"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, março 13, 2015

Manifestando a Vida Infinita - 3/6

- Masaharu Taniguchi -


A chamada “doença” não passa de um reflexo distorcido da Imagem Verdadeira. A lua é redonda; mas, sua sombra refletida em águas agitadas mostrará até a lua cheia em forma fragmentada. Porém, a imagem refletida não é, em si, a Imagem Verdadeira. Não será possível construirmos a imagem perfeita juntando os pedaços fragmentados. Se a lua fragmentada é causada pela ação das ondas, você não conseguirá reunir os pedaços refletidos sem antes acalmar a água. Uma imagem perfeita de alguém somente aparecerá sem distorções quando a superfície do espelho estiver límpida e plana.

A razão pela qual aparecem manchas no espelho da mente, é que a mente recebe impressões do mundo exterior. Todas as coisas que penetram na mente através de nossos cinco sentidos deixam suas impressões na mente. Se a mente não for seletiva, muitas dessas impressões serão discordantes da Imagem Verdadeira, que é a Existência absoluta e perfeita. Estas impressões podem se tornar o que denominamos “nódoas no espelho”, e elas provocam interferência nas ondas da mente, causando torcedura do espelho mental e impedindo a aparência de um reflexo sem distorções. Mas isso não quer dizer que devemos sempre fechar nossas mentes para o mundo dos cinco sentidos. De fato, precisamos fazer manifestar a perfeição da Imagem Verdadeira no mundo dos cinco sentidos. O mundo interior precisa aparecer como mundo exterior: deverá existir uma interação entre estes dois mundos. Portanto, não há necessidade de fecharmos os olhos para o mundo exterior. Devemos perceber o que ocorre no mundo exterior e sermos capazes de trabalhar livremente sem nos aprisionarmos àquilo que observamos.

Se ficarmos escravos das aparências temporárias, não poderemos demonstrar a nossa liberdade inerente nem visualizar a Imagem Verdadeira do homem, tal como foi criada por Deus. Sem a visão da Imagem Verdadeira, receberemos do exterior as impressões distorcidas. Estas impressões vão se acumulando até atingirem um ponto de saturação em que são autodestruídas, aparecendo na forma de doença no mundo fenomênico. Por outro lado, somos capazes de contemplar todos os objetos como realmente eles são em suas formas verdadeiras, se mergulharmos na Imagem Verdadeira do ser e olharmos a vida sob o elevado aspecto de consideração deste mundo como sendo criação de Deus. Com isso, a mente é impressionada com a forma perfeita e verdadeira da coisa em si, diretamente do interior, mesmo que continuem vindo impressões do mundo exterior. Quando isso acontece, todas as impressões que atingem a mente se tornam raios luminosos sem refrações, diretamente vindos do Mundo da Verdade; portanto, estas impressões não poderão deixar sombra alguma no espelho da mente. Isto significa que a mente poderá receber as formas da verdadeira Existência, se nós enxergarmos todas as coisas como elas realmente são, em termos de suas imagens verdadeiras. Neste estado mental, somos capacitados a abrir nossas mentes sem hesitação para o mundo dos cinco sentidos, como se o fizéssemos em relação ao Mundo da Verdade, e somente as radiações luminosas do Mundo Real brilharão no espelho da mente: o corpo físico, as circunstâncias e o destino apresentarão aspectos saudáveis e felizes .

Se considerarmos as moléculas, os átomos, as partículas elementares, e assim por diante, até chegarmos à redução máxima da matéria, acabaremos por descobrir que o corpo físico, a despeito de sua aparência aos cinco sentidos --a olho nu--, não é uma existência sólida. Temos aquela impressão porque sua estrutura está numa vibração determinada, que é por nós traduzida como percepções sensoriais. Tais percepções têm sua utilidade em nosso cotidiano, porém não são a Imagem Verdadeira da coisa em si. Quando pensamos no corpo físico como um objeto sólido, inflexível, com qualidades próprias, somos forçados a crer que modificá-los através da mente seja algo extremamente difícil. Quando pensamos no corpo como sendo um pedaço fixo de "matéria", com suas qualidades fixas, que não podem ser alteradas pela mente, implantamos em nossa mente uma visão restrita de que "o corpo é matéria", que nos conduz à crença de que "ele não sofre influência da mente". Esse tipo de visão é quem traz as nódoas na superfície do espelho. Assim, esse espelho interfere no reflexo da Imagem Verdadeira perfeita, que é sem distorção, e apresenta a doença, erros, infelicidades e falhas em nossas vidas. Se, por outro lado, recusarmos a aceitação do corpo como matéria e pensarmos nele como um reflexo da Imagem Verdadeira, que pode ser percebido pelos cinco sentidos, nossas ideias sobre o nosso corpo se tornam, sem exceção, "pensamentos de um corpo físico numa base espiritual", que trazem saúde, perfeição, força e vida a todos os aspectos de nossas vidas. Cristo disse a Nicodemos: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (João 3: 5). O sentido destas palavras é que, se não mudarmos nossa visão materialista do corpo físico para uma base espiritual, não transformaremos este mundo no reino de Deus, nem transformaremos este corpo no corpo de Deus.

Quando conscientizamos que todas as condições físicas são reflexos das condições mentais, somos capazes de fazer os necessários esforços para ver corretamente nossa Imagem Verdadeira, e, a seu tempo, elevar o nível de nossa mente para que ela tenha o controle completo, não somente do corpo, mas de todas as coisas relacionadas conosco. Se conscientizarmos verdadeiramente que somos os senhores de nossas vidas, obteremos o poder de controlá-las à nossa vontade. Quando conscientizarmos que todas as condições externas não passam de meros reflexos da mente interna, nunca mais seremos escravizados pelo mundo exterior. Ao contrário, passaremos a projetar aquilo que desejarmos no mundo exterior; aprenderemos a criar condições de nossa escolha no mundo que nos cerca. Esta Verdade faz com que nossa mente saia do estado de escravidão e penetre no reino da liberdade. Inclusive o corpo também é posto livre de seu estado de dependência aos objetos externos. Tudo aquilo que desejarmos aparecerá refletido no mundo fenomênico, e nós atingiremos um estado de liberdade perfeita e absoluta.

Exemplificando, se temos consciência de que “podemos andar”, nunca seremos escravos da ideia de que “não podemos andar”. Não haveria espaço, em nossa mente, para que o pensamento, “não podemos andar”, pudesse ocupar. Analogamente, se nossos corpos estiverem saturados com a ideia de absoluta saúde, não poderemos mais ser escravos de doenças. Quando percebemos que temos o poder de fazer o que desejamos, a força infinita realizadora não pode deixar de se manifestar do interior. Quando sabemos que “algo existe”, torna-se impossível acreditarmos em ideia contrária. Assim, ficamos impossibilitados de pensar a nosso respeito como sendo imperfeitos e doentios, quando conscientizamos que nossa Imagem Verdadeira vem de Deus, e que é o próprio Deus, possuidora da divindade plena, exatamente como Deus. Enquanto não admitirmos a existência de alguma coisa má em nossa vida fenomênica, nada de mau poderá existir para nós. Portanto, ver corretamente a perfeita Imagem Verdadeira da Existência significa fazer manifestar a perfeita forma verdadeira das coisas no mundo fenomênico. Quando a Imagem Verdadeira se projeta em nossas vidas, deixa de haver espaço para as condições distorcidas, e nos tornamos perfeitos em todos os aspectos.

Quando conscientizamos que nossa Imagem Verdadeira é perfeita e possuidora de todos os atributos do próprio Deus, nosso corpo e nossa mente começam a refletir natural e perfeitamente aquela Imagem original verdadeira. Nossa posição com relação ao mundo exterior fica sintonizada com a Imagem Verdadeira absoluta. Entramos num estado de total sintonia, física, mental e espiritualmente com a ordem verdadeira do mundo de Deus; em decorrência, começamos a demonstrar a perfeição divina em todos os setores de nossas vidas. Como agarramos a Fonte da luz, podemos controlar à vontade a quantidade de luminosidade a ser fornecida, dependendo do tempo e do lugar. Além disso, podemos receber da Imagem Verdadeira interior o quanto de luz desejarmos, e podemos manifestar todas as condições desejadas, controlando totalmente as nossas forças externas. Nessa condição, todos os obstáculos se dissiparão diante de nossos olhos.
Cont...


Nenhum comentário: