"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, setembro 15, 2009

VENDO DO PONTO DE VISTA DE DEUS

Marie S. Watts



O homem, como aparenta ser, é limitado em praticamente todos os aspectos de sua existência. Embora cada identidade seja eterna, a ilusão chamada “vida humana” aparenta ter começo e fim. Esta experiência humana, completamente ilusória, é limitada porque é suposto (por todos - crença coletiva) existir uma limitada quantidade de “tempo” em que o homem pode permanecer vivo. Em nosso interior, sabemos que este limitado conceito de vida é incorreto, e nem é necessário, razão pela qual nos rebelamos contra ele.

Tentamos prolongar a vida, e tentamos escapar ou dominar este falso conceito de limitação em todos os aspectos de nossa experiência. Sempre, neste limitado cenário ilusório, estamos procurando nos livrar de alguma falaciosa ideia de limitação. Vejamos, a partir de agora, o que deve ser feito para que nos libertemos de todas estas limitações ou crenças equivocadas.

Devemos percorrer o caminho todo, em nossa “visão”. Isto significa que temos de discernir toda a Existência a partir do PONTO DE VISTA DE DEUS, em vez de fazermos isso partindo do fictício ponto de vista limitado do “homem nascido”. Devemos ver tudo a partir do ponto de vista da Inteireza impessoal viva, perfeita, eterna, indivisível, que é Deus - o Universo.

Quando percebermos toda a Existência do ponto de vista divino, e não do limitado ponto de vista do "homem supostamente nascido", perceberemos do ponto de vista da Perfeição eterna, ininterrupta e constante. Perceberemos também esta Perfeição Divina como sendo TUDO O QUE SEMPRE ESTÁ PRESENTE. Todo falso sentido de dualidade é transcendido nesta ilimitada percepção. Nunca estaremos conscientes de algo ou de alguém separado do UM infinito que nós somos. Tampouco estaremos conscientes de "Deus e homem", "Mente e ideia", "Causa e efeito", "Luz e treva", "Inteligência e ignorância", "Amor e ódio". Não poderá haver percepção de opostos, pois, não haverá nada para se opor nem para estar se opondo. Não lutaremos para “atingir” ou nos tornar algo além do Deus-EU-SOU, que somos. Tampouco iremos pretender sobrepujar algo que não somos, e que jamais poderíamos ser. Perceberemos inteiramente do ponto de vista do Amor consciente, inteligente, vivo, perfeito e eterno; e,
não seremos movidos por qualquer aparência de limitação, imperfeição, ou alguma outra.

Alguém poderia perguntar: “E quanto aos quadros ilusórios que constantemente se apresentam à minha Consciência?” Quando isso ocorrer, faça esta indagação: “É ASSIM QUE DEUS VÊ A EXISTÊNCIA?” Por ser Tudo, é impossível que Deus esteja consciente de algo além do que Ele próprio esteja sendo. Se Deus pudesse estar consciente de imperfeição, Deus teria que ser esta imperfeição. E isto é impossível. Como Deus nada sabe de imperfeição, carência, medo, etc., e como Deus é a ÚNICA Consciência, não existe nenhuma consciência de qualquer aspecto do mal ilusório. Desse modo, o Eu que EU SOU não pode estar consciente de nenhum dos ilusórios aspectos da nulidade chamada mal, sob qualquer disfarce.
Em outras palavras, se Deus o desconhece, é ele desconhecido.

A Bíblia estabelece: “Conservarás em perfeita paz aquele cuja mente está estabelecida em ti; porque confia em ti” (Isaías 26:3). Ver constantemente a partir do ponto de vista de Deus significa "conservar a Mente estabelecida em Deus". Significa perceber a partir do ponto de vista “EU SOU”, e jamais do ponto de vista do “eu serei”, ou “eu irei me tornar”. Significa conhecer o que nós somos, e constantemente ser o que conhecemos. Oh, amado, podemos viver normal, amorosa e livremente cumprindo o nosso objetivo, exatamente aqui e agora! Tudo isto é possível ocorrer em nossa percepção se pudermos conscientizar o fato de que "SOMENTE PORQUE DEUS É, NÓS PODEMOS SER"; somente o que Deus é, nós podemos ser. Neste reconhecimento, prosseguimos com nossa tarefas diárias, livre e jubilosamente. Somente o que Deus experiencia, nós podemos experienciar, e somente o que Deus conhece, nós podemos conhecer. Isto é realmente perceber a Totalidade, a Unicidade que Deus é. E isto é estabelecer a Totalidade, a Unicidade que é o EU SOU que VOCÊ É.

Um comentário:

Gugu disse...

Bom,

Eu já toquei um pouco neste assunto por aqui.

As pessoas, quando buscam respostas para os "por quês" da Vida, sempre se deparam com a questão do bem e do mal, da morte, etc. Como é possível entender que nem o bem nem o mal existem verdadeiramente? O mal (e até mesmo aquilo que chamamos de bem) não existe verdadeiramente. Ambos possuem existências relativas, nunca absolutas. Se tivermos que adentrar o âmbito do absoluto, teremos de lidar com uma única coisa somente: DEUS. Quando compreendemos isso, então este texto da Marie. S. Watts começa a fazer sentido. Deus vive num plano diferente do que estamos acostumados a lidar diariamente; nós só conhecemos o plano relativo. tudo o que conhecemos, tudo o que compreendemos está relacionado ao âmbito relativo da realidade. A visão que temos das coisas é diferente da visão com que Deus vê. Onde a visão humana vê imperfeição, Deus olha e vê sua Criação perfeita.

Até agora estamos falando em coisas como "realidade relativa" e "realidade absoluta". Isso só é possível ser feito do ponto de vista relativo - enquanto estamos imersos na relatividade, faz sentido nos utilizarmos de termos como "existência relativa" e "existência absoluta", porque desconhecemos a existência absoluta e parece-nos impossível que tal coisa realmente possa vir a existir. Mas, quando começamos a compreender Sua existência, percebemos que continuar a falar em termos de "realidade relativa" e "realidade absoluta" deixa de fazer sentido, pois aos olhos do Absoluto o relativo não existe. O Absoluto não pode conhecer o relativo, mas no relativo podemos pelo menos "ouvir falar" a respeito do Absoluto (mas no Absoluto nem mesmo isso é possível de se acontecer).

Deus é infinito! Esse é o segredo para começar a perceber o Absoluto. Se Deus é infinito, não há parte alguma onde Ele não esteja, Ele cobre toda a área, perfaz todos os pontos de Sua criação. Sendo Deus infinito, não há nada que Ele possa conhecer que não seja Ele mesmo. Se isso for possível, então Deus não é infinito, não é onipresente e, se isso vier a ocorrer, Ele consequentemente deixará de ser Deus.

A Bíblia refere-se a Deus como o "Altíssimo". Deus existe numa dimentsão superior de existência, na Realidade Absoluta. Deus está no "Alto". Lá do Alto tudo é diferente, tudo é divino. Quando Deus olha para as coisas que criou, ele vê que "tudo é bom". Esse "bom" nada tem a ver com o nosso conceito de "bem ou mal" de "bom ou ruim". É um "Bom" que somente Deus é capaz de ver, compreender, sentir. MAs como Deus é infinito, Ele cobre o nosso ser com Sua presença, e por isso Ele também é o nosso Ser. Por isso, é possível a nós percebermos a Vida, a Existência, da mesma forma como Deus a percebe. É aqui que entra o texto da autora. Conseguir ver as coisas com a Visão de Deus é enxergar a Realidade, a Realidade Absoluta, onde tudo é bem, harmonia e perfeição. É a única Realidade que existe.


Abraços a todos.