"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Para ter bons amigos

Masaharu Taniguchi

"O sentimento que leva alguém a considerar a pessoa amada como um meio para obter a própria felicidade é o amor-apego. O amor verdadeiro é aquele que liberta. O amor-apego tolhe e restringe a liberdade da pessoa amada. Quem ama de verdade sente alegria em dedicar-se à pessoa amada e não em fazer com que ela lhe sirva para atender às suas vontades. Devemos proporcionar à pessoa amada a liberdade de agir. Certa senhora, por quem tenho grande respeito, disse: “Eu amo meu filho, e por isso mesmo jamais penso em moldá-lo segundo a minha preferência. As mães, que amam os filhos, querem criá-los de acordo com as próprias preferências. Após lutar durante muito tempo contra essa tentação, finalmente alcancei o estado espiritual de desprendimento e tornei-me capaz de deixar meu filho seguir livremente o próprio rumo, da mesma forma que uma pessoa que solta a pipa, ao sentir que ela está puxando, dá-lhe mais linha para poder subir mais. Quando passei a agir desse modo, meu filho deixou de ser rebelde e se reconciliou comigo”.

Toda situação negativa ocorre como reação aos tolhimentos, às restrições. Esta vida, em seu aspecto natural, é perfeita. A superfície da água é plana enquanto não sopra o vento. As águas se encrespam quando o vento exerce ação sobre elas. Se você ama alguém, não tente moldá-lo e fazê-lo agir conforme a sua vontade. Deixe-o seguir o próprio caminho, da forma que ele quiser. Proporcione-lhe a verdadeira liberdade. Talvez ele tropece algumas vezes no começo, mas aprenderá com tentativas. E logo terminará o período de aprendizagem. Quando isso acontecer, com certeza você descobrirá que ele se tornou um grande colaborador seu, e constatará que ele o ajuda de boa vontade no seu trabalho, aplicando o método que ele escolheu, e faz isso de modo mais perfeito do que você havia planejado.

Aquele a quem você proporciona a liberdade retorna espontaneamente e passa a ser um verdadeiro amigo e colaborador. Quando você nada exige do outro e lhe proporciona a liberdade para buscar a própria felicidade, ele consegue o auto-aperfeiçoamento, volta para junto de você e nunca mais se afastará. Nesse caso, você nada exigiu dele. O amor deve ser doação ilimitada. O “amor que exige” é imitação de amor, não é o amor verdadeiro. Da imitação de amor não é possível obter amigos verdadeiros. Somente o amor verdadeiro traz amigos verdadeiros."


2 comentários:

Mizi disse...

Gugu, espero que sejamos sempre bons e verdadeiros amigos. E espero que estejamos sempre lado a lado (talvez não num sentido físico... mas abstraia também um sentido espiritual. Por que há pessoas que estão muito próximas de nós, fisicamente falando, mas nem por isso estão ao nosso lado. Nem por isso são capazes de dar esse amor de que trata o post).

Você sabe que vai sempre ter em mim um porto seguro, pois sou seu amigo sempre. Pro que der e vier, em qualquer situação... E eu vou sempre esperar por você. Eu ser ser esse amigo para você. Eu quero representar algo a mais do que apenas um colega. Isso porque você merece ter um amigo assim. E eu vou me esforçar para ser sempre dessa forma.

Obs.: algumas vezes eu talvez venha a falhar, como às vezes já falhei... Mas, se isso vier a acontecer (o que não pretendo), também espero que não desista de mim, e saiba esperar por mim... e saiba me amar. O Amor não exige, Gugu. O post está certíssimo. Mas nem por isso o Amor deixa de ser uma via de mão dupla. Amor de via única também pode ser uma forma de apego e fazer muito mal. Além disso, se for só de via única, pode facilmente se acabar. Mas se estivermos unidos, tal qual um feixe de bambu, nada poderá nos vencer. Enfim... amor é isso. Parece complicado... mas é simples.

Abraços!
MAG

Templo disse...

Falou e disse, Mizi!
Seu comentário foi uma oração.
Eu digo amém.


Abraços.