"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, dezembro 17, 2012

O Salmo do Bom Pastor - 3/4

Joel S. Goldsmith
 
 
O SALMO DO BOM PASTOR
(A confiança de Davi na Graça de Deus)
 
"O Senhor é meu Pastor: nada me faltará!
Em verdes prados faz-me repousar.
Ele me conduz a águas refrescantes;
reconforta minh'alma;
e guia-me pelo caminho da retidão,
por amor de Seu nome.
Ainda que eu andasse por um vale tenebroso,
não temeria mal algum,
porque Ele está comigo!
Seu bordão e sua vara me confortam.
Ele prepara uma mesa perante mim,
à vista de meus adversários.
Unge com óleo a minha cabeça;
meu cálice transborda!
Certamente que o amor e a graça
me seguirão todos os dias de minha vida
e habitarei na casa do Senhor para sempre!"
 
 
SE DESEJAMOS ORAR...

Ao acordarmos pela manhã, devemos reconhecer a presença e o poder de Deus, mantendo-O constantemente conosco, através de cada experiência, durante todo o dia.

Recordem estes passos da Bíblia: "Tu guardarás em completa paz aquele cujos pensamentos permanecem em Ti"; "Reconhece-O em todas as tuas atividades e Ele te proporcionará paz"; "Na quietude e confiança estará a vossa fortaleza"; "E habitarei na casa do Senhor para sempre". Lembrem o primeiro versículo do Salmo 90 (ou 91): "Aquele que habita no esconderijo secreto do Altíssimo". Este Salmo relata a seguir, as coisas horríveis que não chegariam à nossa morada, se esta estivesse ao abrigo do Altíssimo.

Eis neste primeiro verso, novamente, a condição de habitar nEle, como no Salmo do bom Pastor: "e habitarei na casa do Senhor para sempre".

Se vocês estão vivendo na consciência de Deus constantemente, poderão também dizer: "O Senhor é meu Pastor. Nada me faltará. Ele me faz repousar em verdes prados e me conduz a águas refrescantes"...

Mas se vocês NÃO estão habitando (e habitar não é entrar e sair depois de alguns momentos) na presença de Deus, certamente não poderão demonstrar as promessas que se encontram no resto dos salmos 22 e 90. Aqui de novo aparece o conceito ou idéia mais elevada da oração, que é o reconhecimento de Deus como onipresença  e  onipotência;  o  reconhecimento  de Deus como presença constante, sempre disponível; o reconhecimento de Deus como a Lei e a Luz de nosso ser, MAS sem o intento de obrigá-Lo a nada disso.

Eis, de fato, o mais elevado conceito de oração: este constante habitar, sabendo-se permanecer na presença de Deus.

Não mais necessitamos de perguntar: "Qual a oração que farei hoje?". Nada mais há a rezar quando dizemos: "e habitarei na casa do Senhor para sempre".

Outra constatação parecida se encontra no salmo 26: "O Senhor é minha luz e meu socorro". Temer o que, então? O Senhor é a fortaleza de minha vida. Quem pode causar-me temor? Se um exército acampasse contra mim, meu coração não temeria. E embora me declare guerra, terei confiança. Uma só coisa pedi ao Senhor; isto sim, eu reclamo: HABITAR na casa d'Ele para sempre!

Guardem a idéia de habitar, viver, morar. A idéia expressa por Paulo: "Em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser". Permanecer na consciência de Deus é a real oração. Não há mais elevada forma de prece porque, havendo alcançado esta percepção e constante sintonia (união consciente com Deus) vocês poderão voltar ao Salmo do bom Pastor, compreendendo por que não é preciso procurar Deus nem pedir-Lhe algo. Bastará constatar: 

"Por que tenho de procurá-Lo ou pedir-Lhe algo? 'O Senhor é meu Pastor. Nada me faltará'. Ele me faz repousar. Ele fez de mim Sua morada, como eu d'Ele fiz a minha."

Esta oração, esta compreensão da prece, é a que satisfaz todas as nossas necessidades. É o tipo de prece que nos assegura harmonia definitiva. Não há um Deus que esteja sentado, à espera de nossas preces corretas ou incorretas. Não existe um Deus que de repente resolva conceder-nos algo que nos vinha negando.

Como o Senhor é nosso pastor, é impossível que algo nos venha a faltar. Também é impossível que Deus nos prive de um bem merecido; que nos negue proteção e segurança. Mas existe um preço, uma condição, que encontramos, quer nos ensinamentos de Cristo, quer nos do Velho Testamento. Esse preço é: "Habitar no esconderijo secreto do Altíssimo"; viver constantemente na consciência de Deus. Essa é a resposta.

Uma corroboração deste ponto se encontra no capítulo 32 do 2.° livro de Crônicas: "Sede fortes e tende ânimo. Não temais nem desmaieis ante o rei da Assíria nem ante à multidão que o segue, porque maior é O que está conosco, do que o que está com ele".

O trecho não se assemelha às orações comuns; não está implorando por Deus nem Lhe pede nada. Há simplesmente uma declaração, uma constatação da verdade.

"Com ele está um braço de carne, mas conosco está o braço do Senhor  nosso Deus para ajudar-nos e para combater nossos combates".

Seguem-se as palavras mais maravilhosas de todas as Escrituras: "E o povo teve confiança nas palavras de Ezequias". Não tiveram confiança em suas armas e recursos bélicos: confiaram nas palavras de Ezequias. Que palavras eram essas? "Não temais, o braço de carne não vos pode ferir porque temos um Deus".

Só quando vivemos constantemente na segurança da presença de Deus é que podemos dizer, face a qualquer desafio: "Não temerei mal algum, ainda que eu caminhe por um vale tenebroso, porque Deus está comigo". Que importa a experiência a defrontar, se estou seguro de que Deus está comigo?

É importante estar sempre em guarda contra as sugestões negativas que nos chegam pelo temor de que "talvez o Senhor não esteja conosco". Em nossas experiências pessoais, muitas vezes chegamos a descrer de todos e até de Deus, por falta de conhecimento da Verdade. 

Porém, basta que nos voltemos em fé ao próprio íntimo, para não recear andar pelo vale tenebroso, das carências, das limitações. Não recear sequer a presença dos inimigos.

"Preparas uma mesa perante mim, à vista de meus inimigos. Ainda que eu andasse por um vale tenebroso, não temeria mal algum porque Deus está comigo".

Se vocês querem alcançar o mais elevado conceito de oração, devem deixar de orar no sentido comum das palavras. Façam de suas orações uma contínua realização da presença e do poder de Deus, em todos os caminhos. Saibam, durante as vinte e quatro horas do dia, que Deus está guiando e dirigindo cada um de seus pensamentos, palavras e ações.  Vivam na constante lembrança e presença do querido Pai.
 
Cont...
 

Nenhum comentário: