"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, novembro 24, 2010

Atenha-se a isso!




Os primeiros alunos de Mary Baker Eddy descobriram que o ensino se referia a muito mais do que apenas lidar com males físicos, pois seus fundamentos sempre foram espirituais, cristãos. Observe que a primeira pergunta no manuscrito que ela começou a utilizar por volta de 1870, não foi sobre o tratamento da doença, mas “O que é Deus?”

Gustavus A. Walther, um aluno de Mary Baker Eddy do curso da Faculdade de setembro 1888, lembrou (talvez um tanto arduamente) o chamado para “provar do cálice” que ela dirigiu a ele. Ele narra:

“Ao final do nosso curso, cada um de nós tinha de se levantar quando éramos chamados pelo nosso nome e responder à pergunta que ela faria, em frente de toda a classe. Então, ao chegar minha vez, ela apontou o dedo para mim e disse: ‘Você pode ficar doente, já esteve doente e está doente agora’? A pergunta foi de tal forma incisiva que eu não consegui responder de imediato, portanto, ela bateu o pé no chão e disse: ‘Responda-me’!

Finalmente consegui responder e disse: ‘De acordo com a Ciência Cristã, jamais posso estar doente, nunca estive doente nem estou doente agora, mas, de acordo com o senso mortal, eu poderia estar doente, ter ficado doente e ainda estar um pouco doente’. Então, ela bateu o pé novamente no chão e disse: ‘Para que você veio aqui’?

Respondi: ‘Para aprender mais sobre a Ciência Cristã’. De novo ela bateu o pé no chão e disse: ‘Por que não faz isso’? Em seguida, ela apontou o dedo novamente para mim e disse: ‘Quero que me responda’! E a seguir repetiu a pergunta: ‘Você pode ficar doente, já esteve doente ou está doente agora’?

Então, uma luz se acendeu em minha mente e eu disse: “De acordo com a verdade, eu nunca posso estar doente e eu nunca estive doente e não estou doente agora”.

Ela esperou um momento para ver se eu diria algo mais, penso eu, mas eu não disse. Então, ela respondeu: “Atenha-se a isso”! e lágrimas rolaram em sua face em regozijo por ter ela alcançado seu propósito.”
(Gustavus A. Walther, arquivo de Reminiscências, The Mary Baker Eddy Collection, Biblioteca Mary Baker Eddy).

Um mês depois, ao responder a uma pergunta em 'The Christian Science Journal', Mary Baker Eddy falou sobre seus alunos e seu conselho ainda soa verdadeiro: “Aos meus alunos foram ensinados o Princípio divino e as regras da Ciência da cura pela Mente. Daí em diante o que eles necessitam é estudar profundamente as Escrituras e ‘Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras’. Vigiar e orar, ser honestos, sinceros, amorosos e verdadeiros, tudo isso é indispensável para a demonstração da verdade que lhes foi ensinada”.



Nenhum comentário: