"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, abril 05, 2017

O Caminho para manifestar a Provisão Infinita - 2/6

- Masaharu Taniguchi -


ABANDONE A MENTE QUE SE APEGA À POBREZA

A maioria dos religiosos manda as pessoas desfazerem dos bens. Pregam de modo que as pessoas abandonem totalmente os bens até ficar sem um tostão, para então obter a salvação. E assim enriquecem as igrejas, enquanto pregam aos adeptos: “vendei vossos terrenos, vossas casas, abandonai tudo e recebei a Deus. Se não fordes capazes de vos decidir a tal ponto, não estareis em conformidade com a vontade de Deus”, e frases semelhantes. Mesmo as pessoas não religiosas acham que o dinheiro é uma coisa vil, e possuem o preconceito de que se não se tornarem satisfeitos com a pobreza não poderão se aproximar de Deus. A Seicho-No-Ie abole esse preconceito errôneo.

Sendo Deus a provisão infinita, quanto mais nos aproximamos de Deus, mas a nossa riqueza aumenta. Porém, essa riqueza, não a sacamos de outrem, mas a retiramos de Deus; por isso, por mais que aumente a nossa riqueza, isso não significa que roubamos alguém. Em oposição a isso, para quem não considera a “riqueza” como a provisão infinita de Deus e pensa que se trata de algo criado pelas mãos do homem e que, portanto, se alguém monopolizá-la, a parte dos outros ficará reduzida – para estes, mesmo acumulando o mínimo possível, isso significa roubar os pobres.

No número de junho de 1933 do periódico Hikari (Luz) da seita Ittoen, que preconiza a vida de inesgotabilidade dentro do nada, consta o seguinte relato: o milionário Kyujiro Okazaki (diz-se que esse senhor doou sem relutância um milhão de ienes para a instalação de uma fazenda, nos moldes da Ittoen, em algum lugar de Odawara), na ocasião em que viajava de Tóquio à Ittoen de Kyoto junto com seu filho Toshiro Okazaki, no começo de abril do ano passado, tentou comprar passagens de terceira classe, mas não havia nenhuma. Comprou, então, duas passagens de segunda classe, e acomodou-se, mas não se sentia bem. Certamente não se sentia bem devido ao sentimento de culpa, achando que estaria fazendo extravagância em relação às pessoas mais pobres. Então, o sr. Kyujiro Okazaki pediu ao condutor que, ao desocupar algum lugar na terceira classe, o mandasse para lá, ainda que no meio do caminho. Transcorrido certo tempo, desocupou-se um só lugar na terceira classe, que o filho Toshiro ocupou, e o sr. Kyujiro permaneceu no vagão da segunda classe até chegar a Kyoto. E comentou que sentiu-se “muito mal” por não ter podido viajar no vagão de terceira classe e sim no de segunda classe, que era mais confortável. O st. Tenko Nishida, da Ittoen, muito satisfeito, o elogia dizendo que sua mente está aos poucos se identificando com o pensamento do sr. Tenko.

Do meu ponto de vista, uma pessoa assim deveria ser considerada alguém que “apega-se à pobreza e torna-se escrava dela”. As pessoas, muitas vezes, trabalham arduamente durante a primeira metade de sua vida, obcecadas pela “riqueza”; e ao se tornarem milionárias, em idade madura, prendem-se à “pobreza” como reação à fase anterior; e, diante de uma coisa de qualidade superior e outra de qualidade inferior, sentem-se mal se não ficarem com a de qualidade inferior. Há pessoas que diante de um objeto esmerado e outro de qualidade inferior sempre escolhem o último, porque senão sentem-se constrangidas em relação aos pobres. À primeira vista tais pessoas parecem possuir um sentimento de muito amor aos pobres, mas, como a raiz de sua atitude está no apego emocional à “pobreza” em reação ao apego à “riqueza” que vinham mantendo até então, do ponto de vista de um juízo saudável isto não tem fundamento algum.

Se todo milionário, ao partir da estação de Tóquio, achasse que seria um luxo viajar no vagão de primeira ou de segunda classe e ocupasse um lugar no vagão de terceira classe que estivesse vago, o que aconteceria? Pode ser que ele pense: “Eu, sendo milionário, normalmente viajaria na primeira ou segunda classe, mas ultimamente estou seguindo uma religião cujo lema é ‘não viver roubando um ao outro’. Então, não faço extravagância para não roubar as coisas dos outros”. Assim ele pode sentir-se muito bem tomando o vagão de terceira classe, cedendo aos outros os vagões de primeira e de segunda classe que são melhores, e o seu espírito talvez permaneça tranquilo. (Caso tal milionário seja uma pessoa que leva uma vida de reação à fase de apego à riqueza e não se sinta tranquilo em viajar no vagão de segunda classe por falta de vaga no de terceira, não há dúvida de que, ao conseguir tomar o vagão de terceira classe, sentir-se-ia tranquilo e muito bem.)

Porém, o que poderia acontecer enquanto esse sr. Milionário, plenamente satisfeito e tranquilo, acomodado no vagão de terceira classe e achando que tinha feito uma boa ação, se dirigia em direção a Kyoto? Pelo fato de ele ter tomado o vagão da terceira classe, uma pessoa que precisava tomar esse vagão em Yokohama não pôde tomá-lo por falta de lugar; e, não sendo rica o bastante para comprar a passagem de segunda classe, teve de desistir e aguardar o próximo trem. E, por esse motivo, essa pessoa que estava atendendo ao chamado do pai doente poderia não chegar antes da morte dele. Ou pode ser que, devido à pressa, ela tivesse de tomar com muito esforço o vagão de segunda classe, gastando todo o dinheiro que levava e ficar sem dinheiro para a passagem de volta. Então o sr. Milionário, cuja intenção era a de beneficiar o próximo, ao tentar “não roubar os outros” e viajar no vagão de terceira classe, ao contrário pode fazer com que os outros paguem mais enquanto ele próprio paga menos.

Por que se chaga a tal resultado? É que o sr. Milionário não está vivendo rigorosamente a verdadeira vida de “zero”, não assumiu totalmente a vida desapegada vazia e livre de obstáculos. Se ele pensa que, sendo o preço da passagem de terceira classe inferior ao de segunda e, portanto, viajar de terceira o aproxima mais da “vida sem nada” ou da “vida de zero” do que viajar de segunda classe, não está realmente vivenciando a “vida de zero”, “vida de nada possuir” ou “vida vazia e livre de obstáculos”. Para viver a verdadeira vida desapegada ou “vida de nada possuir”, é preciso compreender bem a Verdade da inexistência da matéria pregada pela Seicho-No-Ie, e assimilar a liberdade do “verdadeiro nada”, do “verdadeiro vazio” que transcende a comparação de preços e a discriminação relativa à classe dos vagões. Quem assimila o “verdadeiro nada”, o “verdadeiro vazio”, é capaz de entrar com naturalidade no vagão de primeira classe quando nele houver lugar, sem sentir-se apreensivo durante a viagem. Uma pessoa que compreendeu a Verdade precisa ser capaz de ocupar com naturalidade o vagão que estiver vago.


PARA RECEBER A PROVISÃO INFINITA, É PRECISO PRIMEIRO ELIMINAR A “INTENÇÃO DE ROUBAR”

Mas isso não significa de maneira alguma que eu esteja recomendando esbanjar recursos. Como a provisão necessária ao homem vem de Deus, não adianta “gastar” apenas no sentido de “esbanjar”, é preciso sintonizar a mente com Deus. Como a provisão de Deus nos é dada para ser útil à humanidade, para sintonizarmos nossa mente com Deus, devemos ter vontade de “doar” para o bem dos outros. Quando assim fizermos, nós também passaremos a receber em abundância.

Criando o sentimento de disputa e tentando roubar o outro, no fim os recursos de produção se esgotarão e a provisão diminuirá. O fato de nossa provisão diminuir em consequência da disputa que empreendemos com base na crença de que roubando aumentam os nossos bens é semelhante, por exemplo, à disputa por um copo d’água: se houver duas pessoas tentando tirar uma da outra, acabam derramando a água e nenhuma das duas consegue bebê-la. Além disso, em consequência da disputa, transpiram mais, seus corpos se desidratam e ficam com mais sede. Neste caso, se ambas cederem-no uma à outra dizendo “Tome você primeiro”, poderão tomar metade cada uma. E, recobrando ambas as energias, se saírem amistosamente à procura de uma mina poderão encontrar água potável jorrando em abundância.


(Do livro: “A Verdade da Vida, vol. 8”, pp. 133-138)

Nenhum comentário: