"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, março 30, 2020

Efeitos da Iluminação Espiritual

- Joel S. Goldsmith -


Todo aumento de nossa compreensão espiritual representa mais luz para nós, que expulsa as trevas dos sentidos. Este fluxo de iluminação continuará até que tenhamos compreendido por inteiro que a nossa verdadeira identidade é a "Luz do mundo". Sem a iluminação, lutamos contra as forças do mundo, trabalhamos para viver, nos esforçamos para manter nossa posição e competimos por riquezas e honrarias. Muitas vezes lutamos contra nossos amigos, para acabarmos percebendo que lutamos contra nós mesmos. Não há segurança nas posses materiais, mesmo que tenhamos vencido a luta pela sua obtenção.

A iluminação nos traz primeiro a paz, e depois a confiança e a segurança; isto nos dá repouso das contendas do mundo, e então todo o bem flui para nós pela Graça. Podemos agora perceber que não vivemos pelo que ganhamos ou conquistamos; vivemos, sim, pela Graça.

Tudo que temos é dádiva de Deus; nós não ganhamos o nosso bem, pois que já o possuímos. "Filho, tu estás sempre comigo, e tudo que tenho é teu."

Os prazeres e os sucessos do mundo nada são se comparados com as alegrias e os tesouros que se desdobram diante de nós pela consciência espiritual. À luz da Verdade, os maiores triunfos e felicidades mundanas são como nada, diante dos tesouros da Alma e sua imensa glória, insondável e desconhecida pelos sentidos.

Possuindo a Luz divina dentro de si, ganha o homem sua liberdade do mundo, e a segurança contra todos os perigos terrestres e humanos. Nosso momento histórico tem amedrontado e assustado a muitos. Os espiritualmente iluminados reconhecerão que nenhum bem aparece ou desaparece, que a atividade espiritual tem por natureza a realização, e que, como a sua iluminação lhes revelou a verdade dos fatos, eles estão ancorados à Alma, à consciência divina, à paz espiritual, à segurança e à serenidade.

Não mais temeremos as mudanças das condições exteriores, que não passam do reflexo da totalidade interior. Com a certeza de que somos consciência espiritual individual, embora infinita, e que incorpora todo o bem, não mais precisamos levar em consideração aquilo que os sentidos nos mostram.

A iluminação espiritual revela a harmonia do Ser e dispersa as aparências captadas pelos sentidos materiais. Ela nada muda no universo, pois que o universo é espiritual, habitado pelos filhos de Deus, mas muda nossa visão do universo.




* Nota sobre o texto de Goldsmith: 

Neste post, Joel Goldsmith explica quais são os efeitos da iluminação espiritual no que concerne à nossa vida prática. Ele diz que a consciência desperta, iluminada, confere ao homem a vida pela graça: o indivíduo não mais necessita se preocupar com aspectos importantes da sua vida, tais como segurança, suprimento de bens e relacionamentos e demais aspectos exteriores (inclusive curas) que para o mundo são considerados importantes.

Há contudo um detalhe para o qual se requer muita atenção, que ele também explica, e é a parte mais importante da mensagem: jamais devemos buscar iluminação com vistas a obter consecuções de desejos materiais. A Consciência Iluminada (Deus) deve ser buscada por si mesma, e mais nada. Goldsmith diz: "Vá ter com Deus esperando Deus". Neste ensinamento, ir à Deus com a intenção/esperança de satisfazer um desejo pessoal é o mesmo que andar na direção contrária à Deus. Isso é assim porque em Deus tudo já está feito;nada há que precise ser melhorado ou curado. A Consciência Iluminada e o mundo fenomênico não podem ser conciliados e, assim, deveremos optar por Deus ou pelo mundo.

A realização/percepção da presença de Deus é tudo que necessita ser buscado, sem ficarmos olhando com o canto do olho para conferir ou verificar se no mundo houve alguma melhora ou mudança das condições materiais. Então, quando este ensinamento é colocado corretamente em prática, segue-se a cura ou a melhoria de algum aspecto exterior - mas você não os estava buscando! Goldsmith diz que essa é a obediência à recomendação de Cristo: "buscai primeiramente o reino de deus, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas".

É necessário, portanto, buscar a iluminação espiritual sem se preocupar com os efeitos que a iluminação espiritual proporciona; ir à Deus sem segundas intenções. Só assim é possível atingir (perceber) a Consciência Iluminada. Esse é o modo correto.

Um comentário:

Núcleo disse...

Para dizer o mínimo, Gugu, o seu comentário deu ênfase ao que é essencial no texto do Joel, que, a propósito, não é apenas o texto do Joel, mas sim, da Consciência do Ser que Se expressa através do personagem Joel. A real identidade do personagem que “aparece como” Joel é a divindade! Da mesma forma, é também a sua, caro leitor, e a minha real identidade, e só pode ser percebida por si mesma! Por isso, “busque a divindade de mãos vazias”, não leve pensamento algum, não leve desejo algum, não leve problema algum em sua meditação; simplesmente permita que Deus Se revele. Essa simples postura de se dirigir a Deus de mãos vazias muda o foco de sua atenção, de algum pensamento, desejo ou problema para percepção da Onipresença. Uma vez percebida a Sua “real identidade”, ou seja, “Quem você É”, toda Sua grandeza e magnificência Se revela e tudo que se refere ao seu personagem, ou seja, a “quem você está sendo” se revela irreal. O “universo do personagem” é uma representação, um mundo dual no qual existe passado, presente e futuro; o “eu” de um personagem e o “eu” de outros personagens, e todo o contexto no qual se inserem os personagens que evoluem até a “iluminação”. A experiência de iluminação é um paradoxo porque no momento em que o personagem se ilumina percebe que a iluminação não é real porque a representação na qual o personagem se insere é uma irrealidade... Sendo irreal a representação, irreal é o personagem e irreal é experiência de iluminação do personagem!
Assim, nenhum personagem jamais se ilumina; mas o ator, que é a real identidade dos personagens, é atemporalmente iluminado, antes da representação. É esse o sentido da revelação de Cristo: “Antes que Abraão (que é um personagem) existisse Eu Sou”. É esta real identidade do Ser que Cristo declarou ser Quem Se percebe. E é a sua e minha real identidade porque não há outro “Ser Real” senão a divindade! Cristo orou a Deus para que fôssemos aperfeiçoados nesta percepção de nossa unidade e real identidade.
Atente-se à advertência: “Desperta, tu que dormes! Ergue-te de entre os mortos e Cristo te iluminará.”
Em resumo: Perceba Quem “aparece como” o Joel e como o Gugu; perceba que ambos são personagens que estão aparecendo em sua mente. Mas, vá além e perceba Quem também está “aparecendo como” eu e como você! Descarte todos esses personagens e o contexto em que eles existem e busque a Deus apenas por Deus! Não leve irrealidades referentes ao contexto em que existem os personagens em sua busca, e permita que o Ser Real Se revele em você!

Namastê!