"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, setembro 21, 2016

Mantra da Libertação

(Oneness University)


"Despertar 
é 
Liberar a Vida
é 
Liberar os sentidos
é 
Libertar-se do eu
é
Libertar-se do conhecimento
é
Libertar-se da sociedade
é
Libertar-se do trabalho.
Isto é Verdade."

(Mantra da Libertação)

Liberar a Vida

O estado natural do ser humano é a alegria. Ela se caracteriza por qualidades auspiciosas como o amor, compaixão, sentido de conexão e silêncio. Mas a consciência humana é restringida por conceitos, ideias, condicionamentos e construções mentais. Sri Amma Bhagavan dizem: "Quando a consciência é purificada de toda a sua contaminação, o que resta é vida, pura consciência, ou Deus". Por isso, Sri Amma Bhagavan definem o Despertar ou Unidade como "liberar a vida propriamente dita".

Liberar os sentidos

Despertar, no nível mais fundamental, é "viver a vida". As escrituras definem o ser desperto como alguém que consegue controlar os próprios sentidos. De acordo com Sri Amma Bhagavan, contudo, Despertar seria liberar os sentidos das embreagens da mente. Pois a mente, com seus julgamentos e comentários, interfere em cada percepção sensorial, tornando-a morta e sem frescor. Não fosse por essa interferência, o sistema nervoso seria capaz de gerar alegria através de cada experiência sensorial: visão, audição, olfato, paladar ou tato, independente do objeto que se experiencia. Assim, aquele cujos sentidos estão liberados, transcende a "vida da mente" e experimenta a "vida dos sentidos".

Libertar-se do "eu"

O chamado "eu" é a sensação de existência em separado. Sempre que há um "eu" e um "outro", o resultado é o medo - medo do que o "outro" pode fazer "comigo". Do medo, da luta pela sobrevivência, da comparação, dos ciúmes ou do ódio nasce todo o resto. Sri Amma Bhagavan dizem: "O 'eu' é apenas um conceito". Um conceito, por definição, é algo que não existe na realidade. É uma ilusão.

Libertar-se da mente

A noção popular acerca da libertação da mente diz respeito ou à cessação do diálogo interno, na qual você entraria num estado de "não pensamento", ou à transformação da mente, na qual a própria mente experimenta um estado de liberdade e paz. A libertação de que falam Sri Amma Bhagavan não é nenhuma destas. É cessar o esforço de interromper ou modificar o funcionamento da mente. Você é livre na companhia da mente, que, com seus conteúdos, existe independentemente, apenas para ajudá-lo em questões práticas da vida e sem interferir nas experiência propriamente ditas.

Libertar-se do conhecimento

Quando Sri Amma Bhagavan falam de libertar-se do conhecimento, não falam do conhecimento em si, mas do apego a ele. Quando o saber não se traduz em experiência concreta, ele se torna um impedimento para as experiências que você deseja obter. Quando se torna um obstáculo para a experiência da vida, se transforma numa carga, numa prisão. Por isso deve desaparecer.

Libertar-se do condicionamento

A humanidade desenvolveu conceitos como comunismo, capitalismo, igualdade, nacionalidade, religião, etc. ao longo de milênios. Estes conceitos e ideia têm vida própria. Eles fazem uso da sua existência para sobreviver. Entram em você como um "pensamento-inseto" e colorem toda a sua experiência. Libertação dos condicionamentos não quer dizer ser desprovido de qualquer ideia ou conceito, mas ser livre para escolhê-los em questões da vida prática.

Libertar-se da sociedade

Em última instância, o homem está preso ao conceito de "liberdade". Ele pensa que a liberdade se consegue ao confrontar o sistema e as normas existentes na sociedade. Mas liberdade para Sri Amma Bhagavan é essencialmente um estado interior da existência, no qual você não parte do medo para ser e agir. Não há sensação de sufocamento, nem resistência a qualquer estrutura, lei ou valor que a "sociedade" defenda. Liberdade não é revoltar-se contra algo. É um estado de consciência que não possui opostos.

Libertar-se do trabalho

Sri Amma Bhagavan diferenciam "atividade" de "ação". Atividade é uma forma de escapar do vazio interior e da dor existencial. É um meio para se atingir um fim. Você trabalha, dirige, cozinha, limpa e reza porque você possui uma necessidade psicológica por trás de todas estas ações que você deseja preencher. Já na ação, o propósito ou motivação existem do ponto de vista físico, mas não no sentido psicológico. A experiência é um fim em si mesmo. Nasce de um estado interior de alegria e liberdade. A pessoa desperta também trabalha, mas é livre da tirania do trabalho.


O Objetivo da Oneness University é libertar a humanidade, total e incondicionalmente.


Nenhum comentário: