"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, abril 14, 2010

Estados de consciência

Dárcio Dezolt


A percepção de que Deus é a Consciência única permite que nos identifiquemos com essa unidade e possamos conhecer a Verdade de que "temos a Mente de Cristo". Esta identificação correta anula a falsa, ligada à suposta mente humana; e, assim, as crenças hipnóticas universais acabam se mostrando como são: inoperantes e sem qualquer poder.

Suponhamos que alguém experiencie este Despertar espiritual de que sua consciência atual é a própria Consciência crística ou divina. Para as demais pessoas, que ainda se identificam com a mente humana, o homem "Desperto" passa a ser rotulado de "iluminado", "mestre", "praticista espiritual" etc. Desse modo, para a "mente humana", estará existindo, por exemplo, um curador espiritual e seus pacientes. Se este praticista se dedicar a contemplar os supostos pacientes com o "Olho Crístico", verá a Consciência infinita Se desdobrando em cada um deles, no lugar de vê-los como seres humanos em diversos estágios mentais de consciência. Quando as pessoas são receptivas à ação pura desta Consciência única, indivisível e onipresente, "curador" e "pacientes" são transcendidos, e, como efeito visível, teremos as chamadas "curas espirituais".

Este efeito curativo é recebido igualmente por todas as pessoas? Não. O envolvimento com as crenças humanas, tanto por parte do "curador" quanto por parte dos "pacientes" influi na receptividade à Verdade. Em vista disso, em muitos ensinamentos espirituais, surgiu a propalada questão dos estados ou estágios de consciência.

Didaticamente, podemos subdividir a mente humana em consciente e subconsciente. A receptividade espiritual se relaciona com a habilidade ou facilidade com que a pessoa consiga deixar de lado a análise puramente lógica ou intelectual, em termos humanos, para permitir a percepção da atuação transcendental da Consciência única nela própria. Como essa facilidade difere de indivíduo para indivíduo, em função de diversos fatores, todos ligados ao envolvimento de cada um com o mundo das aparências, alguns autores de temas metafísicos dão o nome de "estados de consciência" a cada uma dessas supostas graduações de receptividade.

As palavras são meramente expedientes que buscam elucidar uma idéia. Se, por um lado, essas explicações agradam ao intelecto humano, por tratarem de algo aparente, por outro lado, se não ficarmos atentos, teremos o endosso de que a ILUSÃO existe! Que é ilusão? A crença na inexistência! A VERDADE ABSOLUTA É CLARA: DEUS, A CONSCIÊNCIA ILUMINADA, É A ÚNICA CONSCIÊNCIA.

Assim, por mais que os supostos "estados de consciência" pareçam existir, são todos ILUSÃO! Aceitá-los como existentes, quando estudamos a Verdade Absoluta, seria negar a BASE do estudo: a UNIDADE.

Por difícil que possa parecer, devemos deixar de lado todas as "diferenças humanas", baseadas no "julgamento segundo as aparências". Disse Jesus: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas cousas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos." (Mateus 11:25).

Há pessoas que justificam a permanência de seus problemas com argumentos do tipo: "Eu não pude elevar a minha consciência o suficiente para resolvê-los". Este é o perigo de encararmos os "estágios de consciência" como existentes! Somos levados a acreditar que tudo depende de nossa elevação de consciência, quando, na verdade, nossa posição é a de nos tornarmos receptivos à atuação da Consciência única, que é Deus. Jamais a suposta "mente humana" se elevará à Consciência divina, assim como jamais a escuridão atingirá a luz. A "mente humana" é NADA! As curas espirituais e a solução espiritual para todos os tipos de problemas não dependem de nada que seja ilusório; assim, independem dos chamados "estados de consciência". Para explicar esta Verdade, disse Jesus: "O Pai, que permanece em mim, faz as obras".

A compreensão deste princípio é fundamental, pois nele está implícito o motivo de não haver esforços mentais na prática da Verdade. Não meditaremos para "elevar a consciência", e sim para "aguardar a descida do Espírito Santo", ou seja, a revelação espontânea de que a Consciência infinita já é a nossa única Consciência individual. O Caminho não é o do "esforço", mas o da "dedicação". Iremos nos dedicar a manter a mente voltada para o nosso íntimo, para o Reino de Deus "dentro de nós". Aos olhos da crença, estaremos "evoluindo"; porém, aos nossos olhos, estaremos somente reconhecendo continuamente a nossa verdadeira e única IDENTIDADE DIVINA.

A mente ilusória estabelece, por exemplo, diferentes estados de consciência para um religioso e para um ladrão; além disso, aceita que estamos em constantes flutuações mentais, ora calmos, ora nervosos, etc. Precisamos sair desta esfera de crenças mortais, abrindo-nos à AÇÃO ÚNICA do Absoluto! TODOS OS SERES JÁ SÃO ILUMINADOS! TODOS SÃO O FILHO DE DEUS! Este reconhecimento é o ponto de partida, caso contrário, inexiste estudo da Verdade. Se formos "julgar segundo as aparências", os princípios espirituais não terão qualquer propósito. Deles nos utilizamos justamente para que as aparências sejam transcendidas. Que significa "transcender as aparências"? Significa RECONHECER a Onipresença de Deus e o puro NADA que são a "mente humana" e todos os seus supostos "julgamentos".

Habituando-nos à meditação correta, sabendo aguardar, aguardar e aguardar em silêncio e quietude, com a Mente em contemplação direta da Realidade iluminada já presente, perceberemos que jamais estivemos separados de Deus. E esta comunhão consciente surgirá também visivelmente COMO condição de harmonia nos vários segmentos de nossas vidas.


2 comentários:

Edmilson disse...

Eu não acompanho o seu blog sempre, porque estou ocupado fazendo outro blog. São muitos textos dos mestres não-duais que estou organizando. Mas, às vezes quando leio algum artigo escrito por você, percebo a sua clareza e profundidade.

Felicidades!

Gugu disse...

Edmilson,


Obrigado pelo comentário elogiando o texto. O texto, entretanto, não fui eu quem escreveu, foi o Dárcio Dezolt.
Ele é quem merece os elogios.

Gosto de acompanhar o seu site. Seus artigos também são claros e precisos.

Muito obrigado.
Grande Abraço.