"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, março 17, 2013

"O Espírito do Senhor é sobre mim"

Dárcio Dezolt


“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos, enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos , e a abertura de prisão os presos”. (Isaías, 61: 1-3)
 

A felicidade, a harmonia, a paz, a saúde e a prosperidade, são o que a humanidade sempre esteve buscando e de todas as maneiras. Por quê? Por as pessoas saberem, intuitivamente, que “já possuem”, e permanentemente, todas estas bênçãos! De alguma forma, todas sabem da existência delas, mas não conseguem vê-las nem desfrutá-las, porque a suposta “mente humana”, que acreditam ser a mente que possuem, não é apta para discerni-las como presentes, aqui e agora. Em vista desta cegueira, acreditam que “há algo” de que precisam, e que devam buscar, e é quando passam a batalhar e se esforçar para “obtê-las” no suposto "mundo material". 

Que diz a citação de Isaías? Explica a maneira de se dar fim àquela ilusão de que o homem é um ser carnal destinado a “ganhar o pão com o suor do rosto”. 

Em Lucas 4:15, podemos ler: “E chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. E cerrando o livro e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos”.

Jesus, citando Isaías e fazendo total identificação com as palavras reveladas, disse: “Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos”,  oferecendo a mim, a você, e à humanidade toda, a oportunidade de segui-lo, ou seja; ABRIR TAMBÉM O LIVRO DE ISAÍAS, RECONHECER O ESPÍRITO DE DEUS “EM MIM” – EM SI MESMO – EXCLUINDO A CRENÇA EM EXISTÊNCIA HUMANA, O QUE, NATURALMENTE, PÕE FIM A TODAS AS “APARÊNCIAS” DE CARÊNCIA, OU SEJA, DÁ FIM À ILUSÃO!

“Cristo é tudo em todos” (Col. 3: 11). Quando Paulo afirmou esta Verdade, estava explicando que, assim como “o Pai em Mim” é a “unidade perfeita” representada por Jesus, igualmente “o Pai em Mim”,  é a mesma “unidade perfeita”, com relação ao “Cristo” em nós todos.

Como Deus é Onipresente, a Verdade é universal! Esta “universalidade da Verdade” foi também exposta por Jesus, quando disse: “Quem crê em MIM, crê não em mim, mas NAQUELE que me enviou” (João, 12: 44). Qualquer de nós, renascido, vendo-se despojado do “homem natural” para se reconhecer  identificado com o “Cristo em Si mesmo”, abrindo o livro de Isaías  e se volvendo “a MIM”, – ao “Espírito de Deus em Si mesmo” – está em posição idêntica à de Jesus, podendo, em vista disso, dizer e, e com conhecimento, que “HOJE SE CUMPRIU ESTA ESCRITURA”.

Veja-se, agora, abrindo o livro de Isaías, reconhecendo que “o Espírito de Deus é sobre MIM”, ou seja, “sobre o Cristo em VOCÊ”; e então, contemple:

O ESPÍRITO DO SENHOR É SOBRE MIM, POIS QUE ME UNGIU PARA EVANGELIZAR OS POBRES, CURAR OS QUEBRANTADOS DO CORAÇÃO, LIBERTAR OS CATIVOS, DAR VISTA AOS CEGOS, PÔR EM LIBERDADE OS OPRIMIDOS E ANUNCIAR O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR. HOJE ESTA ESCRITURA SE CUMPRIU! EM MIM!
 
 

Nenhum comentário: