"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, outubro 09, 2017

Samsara: O Oceano de sofrimento


 - Mooji - 


Vamos investigar juntos.

Onde o Sansara começa?
Eu vou mostrar a vocês.
Ele começa quando você diz "eu" e assume o "eu" com um sentido pessoal, como sendo uma pessoa.
Então "vualá"... você tem Sansara!

Eu não quero dar a você respostas filosófica, isso não vai ajudá-lo.
Eu não quero dar a você uma resposta religiosa. Isso também não irá ajudá-lo.
É necessário que eu lhe dê uma resposta prática.

Você quer encontrar o fim, ou pôr um final a uma determinada coisa? Descubra onde ela começa. E então vá para antes desse início.

Como ela começa? Porque todos os seres dizem "eu". Naturalmente, ninguém ensinou a você a palavra "eu". Todas as demais palavras você aprendeu. Mas quem lhe ensinou "eu"? Essa é a grande mãe de todas as outras palavras. Porque quando você diz "eu", você não questiona esse "eu"... e todas as outras coisas você questiona.

Quando você diz "eu" e o toma como sendo pessoal – "eu sou uma pessoa" –, é exatamente aí que o Sansara começa.

Sansara significa: o oceano de sofrimento. É quando a vida está cheia de delusões, confusões, julgamentos, medos, ansiedades, depressão, promessas quebradas, sonhos desvanecidos... então o ser está cansado, frustrado, infeliz. Isso é Sansara.

Como parar isso?

Você o faz quando investiga: "para quem é este Sansara?", "Quem sente o impacto do Sansara?", "Quem sofre o Sansara"?

Porque se o sofrimento está aqui (em "mim"), a resposta também deve estar aqui. Quem está sofrendo Sanrara?

Se você diz "sou eu quem o está sofrendo" – e essa é a resposta mais natural, mais espontânea –, então eu irei pedir isso a você: "Mostre para mim o sofredor. Quem, exatamente, é esse que diz eu estou sofrendo?".

Talvez pareça estranho de minha parte estar perguntando isso a você. Porque você está tão convencido: "sou eu quem sofre, é claro!". Mas eu não estou perguntando a você "Quem", compreende? O que eu estou pedindo a você é: "Ajude-me a ver, ajude-me descobrir".

Mas você insiste: "sou eu quem o sofre!" – Esse é exatamente o lugar onde o sofrimento começa. Você está totalmente convencido de que você (enquanto "eu" pessoal) é aquele que o está sofrendo.

A resposta para este enigma do Sansara é encontrada exatamente aqui por detrás desse sentimento de existência do "eu" pessoal. A resposta subjaz ao sentimento de que "eu sou uma pessoa".

Tal sentimento do "eu" é concebido por todos como sendo um fato. E eu quero que você veja que na verdade ele é uma ficção e, então, encontre aquilo que é o fato. Quem é você enquanto fato, e não como ficção?

Se nós compreendermos este ponto, tudo estará resolvido.

Quem é aquele que está sofrendo Sansara? Pois todos estão reivindicando: "Por que você pergunta isso, Mooji? É claro que sou eu quem está sofrendo. Apenas estenda sua mão e me tire daqui".


Nenhum comentário: