"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quinta-feira, agosto 02, 2018

O Eu Místico - 3/12

 - Joel S. Goldsmith -


O Eu Místico

CAPÍTULO 3
"EU VIM"

Desde o início desta mensagem e do meu primeiro livro, O Caminho Infinito, foi revelado que Deus não é para ser conhecido, mas para ser experienciado, e somente quando Deus é vivenciado surgem sinais ou frutos. Você pode falar sobre Deus; você pode discutir sobre Deus; você pode até mesmo decidir mudar a imagem de Deus; ou você pode criar mais sinônimos para Deus; mas tudo isso está no reino dos brinquedos – um joguinho intelectual.

Na verdade, isso é uma forma de idolatria porque é a criação de imagens, só que ao invés de feitas de ouro, madeira ou pedra, essas imagens são elaboradas da substância do pensamento. Assim, um conceito de Deus é trocado por outro conceito de Deus, e o que você termina não com é Deus, mas apenas com o seu conceito de Deus, o seu pensamento sobre Deus. Por isso uma oração não pode ser frutífera, se ela for dirigida a um pensamento sobre Deus, uma imagem de Deus, ou um conceito de Deus.

Que diferença poderia fazer se o seu conceito fosse judaico, vedanta, budista ou cristão, já que tudo que você tem é apenas um conceito? Como um conceito pode responder à oração? Como um pensamento em sua mente pode responder à oração?


Uma Imagem em Pensamento Não é Deus

Desde os primórdios da metafísica moderna, "Verdade" tem sido um dos sinônimos de Deus, então quando uma pessoa fala de empregar a Verdade, realmente é o mesmo que dizer: "empregue Deus". Mas como alguém pode usar Deus? Se pudesse, isso o tornaria maior que Deus.

Isso também seria verdade se a palavra "mente" fosse usada como sinônimo de Deus. E nós não usamos a mente? Se o fizermos, isso não nos tornará maiores do que a mente? Reflita sobre a ideia defendida por muitos de que o pensamento é poder. Se o pensamento é poder, então o pensamento é maior do que nós... No entanto, somos os criadores do pensamento.

A terminologia pode nos colocar em um grande problema, mas simplesmente mudar a terminologia pode nos colocar em ainda mais problemas, pois dizer que isso não é Deus, mas aquilo é, é apenas mudar de um conceito ou termo para outro. Não adianta acreditar que um conceito de Deus tenha qualquer significado espiritual maior do que outro conceito de Deus.

Ao ensinar que Deus está além do conhecimento, Moisés revelou uma Verdade que deve permanecer para sempre: que Deus é incorpóreo, espiritual e, portanto, Deus não pode ser conhecido com a mente. Como, então, devemos conhecer Deus corretamente? Uma resposta dada na Bíblia é que Deus está na "Voz pequena e silenciosa", e isso, pelo menos, deve dar-lhe uma sugestão, porque no momento que você não tem nenhum conceito de Deus – nada para orar – quando sua mente está completamente em uma atitude de escuta, como um navio esvaziado de todos os seus conceitos, então o que é revelado a você através da "pequena voz silenciosa" torna-se visível para você como a harmonia da vida espiritual.

Mas isso, no entanto, tem um preço. Não basta que você se permita ser esvaziado de todos os conceitos de Deus, mas você também deve permitir-se ser esvaziado de todas as crenças que você conhece sobre o plano de Deus, a lei de Deus, ou o caminho de Deus para você. No momento em que você pensa e você tem um desejo, você estabelece seu ser aparte de Deus e, assim, levanta uma barreira que o impede de receber a Graça de Deus. Se você puder orar: "eu não sei como orar, ou coisas para orar, mas deixo o Teu Espírito sustentar a intercessão com meu espírito", você estará entrando na atitude mais elevada possível de altitude de oração, receptividade e desdobramento.

"Em Tua Presença está a plenitude da alegria", ou realização. "Minha Graça é suficiente para ti." A partir dessas promessas, você não percebe que o objetivo da vida tem de ser a Presença, porque somente na Presença existe realização. Não há maneira de obter as coisas separadas da Presença de Deus, ou, ao menos, não as coisas espirituais. Não há maneira de viver harmoniosamente, exceto pela Graça, e a Graça não é uma palavra. A Graça é uma experiência, assim como Deus é uma Presença Real, de modo que a Graça é uma experiência real.

Tal convicção ou realização leva você ao ponto de transição da vida metafísica de usar o pensamento para demonstrar paz, segurança, prosperidade e felicidade, para a consciência mística de demonstrar a Presença ou a Graça de Deus, que é a única demonstração legítima do caminho espiritual.

Primeiro de tudo, você deve estar disposto a libertar Deus da responsabilidade de fazer a tua vontade. Libere Deus de cumprir os teus desejos. Libere Deus de mudar ou melhorar qualquer fase de sua humanidade, independentemente de quão difícil a situação possa parecer. Libere Deus – e você realmente não estará liberando a Deus: você estará liberando seu conceito de Deus, o qual nunca teve qualquer possibilidade de cumprir os teus desejos.

Uma vez que você não pode conhecer Deus com a mente, mas você sabe que o Reino de Deus está dentro de você, então onde quer que você esteja – na prisão do corpo, na prisão do pecado, na prisão da doença, ou na prisão da pobreza – imediatamente volte-se para dentro e assuma uma atitude de escuta. Então você está em posição de receber a Presença e a Graça de Deus.

Na medida em que você mantém uma imagem de Deus em pensamento, ou tem um desejo para Deus cumprir, você mesmo estabelece a barreira que impede a Sua Demonstração. Não é assim – como se existisse Deus e você. Não é assim – como se você tivesse que ir em algum lugar para encontrar Deus, ou tivesse que ser bom o suficiente para merecer Deus. Tudo isso pertence às superstições do passado.


"Eu" Não Tenho Necessidades

Desde que "Eu e o Pai somos Um", eu escuto o Eu que sou. Esse Eu é a verdadeira presença de Deus, e Ele não deixa nenhuma imagem no pensamento, porque eu não tenho nenhuma imagem disso. Eu não sei como o Eu é. Não adianta ir a um espelho, pois isso não me será mostrado, apenas meu corpo. Tudo o que eu posso ver no espelho é meu corpo, mas Eu, que estou olhando o corpo, sou invisível, então eu nem consigo ver meu Eu. Eu, então, só sei que sou Eu Mesmo. Esse Eu sou eu, pois somos Um e não dois. Eu não tenho nenhuma imagem dele, nem sei de suas necessidades. Pense nas últimas seis palavras por um momento: eu não sei das necessidades do Eu que eu sou.

No momento, eu posso pensar em algumas necessidades, mas elas não são Minhas necessidades: elas são as necessidades de alguém que construí em minha própria mente, alguém vivendo uma assim chamada "vida humana". Se estou inteiramente no caminho espiritual, devo ter passado do estágio de oração por qualquer coisa de natureza humana, sabendo muito bem que, se humanamente eu conseguisse obter alguma coisa, essa coisa viria junto com problemas, ou o resultado de alguma forma se mostraria insatisfatório.

"Eu e meu Pai somos Um", mas eu não sei o que o Pai é, eu não sei o que o Eu é, mas eu sei que Sou. E no que Eu sou está incluído, através da Graça, tudo o que necessitarei para toda a eternidade. Eu e meu Pai sendo Um, Eu sou esse Deus mesmo; não o Deus a quem eu oro pelas coisas, mas sim o Deus que sabe do que eu tenho necessidade. Além disso, é de Seu agrado me dar o Reino. Eu no meio de mim é a Onisciência, que conhece todas as coisas das quais eu tenho necessidade. Eu no meio de mim é a Onipotência, e tem o poder de prover o que for necessário. Eu sou o Amor onipresente, e é do agrado deste Eu no meio de mim dar-me o que Ele já sabe ser a minha necessidade.

Que palavras poderiam se seguir a isso? Como você poderia ir mais longe do que isso em oração? O momento em que orasse por qualquer coisa ou condição, você estaria obtendo o riso de Deus. Eu, dentro de você, então, é o cumprimento de todos os seus sonhos, porque você e o Pai são Um, e nessa União está a Realização Plena. Não há Eu, o Pai, e Eu, o filho. Eu, o Pai e Eu, o Filho somos Um. Portanto, na Presença do Eu que você é está a sua realização.


A Natureza do Eu

Toda a discórdia, toda a desarmonia e erro são experimentados por causa de um senso de separação de Deus. Mas este sentimento de separação de Deus não é pessoalmente culpa sua. É a crença universal que nos vem da experiência alegórica de Adão e Eva sendo expulsos do Jardim do Éden. No entanto, esse sentido da separação de Deus é responsável por nossos pecados, doenças, morte, carência e limitação. Segue-se que a imortalidade e o infinito podem ser devolvidos somente quando retornamos à casa do Pai.

Isso significa perceber que o que você está olhando com seus olhos não é o EuEu Sou invisível; Sou Onipresença; Sou Onipotência; Eu Sou Onisciência. Você experimenta isso não se apegando a pensamentos, mas ficando quieto e deixando a Onisciência que Eu Sou revelar a você qualquer sabedoria, orientação ou direção necessárias neste momento. Você experimenta isso permanecendo na atitude de escuta, deixando a Onipotência provar ser o Único Poder. Você prova isso não pensando em sua vida ou em qualquer coisa que diz respeito à sua vida, mas permitindo à Onipresença provar ser a Onipresença.

Isso não pode ser feito intelectualmente. Só pode ser feito através do não-conhecimento (não racional, além do intelecto), através do silêncio. O silêncio é o seu lugar de repouso. O silêncio é o seu lugar de habitação, o seu lugar de vida. Viva, mova-se e tenha o seu ser no silêncio, e então a "Voz pequenina e suave" irá proferir e viver a sua vida.

No momento em que você pensa que está vivendo sua própria vida, ela [sua vida] então torna-se limitada a uma certa medida de educação, de ambiente, circunstâncias e condições. Enquanto que, se você deixar de ter uma imagem esculpida de Deus em seu pensamento, não rezando para um Deus íntimo, se você permanecer no Eu Onisciência, no Eu Onipresença e no Eu Onipotência, então, pela Graça de Deus, suas necessidades serão atendidas. Agora, o perigo é você retornar ao estado antigo e orar por coisas materiais, o que significa que você gostaria que Deus, o Espírito, atendesse a seus conceitos, em vez de expressar o Caminho de Deus e a Vontade de Deus. Rezar tendo em mente qualquer coisa ou qualquer condição que você espere de Deus é criar uma barreira que o separa Dele, porque não há Deus separado de você  assim "Você" não tem problemas.

"Eu e meu Pai não temos problemas. Eu e meu Pai somos incorpóreos, espirituais. Eu e meu Pai somos a Verdade. Nesta identidade correta, Sua Palavra vai a frente de mim, para 'fazer dos lugares tortos lugares retos'. Sua Palavra conhece a minha necessidade, e cumpre".

Você não vê que a criação de um "eu" com algum problema, com algum desejo, com alguma necessidade por ser atendida, é estabelecer uma entidade além de Deus? Você não vê que isso é uma negação do ensino do Mestre?

"Eu e o Pai não temos problemas. Eu e o Pai não somos imaturos ou envelhecidos, Eu e Meu Pai não temos idade. Eu Sou desde antes que Abraão existisse... Eu nunca te deixarei ... Eu estou com você sempre, até o fim do mundo".

Eu... mas não tenha qualquer imagem em sua mente quando você diz "Eu", porque quando eu falo desse Eu, não estou falando de um homem, tampouco de um homem há dois mil anos, nem de um homem hoje. Eu estou falando de Mim, e ninguém – nem você e nem eu – pode saber como Eu sou.

Sinta-se seguro, no entanto, de que Eu e meu Pai somos Um, não dois, e que esse Um está oculto com Cristo em Deus; que esse Um vive, move-se e tem seu Ser no Divino.


Transmitindo o Eu

Eu no meio de você é poderoso, mas no momento em que você cria uma imagem, você tem o Eu e mais uma imagem. Portanto, não tenha qualquer outro "eu", a não ser o Eu que você declara "Eu". Fique satisfeito apenas com a palavra Eu, e um dia, você ouvirá a Voz dizer a você: "Eu". E quando isso acontecer, você saberá que encontrou-se face a face com Deus. Você terá conhecido Deus. Mas você não será capaz de dizer isso a seu vizinho, ou a seu filho, ao seu marido, sua esposa, ou a seus pais, porque isso estaria tentando trazê-Lo de volta ao nível do intelecto novamente, rebaixá-Lo ao nível mental.

Se eu tiver êxito em transmitir a você alguma coisa através deste trabalho, será porque eu percebi que eu não sou um homem ou um mestre, mas que sou a Presença Divina; e também porque você foi atraído para esta obra pelo Eu e para receber o Eu, para que seja revelado o Eu que você é. Ambos são necessários.

Ao escrever sobre a revelação de Deus, a revelação da Verdade, você pode pensar que existe um Deus que poderia ser revelado e colocado diante de você. Tal não é o caso. Essa "revelação" não revela nada que possa ser visto, ouvido, provado, tocado ou cheirado  nada que possa ser pensado ou raciocinado  e, portanto, não é de se estranhar que, para conhecê-Lo, você deve chegar a um lugar na consciência onde você não sabe nada, o lugar do desconhecido.


"Eu", a Identidade de Cada Pessoa

Talvez todos nós, no passado, tenhamos amado nossa mãe, um irmão ou um filho mais do que a Verdade. E isso foi uma barreira. Por quê? Porque essa mãe, irmão, irmã ou filho a quem nós estávamos nos apegando não era a mãe, irmão ou criança, mas uma imagem que carregávamos em nossa mente, e que acreditávamos que precisavam de nós.

Uma vez que você reconheça o Eu como a identidade de si mesmo, você vai reconhecê-lo também como a identidade da mãe, irmão, irmã e criança, e então você não terá medo de liberá-los em sua própria identidade de Deus. O Mestre nunca quis dizer que você deveria abandonar sua família, mas simplesmente insistia em elevar sua consciência mais alto do que constitui sua família, finalmente percebendo que Deus é a sua única família.

Quando você percebe que Deus é sua mãe, irmão, irmã ou pai, que Deus é seu marido, sua esposa, seu filho  o único Eu, a única Vida , então todo o medo por eles se vai, e quando o medo se vai, você os liberou em sua verdadeira identidade, em Deus. Seu amor por eles torna-se maior; seu amor por você mesmo é maior; a ligação é maior; mas a necessidade é menor, porque cada um encontra a realização a partir de seu interior, do Centro Divino.


Eu Sou Onisciência, Onipotência e Onipresença

Para muitos de nós foi fácil aceitar Deus como Onipotência, Onisciência e Onipresença, sem saber que estávamos trancando a nós mesmos em meio à nevasca. Mas Eu Sou essa Onipotência; Eu Sou essa Onisciência; Eu Sou essa Onipresença. Permaneça nesta Palavra Eu. Se você diz que Deus é Onisciência, Onipotência e Onipresença, ou que Jesus é Onipotência, Onisciência e Onipresença, realmente não faz diferença, porque em ambos os casos você configurou Deus e Jesus como separados de você  e separados do Si Mesmo que você é , o Eu que você é. Quando, no entanto, você traz tudo isso para o "Eu e o Pai somos Um", e sabe que Eu sou Onisciência, Eu sou Onipotência, Eu sou Onipresença, então essa Unidade em você é infinito em Ser. Nesta unicidade, o Eu em você é a imortalidade. E então você verá que diferença isso faz na natureza de sua vida diária.

Você está demonstrando a Presença de Deus toda vez que você percebe o Eu. Feche os olhos, volte-se para dentro com os ouvidos atentos, e Deus se revelará. Deus revelará Sua Presença no meio de você, mas você deve abrir um caminho: você deve esvaziar os vasos já cheios... você deve entrar no silêncio, sem conceitos.

É como se você fosse convidado a desenhar uma imagem de Marte e você teria que dizer: "Como eu posso? Eu nunca vi Marte...". Bem, então volte-se para dentro, porque você pode ter certeza de que a Onisciência, a Mente de Deus, sabe o que é Marte, e vai revelá-lo para você, se realmente for necessária a ocasião de saber sobre isso.

Nada está oculto para a Mente de Deus  que é a mente do homem. Qualquer necessidade legítima, de qualquer natureza que eventualmente apareça em sua experiência, pode ser imediatamente suprida, desde que você não pense nisso como uma forma material. Pense nisso como a Graça de Deus  a Onisciência de Deus, a Onipotência de Deus, a Onipresença de Deus, o Espírito de Deus no homem , e então deixe que Ela tome qualquer forma Ela quiser.


Imagens Podem Se Tornar uma Barreira

Você não pode esperar milagres simplesmente dizendo intelectualmente: "Eu e meu Pai somos Um". Mas você pode aceitar essa declaração da Verdade, e então ir para dentro, até que o Pai a confirme dentro de você. Ele diz: "sim, na verdade, Eu sou você. Eu Sou o único 'Você' que existe. Eu sou tudo o que existe para você. Você não é nada além de Mim". E se você reparar em quantas vezes você usa palavra "Eu" durante o dia, você saberá que esta é a Verdade absoluta. Tudo o que existe para você é esse Eu não no sentido limitado (conceito) do "eu" que você normalmente tem adotado/compreendido com relação a si mesmo, mas o Eu que você realmente "é", o Filho de Deus, Um com o Pai.

Provavelmente o próprio fato de que o Mestre fosse hebreu ajudou a estabelecer essa separação entre o Pai e Sua Individualização, porque Jesus usou o imaginário hebraico do pai e do filho, e isso sempre nos faz pensar em um grande pai sábio e uma pequena criança imatura: uma dualidade! Na verdade, não podemos conceber um pai e uma criança como uma unidade. Vemos o pai e a criança, e sabemos que são dois. Mesmo quando a criança está sendo carregada no ventre da mãe, a criança e a mãe ainda são dois, a criança é algo separado da mãe. Assim, essa mesma imagem que foi usada no antigo ensino hebraico pode ser uma barreira, e às vezes é necessário nos afastarmos dessa imagem de pai e filho e aderirmos apenas ao Eu  Eu e somente EuEu e a Verdade Somos Um. Eu e a Vida Somos Um.


O Eu Sem Nascimento e Sem Morte

Há uma passagem no Bhagavad-Gita que raramente é compreendida e às vezes muito duramente criticada:

"Aquele que diz: 'eis que eu matei um homem!' e aquele que pensa: 'eis que estou morto!', nenhum dos dois sabe nada. A vida não pode matar. A vida não está morta! Nunca o Espírito nasceu; o Espírito nunca deixará de ser; nunca houve tempo dele não ser; fim e começo são apenas sonhos!"

Pode parecer que Krishna, que está falando, estivesse tolerando o assassinato; mas não é esse o significado. Ele quer dizer que Eu não posso ser morto, e Eu não posso matar. Então, o que pensar sobre a pessoa que morre ou mata? Ah, não! A vida nunca é morta, e é aí que a verdade da identidade entra: Eu não sou o corpo que está enterrado. Eu sou a vida contínua, e a Vida que Eu Sou nunca pode ser morta. Aquela vida que Eu Sou, assim como a vida daquele que eu mato, não está morta. Olhamos para o corpo caído e esquecemos que Eu não sou o corpo e o corpo não sou EuEu sou um ser espiritual infinito, incorpóreo. Independentemente do que você faz ou não faz para o corpo, Eu permanecerei para sempre e sempre. Não há fim para o Eu que eu sou. "Eu nunca te deixarei, nem te desampararei ... Eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo ", e esse é o Eu que você declara ser.

Se você pensa por um minuto que Jesus ou qualquer outro místico está se referindo a si mesmo quando ele fala do "Eu", você está errado, porque quando o Mestre diz "Eu", ele quer dizer Eu, o Eu que é o Eu dentro de você. E isso dá sentido a uma das maiores passagens das Escrituras: "Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente". Se você entender que essa passagem se refere ao Eu no meio de você, nunca mais você temerá por sua vida novamente, nem temerá pelo seu sustento, por sua felicidade ou por sua segurança. É a este Eu que está no meio de você que você deve sempre olhar  e para nenhum outro. Deixe que o Divino Eu viva a sua vida, vivendo conscientemente no Eu dentro de você, o Eu que você declara que veio para que você possa ter vida infinita, abundante, imortal e eterna.



Nenhum comentário: