar esse processo de nomeação, ele vai parar. E quando a nomeação pára nenhum problema mais pode existir. Por favor, experimente isso e veja."


Nenhum comentário: