"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, outubro 17, 2017

"E vós, quem dizeis que Eu Sou?"
























Chegando a Cesareia de Filipe, Jesus interrogou os seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”
E eles disseram: Uns, João Batista, outros, Jeremias ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: “E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?”
Simão Pedro, respondendo, disse: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS VIVO!” 
(Mateus 16: 13-16)


Certa vez, comentando com um cristão ortodoxo sobre esta passagem bíblica, após lhe ter dito que “Cristo é tudo em todos” (Col. 3: 11), e não somente em Jesus, e que a passagem revelava o Cristo, em Pedro, reconhecendo o Cristo em Jesus, ou seja, um lampejo de iluminação vivenciado por ele, este cristão me respondeu:

- “Mas Pedro disse a Jesus que ele era o Cristo! Por que não disse a mesma coisa aos outros? 

E eu respondi: “Porque quem fez a pergunta foi Jesus, e não os outros!” 

A resposta, aprovada por Jesus, segundo suas próprias palavras, veio não de Pedro carnal: “Não foi carne e sangue quem te revelou, mas meu Pai, que está nos céus( Mt. 16: 17).

Seja Jesus, seja João, José, Maria, ou qualquer outro, se for feita a indagação a Deus, a resposta será sempre a mesma: “TU ÉS O CRISTO, MEU FILHO AMADO!” Por quê? 

Porque Deus é tudo! Deus somente reconhece a Si mesmo como onipresença onipotente! 

Esta Verdade está registrada em 1 Samuel 16,7: “O homem vê as aparências, mas o Senhor olha o Coração”.

Deixemos, agora, os cenários bíblicos e passemos à vida prática: 

“E você, quem diz que eu sou?” 

E você, quem diz ser o seu familiar? 

Quem diz ser o seu vizinho, o seu parente, o seu professor ou aluno, o seu governante? 

Algum João Batista? Algum Jeremias? Algum profeta? 

Ou você, acreditando que Deus é tudo, responderá a cada um: “tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”?

A Verdade só revela seu Poder quando vivida na prática! 

Jesus só chamou a Pedro de bem-aventurado, pela resposta dada! Os demais estavam só “julgando pelas aparências”, enquanto o “juízo justo” se dá “pelo Coração”.

Antes de sair de casa, pela manhã, sempre se lembre de perguntar a si mesmo: 

“Quem eu digo que eu sou”? 

 “Quem eu digo que aquele ser é?” 

“Quem eu digo que são aqueles que entram em contato comigo”? 

E faça como Pedro: deixe o Pai em você – sua Cristo consciência – dar-lhe a resposta!

Ao ter isto por HÁBITO, mais e mais deixará de julgar a SI MESMO e ao próximo pelas APARÊNCIAS, o que significará, de fato, que VOCÊ estará sendo um bem-aventurado! como deus, sabendo olhar o coração!


Nenhum comentário: