"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quinta-feira, janeiro 26, 2012

"Se tu és o Filho de Deus..."

Dárcio Dezolt


O Chamado intelecto humano pode ser visto como nosso "tentador". Precisamos desmascará-lo, uma vez que vem enganado a muitos estudantes sinceros da Verdade. Certo autor dizia em seu artigo que "ninguém poderá viver acima de seu grau de Consciência crística atingido". E justificou este ponto de vista afirmando que "caminhar sobre as águas" somente será possível àquele que atingir o grau de Cristicidade correspondente àquela atividade.

Exatamente sobre esse tipo de "tentação" é que desejamos fazer um alerta. Analisado intelectualmente, o argumento daquele autor parecerá muito lógico, óbvio e até incontestável. Contudo, teríamos nos dado conta de que acabamos "caindo na tentação"? Como reagiria Jesus diante de tal desafio? Vejamos esta passagem: "Se tu és o filho de Deus, lançate daqui abaixo; porque está escrito: Que a seus anjos dará ordens a teu respeito; e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus". (Mateus 4:6-7)

A Verdade é simples demais! Porém, escapa ao intelecto humano. Esta é apenas uma, dentre as inúmeras passagens em que a "tentação" aparece com desafios semelhantes: "Se você é o filho de Deus, faça isso, faça aquilo, etc." Todas as chamadas atividades humanas são inexistências. Repudiemos os ensinamentos que nos analisam segundo as aparências! Somos o Filho de Deus, independente de quaisquer provas ou demonstrações que possam ser concebidas nesta "aparência" de mundo. Somos o Filho de Deus pela Graça. E não existe tal coisa como um ser humano se elevando em consciência para se sobrepor aos desafios deste mundo aparente. "EU VENCI O MUNDO". Existe somente Deus aparecendo como o nosso Eu individual. Para este EU, não há nem os desafios do mundo e nem "este" mundo. Poderia uma simples "aparência" lançar algum tipo de desafio? "O Meu Reino não é deste Mundo".

Cabe, a cada um de nós, ficarmos receptivos a esta Verdade. A este estado máximo de receptividade, damos o nome de "conscientização da Verdade". JAMAIS DEVEMOS TENTAR AVALIAR O GRAU DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VERDADE QUE SUPOSTAMENTE ATINGIMOS OU DEIXAMOS DE ATINGIR. ISTO SERIA O MESMO QUE ANULAR A PRÓPRIA CONSCIENTIZAÇÃO, PELO RETORNO À ACEITAÇÃO DA DUALIDADE. "Não tentarás o Senhor teu Deus...".

Alguém poderia dizer: "Mas Jesus caminhou sobre as águas; assim, se eu ainda não consigo fazer o mesmo, como deixar de admiti-lo?" Na verdade, não é a atividade "andar sobre as águas" que está nos interessando. O QUE NÃO DEVEMOS ADMITIR É A EXISTÊNCIA DESTE "OUTRO EU" QUE NÃO CONSEGUE ANDAR SOBRE AS ÁGUAS! SOMENTE EXISTE DEUS! DEUS ESTÁ SE MANIFESTANDO COMO O EU QUE EU SOU, E QUE VOCÊ É!

Entendamos o Universo do Espírito! Deus, Se manifestando como o EU que EU SOU, realiza as "minhas obras". Todas as nossas atividades são espirituais, imperceptíveis aos ilusórios "olhos" deste mundo aparente. Aparência é aparência! O Mar Vermelho era terra para o povo de Deus, e era água para os soldados do faraó. "Caminhar sobre as águas" significa "caminhar acima das crenças", ou seja, pisar em terra firme. Quando caminhamos com a percepção de que Deus é o nosso Ser, o "mar de crenças" se abre, e caminhamos "sobre as águas", que, para nós, jamais existiram!

Jamais acreditemos que faremos obras divinas, enquanto alimentarmos a falsa crença de que existimos também como seres humanos. Não existe humanidade: apenas Cristicidade (Verbo)

A Presença Divina age COMO cada um de nós, aqui e agora. Esta simples percepção responde aos desafios do tipo: "Se tu és o Filho de Deus..." E equivale à resposta de Jesus: "Não tentarás o Senhor teu Deus". Por isso dissemos que APARÊNCIA É APARÊNCIA. Assim como somos, já somos INDIVIDUALIZAÇÃO DE DEUS, a despeito das aparências em contrário. Mesmo que nada provemos ou demonstremos neste "mundo de aparências", já somos o Filho de Deus. Sendo que "Eu e o Pai somos um", a QUEM deveria eu estar provando algo?


Um comentário:

Anônimo disse...

São alvíssaras de paz e conforto. Muito Obrigado.