"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, novembro 12, 2018

O Poder e a Sabedoria da Cabala - 10/10

- Rav Yehuda Berg -


PARTE CINCO: O DNA DA ALMA

O ALFABETO DA CRIAÇÃO

"Em meio à bondade do Ser Bendito para a Sua criação, está o fato de ter lhes preparado o caminho para que pudessem se elevar da cova de seus atos e escapar do alçapão de suas transgressões; para se salvarem da destruição e para afastar deles Sua ira." (- Portões do Arrependimento)

Todos já ouviram falar do código genético humano/ conhecido pelas iniciais DNA. Mas, poucas pessoas fora da comunidade científica sabem explicar o que é o DNA ou descrever o que ele faz, realmente. O DNA é mais bem descrito como um manual de instruções para as nossas células. Todas as células começam num estado indiferenciado. Nosso DNA então determina quais células evoluirão para se tornarem órgãos internos, ossos, a substância do cérebro, ou outros tecidos. Hoje, a ciência está se voltando para a terapia genética para encontrar as curas de diversas doenças sérias, porque, se conseguirmos mudar as instruções do DNA, poderemos mudar o ser humano.

Como todos os manuais de instrução, o DNA é escrito numa língua que utiliza um alfabeto. No final da década de 1950, os geneticistas quebraram o código genético da vida e determinaram que o alfabeto do DNA é composto de "quatro" letras, que eles designaram como A, T, C e G.

A, T, C e G são quatro tipos diferentes de nucleotídeos. Esses quatro nucleotídeos se combinam para criar 20 aminoácidos, que produzem as "palavras" e "frases" que compõe o código genético de cada indivíduo. Os seres humanos têm cerca de 3 bilhões de letras em seus códigos genéticos. As diferenças entre os indivíduos estão na combinação e na seqüência dos quatro nucleotídeos. Uma cópia completa de nosso manual de instrução do DNA está contida dentro de cada célula de nossos corpos. Cada célula contém a biblioteca completa de três bilhões de letras.

Tudo o que nós somos, na verdade, num sentido físico, é um conjunto de letras vivas. Um alfabeto vivente, andante, respirante e falante.

E mais, o universo inteiro é alfabético por natureza. Assim como as letras se combinam para formarem palavras, os átomos se combinam para criar estruturas mais complicadas, como moléculas. Assim como as palavras se combinam para formar frases, as moléculas se combinam para criar diferentes tipos de matéria.

O renomado astrofísico Hubert Reeves dá exemplos de nosso universo alfabético em seu livro A Hora do Deslumbramento. Reeves escreve:

"Na química, água é uma palavra composta por duas letras, chamadas de hidrogênio e oxigênio... A imensa variedade de pedras, minerais, e formações rochosas deriva de uma combinação de somente um pequeno número de átomos: oxigênio, silicone, ferro, cálcio, alumínio, magnésio e alguns outros. Com essas letras podemos escrever toda a geologia... Quando exploramos o nosso sistema solar, as estrelas em nossa Via Láctea e nas galáxias mais distantes, descobrimos que os mesmos átomos ocorrem em todos os lugares e se combinam de acordo com as mesmas leis. Essa linguagem atômica, definitivamente, é universal."

Reeves conclui que a natureza não é estruturada como uma língua, mas que, ao contrário, a língua é estruturada como a natureza.

De forma extraordinária, toda essa informação sobre o DNA e sobre como o universo é estruturado alfabeticamente foi descoberta recentemente, no decorrer dos últimos 50 anos.

Bem mais extraordinário foi um homem que viveu há cerca de quatro mil anos — um homem que pode ser mais bem descrito como o primeiro geneticista do mundo. Seu nome foi Abraão, e ele é o pai do judaísmo, do cristianismo e do islamismo.

Abraão foi o autor do primeiro livro conhecido de Cabala, o Livro da Formação. Este antigo manuscrito cabalístico antecede a Bíblia por muitos séculos. No Livro da Formação, Abraão escreveu que o universo inteiro tinha os seus blocos construtivos genéticos. Além disso, ele disse que esses blocos construtivos eram de natureza alfabética. Abraão descreveu uma série de forças energéticas primordiais, como nucleotídeos cósmicos, que se combinavam para formar toda a realidade espiritual e física.

Mais especificamente, Abraão revelou como a Luz unificada do Criador se fragmentou em 22 forças distintas para criar o nosso universo.

Esta é uma noção mística maravilhosa. Quem sabe, de maneira ainda mais maravilhosa, nós também possamos nos tornar poetas da criação, utilizando o alfabeto do Criador para inscrever um novo livro de nossas vidas. Podemos nos tornar geneticistas espirituais, usando as 22 letras para fazer a reengenharia da constituição genética de nossas almas. Podemos alterar nossas naturezas reativas e transformar nossas vidas.

Mas o que são essas 22 forças primordiais? Como manejá-las e controlá-las?


AS 22 FORÇAS DA CRIAÇÃO

"Vinte e duas letras bases: Ele as esculpiu, as gravou, as permutou; Ele as pesou, as transformou, e com elas, representou tudo o que foi formado e tudo o que viria a ser formado." (- Abraão, Livro da Formação)

Abraão escreveu que as 22 energias se manifestam em nosso mundo como 22 padrões de freqüências. Elas aparecem como formas e vibrações que podemos tanto visualizar quanto vocalizar. As 22 formas são apresentadas abaixo. São as letras do alfabeto hebraico. Escaneie as letras da direita para a esquerda.





.
A Cabala ensina que estas letras estavam presentes no próprio momento da Criação. Não como letras escritas num pedaço de pergaminho, mas como forças magnificentes de energia primordial. As letras hebraicas são instrumentos de poder. De fato, a palavra "letra", em hebraico, na verdade significa pulso ou vibração, indicando um fluxo de energia. Por meio de sua forma, som e vibração, uma letra funciona como uma antena que estimula e acessa a energia do universo


ALFABETO UNIVERSAL

As letras do alfabeto hebraico transcendem religião, raça, geografia e o próprio conceito de língua. Sua influência é universal. Seu alcance, abrangente. Seu poder é compartilhado com toda a humanidade, apesar de esta verdade controversa ter ficado enterrada por milênios.

Alguns dos maiores pensadores da história compreenderam essa verdade e a sua força universal. Cientistas. Filósofos. Matemáticos. Médicos.

Considere o grande filósofo e médico da Renascença Francis Mercury van Helmont (1614-1698). Segundo a estudiosa Allison Coudert, van Helmont ajudou a formar o desenvolvimento da ciência contemporânea. Ele associou-se a pessoas como Sir Isaac Newton, e teve um efeito profundo sobre Gottfried Wilhelm Leibniz, que inventou o cálculo em 1684 e é considerado um dos intelectos supremos do século 17. Francis Mercury van Helmont estudou Cabala. Ele era um grande intelectual, e uma das almas boas que agraciou sua geração.

Van Helmont e seus companheiros estavam convencidos de que o hebraico era o alfabeto universal do cosmos, e de que toda a humanidade podia se beneficiar do seu poder. Ele o chamava de "Alfabeto Natural", e escreveu um livro com o mesmo título. Vindo da boca de um filósofo e médico católico, era uma perspectiva corajosa. Em seu livro, "O Impacto da Cabala no Século Dezessete: Vida e Pensamento de Francis Mercury van Helmont" (1614-1698), Allison Coudert afirma que van Helmont acreditava que os poderes místicos das letras hebraicas podiam, enfim: "... revelar respostas para todas as perguntas que ocupam a mente humana acerca de Deus e do universo.”

Coudert escreve que um outro estudioso renascentista, Johannes Reuchlin, concordava com van Helmont: Reuchlin acreditava que a Cabala era a "fonte" de onde todas as culturas e filosofias posteriores tiraram suas idéias.

O hebraico seria a língua não corrompida e divina da criação. "A fala do hebraico é simples, pura, não corrompida, sagrada, breve e constante." É a língua da revelação de Deus para o homem. O estudo da gramática hebraica é importante, portanto, como a chave para destrancar esses segredos divinos.


TECNO HEBRAICO

Médicos dos tempos modernos também concordam com o médico da antiguidade, van Helmont.

Considere o caso do Dr. Artur Spokojny. Spokojny é médico e cardiologista diplomado. Estudou medicina em Harvard e se formou summa cum laude na Universidade de Düsseldorf. Spokojny, que foi instrumental no desenvolvimento de tratamentos a laser para doenças cardíacas, mantém uma posição de ensino no Cornell Medicai College e trabalha no Hospital Presbiteriano de Nova York. Desde 1988, é diretor-assistente do Centro de Cateterização do New York Hospital. Dr. Spokojny conta a seguinte história, sobre um de seus pacientes.

"Um paciente foi levado para a Emergência com um ataque cardíaco. Ele estava consciente, mas eu estava preocupado porque seu ritmo cardíaco estava terrivelmente lento. Pedi que fosse levado ao laboratório, e no caminho seu coração chegou a parar duas vezes. Como acabamos descobrindo, sua artéria coronariana direita estava completamente bloqueada. Trabalhamos em cima dele durante cerca de 30 minutos, mas não estávamos conseguindo nada. Tudo o que tentávamos falhava. Senti- me totalmente impotente. Minha última opção foi começar a meditar intensamente sobre uma seqüência de letras hebraicas, , usada para a cura.”

"Pude sentir alguma coisa acontecendo enquanto visualizava as letras. Do nada a artéria bloqueada se abriu! O mais inexplicável era o grande coágulo de sangue na artéria, que devia ter impedido que ela se abrisse.”

"Quando a provação estava terminada, simplesmente não havia nenhum dano no coração. Nada. Nenhum indício de um ataque cardíaco.”

"O paciente me disse que durante este episódio ele sonhou que estava preso dentro de um monitor de computador. Todas as portas estavam trancadas. De repente, ele encontrou uma seqüência correta de letras, que era a senha. A porta se abriu e ele escapou. Os outros médicos não tinham idéia do que ocorrera. Discutimos o assunto, mas não pudemos encontrar uma explicação. Eu não estava disposto a contar a eles o que tinha feito, e por isso o mistério ficou sem resposta.”


BENEFÍCIOS PRÁTICOS

Diferentes seqüências de letras liberam enormes quantidades de influências espirituais, que nos dão o poder emocional e a força interna para pararmos o nosso comportamento reativo. Diferentes combinações de letras criam diferentes misturas de energia, da mesma forma como diferentes combinações de notas musicais criam diferentes melodias. A Luz que elas emitem purifica nossos corações. Sua influência espiritual purifica os impulsos destrutivos do nosso ser. Sua energia santificada elimina emoções impetuosas e intolerantes, medo e ansiedade. Elas têm o poder de nos ajudar a deixar de ser tiranos temperamentais, passando a ser pessoas equilibradas e com compaixão. As letras podem despertar a cura, o sustento financeiro e o bem-estar emocional.


OS OLHOS SÃO AS JANELAS DA ALMA

Muitos de nós podemos não saber ler hebraico. Será que este obstáculo torna o poder das letras sem efeito? De jeito nenhum. Na verdade, os antigos sábios nos ensinam que os olhos são as janelas da alma. A alma reconhece as forças da Criação, conforme expressas através das letras hebraicas. Uma das maneiras mais poderosas para os que não são versados na pronunciação das letras hebraicas poderem capturar a sua energia é simplesmente através de contato visual. É como escanear.


O PODER DE ESCANEAR

Todos nós conhecemos os códigos de barra dos produtos de supermercado. Quando passados pelo scanner, eles fornecem uma quantidade infinita de informação, processada em segundos pela máquina. O scanner elimina erros de preço, atualiza instantaneamente o inventário e economiza tempo, esforço e dinheiro. Se um objeto inanimado como um scanner de código de barras pode produzir tanto, imagine o que a mente humana pode fazer.

Meditar, ou simplesmente escanear visualmente essas letras e suas variadas seqüências, nos ajuda a estimular uma abundância de forças espirituais. Considere como um "encantamento visual". Ou um "mantra ótico". Interagir com essas letras, de qualquer maneira possível, nos proporciona uma conexão direta, porém subconsciente, às nossas almas e ao âmbito do 99 por cento da realidade. Assim como a forma de uma chave é um mecanismo através do qual abrimos uma porta, as formas específicas das letras hebraicas são as chaves para abrir o portal para a alma.

A ciência reconhece que a humanidade faz uso de somente 10 por cento de seu potencial pleno de consciência. Mas, quando escaneamos, meditamos e interagimos visualmente com as letras, acessamos o segmento maior, que resta de nossa consciência. Nosso subconsciente absorve o poder e as influências espirituais que emanam de cada palavra.


RESSONÂNCIA

Quando os olhos escaneiam as formas das letras hebraicas, é criada uma ressonância entre a Luz e nossas almas. O mesmo princípio pode ser observado com um par de diapasões. Quando um diapasão é tocado, é criada uma ressonância no outro, e o som é duplicado. A alma humana e as forças embutidas nas letras hebraicas são ambas formadas a partir da Luz flamejante do Criador. Quando as duas estão em proximidade — que é alcançada ao interagir visualmente, meditar ou recitar as letras — uma ressonância é criada, e a energia das letras é duplicada na alma.

E aqui você tem o Décimo Segundo Princípio da Espiritualidade: A mudança interna verdadeira é criada através do poder de DNA das letras hebraicas.


A LUZ DAS LETRAS EM AÇÃO

Determinadas sequências de letras atuam como um agente condicionador que enfraquece e limpa de nossa natureza os nossos impulsos reativos. As letras nos infundem com força e disciplina interna para aplicar a Resistência e parar nossos momentos reativos. Elas têm como alvo nosso adversário — o nosso ego — em todas as suas diferentes manifestações.

No momento em que paramos o comportamento reativo, somos proativos e nos assemelhamos a Deus. E então começa a mudança positiva. Transformações dramáticas ocorrem no que diz respeito ao nosso destino e sorte na vida, à medida que a Luz do 99 por cento ilumina aquele aspecto de nossa existência.

Cada pequeno passo proativo nos dá plenitude permanente naquela área específica da vida onde efetuamos a transformação. O número de áreas a ser coberto é grande, porém. Enfrentamos passos no trabalho, e em nossos relacionamentos como pais, como esposos e como amigos. Devemos transformar nossas naturezas reativas em cada área de nossas vidas. Para realizar isso, nos foi dado um conjunto de ferramentas que são tão antigas quanto o próprio tempo. Começando com os 72 Nomes de Deus.


OS 72 NOMES DE DEUS

Quando Moisés abriu o Mar Vermelho, utilizou uma tecnologia espiritual muito poderosa, combinada com o poder da certeza. Ele tinha posse de uma fórmula que literalmente lhe dava acesso ao âmbito subatômico da natureza.

A fórmula que Moisés usou para superar as leis da natureza estava oculta no Zohar. Por
2. 000 anos, somente algumas poucas pessoas justas tiveram conhecimento dessa fórmula. Agora, com o súbito renascimento da Cabala, a fórmula finalmente foi revelada ao mundo.

A fórmula é esta:


























Esta fórmula é chamada de 72 Nomes de Deus. Esses nomes não são nomes como Betty, João e Bárbara, mas sim 72 seqüências que têm o poder extraordinário de ir acima das leis da natureza em todas as suas formas, incluindo a natureza humana. Essas seqüências de três letras são condutores que transmitem diversos tipos de energia da Luz para o nosso mundo físico. O poder dessas letras foi documentado no mundo moderno. Dr. Spokojny conta uma outra história a respeito de um de seus pacientes:

"Um paciente do sexo masculino estava sofrendo uma operação do seu aneurisma aórtico. Depois da cirurgia, o coração ficou arrítmico e sofria paradas. Eu ia fazer uma Cateterização, mas literalmente não conseguia tirá-lo da mesa sem que o coração parasse. Chamei outros especialistas. Demos todos os tipos de medicação para estabilizá-lo. Nada funcionava. Seu coração continuava parando. Tivemos que aplicar repetidos choques para reanimar o órgão. Sabia que íamos perdê-lo.

Fui para o meu consultório e comecei a escanear o volume 15 do Zohar, que os cabalistas dizem ter um incrível poder de cura. Depois de alguns minutos de meditação, saí do escritório e ele se mantinha estável. O homem literalmente saiu andando do hospital, sem nenhum dano ao seu coração.

Como eu explico isto? Não sei.

Mas posso dizer o seguinte: Na minha opinião, o corpo humano é como um computador. Como qualquer computador, precisa de um sistema operacional para funcionar corretamente. Quando um computador fica corrompido, é preciso reinstalar o sistema operacional. Às vezes se utiliza o programa antivírus para depurar o sistema. O mesmo princípio funciona aqui. Escanear ou meditar sobre as letras hebraicas é como descarregar e instalar um novo sistema operacional no corpo. Outras sequências de letras atuam como um programa antivírus, depurando o sistema imunológico do corpo."

Dez dos 72 Nomes são apresentados aqui, junto com os propósitos para os quais eles podem ser usados. Apesar de você provavelmente não saber hebraico, pode mesmo assim escanear ou meditar sobre os caracteres. Simplesmente olhe com atenção concentrada para cada letra, lembrando sempre de escanear da direita para a esquerda. (A propósito, essas seqüências não são palavras, nem são pronunciáveis, de nenhuma maneira que seja relevante neste ponto.)


PARA REMOVER PENSAMENTOS NEGATIVOS COMPULSIVOS OU RECORRENTES



Todas as pessoas, em algum nível, apresentam uma forma de comportamento obsessivo. Comportamento obsessivo pode ser algo muito angustiante, porque nos impele a executar rituais repetitivos que interferem em nossa vida diária. Alguns de nós:

Nos vestimos numa ordem específica... Caminhamos de determinada maneira... Fazemos um caminho específico quando andamos de carro... Limpamos e arrumamos continuamente as nossas casas... Verificamos trancas, luzes e interruptores... Contamos as coisas de uma maneira particular...

Costumamos acreditar que este tipo de comportamento ritualístico irá impedir que alguma catástrofe aconteça.

O comportamento obsessivo começa com pensamentos compulsivos. Esses pensamentos intrusivos atormentam a nossa consciência até que, das duas uma: ou realizamos o ritual, ou ficamos tomados pela ansiedade. Esses pensamentos recorrentes não desejados podem incluir dúvidas constantes, incerteza, preocupação incessante, pavor e medo excessivos. De acordo com a ciência médica, o neurotransmissor serotonina parece desempenhar um papel-chave nessa doença. Entretanto, pergunta a Cabala, por que a serotonina está causando um problema, para começo de conversa? Todas as dores físicas têm uma causa espiritual, e devemos chegar ao nível da raiz para podermos efetuar uma mudança genuína.

Estas forças espirituais ajudam a transformar pensamentos destrutivos e opressivos, atacando o problema no nível de semente — a alma e a consciência do indivíduo. Por nos ajudar a fechar nossos processos mentais negativos, as forças espirituais libertam a mente desse tipo obsessivo de pensamento, e automaticamente constringem o comportamento negativo.


PARA ESTIMULAR A CERTEZA TOTAL EM QUALQUER SITUAÇÃO



Existe uma única maneira de tornar inoperantes e inúteis todas as ferramentas e princípios da Cabala. Esta maneira se chama incerteza. Se estamos duvidosos ou incertos a respeito de qualquer aspecto dos ensinamentos cabalísticos, literalmente acionamos o interruptor e os desligamos. "Quero ver para crer", deve ser substituído por "quando eu crer, então vou ver!" Na vida, certeza não se trata de receber o que queremos, mas, ao invés, certeza significa reconhecer que estamos recebendo o que precisamos para nosso crescimento espiritual.

Quando enfrentamos situações que acendem dúvidas e incertezas, estas letras irão despertar certeza, convicção e confiança.


PARA ESTIMULAR PODER DE CURA



Esta seqüência é composta pelas mesmas letras que formam o nome Moisés, mas estão numa ordem diferente. Moisés foi um líder espiritual para a nação que ele ajudou a formar no deserto do Sinai. Os cabalistas nos dizem que as letras — como um DNA — que compõem o seu nome carregam um grande poder espiritual.

Quando o nome de Moisés em hebraico é rearrumado neste padrão, as letras transmitem poderosas forças de cura — mas, para ativar plenamente essas forças, temos que pensar em outras pessoas que estejam precisando de cura. À medida que essa energia passa através de nós para ajudar outras pessoas, automaticamente nós mesmos recebemos os benefícios. É melhor visualizar luz azul ou branca passando através das letras, e usar essa luz para banhar o corpo inteiro, ou uma área específica que precise de cura.


PARA REMOVER FORÇAS NEGATIVAS DE PESSOAS OU LUGARES



A Cabala ensina que o contato com lugares negativos e com pessoas desagradáveis pode influenciar nossas vidas. Cada um de nós tem um campo de energia espiritual que se estende até a 2,20 metros de nossos corpos, segundo os sábios cabalistas. Se este campo fica carregado com energia negativa, isto pode baixar o nosso bem-estar, causando tristeza, depressão, hostilidade ou dúvidas.

Se você é confrontado com uma situação ou com uma pessoa potencialmente destrutiva, visualizar estas letras vai ajudá-lo a anular qualquer força negativa.


PARA GERAR A ENERGIA DE SUSTENTO FINANCEIRO



Se você acredita ser o arquiteto do próprio sucesso, está reagindo ao seu ego e duvidando da existência da Luz. Se fortunas são conquistadas e perdidas em sua vida, se você continuamente se encontra numa montanha-russa financeira, se sua riqueza foi acumulada à custa dos relacionamentos ou da sua saúde, é porque você tem atraído riqueza através do sistema reativo da natureza humana, deixando o adversário com completo controle de suas finanças e de sua vida.

Você precisa compreender que toda a riqueza se origina da Luz do Criador. Meditar sobre esta seqüência é um reconhecimento dessa verdade espiritual. Estas letras garantem que você atraia sua riqueza da Luz, e não do adversário.


PARA REMOVER A EGOMANIA



A maior parte das pessoas vive sob a ilusão de que agimos livremente. Na verdade, somos escravizados por nossos egos e por aspectos da existência material que têm base no ego. Somos mantidos prisioneiros de nossos empregos, de nossos empréstimos, de nossas roupas e de nossas necessidades de superar os outros.

Esta seqüência ajuda a destravar e remover as algemas do ego, nos oferecendo a maior liberdade que uma pessoa pode alcançar — a liberdade do eu. Estas influências espirituais imprimem dentro de nós a sabedoria e a força para resistir a trocar os verdadeiros prazeres da vida — o casamento, os filhos, a amizade e a plenitude espiritual — pelos prazeres fugazes gerados pela gratificação de nossos próprios egos.


PARA REMOVER A FORÇA DA MORTE



A experiência da morte não é limitada somente ao corpo físico. A morte se manifesta no fim dos relacionamentos, na falência dos negócios, no final de um casamento, ou na perda da felicidade.

Confrontando a morte no nível mais básico, podemos evitar muitas das "fatalidades" que ocorrem em todas as áreas da vida. Esta formação de letras ajuda a eliminar a influência destrutiva do Anjo da Morte. Quando escanear, visualize qualquer área de atuação que esteja na iminência de chegar a um fim.


PARA RETORNAR AO NÍVEL DE SEMENTE DA NOSSA EXISTÊNCIA



Um princípio da física afirma que para cada ação existe uma reação igual e oposta. Para cada causa existe um efeito. Em nosso mundo físico, existe um intervalo entre a causa e o efeito. Conforme aprendemos, a Cabala define esse divisor como sendo o tempo.

O tempo é a distância entre a conduta e a retribuição.
O tempo é a separação entre o comportamento e a repercussão.
O tempo é a lacuna entre o crime e a conseqüência.

Por causa da existência do tempo, acreditamos equivocadamente que a bondade fica sem recompensa; que o mal fica sem punição; que a vida carece de justiça verdadeira. Além disso, tendemos a esquecer os atos negativos que nós mesmos cometemos, à medida que o tempo passa. O comportamento negativo abrange mais que simplesmente o assassinato.

Algumas palavras más para nosso vizinho, parceiro ou amigo também colocam em movimento o princípio de causa-e-efeito. Na verdade, em alguns casos, assassinar a personalidade de uma pessoa ou destruir a sua auto-estima é tão negativo como cometer o homicídio físico.

A Luz emitida através desta seqüência de letras nos leva de volta ao nível causal de nossa existência. Considere isto como o efeito de "túnel do tempo" último. Temos uma oportunidade de alterar positivamente as sementes negativas que plantamos há muito tempo. A meditação pensativa, somada à penitência em nossos corações por crimes anteriores, nos ajuda a alterar o nosso passado, reformar o presente e obter um futuro mais pleno.


A FORÇA PARA SE LEVANTAR DEPOIS DA QUEDA



Subir o caminho da espiritualidade talvez seja o desafio mais difícil que enfrentamos. O Zohar diz que a pessoa precisa de muito mais grandeza e força para ascender a escada espiritual do que para conquistar nações ou acumular grande riqueza no mundo material.

Conseqüentemente, o caminho cabalístico está repleto de obstáculos e testes. Às vezes, esses testes nos derrubam. Quando perdemos o equilíbrio espiritual, é importante levantar de novo, e não cair em dúvidas ou depressão. Nosso adversário utiliza um plano de ataque duplo.

1. Nos fazer cair.
2. Nos manter no chão através de sentimentos de culpa e desapontamento pela queda.

Nos levantarmos de novo geralmente gera mais Luz espiritual no mundo do que se nem mesmo tivéssemos caído, para começo de conversa. Desta forma, o fato de termos caído não é o que importa. É no ato de se levantar novamente que a verdadeira grandeza é encontrada. Este Nome sagrado de Deus nos imbui com a força emocional para levantarmos depois do tombo; para nos erguermos após a queda; para suportarmos quando o caminho parece ser insuportável.


A CORAGEM PARA FALAR E OUVIR A VERDADE



Existem momentos em que se torna difícil sermos verdadeiros de todo coração com os outros. Bloqueios e temores emocionais podem nos sobrepujar como se fossem a mais alta das montanhas. O coração dispara, nossa adrenalina sobe com o prospecto de falar o que pensamos. É mais fácil falar para as pessoas aquilo que elas querem ouvir. E da mesma forma, pode ser igualmente assustador confrontar verdades dolorosas a respeito de nós mesmos — o que obriga nossos amigos a dizerem somente aquilo que queremos ouvir.

Aqui recebemos a força e a coragem espiritual para encarar essas confrontações externas e internas. As letras chamam para nós a determinação para falar aquelas difíceis palavras da verdade para nossos amigos. E por essas verdades poderem freqüentemente machucar, a Luz desperta a compaixão, para que as palavras sejam geradas pelo amor, e não pela raiva. A coragem é convocada para que estejamos abertos para ouvir quais de nossas características maculam os nossos próprios corações, quais de nossas qualidades imperfeitas causam dor aos outros.


RESPONSABILIDADE

"Existe um antigo ensinamento transmitido pelo grande cabalista do século XVIII conhecido como o Mestre do Bom Nome — em hebraico, o Baal Shem Tov:

Um homem ou uma mulher que realmente seja puro não consegue ver nenhum mal ou injustiça em nenhuma outra pessoa. Tampouco uma alma pura pode escutar algo mau a respeito de qualquer outra pessoa. Nenhum tipo de negatividade ou mal terá lugar na consciência desta pessoa.

Portanto, afirma o Mestre do Bom Nome, quando as pessoas vêem erros ou malícia, devem saber e compreender, sem nenhuma sombra de dúvida, que elas têm algo daquela natureza má dentro de si próprias. Para que a pessoa que cometeu o erro corrija a si mesma, a pessoa que testemunhou o erro ou que propagou o fato deve antes fazer a sua própria correção.

Uma responsabilidade pesada! Nós não somente afetamos nossas próprias vidas, mas nossas ações e palavras afetam profundamente as vidas dos outros. Existe um ditado que diz que numa avalanche, nenhum floco de neve nunca se sente responsável.


O ESPELHO

Suponha que houvesse um espelho que refletisse todos os seus traços negativos de caráter, todos os instintos reativos que você veio a este mundo para transformar. Suponha agora que você quebrasse esse espelho e o dividisse em mil pequenos pedaços. Cada pedaço iria refletir uma característica negativa diferente de sua natureza. Agora, suponha que você espalhasse todos os fragmentos por toda a parte. Adivinhe o quê? Todas as pessoas negativas em sua vida, todas as situações negativas e os obstáculos que você enfrenta, todas as coisas que você vê de errado nos outros, são simplesmente peças a mais desse espelho. Cada pedaço representa um reflexo diferente do seu próprio caráter. Quando você conserta e transforma uma determinada parte do seu caráter, um fragmento do espelho irá refletir essa transformação. Você começará a ver os aspectos positivos das outras pessoas. As situações começarão a mudar para melhor.

Lembre-se que tudo que existe em sua vida está ali por um motivo, e por um motivo único: para lhe oferecer a oportunidade de se transformar. A transformação é a única maneira de efetuar mudança positiva em sua vida e neste mundo. Pare de desperdiçar a sua energia encontrando defeitos nos outros. Comece a transformação interna. Comece a buscar as situações desconfortáveis na vida e a evitar os caminhos fáceis. A Luz só poderá ser encontrada nas águas turvas da vida. Por quê? Porque mares agitados despertam reações.

Está certo, haverá turbulência durante algum tempo. Você será esmurrado por todos os lados, inicialmente. Mas se você mantiver a certeza de que está somente sendo testado, e não reagir, os mares rapidamente se acalmarão. E é então que você virá a conhecer o poder da Cabala. É então que você experimentará uma Luz extraordinária que tem tentado chegar a você e lhe dar tudo que sempre desejou, desde o princípio dos tempos.

E assim, chegamos ao Décimo Terceiro Princípio: Todas as características negativas que você identifica em outras pessoas são simplesmente um reflexo de suas próprias características negativas. Somente consertando a si mesmo você pode mudar os outros.


CONCLUSÃO: VÁ E APRENDA

Tentar viver as nossas vidas de maneira que se assuma responsabilidade completa talvez seja a mais difícil de todas as tarefas. Nosso adversário estará presente a cada passo do caminho. Ele torna a fofoca tentadora e prazerosa. Torna muito melhor encontrar erros nos outros do que olhar no espelho e encontrar esses mesmos erros em nós mesmos. Nosso adversário nos cega para as nossas próprias falhas. Encontramos uma extrema dificuldade para detectá-las, quanto mais para admiti-las. Portanto, aqui vão alguns conselhos de místicos que dominaram os segredos do nosso universo misterioso: Não podemos mais nos considerar vítimas. Deste ponto em diante, devemos assumir responsabilidade pelas coisas más que acontecem em nossas vidas. Temos que admitir que nós somos a causa. É chegada a hora de perceber que somente nós mesmos, consciente ou inconscientemente, através de nossas ações anteriores, convidamos situações e pessoas para nossas vidas que irão iluminar e apontar todos os traços destrutivos que estamos aqui para transformar.

Isto representa uma mudança profunda e dramática na consciência humana. Vai contra todas as inclinações e tendências naturais de nossa natureza instintiva. Significa que nós somos a causa de cada momento caótico da vida. Significa que reconhecemos a nós mesmos como a causa de nosso próprio infortúnio. Caso você tenha se esquecido, ser a causa é um dos principais atributos de ser proativo. E, conforme aprendemos ao longo deste livro, nos tornar proativos é o objetivo último de nossa existência.

Desta forma, quando transcendermos além do poder de impulso inato; quando nos elevarmos acima da força impelidora do instinto animal; quando pararmos de apontar o dedo da culpa para o outro e, ao invés disto, fecharmos o punho e acertarmos um golpe de atordoar no verdadeiro adversário no jogo da vida, faremos contato com o domínio do 99 por cento. Iremos nos conectar com uma emanação da Luz infinita, ilimitada. Teremos invocado o poder infinito de Deus para nossas vidas. E então, o impressionante poder de mudar toda e qualquer coisa será, imediatamente, colocado nas palmas de nossas mãos.


QUANDO ESTÁ TUDO DITO E FEITO

Há um Princípio Final, o Décimo Quarto, para o jogo da vida. Este segredo único incorpora e abrange todos os princípios que aprendemos até este ponto.

No caso de você ter dificuldade para rememorar todas as lições apresentadas neste livro, os cabalistas nos entregaram um pedaço singular de sabedoria que contém em si todos os outros princípios. É como um segredo mágico, e nos é revelado através de uma antiga parábola cabalística, que é mais ou menos assim:

Um aluno vai ao seu venerado mestre e pede a ele que lhe revele todos os segredos sublimes e todos os mistérios magníficos do cosmos no curto espaço de tempo em que se equilibra numa perna só. O eminente mestre é um dos maiores gigantes espirituais que já caminhou por esta terra. Ao escutar o pedido do ávido aluno, considera a questão com muito cuidado. Seus olhos então brilham com infinita sabedoria... 

Ele diz: "Ama a teu próximo como a ti mesmo. Todo o resto é apenas comentário. Agora vá e aprenda.”


APÊNDICE: OS 14 PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS DA CABALA

1. Não acredite numa única palavra do que ler. Teste as lições aprendidas.

2. Existem Duas Realidades Básicas: Nosso Mundo do 1 Por Cento da Escuridão; o Âmbito do 99 Por Cento da Luz!

3. Tudo o que uma pessoa realmente deseja na vida é Luz espiritual!

4. O objetivo da vida é a transformação espiritual, passar de ser reativo para ser proativo.

5. No momento de nossa transformação, fazemos contato com o âmbito do 99 por cento!

6. Nunca — mas nunca mesmo — coloque a culpa em outras pessoas ou em eventos externos.

7. Resistir aos nossos impulsos reativos cria Luz permanente.

8. O comportamento reativo gera faíscas intensas de Luz, mas deixa em seu rastro, por fim, a escuridão.

9. Os obstáculos são a nossa oportunidade de nos conectarmos com a Luz.

10. Quanto maior o obstáculo, maior a Luz em potencial.

11. Quando os desafios parecem insuperáveis, injete certeza. A Luz está sempre presente!

12. Mudança interna verdadeira é criada através do poder de DNA das letras hebraicas.

13. Todas as características negativas que você identifica em outras pessoas são simplesmente um reflexo de suas próprias características negativas. Somente consertando a si mesmo você pode mudar os outros.

E finalmente, para terminar:

14. Ama a teu próximo como a ti mesmo. Todo o resto é apenas comentário.

Agora vá e aprenda.


________________________________________
*Fonte: https://pt.scribd.com/doc/39897856/O-Poder-Da-Cabala-Tecnologia-Para-a-Alma-Yehuda-Berg

.
(*Nota: Tenha acesso a todos os 72 Nomes de Deus, clicando no link abaixo:

4 comentários:

Nica disse...

Maravilhoso! Estou encantada e aprendendo todos os dias!

Unknown disse...

Por coincidência ou não as 22 letras são as mesmas letras dos 22 arcanos maiores do tarô.

Anônimo disse...

Caro blogger
Estudo Cabalá e vejo que há erros graves de identificação de algumas letras nos tripletes acima, como p.ex. no de número 01 onde você coloca Kaf He Kaf. No entanto, o correto é Vav He Vav. Você confundiu o Kaf sofit (sofit indica que a letra está no final da palavra em hebraico e modifica a sua forma. Há somente 5 letras do tipo sofit em hebraico. Pesquisei a fonte de onde você tirou estas informações e vejo que a fonte está errada. Fica o alerta. Com as letras hebraicas não se brinca. Abraço. Renata

Templo disse...

Olá Renata,

Agradeço pelo seu aviso.

Vou verificar sobre a correção ou incorreção das letras que você apontou.
Mas, em princípio, creio que não houve confusão da minha parte, pois o texto inteiro é uma transcrição do liro "O Poder da Cabala", escrito por um renomado Cabalista. Creio que, se há algum erro na transcrição das letras, então o erro foi do próprio autor do livro. Por isso, acho um pouco questionável a sua colocação, mas mesmo assim procurarei verificar.

Mesmo assim, agradeço de verdade pelo seu alerta.

Grande abraço, Namastê!