"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, outubro 25, 2014

A cura sem palavras ou pensamentos

 Capítulo 23 
- Final -

A CURA SEM PALAVRAS OU PENSAMENTOS

Todo o universo é infinitamente perfeito agora. Todos os seres já são infinitamente perfeitos agora. Todos os acontecimentos estão se manifestando em harmonia perfeita agora. Só existe o universo espiritual perfeito. Só existe o agora. Nada há para ser corrigido ou melhorado.


"Porque a sabedoria deste mundo é
 loucura diante de Deus; pois está escrito:
 Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
 E outra vez: o Senhor conhece
os pensamentos dos sábios, que são vãos." 
I Coríntios 3:19-20

Imediata reação diante das aparências

Pelo uso contínuo dos princípios aqui apresentados, chegará o praticista espiritual a uma condição que lhe propiciará uma imediata "reação" às aparências deste mundo, no sentido de soltá-las tão logo quanto estas lhe cheguem, sem que para isto ele se veja forçado a fazer uso de palavras ou de pensamentos; o praticista simplesmente se porá na posição de Deus, vendo o Seu Universo pronto e perfeito, e reconhecendo-o como já estando "muito bom”. 

A cura sem palavras e pensamentos corresponde à IMEDIATA REAÇÃO, da parte do praticista, quando ele imediatamente interrompe toda avaliação dos quadros da aparência para permitir que FLUA O PLANO DIVINO, antes mesmo que a mente humana possa dispor de tempo para avaliar aquele "Plano" e mostrá-lo à sua moda, isto é, antes mesmo que a mente humana ache oportunidade para atuar hipnoticamente sobre o praticista e lhe sugerir o seu ilusório conceito distorcido referente ao próprio Plano divino.

Não devemos pensar que a simples permanência numa condição de indiferença, frente aos problemas trazidos, possa realizar o trabalho de cura; antes, eles devem ser encarados de frente, para serem impersonalizados e nadificados. A cura sem palavras e pensamentos somente poderá se dar quando o praticista estiver "acima das aparências", ou quando ele puder se colocar nessa altitude de modo imediato, reconhecendo as aparências pelo que são por natureza: puríssimo NADA!

A cura “sem palavras ou pensamentos” é a mais elevada e eficaz. O praticista, convicto dos princípios estudados e assimilados, se abre rápida e inteiramente ao FLUIR LIVRE DA REALIDADE DIVINA. É o ponto em que já não existem mais as noções de "praticista" e de "paciente". Há somente Deus! Há somente o Eu Sou, o divino Eu que constitui o ser individual de todos nós. 

A ilustração do Parque de Diversões

Se contemplarmos descontraidamente um "parque de diversões", veremos enorme quantidade de brinquedos em funcionamento, cada qual dentro de suas próprias características. Poderemos estar vendo, por exemplo, a roda-gigante, o carrossel, o trem-fantasma, etc. De repente, suponhamos que tudo ficasse parado. Que a energia elétrica tivesse sido cortada. Que conclusão iríamos tirar? Que não havia, de fato, um número enorme de brinquedos funcionando! Havia somente UMA ENERGIA ELÉTRICA em atividade, que se mostrava como a atividade específica de cada um daqueles inúmeros brinquedos. 

A compreensão desta ilustração facilitará muito para que um praticista possa realizar a chamada "cura sem palavras ou pensamentos”. Ciente de que SOMENTE EXISTE UM SER, DEUS, rapidamente ele poderá descartar tudo que parecesse relacionado com algum "ele", "ela", "dele", "dela", etc., para simplesmente se dar conta da ONIPRESENÇA FLUINDO E SENDO.

Nas revistas da UNIDADE, com freqüência encontramos a frase: "DEIXE IR! DEIXE DEUS!". Esta é a chave da vivência espiritual, e da "cura espiritual". DEUS É! O Universo perfeito da Realidade não necessita de "pensamentos dos sábios", que, segundo a Bíblia, "são vãos".

O Princípio do Não-Poder 

A cura, "sem palavras ou pensamentos", pode ser realizada através da aplicação imediata do chamado "Princípio do não-poder". Como temos visto, a mente humana aceita que há "dois poderes", o do bem e o do mal; assim, partindo dessa crença falsa, ela nos tenta compelir a "enfrentar o mal". Muitos vão em busca de um "poder divino", na esperança de que poderão usá-lo no combate ao mal. Porém, Jesus nos advertiu para que "não resistíssemos ao maligno", e esta recomendação nos conduz a um dos mais profundos segredos da cura espiritual. Não existe "poder maligno"! Não há DOIS poderes reais em atividade! Desse modo, não poderíamos considerar haver um "poder divino" que fosse combater um suposto, mas inverídico, "poder maligno". Quando estudamos que DEUS É O ÚNICO PODER, isto quer dizer que Deus deve ser encarado como o Princípio Infinito Automantenedor do Universo, e que Deus deve ser reconhecido como o TODO EM EXPANSÃO INFINITA, UNO, PERFEITO, SEM OPONENTES DE QUALQUER ESPÉCIE. O discernimento pleno deste ponto nos leva ao "Princípio do não-poder".

O praticista de cura espiritual não entra em lutas contra o mal. Ele sabe que Deus, sendo a Consciência Universal, Se manifesta livre e infinitamente COMO cada Ser individual. E sabe que esta Consciência é, exatamente AGORA, a REALIDADE AUTO-SUFICIENTE que constitui TODO O UNIVERSO.

Não há um "poder do bem", uma vez que não há nenhum "poder do mal". O que há é somente Deus! O "Adão que comeu do fruto do conhecimento do bem e do mal" não é o "Eu VERDADEIRO". A REAL IDENTIDADE DO HOMEM É A CONSCIÊNCIA DIVINA, O PRINCÍPIO SEMPRE-OPERANTE DO UNIVERSO. A CONSCIÊNCIA DIVINA É A SUBSTÂNCIA DE NOSSO SER, É AUTO-SUFICIENTE, E ABRANGE, EM SI MESMA, TODO O UNIVERSO INFINITO, A EXEMPLO DO OCEANO, QUE ABRANGE, EM SI MESMO, A TOTALIDADE DE SUAS GOTAS.

Considerações Finais

Procuramos, nestes capítulos, apresentar didaticamente o que nos foi possível colocar em palavras, a respeito do complexo tema que é a "cura divina". Sabemos que o que não foi escrito será espontânea e diretamente revelado ao leitor por sua própria Consciência Iluminada, caso realmente se interesse pelo assunto. Alguém "interessado e dedicado" saberá ler, interpretar e extrair muito mais das entrelinhas do que das próprias linhas escritas. Sua dedicação sincera o fará consciente de sua eterna e inquebrantável condição de integração ou de unidade com a própria mensagem.

FIM

[caminhoinfinito.jpg]

2 comentários:

SERgio disse...

Grato,Amigo Gustavo!

Para eu, um dos melhores livros
que existem, apontando para a Realidade
que está mais próxima do que próximo:
Aqui-Agora, onde só Eu Sou/Estou!

Reverências!

Namastê!

SER-gio.

Templo disse...

Agradeço, SERgio, por ter acompanhado toda esta série.

Acredito que os textos apresentados tem o poder de contribuir bastante para uma substancial melhora na vida (interior e exterior) de todas as pessoas que tiveram contato com esses ensinamentos. Esse, aliás, foi o propósito dos textos que vêm sendo apresentados nos últimos meses.

Em minha opinião, os ensinamentos místicos/metafísicos de Joel Goldsmith são eficazes por causa da linguagem simples e facilidade com que ele consegue transmitir assuntos profundos. Ao ler textos como os de Joel Goldsmith, o leitor passa a se identificar espontaneamente com o conteúdo apresentado, e uma voz interna soa, dizendo: "sim, é isso mesmo! Reconheço essa verdade."

Agradeço a você, e aproveito também para agradecer a todos os leitores que acompanharam a série. Desejo que isso possa trazer a vocês todos os benefícios necessários a uma vida plena, alegre e realizada.

Grande Abraço a todos!
Reverências!
Namastê!