"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Matéria: a "sombra" da mente fenomênica (1/2)

Masaharu Taniguchi


"Não tomeis por Realidade
a matéria que percebeis através dos sentidos.
A matéria não é a substância das coisas,
não é Vida,
não é Verdade;
na matéria em si não existe inteligência,
nem existe sensibilidade.
A matéria é afinal o "nada" e nela
não existe qualidade inerente.
O que atribui qualidade à matéria é a mente e,
somente ela."
(Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade)


Este trecho fala da "inexistência da matéria". Ao despertarmos para a inexistência da matéria, isto é, ao compreendermos que a matéria, que parece existente, não é existência verdadeira e não passa de projeção da mente, tornamo-nos livres em todos os sentidos e desaparecem todos os empecilhos. A matéria se torna um empecilho justamente porque pensamos que ela seja uma existência sólida, inflexível. Se compreendermos que a matéria é como a ilusão produzida por um ilusionista e nós próprios nos tornarmos ilusionistas, este mundo tornar-se-á flexível e maleável.

Normalmente, as pessoas consideram existência verdadeira os objetos materiais que percebem através dos sentidos. Por exemplo, vendo uma cadeira ou o seu próprio corpo carnal, pensam que eles existem verdadeiramente, de modo absoluto. Entretanto, elas estão enganadas. A matéria, que é perceptível aos sentidos, não é substância, não é essência, não é a coisa em si. Na matéria - por exemplo, na cadeira em que estou sentado ou nos pilares deste templo - não existe Vida. Na matéria em si não está a Verdade. A matéria em si não possui nem inteligência, nem sentidos, nem consciência. Se não a reconhecermos ela não existirá. Poderá alguém dizer que a matéria existe independentemente de a reconhecermos ou não, e até mesmo em nossa ausência. Mas os espectros podem atravessar paredes e entrar num aposento hermeticamente fechado. O mundo dos espectros é constituído de um outro tipo de vibração mental (frequência diferente), motivo pelo qual eles não reconhecem a matéria; logo, a matéria não existe para eles. É por isso que eles atravessam paredes e penetram num aposento que para nós parece hermeticamente fechado. Esse fato nos ajuda a compreender que a matéria, como diz a sutra sagrada, é "nada"; ela não é uma existência sólida que possua natureza própria.

Ontem, um visitante me pediu para explicar de modo facilmente inteligível a inexistência da matéria, pois ele achava muito difícil de entendê-la. Para explicar que a matéria é mera projeção da mente, disse-lhe: "Parece que a morte ocorre no momento em que o corpo carnal fica inerte, mas, na verdade, a pessoa já está morta uns dias antes, no mundo da mente", e citei três exemplos, dos quais apresento um: Certa noite, quando o couraçado Kawáti navegava pelas costas da província de Aomori, alguns tripulantes que estavam no convés viram uma bola de fogo (*nota: Na mitologia xintoísta japonesa, acredita-se que uma bola de fogo aparece quando morre alguém) aparecer perto de um canhão. Foram até lá, mas não encontraram nada de anormal. No navio não havia nenhum morto nem moribundo. Entretanto, após uns dias, um marinheiro morreu prensado no mesmo canhão, de onde partira a bola de fogo. Isso significa que, no mundo da matéria, o marinheiro morreu no momento em que foi prensado pelo canhão, mas, no mundo da mente, a sua morte havia ocorrido antes, quando apareceu a bola de fogo.

Eu disse "mundo da mente" e, a propósito, peço aos senhores que não o confundam com o mundo da Imagem Verdadeira, que é bem diferente. Neste caso, "mente" significa pensamento. Numa comparação, a mente corresponde às ondas que se formam na superfície do mar, o qual, por sua vez, corresponde à Grande Vida.

A Sutra Sagrada, no capítulo intitulado "Deus", diz: "Deus, ao criar todas as coisas, (...) cria unicamente com a Mente". Nessa citação, "Mente" (com "m" maiúsculo) é a mente-Imagem Verdadeira, é a mente que existe verdadeiramente, é a mente verdadeira, é a Mente de Deus. Portanto, o mundo da Imagem Verdadeira, criado por Deus e constituído pelas ideias de Deus, é um mundo sumamente belo, sublime e harmonioso. Além do mundo da mente e do mundo da Imagem Verdadeira, "existe" um mundo projetado pela mente em ilusão, que é este mundo visível aos olhos carnais. Eu disse que ele "existe", mas não é existência verdadeira, sendo apenas manifestação (aparência). Tudo que ocorre no mundo material é primeiramente formado no mundo mental e depois projetado no mundo visível. Em outras palavras, este mundo fenomênico é projeção imperfeita do mundo da Imagem Verdadeira, porquanto este último é encoberto e distorcido pelos pensamentos errôneos do homem. Referindo-se a isso, o budismo prega que este mundo é produto de ilusão e que, portanto, não passa de ilusão.

Bem, voltando ao caso do marinheiro, devo esclarecer que não foi no mundo da Imagem Verdadeira (mundo da primeira criação, realizada pela Mente e Sabedoria de Deus) que ele morreu prensado pelo canhão, mas no mundo mental (mundo da segunda criação, realizada pela mente do homem) uns dias antes de morrer fisicamente. O mundo da Imagem Verdadeira é de suprema perfeição, e, portanto, nele jamais ocorrem acidentes nem existem homens prensáveis por um canhão. Quero deixar bem claro que aquilo que chamo de "mundo mental" não é o mundo da Imagem Verdadeira.

Tudo que acontece neste mundo visível é manifestação daquilo que já ocorreu no mundo mental. Isto quer dizer que a destruição que ocorre no mundo visível é projeção da destruição que já ocorreu no mundo mental. Alguém poderia indagar: "Então, uma desgraça já consumada no mundo mental manifestar-se-á inevitavelmente neste mundo material? Não haveria alguma maneira de impedi-la?". Há, sim. O fato pode ser corrigido pela ação de pensamentos positivos antes de se concretizar no mundo material. Como exemplo, podemos citar a terapia à distância e a terapia direta, que consistem na transmissão de pensamentos positivos ao paciente a fim de corrigir suas falhas mentais. Não fazemos mentalizações positivas para transformar o corpo carnal, a matéria em si, visível aos olhos. Já que doenças e infelicidades são projeções ou materializações de desajustes mentais, corrigindo-os no plano mental, serão corrigidas automaticamente as consequentes manifestações materiais.

O volume 9 da coleção A Verdade da Vida cita a jovem médium Reine que profetizara a Primeira Guerra Mundial antes que esta se concretizasse no plano material. essa jovem vira, através da clarividência, milhares de soldados sendo conduzidos de trem para o local de batalha, pilhas de cadáveres, milhares de feridos, cidades incendiadas e outras cenas que iriam acontecer. Isso nos faz compreender que a primeira Guerra Mundial era um fato inevitável, pois já havia acontecido no mundo mental antes de se concretizar no mundo das formas. Em uma outra sessão, Reine foi conduzida por um espírito chamado Vetterini a um plano bem elevado do mundo espiritual e lá deparou com uma cena curiosa: inúmeros espíritos elevados emitiam ondas parecidas com faixas reluzentes de pano branco, que eles agitavam incessantemente para enviar suas vibrações à Terra. reine quis saber do que se tratava, e Vetterini explicou que os espíritos elevados se esforçavam ao máximo para minimizar a extensão da tragédia da Grande Guerra que estava prestes a irromper na face da Terra. Isso quer dizer que, antes de se iniciar a guerra na Terra, já estava acontecendo uma "conturbação" no mundo mental. Em outras palavras, já estava rodado o "filme da tragédia" que iria ser projetado na tela terrena. E corrigir esse "filme" era a tarefa daqueles seres espirituais. Algo parecido com faixas reluzentes de pano branco que os espíritos elevados ondeavam eram vibrações de luz enviadas ao mundo mental para neutralizar as vibrações tenebrosas e corrigir o "filme da tragédia".

Esse é um caso de intervenção para atenuar tragédias, mas existem também casos em que os espíritos elevados enviam vibrações mentais de luz para minorar ou eliminar doenças. É um erro pensar que participam do nosso Movimento de Iluminação da Humanidade somente pessoas encarnadas. Dele participam também espíritos elevados que, do mundo espiritual, enviam vibrações mentais de auxílio e proteção. Por exemplo, quando um adepto da Seicho-No-Ie transmite aos semelhantes a Verdade que mal assimilou, muitas vezes ocorre a cura repentina de doença considerada incurável, sem que o enfermo também tenha compreendido bem a Verdade da inexistência da doença. Isso ocorre porque as poderosas vibrações mentais de luz enviadas pelos espíritos elevados destroem as vibrações mentais de ilusão.

Quando ocorre no mundo mental qualquer infelicidade que está para se projetar no mundo material, os espíritos elevados a percebem mais rapidamente do que os encarnados e, havendo na Terra um movimento como o de Iluminação da Humanidade para eliminar infelicidades, eles colaboram com esse movimento, enviando vibrações de luz e atenuando ou eliminando infelicidades. Há, por exemplo, casos de pessoas que, sem aina conhecer a Verdade, saem ilesas de um acidente automobilístico só pelo fato de alguém da família estar participando do movimento da Seicho-No-Ie. Nesse caso, o "filme" do acidente já estava feito no mundo mental, mas a última cena, em que ocorreria o ferimento, foi corrigida pelas vibrações mentais de espíritos elevados.

A filmagem mental de acidentes e a correção de filmes são feitas no mundo mental, e não no mundo da Imagem Verdadeira, pois neste não ocorrem nem fatos trágicos nem a correção desses fatos. Tampouco ocorrem doenças ou vibrações mentais para curá-las, nem vibrações para neutralizar as ondas mentais causadoras de doença. O mundo da Imagem Verdadeira é de tal forma perfeito e impecável. Nós próprios, com nossos pensamentos iludidos é que provocamos e criamos imperfeições no mundo mental e, como projeção disso, surgem neste mundo concreto fatos e situações imperfeitos. Creio que agora ficou claro que o mundo da Imagem Verdadeira é diferente do mundo da mente.

Deus do mundo da Imagem Verdadeira, isto é, Deus verdadeiro, absoluto, que é a Grande Vida universal, pode Se manifestar personificado como um salvador quando surge no mundo mental uma situação caótica, que irá se projetar no mundo material. Explicando melhor: quando por nossa própria conta, com nossas ilusões, criamos no mundo mental (que não é existência verdadeira) infelicidades ou conturbações e estas ameaçam se concretizar neste mundo visível, Deus absoluto, misericordioso, envia do mundo da Imagem Verdadeira vibrações de luz, as quais assumem a forma de divindades tais como Avalokitésvara (Kanzeon Bosatsu), Amida Buda, Krishna, Jesus, etc. Estes são personificações de Deus. Quando Deus assim personificado desencadeia um movimento de salvação da humanidade, participam dele os espíritos elevados e divinos do mundo espiritual, assim como na terra há participação de pessoas espiritualmente elevadas. A Deus absoluto chamamos de "Deus na primeira acepção", e a Deus personificado chamamos de "Deus na segunda acepção" (eles não são captados por médiuns porque não são espíritos); e a um espírito elevado ou divino chamamos de "Deus na terceira acepção". E é um espírito dessa categoria que às vezes se manifesta através de um médium, dizendo inclusive ser Deus absoluto.

Deus absoluto, sendo universal, está presente em toda parte, independentemente de chamarmos por Ele. Entretanto, quando a humanidade deseja ser salva e chama por Deus (ou Buda), Ele Se manifesta personificado como Amida Buda, Avalokitésvara, etc., conforme as circunstâncias, e, diante de Sua luz, as ilusões desaparecem automaticamente, assim como a treva, que não tem existência própria desaparece diante da luz do Sol. Repito que, quando Deus absoluto Se manifesta personificado, extinguem-se automaticamente as ilusões da face da Terra.

 
Do livro: "A Verdade da Vida, vol. 21", pp. 55-62
 

Nenhum comentário: