"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, maio 19, 2012

O Caminho para sorver a Vida Infinita - 05

Masaharu Taniguchi


O princípio fundamental da Seicho-No-Ie é: o homem é Deus, a Vida do homem é Deus. Sendo Deus absolutamente saudável, o homem também só pode ser absolutamente saudável. Quando tomamos consciência de que o homem, na sua Imagem Verdadeira, é originariamente sempre saudável e que somente a Imagem Verdadeira originária constitui toda sua existência, imprimimos na mente a saúde absoluta. Tudo que imprimimos na mente, seja o que for, não deixa de ser impresso também em todas as células do corpo carnal, porque, como já foi dito anteriormente, as células do corpo carnal são existências dotadas de consciência. Por este motivo, imprimindo na mente a saúde absoluta manifesta-se a saúde absoluta no corpo inteiro, realiza-se a saúde absoluta em todas as células. Então, como conseguiremos adquirir e desenvolver a consciência da saúde absoluta? Conseguiremos da seguinte forma: 1º) mentalizando que a nossa própria Vida é Deus no seu aspecto originário; 2º) mentalizando somente o aspecto originário; 3º) reconhecendo que somente o aspecto originário é o "todo" da existência. Quando essas três condições são totalmente satisfeitas, o nosso pensamento reflete sem distorção a Imagem Verdadeira, enche-se de Verdade e concebe a Verdade propriamente dita. E, como o pensamento automaticamente vai se aprofundando cada vez mais naquilo que se vai mentalizando, mantendo esse hábito de pensamento avançamos cada vez mais em direção à Verdade, conscientizamos cada vez mais profundamente todas as existências do mundo da Imagem Verdadeira.

E assim, quando passamos a conscientizar mais profundamente o estado perfeito da Imagem Verdadeira da Existência, nós, do mundo fenomênico, manifestamos cada vez mais a perfeição e todos os aspectos: nossa saúde aumenta e tanto o corpo carnal como o espírito passam a ter a capacidade multiplicada. A necessidade de conscientizar constantemente a saúde para continuar saudável deve-se ao fato de a mente não ser capaz de manter-se imóvel: ou avança ou retrocede. Nossa mente, quando não concebe pensamentos mais elevados, ocupa-se com assuntos mais baixos, e gradativamente vai perdendo a posição que conquistou até então. Mas, quando a nossa consciência prossegue desenvolvendo-se cada vez mais intensamente, não só deixaremos de perder as coisas boas que conquistamos até então, mas, muito mais que isso, acrescentamos coisas ainda melhores. Por isso, se desejamos tornar a Vida cada vez mais grandiosa, precisamos ir aprofundando a cada dia que passa a compreensão da Verdade. Quando conscientizamos mais e mais a Verdade da Vida, ou seja, quando aprofundamos mais e mais a consciência acerca da nossa Imagem Verdadeira perfeitamente saudável, concomitantemente nossa saúde vai melhorando cada vez mais. Precisamos compreender que somente a Imagem Verdadeira inerente a nós é que realmente existe. O melhor caminho para manifestar a Imagem Verdadeira inerente a nós é sentar corretamente e a contemplar em silêncio.

Caro leitor, arranje um período de trinta minutos todos os dias, de manhã e à noite, para silenciosamente praticar a Meditação Shinsokan. Recomendo, como sugestão, que recite os quatro versos do Canto Evocativo de Deus, e depois repita mentalmente: "Eu agora deixo o mundo dos cinco sentidos e entro no mundo da Imagem Verdadeira". Em seguida repita: "Agora, exatamente aqui onde estou, é o mundo da Imagem Verdadeira, é o Oceano de Infinita Sabedoria, é o Oceano de infinito Amor, é o Oceano da Infinita Vida, é o Oceano da Grande Harmonia"; visualize isso vividamente, imaginando que a grande harmonia da Vida de Deus flui para o seu interior, inspirando lentamente. Entre num estado de total identificação com Deus, que torna impossível saber onde termina o eu e onde começa Deus, e mentalize a Imagem Verdadeira, na qual você é de fato agora perfeitamente saudável! E conscientize a Imagem Verdadeira da sua própria Vida, que sempre e por toda a eternidade é absolutamente saudável, pois a Imagem Verdadeira originária do homem é eternamente saudável, assim como Deus o é. O que não é Imagem Verdadeira originária não existe. Aprofunde asinda mais essa convicção e veja mais nitidamente a Imagem Verdadeira da sua própria Vida! Quando assim procedemos, a Vida infinita e originariamente saudável que está dentro de nós é desenvolvida, e a saúde manifesta-se ainda mais nitidamente na forma carnal.

Viver com a consciência de saúde significa infiltrar a ideia da saúde na mente através de todos os tecidos do corpo carnal, de todas as células, cada qual dotada de Vida, e assim tornar o corpo carnal saudável. Se as células do corpo físico estão conservando o aspecto que apresentam neste momento, é porque nelas se aloja a consciência, ou seja, a "mente". Quando aprofundamos nessa "mente" a ideia de que a nossa Imagem Verdadeira é Deus é é agora absolutamente saudável, o corpo carnal não pode deixar de se transformar em corpo absolutamente saudável. A Imagem Verdadeira e a saúde não podem existir separadas; ambas são uma eterna unidade. Você existe; o que existe não é outra coisa senão a Imagem Verdadeira; portanto, você é perfeitamente saudável. Você vive - esse fato prova que você é saudável. No mundo da Imagem Verdadeira, o fato de estar vivendo não pode significar outra coisa senão ser saudável. A saúde e a Vida, no mundo da Imagem Verdadeira, não podem existir separadas. E todo o seu ser vive no mundo da Imagem Verdadeira. Todo o seu ser compõe-se da Imagem Verdadeira. Fora isso, não existe outro você.

A sua Imagem Verdadeira é límpida, cristalina, pura, imaculada e absolutamente saudável! Conscientize essa Imagem Verdadeira! É nisso que consiste o segredo para conseguir a saúde absoluta. Caro leitor, mentalize que os seus tecidos são todos saudáveis, pois, mesmo que você esteja neste momento manifestando doença, na verdade a sua Imagem Verdadeira é saudável! O aspecto captado pelos cinco sentidos não passa de falsidade. Fite a Imagem Verdadeira! Quando assim proceder, a sua mente conscientizará apenas a saúde perfeita, nada mais. Para manifestarmos no mundo fenomênico a saúde perfeita, precisamos ir purificando essa consciência cada vez mais. Se praticarmos a Meditação Shinsokan todos os dias, sem falta, e prosseguirmos nossa jornada sempre em direção à Imagem Verdadeira, a consciência se avivará, penetrará na Imagem Verdadeira da Vida e infiltrar-se-á até a essência em nossa Vida. Uma das maneira de obter isso é mentalizar repetidas vezes, após a entoação do Canto evocativo de Deus, as palavras do "Canto para contemplar a Imagem Verdadeira", que se encontra na abertura deste volume, voltar toda a mente unicamente para o mundo da Grande Harmonia criado por Deus e concentrar o pensamento visualizando a cena grandiosamente harmoniosa deste mundo da Imagem Verdadeira repleto de Sabedoria, Amor e Vida. Feito isto, devemos energeticamente afirmar em pensamento, como todo o sentimento, com a totalidade do espírito, que somos filhos de Deus que está no mundo da Imagem Verdadeira grandiosamente harmoniosa, e visualizar que tudo de bom que Deus possui flui para dentro de nós, que a Grande Vida vive dentro de nós e nós dentro dela, e que somos inseparavelmente unos com a Grande Vida. Quando assim fazemos, tudo o que pertence à nossa realidade será elevado ao estado perfeito do mundo da Imagem Verdadeira. Nesse momento a Imagem Verdadeira passa a pertencer a este mundo, a ideia torna-se corpo carnal e todas as formas superiores existentes no mundo da Imagem Verdadeira tornam-se propriedade nossa. Assim, em relação ao corpo carnal, descobrimos a saúde perfeita, descobrimos a força vital fértil, conseguimos desenvolver dentro da paz infinita a infinita capacidade, e percebemos que a imensurável força de Deus é a nossa força.

A Meditação Shinsokan é exatamente a contemplação da Imagem Verdadeira, e quanto mais sinceramente reconhecermos a Imagem Verdadeira da nossa Vida, que é o aspecto verdadeiro da existência, seremos a própria Imagem Verdadeira. Seremos a autêntica personificação da harmonia de Deus. Quando isso acontece conquistamos a liberdade perfeita, a qual nada é capaz de tolher. A fé é um elemento indispensável para trazer a Imagem Verdadeira ao mundo das formas. Ficarmos simplesmente admitindo o caráter harmônico da Imagem Verdadeira e pensando na originária Imagem Verdadeira perfeita ainda não é o suficiente. É preciso que o nosso pensamento coincida perfeitamente com a Imagem Verdadeira de que tudo que existe, e que a Imagem Verdadeira da Vida coincida com o nosso pensamento, de tal modo que entre ambos não haja fresta alguma. Para que a fé coincida perfeitamente com a Imagem Verdadeira são necessárias a leitura da Sutra Sagrada, a prática da Meditação Shinsokan e práticas de atos de amor e caridade. Se não purificarmos nossa compreensão da Verdade através da Meditação Shinsokan, essa compreensão não passará do nível simplesmente intelectual. Mesmo que tenhamos compreendido a Imagem Verdadeira, isso não significa que conhecemos perfeitamente a Verdade. Só podemos dizer que compreendemos perfeitamente a Verdade quando o grau de conhecimento da Imagem Verdadeira se elevar ao nível de fé inabalável. O único meio para apreender com a nossa mente a Imagem Verdadeira de tudo o que existe é ler escrituras da Verdade tais como as da Seicho-No-Ie e livros como "A Verdade da Vida", e compreender corretamente a Verdade, evitando assim a visão errônea. Paralelamente a isso, praticar a Meditação Shinsokan para que a Verdade se converta em fé e seja colocada em prática através de atos de altruísmo. Quando a "Sabedoria" recebe da "fé" o sopro da Vida, e nós a vivenciamos através da caridade, a Verdade torna-se algo vivo. Nesse momento, a nossa mente já não verá apenas o aspecto superficial da Verdade e se tornará perfeitamente "um" com a verdadeira Vida da nossa Imagem Verdadeira originária; e, deixando definitivamente de girar em torno da Imagem Verdadeira, nos identificaremos com ela - quando isso acontecer, podemos dizer que compreendermos perfeitamente a Verdade.


Do livro "A Verdade da Vida, vol. 8", pp. 111-117


Nenhum comentário: