"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quinta-feira, novembro 17, 2011

Deixe ser... e seja Quem você é!

Mooji

Você continua a se imaginar como algo que pode ser trabalhado, que pode ser melhorado. Como um carro, ou algo assim, que você pode consertar e fazê-lo funcionar melhor. Mas você não é isso, por mais intimo que isso possa parecer. E eu sei quanto estranho estas palavras podem parecer para vocês. Porque nós estamos falando do seu apego mais querido.

O corpo é como uma roupa virtual que a consciência veste para que ela possa ter o sabor da experiências. Isso é muito importante. Sem este corpo a consciência não pode experimentar. Mas o corpo não é a Consciência. Depois eu vou dizer algo que vai confundir vocês. Vou dizer que o corpo também é Consciência. Mas aquilo que percebe este corpoconsciência, isso não tem corpo. E está aqui agora.

Parem de tentar imaginar isso. Tudo o que vocês imaginam está errado. Porque isso é sem forma. Está tudo bem que sua mente lute contra isso. Dê permissão completa para que sua mente lute contra isso. Mas não se identifique com esta luta. E vocês descobrirão que, mesmo quando a mente luta, se não há identificação com a mente, a mente poderá lutar dentro da paz que você é. E quem será o maior, o mais alto?

Muitos já tiveram estes insights da verdade. E tentam repeti-los. Alguns dizem: "É, eu tive esta experiência há 12 anos atrás." 12 anos é muito tempo pra ficar esperando uma repetição. Eu gostaria de colocar um fim nesta miséria. Abandone seu esperar. E abandone sua expectativa. Abandone até mesmo o desejo de repetir esta experiência. Abandone toda a intenção. Nem que seja apenas por um minuto. E não se apegue à imagem do eu.

Eu disse: não se apegue nem mesmo ao eu. Então você não pode dizer “minha experiência é…”. Quando o eu é jogado fora, nenhuma intenção, nenhuma esperança…

Ouçam isso: nenhuma esperança. Nenhuma aspiração. Nenhum sonho. Nenhuma fantasia. Nenhum desejo. Nenhum apego. Experimente você mesmo sem estas coisas. Por um minuto façam isso. Não imaginem. Apenas observem. Não façam nenhum esforço. Não é preciso nenhum esforço. Simplesmente não se envolvam com nenhum pensamento, nenhuma intenção. Mesmo que houver a memória dos desejos, simplesmente não se envolvam com isso. Por um minuto façam isso. E experimentem aquilo que permanece.

Ao fazer isso, cuidado: não toquem no conceito: “O que vem agora?”. Apenas sejam. A mente vai dizer: “Sim, eu posso fazer isso”. Mas é apenas um pensamento. Você não está fazendo nada! Não imaginem.

Alguns de vocês podem sentir um certo barulho na mente. Não importa se você não se envolver nisso. Deixe onde ele está. Não julgue. Não avalie. Não deseje se livrar disso. Deixe tudo assim como está. E você permaneça como Quem você é.

Alguns sentem: “eu não sei fazer isso sem a mente.” Mas eu não estou pedindo que vocês façam nada! Simplesmente não se envolvam com o sentimento de que precisam fazer algo. Vocês podem estar conscientes de que a mente está fazendo muitas sugestões, julgamentos. Isto está ok. Não tentem parar isso. Simplesmente não vão fazer compras na mente Vocês podem fazê-lo. Vocês têm o poder.

É completamente natural para a mente e a atenção permanecerem no Vazio. Em certo momento se torna sem esforço. Mas o nosso condicionamento diz: “Ah, mas eu não sei se isso é bom”, “Manter a minha mente tem algumas vantagens…”. Então há alguma confusão, algum medo, porque você está colocando a mente no fogo do autoconhecimento, da autorrealização – e esse fogo não vai lhe queimar, ele só vai queimar o que você não é. Mas a mente está dizendo: “Não, eu quero salvar algumas coisas, posso manter isso ou aquilo?”. Mas estar nesse fogo não é um estado em que você está negociando.

A vida não quer nada de você. Quando você dá tudo, é você que se beneficia. Eu não estou querendo dizer que essas coisas estão erradas, não tem nada de errado com elas. É apenas reconhecer os seus apegos. Você pode dar às costas aos apegos.

Se isso for difícil demais eu mostrarei outro caminho: reconheça os apegos, e descubra quem realmente está apegado. Mas para isso você deve estar muito silencioso. Faça essa pergunta: “Quem está tão apegado?”, ou “Quem é tão perturbado?”. E fique muito silencioso, mas alerta. Não fique pensando.

O que é que vai acontecer?

Às vezes a mente vai ficar muito barulhenta. E muitas pessoas sentem “Ah não, isso é demais, eu vou parar”. Mas você deve ser diferente. Se a mente fizer barulho, você permaneça em silêncio. Não tente parar; não julgue. Não pense: “Ah não, isso não está funcionando, não vai acontecer”. Não diga nada – apenas permaneça em silêncio. Você está lá.

Permaneça apenas como a Presença, o sentimento de Ser: EU SOU.

Não crie nenhuma imagem sobre quem você é. Não se refira ao passado ou ao futuro. Apenas permaneça com o sentimento de Ser, e deixe tudo mais acontecer. Então você descobrirá algo muito bom…

Nenhum comentário: