"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, novembro 02, 2020

Os Quatro Compromissos: a Sabedoria Tolteca - 8/11


- Don Miguel Ruiz - 


A ARTE DA TRANSFORMAÇÂO: O SONHO DA SEGUNDA ATENÇÃO


Aprendemos que o sonho que você está vivendo agora é o resultado do sonho exterior capturando sua atenção e alimentando-o com suas crenças. O processo da domesticação pode ser chamado de sonho da primeira atenção, porque foi como sua atenção foi usada pela primeira vez para criar o primeiro sonho de sua vida.

Uma forma de mudar suas crenças é focalizar sua atenção nesses compromissos e alterar aqueles firmados com você mesmo. Ao fazer isso, você está usando sua atenção pela segunda vez, criando assim o sonho da segunda atenção ou o novo sonho.

A diferença é que você não é mais inocente. Quando você era criança, isso não era verdade; não tinha escolha. Porém, você não é mais criança. Agora cabe a você escolher no que acreditar e no que não acreditar. Você pode escolher acreditar em qualquer coisa, e isso inclui acreditar em si mesmo.

O primeiro passo é tomar consciência do nevoeiro em sua mente. Você precisa tornar-se consciente de que está sonhando o tempo todo. Apenas com essa consciência você tem a possibilidade de transformar seu sonho. Se você tem a consciência de que todo o drama de sua vida é o resultado do que você acredita e o que acredita não é real, então pode começar a mudar tudo. Entretanto, para mudar de verdade suas crenças, você precisa focalizar sua atenção sobre o que deseja mudar. Precisa saber que compromissos quer mudar, antes de mudá-los.

Então, o próximo passo é desenvolver a consciência sobre todas as crenças auto limitantes e baseadas no medo que o tornam infeliz. Você faz um inventário de tudo em que acredita, todos os seus compromissos, e por meio desse processo inicia a transformação. Os toltecas chamavam a isso de a Arte da Transformação, e é um campo inteiro de domínio. Você adquire o domínio da Transformação alterando os compromissos baseados no medo que os fazem sofrer e reprogramando sua mente da sua própria maneira. Uma das formas de fazer isso é explorar e adotar crenças alternativas, como os Quatro Compromissos.

A decisão de adotar os Quatro Compromissos é uma declaração de guerra para reconquistar sua liberdade do parasita. Os Quatro Compromissos oferecem a possibilidade de terminar a dor emocional, que pode abrir a porta para que você aproveite sua vida e inicie um novo sonho. Depende  de você explorar as possibilidades de seu sonho, se estiver interessado. Os Quatro Compromissos foram criados para ajudar você na Arte da Transformação, para ajudá-lo a quebrar compromissos limitantes, a ganhar mais poder pessoal e tomar-se mais forte. Quanto mais forte você ficar, mais compromissos vai poder quebrar até o instante em que conseguir chegar ao fundo de todos os compromissos.

Chegar ao fundo de todos os compromissos é o que chamo de ir para o deserto: quando você vai para o deserto e encontra todos os seus demônios face a face. Depois de sair do deserto, todos esses demônios se tornam anjos.

Praticar quatro novos compromissos é um grande ato de poder. Quebrar  os encantamentos de magia negra em sua mente requer grande poder pessoal. A cada vez que você quebra um compromisso, ganha mais poder. Começa quebrando pequenos compromissos, que requerem menos poder. Quando esses pequenos compromissos são quebrados, seu poder pessoal irá aumentado até atingir um ponto em que você pode finalmente  enfrentar os grandes demônios em sua mente.

Por exemplo, a menina que ouviu críticas ao seu canto tem agora vinte anos e ainda não consegue cantar. A forma de ultrapassar a crença de que a voz dela é feia é dizer: Muito bem, vou tentar cantar, mesmo que cante mal". Então ela pode fingir que alguém está batendo palmas e dizendo a  ela "Foi ótimo". Isto pode quebrar um pouco o compromisso, mas ele ainda continuará ali. Entretanto, agora ela tem mais poder e coragem para tentar outra vez e insistir até finalmente quebrar o compromisso.

Essa é uma forma de sair do sonho do inferno. Para cada compromisso que o faz sofrer e que deseja quebrar, será necessário fazer outro que o torne feliz. Isto vai manter afastado o antigo compromisso. Se você ocupar o mesmo espaço com um novo compromisso, então o antigo se vai para sempre e em seu lugar fica o novo.

Existem muitas crenças fortes na mente que podem tomar esse processo uma tarefa sem esperança. Por isso você precisa caminhar passo a passo e ser paciente consigo mesmo; trata-se de um processo lento. A forma como você está vivendo agora é o resultado de muitos anos de domesticação. Você não pode esperar terminar essa domesticação de um dia para  o outro. Quebrar compromissos é muito difícil porque colocamos o poder da palavra (que é o poder da vontade) em cada compromisso que fizemos.

Precisamos da mesma quantidade de poder para mudar um compromisso. Não podemos mudar um compromisso com menos poder do que utilizamos para fazer esse compromissos e quase todo o nosso poder pessoal está investido em manter os compromissos que temos conosco. Isto acontece porque nossos compromissos são como um vício forte. Somos viciados em ser da maneira que somos .Somos viciados na raiva, no ciúme e na auto piedade. Somos viciados nas crenças que nos dizem: "Não sou bom o suficiente, não sou inteligente o suficiente. Por que tentar? Outras pessoas vão fazer isso porque são melhores do que eu".

Todos esses compromissos antigos que regulam o sonho de nossa vida são o resultado de inumeráveis repetições. Portanto, para adotar os Quatro Compromissos, você precisa colocar o mecanismo de repetição em ação. Praticar os novos compromissos em sua vida é como você se toma melhor. A repetição faz o mestre.


Nenhum comentário: