"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, julho 07, 2007

O samurai e o mestre zen


Certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o samurai sentiu-se repentinamente inferior. Ele então disse ao Mestre:
- Por que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Por que estou me sentindo assustado agora?
O Mestre falou:
- "Espere. Quando todos tiverem partido, responderei. Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o samurai perguntou novamente: - "Agora você pode me responder por que me sinto inferior?"
O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. Ele disse:
- Olhe para estas duas árvores, a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior "Por que me sinto inferior diante de você?" Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso.
O samurai então argumentou: - Isto se dá porque elas não podem se comparar.
E o Mestre replicou:
- Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo.
Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer. Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica, ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanha não é diferença. Tudo é expressão igual de vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Texto bonito... Cada pessoa tem seu valor, cada um tem sua quota no Universo, seu próprio propósito. É uma pena que as pessoas, no geral, não entendam o valor de uma pessoa e muito menos o valor de qualquer coisa que há, como uma folha ou uma árvore. O mundo está cheio de samurais preocupados apenas em competir... Mas, no fundo, sinto que um dia o mundo será um lugar ideal para viver...

Como dizia John Lennon: "You may say I'm a dreamer... but I'm not the only one... I hope someday you join us, and the world will live as One".

teh +

Anônimo disse...

(Complementando...)

Mas claro... Não quero que pense que isso nos impede de tentarmos ser melhores.... Como dizia o poeta: "ser feliz também implica ser melhor. Mas tem que ser do interior pro exterior".

Acho que o segredo que o samurai procura entender é o seguinte:

"Não devemos buscar ser melhores DO QUE os outros... Mas sim buscar ser melhores PARA os outros".

O Universo não está estagnado e tudo está em eterna mutação. Devemos buscar nossa mutação no sentido da boa evolução, sempre procurando ser cada vez melhores e desenvolver nosso propósito universal. Mas isso não significa competir. Cada flor, cada inseto, cada ser humano tem o potencial de se tornar uma luz no universo e mesmo que nao se torne nada, sua existencia é justificada por algum motivo. Como disse o mestre zen: "tudo é necessário. tudo se encaixa".