"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, março 18, 2012

Persistência não é expectativa


Dárcio Dezolt


Como as miragens captadas pela suposta mente humana nos tentam impressionar de forma hipnótica, quem estuda a Verdade precisa decididamente se firmar unicamente em princípios e jamais em aparências! Algo análogo ao que faz um piloto de avião em vôo noturno, que conta com os instrumentos e não com sentidos humanos, para se direcionar e cumprir seus planos de vôo. A persistência na Verdade é a certeza do Bem permanente, e esta certeza precisa estar firmada nos princípios, e, de uma forma que, sejam quais forem as “miragens” que nos forem surgindo, NENHUMA seja admitida como real!

Quem diz aplicar os princípios da Verdade na “expectativa” de que eles farão surgir a harmonia em algum ponto em sua vida estará, de fato, deixando de praticá-los! A persistência nos princípios não inclui “expectativa de mudança”, pois, se incluísse, a pessoa estaria reconhecendo a ILUSÃO e não a PERFEIÇÃO! A persistência requerida diz respeito à seguinte e radical aceitação: “Seja o que for que a mente humana arrume, em termos de imagens para me iludir, minha atenção está inteira em Deus, na Perfeição, no Bem já presente, permanente, já manifesto!” Dividir a atenção, procurando ver “perfeição” e “imperfeição a ser mudada”, será deixar a “casa dividida”, e, nesse caso, mesmo que você creia estar “aplicando os princípios da Verdade”, estará, na verdade, aceitando a ILUSÃO!

“Despertar de um sonho” não significa você viver uma expectativa de que um pesadelo se torne o melhor dos sonhos! “Despertar do sonho” é você realmente honrar a Deus como a PERFEIÇÃO universalmente evidenciada! Compreender que a PERFEIÇÃO JÁ É! Identifique-se com esta Verdade, e nela permaneça! A “persistência” é neste sentido: “reconhecer o Reino de Deus”, enquanto a suposta “mente humana” lhe apresenta “quadros hipnóticos"! Persista em se separar de todos os seus quadros, sem cair na armadilha de ficar de olho neles, na “expectativa” de que melhorem, se alterem, se harmonizem, etc. A PERFEIÇÃO JÁ ESTÁ PRESENTE! E todos os “quadros na mente” são meramente efeitos hipnóticos! Jamais divida sua atenção com eles! Dizem as Escrituras: “Conservarás em perfeita paz aquele cuja mente estiver estabelecida em Ti”.


Comentário:

Meditando outro dia, o insight que fluiu na meditação foi o de que Deus nada tem a ver com este mundo humano, e que não adianta tentar recorrer ao Espírito de Deus para que Ele melhore alguma condição ou situação neste mundo. É que muitas vezes, embora saibamos que não devemos ir até Deus com tais expectativas (porque lemos isso em livros ou escutamos em palestras), fica ainda no fundo do subconsciente a idéia de que talvez Deus tenha algum “vínculo” com o mundo, e que, devido a este “vínculo”, se conscientizarmos a presença de Deus, isso trará melhorias ao mundo. E a questão central, o ponto essencial a ser notado, é que "este mundo não existe."

O que veio na meditação foi: “Desista de querer melhorar o mundo. Atente-se apenas para Deus, e mais nada. O mundo não pode ser melhorado, por mais que você conscientize Deus”.

O mundo não pode ser melhorado… ao menos não diretamente. Ele será melhorado, mas isso será indiretamente, por intermédio da "consequência natural" das coisas. Quando permanecemos em Deus – somente n’Ele – esquecidos da existência de “mundo humano”, e sem a intenção de melhorá-lo… aí é que ele passa a melhorar. Veio “por acréscimo”. Mas se ficarmos com expectativas de que a nossa vida humana se torne melhor em algum sentido, então estaremos tentando aperfeiçoá-lo pela via direta. E não existe Deus que melhore mundo humano.


Nenhum comentário: