"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, novembro 02, 2010

Transcendendo a fronteira do bem e do mal

Masaharu Taniguchi


VEJA APENAS A IMAGEM VERDADEIRA, O BEM ABSOLUTO

A base de tudo é o pensamento. Tudo foi criado através do pensamento. Portanto, se pensarmos no mal, se manifestará o mal. Isaías também disse algo que tem o seguinte significado: “Não vejas o mal. Quem vê o mal será afastado de Deus, porque para Ele não existe o mal”. Apenas o Bem existe verdadeiramente. Se em pensamento observamos o mal e não o soltamos da mente, perdemos de vista a Realidade de Deus. A verdadeira Realidade foi criada por Deus, e apenas essa criação existe eternamente, é indestrutível e seu valor não desaparece jamais.

Por que se diz que apenas o Bem existe verdadeiramente? Tanto o bem quanto o mal são existências mentais, pois são reconhecidos pela nossa mente. Contudo, o mal é sempre destrutivo. Tudo que for construído sobre o mal só poderá desmoronar. Mas é questão de suma importância saber o que é o mal e o que é o Bem. São muitos os fatos que durante a guerra eram considerados bons, mas, após a conquista da paz, passaram a ser considerados um mal. Há quem afirme que o bem e o mal são, em última análise, existências relativas, não existindo o mal absoluto nem o bem absoluto. Entretanto, nós afirmamos “Deus é Bem, logo, este mundo criado por Ele só pode ser bom”. O Bem, nesse caso, não é aquele bem relativo, que muda conforme a época e o ambiente. O Bem a que nos referimos na expressão “Só o Bem existe verdadeiramente” é o Bem absoluto, que jamais muda, transcendendo julgamentos baseados na relatividade.

Em linhas gerais, explicando sob a visão mitológica, o conceito de bem e mal consiste no conhecimento dualístico originado no momento em que Adão e Eva comeram o fruto da árvore da ciência do bem e do mal, em outras palavras, o fruto da árvore do conhecimento. Enquanto permanecermos nessa dualidade, a humanidade só terá de ser expulsa do jardim do Éden, ou seja, do Paraíso.

Por esse motivo Jesus Cristo disse: “Não julgueis, para que não sejais julgados”. Surgiu a infelicidade do ser humano quando passaram a julgar como bom ou mau o seu semelhante. Quando o homem comeu o fruto da árvore as ciência do bem e do mal, foi expulso do Paraíso. Isso significa que, enquanto vivermos no mundo da relatividade, estaremos rodeados de diversas maldades e teremos de viver constantemente preocupados e angustiados com elas.


TRANSCENDENDO A FRONTEIRA DO BEM E DO MAL

Há uma antiga poesia que diz: “Se eu não pensar ‘Isso é bom, aquilo é mau, ele é odioso, ela é graciosa’, o mundo é todo meu, agora”. Em suma, sofremos neste mundo e somos expulsos do Paraíso porque comemos o fruto da ciência do bem e do mal e julgamos uns aos outros, pensando “aquilo é bom, aquilo é mau”. Quando abandonamos o pensamento que julga como bom ou mau e visualizamos o mundo do Bem absoluto, realiza-se o paraíso eterno.

Enquanto estivermos julgando “Isto é bom, aquilo é mau”, será inevitável observarmos a parte sombria, pois em tudo existe o lado sombrio. Com isso, visto que neste mundo fenomênico toma forma aquilo que reconhecemos na mente, seremos apartados do bem e passaremos a visualizar o mal em maior quantidade. Quando visualizamos o mal, preenchemos a nossa consciência com maus pensamentos. Enquanto mantemos tal hábito, vemos o lado mau de tudo e de todos, pintando completamente o mundo com as cores do mal. Mesmo que exista a luz, não a vemos se olharmos apenas o lado da sombra. Ao acordarmos de manhã, mesmo que os pássaros estejam cantando, não ouviremos seu canto; mesmo havendo lindas flores, não as veremos; mesmo que o céu esteja limpo e iluminado, não acharemos que o céu está azul. Veremos somente notícias desagradáveis nos jornais e observaremos as partes negativas e doentias do nosso trabalho e do nosso corpo. Se o Sol estiver brilhando, resmungaremos “Que dia quente!”, se o céu estiver nublado, reclamaremos “Hoje está realmente sombrio!”. Desse modo, tudo nos parecerá ruim. Não devemos nos tornar pessoas assim.

A pessoa que sabe existir, por trás dos raios solares o Amor de Deus que tudo vivifica, que percebe no interior das nuvens escuras a misericórdia divina que tudo favorece, que vê no canto dos pássaros os irmãos da Vida que se regozijam com a Vida de filho de Deus, esta sim é aquela que visualiza o Bem absoluto no âmago dos fenomênicos bem e mal relativos. Ou seja, não pensa no bem nem no mal fenomênico ao se defrontar com uma situação desesperadora, mas reconhece o que é a sua Vida. Essa é a Vida de Deus, e a pessoa só sente gratidão. E as palavras que surgem espontaneamente em seus lábios são “Obrigado, obrigado, muito obrigado”. Disso aflora uma vida iluminada. O Bem absoluto da Imagem Verdadeira é transportado através do pensamento de gratidão. Assim, projeta-se no mundo fenomênico o mundo do Bem absoluto da Imagem Verdadeira.


PURIFIQUE O PENSAMENTO E NELE SÓ EXISTIRÁ O BEM

Por longo tempo viemos introduzindo ideias do mal no mundo do pensamento, que é a origem do mundo fenomênico. Viemos lançando a lama da ideia do mal no mundo da Imagem Verdadeira, puro e límpido como a água fresca e clara; remexemos essa água e dizemos: “Este mundo está repleto do mal”, como se disséssemos “Esta água está turva”. Estamos, afinal, olhando a sombra do nosso pensamento e, na verdade, o mal não existe de fato. A água parece estar turva, mas ela é a combinação de oxigênio com hidrogênio e não está suja. Suja é apenas a lama contida nela. De modo semelhante, não é a Imagem Verdadeira que está suja, mas o nosso pensamento que a tornou maculada. Basta purificar o nosso pensamento que enxergaremos este mundo exatamente como é sua Imagem Verdadeira, tão pura e límpida quanto a genuína água. Assim se concretiza o reino do céu aqui na Terra.


O QUE PARECE SER MATÉRIA É CONCRETIZAÇÃO DO PENSAMENTO

Mesmo no século XX, a maior descoberta da humanidade é o fato de que aquilo que existe na raiz de todas as coisas não é algo material, mas pensamento. Com o desenvolvimento da Física, descobriu-se que a matéria não passa de éter se agitando em torvelinho, o nada. Descobriu-se que a força que movimenta o éter é uma energia inteligente sem forma. Descobriu-se, portanto, que essa energia inteligente nada mais é que o pensamento, que a Fonte que preenche o Universo é Deus e que todos os corpos celestes, os minerais, vegetais e os seres vivos são concretizações dessa grandiosa energia inteligente de Deus.

Essa energia inteligente se aloja em nós e se tornou nossa Vida. Consequentemente, o nosso pensamento é uma parcela do pensamento de Deus e está interligado no todo, sendo fato natural que o nosso pensamento tem o poder de criar tudo. Por isso, apesar de a Imagem Verdadeira deste mundo ser fundamentalmente o Bem absoluto, podemos criar provisoriamente o mal com o nosso pensamento e sofrermos.


ESTABELECER UMA NOVA VIDA COM A VERDADEIRA SABEDORIA

Este mundo apresenta a imagem do mal porque comemos o fruto da ciência do bem e do mal e passamos a nos preocupar pensando no bem ou no mal. Preocupamo-nos com a ideia do bem e do mal porque vemos as manifestações fenomênicas dos cinco sentidos e pensamos que sejam a Imagem Verdadeira. A isso se diz “ser ludibriado pela sabedoria da serpente”. Foi a serpente que nos ensinou a comer o fruto da sabedoria. A serpente se movimenta rastejando sobre o solo, isto é, sobre a matéria. É símbolo da sabedoria dos cinco sentidos que reconhecem a matéria como existente.

Não devemos concluir que existe aquilo que reconhecemos através dos cinco sentidos. A água límpida é quase invisível. Enxergamos a água porque ela está turva e toda água contém alguma impureza. De modo similar, a Imagem Verdadeira não é visível aos cinco sentidos. O que vemos são sombras de nosso pensamento impuro e dizemos que este mundo tem impurezas, tem maldades. E, emitindo tal pensamento, damos origem a mais impurezas. Assim, uma impureza gera outra, sucessivamente. Dizemos com isso que o mundo fenomênico está repleto de sofrimentos. O caminho para interceptar essas impurezas é conhecer a lei da mente e procurar não suscitar mais impurezas mentais. Para isso, devemos, antes de tudo, desviar os olhos das impurezas fenomênicas e serenar a mente, visualizando o mundo da Imagem Verdadeira semelhante a uma esfera cristalina.

Lance os olhos da mente em direção à Imagem Verdadeira. Veja o mundo da Imagem Verdadeira. Veja o homem da Imagem Verdadeira. Deus é só Bem. Este mundo criado por Deus é só Bem. E o filho de Deus criado por Deus é só Bem. Não só eu sou o Bem, mas todas as pessoas são o Bem. Mentalize isso constantemente. E veja em você e ao seu redor a imagem perfeita e harmoniosa da Criação de Deus. Aí se manifestará Deus. Aí se concretizará o reino de Deus.

Este é o verdadeiro significado das palavras de Cristo “O reino de Deus está dentro de vós”. Apenas o bem existe verdadeiramente, e, se desejarmos estabelecer a nossa vida sobre o pensamento do mal, no final a nossa vida se desmoronará, porque estaremos construindo-a sobre uma base inexistente. Apenas o bem existe verdadeiramente e, portanto, a força real que nos sustenta é só o bem. Aquilo que não é sustentado pelo bem, acaba se desmoronando. O princípio que nos faz prosperar é descobrir a Realidade, e, sendo essa Realidade o Bem absoluto, quando estabelecemos nossa vida sobre esse bem, no mundo fenomênico também se manifesta o verdadeiro bem.


Nenhum comentário: