"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, outubro 10, 2010

Conto: O segredo do anel

Osho


Um rei chamou os sábios da corte e disse: “Estou fazendo um anel com um diamante raro e quero que escrevam uma frase curta, que me seja útil em um momento de desespero e caiba debaixo do diamante”. Os sábios pesquisaram e não encontraram nada. Então, o rei pediu a mesma coisa a um antigo serviçal a quem considerava como um pai.

- “Não sou sábio, mas sei qual a mensagem. Foi-me revelada por um místico que por aqui passou.”

Escreveu em um papel e deu a seu rei avisando: “Só abra quando não tiver mais saída”. E à hora logo chegou. O país foi invadido, o rei teve que fugir, a estrada chegou ao fim… Então se lembrou do anel. Tirou o papel e, enquanto lia, um grande silêncio se fez.

“Isso também irá passar.”

E passou. Porque nada permanece eternamente nesse mundo. Os inimigos se perderam. O rei reencontrou sua tropa, tomou seu reino e voltou à capital, exultante. Agradeceu ao serviçal, que caminhava ao lado da sua carruagem, enquanto, orgulhoso, acenava para o povo.

Este lhe disse: “É uma boa hora para ler a mensagem”.

- "Como? O povo está celebrando, tenho minhas terras, não sinto desespero!”

O homem explicou: “Essa mensagem não é só para quando for derrotado, mas para quando estiver vitorioso também”.

O rei releu: “Isso também irá passar”. E o mesmo silêncio se fez no meio da multidão. Em paz e livre do orgulho, chamou o serviçal, pediu que se sentasse ao seu lado e disse: “Sua mensagem me ajudou muito. Tem algo mais que devo saber?”.

E o velho respondeu: “Tudo passa. Apenas você permanece. Você permanece sempre como testemunha”.

Você é a realidade. O resto é sonho. Há sonhos bons e pesadelos terríveis, mas o que importa é quem os vê. Aquele que vê é a única realidade.

Nenhum comentário: