"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, maio 27, 2016

Deixe que o Espírito dê testemunho!

- Joel S. Goldsmith - 


Ao entrar em contato com o Espírito de Deus em seu íntimo, você estará manifestando o Poder e a Presença em sua experiência. A obra de "O Caminho Infinito" consiste em fazer com que se atinja uma percepção consciente desta Presença. Quando você conscientiza que Deus está “mais próximo...que o fôlego”, cessam suas buscas por Ele no céu ou nas montanhas sagradas, e você passa a ficar repousado. Neste repouso, estará sendo aberto o caminho para que o Espírito Se anuncie e realize a Sua atividade.

O ministério do Mestre não tinha este objetivo? A cura do doente, a ressurreição do morto, a alimentação do faminto, o perdão ao pecador, e a superação de quaisquer discórdias e desarmonias da vida? O ministério do Cristo não tem por objetivo primário que vençamos o que o Mestre chamou de “este mundo”, apareça ele na forma de pecado, tentação, falso desejo, carência ou limitação?

A maioria das pessoas encontra facilidade para reconhecer a existência de um Cristo interno; mas, para prová-Lo, manifestá-Lo ou evidenciá-Lo, sente dificuldade. Para conseguir este intento, uma condição será necessária: sempre que elas lerem ou ouvirem algo a respeito dessa Presença interior do Cristo, terão de sentir, no próprio íntimo, algo que lhes diga “sim”. Foi exatamente esta percepção e convicção da Presença que possibilitou ao Mestre a realização de suas miraculosas façanhas, conforme podemos ler hoje nas Escrituras.

As pessoas envolvidas com a cura espiritual sabem que as curas somente ocorrem quando, ao fim do tratamento ou prece, surge uma sensação de libertação interior, um sentimento do tipo: “Está feito!”, ou, “Deus assumiu o comando”. A prece ou tratamento que se restringe ao uso de palavras e pensamentos, por mais sinceros e sublimes que possam ser, não será eficaz: estará faltando ali a resposta divina à questão. Apenas a prece ou tratamento que transcender as palavras e os pensamentos, atingindo um contato real com o Espírito, irá mostrar os seus frutos.

Não desejo afirmar que preces ou tratamentos devam ser realizados sem palavras e pensamentos. Imagine! Pois são exatamente as ferramentas de que dispomos para nos erguermos acima delas próprias! Seja qual for o tipo de prece ou tratamento empregado, sua finalidade única é a de nos conduzir a uma condição de consciência em que as palavras e pensamentos cessem por si, dando ao Espírito todo o comando.

Se a prece apenas de palavras e pensamentos fosse poder, não teríamos, no mundo atual, coisas como “busca pelo caminho espiritual”, ou “busca de um meio de se trazer à terra o poder espiritual”, uma vez que sabemos existir, em todas as religiões, denominações e seitas, uma quantidade de preces e tratamentos capaz de inundar o mundo de bem-aventuranças. No entanto, após permitir que seu tratamento incorpore toda a verdade possível de lhe vir à lembrança, se ao seu término fizer uma pausa, à espera de que o Espírito esteja sobre você, terá então encontrado o verdadeiro sentido da prece, e descoberto a origem e o segredo da cura espiritual.


“FICAI NA CIDADE”

Na versão revista da Bíblia, uma extraordinária passagem acompanha o versículo final do Evangelho de Lucas. "Estando para deixar seus discípulos, o Mestre lhes disse: “Ficai na cidade!”. Não saiam a proselitar; não saiam a pregar; não saiam! “Ficai na cidade”."

Este ensinamento nos diz para permanecermos em prece até recebermos o poder que emana do Alto. O Mestre fez a citação de Isaías: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu”. Mesmo sendo conhecedor das Escrituras, ou de toda a verdade contida num livro, jamais acredite que isso possa ser unção divina. Você estará ungido por Deus somente quando puder sentir-Lhe a Presença.

A não ser que haja algum tipo de certeza interna, de que existe aquele Algo além de você simplesmente, a sua prece não será eficaz. Quando descer sobre você uma íntima sensação de paz, de libertação do problema, uma certeza de que Eu nunca o abandonarei, que Eu estou com você, sua prece específica estará terminada. E então, todas as coisas que pedir serão realizadas. Além disso, por virtude daquele Espírito, você terá conhecimento suficiente para jamais pedir por bem material ou coisas materiais.

Precisamos orar para a obtenção de quê? De nada! Estamos acreditando que Deus nos está retendo o quê em Suas mãos? Nada! Ora, nesse caso, para quê cerramos os olhos em oração? Para quê? Senão para recebermos a graça de Deus e para que Seu Espírito seja sobre nós para sermos curados física, mental, moral e financeiramente, sob todo ponto de vista? Não teríamos nenhum outro motivo, além desse, para orarmos.

Tão logo fecharmos os olhos em prece, Deus já sabe que isso tem por finalidade fazer-nos um instrumento pelo qual a Sua graça nos atinja a consciência. E, estando em quietude, permitamos que a Sua Voz nos chegue à consciência, ora como se fosse um trovão, ora como uma voz suave e pacífica, pois a Consciência onisciente sabe que estamos em prece para recebermos a divina Graça.

Eis-me aqui, no silêncio, à espera de Tua paz, do Teu reino, da Tua graça...

Permaneça habitando nessa quietude, silêncio e paz, e aguarde a “descida do Espírito”; sinta intimamente a libertação do problema, do medo e da ansiedade. E assim, a seu devido tempo, a graça de Deus estará assumindo uma forma de cura, de soerguimento, de suprimento, ou de um relacionamento humano mais feliz – algo bastante tangível.

A prece é a habilidade de entrar no silêncio sem nenhum problema, apenas pela alegria de estar em comunhão com Deus, pela experiência de conhecê-Lo corretamente. A prece é uma atitude de auto-submissão e uma elevação de consciência que ultrapassa todo querer, desejar ou buscar, e que se torna uma comunhão com a Fonte da Vida. Quando ocorre esta comunhão, com a vinda de uma resposta interior, a bênção do Senhor é recebida.

Milagre não é simplesmente a dissolução de alguma dor, o desaparecimento de uma doença. Ou uma mera troca da infelicidade pela felicidade; trata-se de algo muito além de tudo isso. O mundo fica vencido. A origem do mal é eliminada. A prática constante da meditação, que resulta nessa comunhão interna, gradualmente culminará com a dissolução dos problemas, não apenas de um, mas de um após o outro, às vezes de dois em dois, até que haja o desaparecimento total dos problemas que constituem o mundo.


“RUMANDO O MACHADO À RAIZ”

Um problema só pode existir no âmbito da chamada mente humana universal, e se expressa através do indivíduo. Se, de sua parte, houver uma recusa no sentido de permitir que o problema flua por você, ele será um problema morto. Os problemas nada mais são que a crença universal em dois poderes. Quando você reconhece esse fato, aceitando a Deus como Onipotência, o problema é destruído no local único de sua existência: na mente humana universal.

Na antigüidade, deu-se à origem do mal o nome de “diabo”. O diabo não é nem nunca foi uma pessoa. O diabo, ou o mal, é algo de natureza impessoal. É possível que ele apareça como pecado, delinqüência juvenil, falso desejo, doença incurável, pobreza, ou morte. Entretanto, seja qual for o nome ou natureza, aquilo que se põe à sua frente é um mal único. Empregamos para ele a designação “mente carnal”, dada por Paulo, ou algum outro termo, como “aparência”, por exemplo. A discórdia não é uma entidade ou identidade física; ela é uma “aparência”, um produto da mente carnal: a crença em dois poderes.

Em vez de se preocupar com a natureza específica de algum problema, instantaneamente conscientize: “Ah, eis aqui o meu velho amigo Satanás, mente carnal, aparência.” Partindo disso, reconheça que, pelo fato de ser Poder somente aquilo que é de Deus, esta aparência ou sugestão não possui nenhum poder, lei, continuidade, enfim, nada que a possa apoiar.

Quando você puder aceitar a Deus como Onipotência, simplesmente dará suas costas à ilusão, em todas as suas fases, e seguirá adiante. Porém, a maioria não é capaz de agir assim. Pelo contrário, argumenta com o erro, enfrenta-o, e até faz oração levando em consideração a sua existência. Mas, uma vez reconhecido que Deus é Onipotência, não sobrará nada para você considerar em suas preces. Elas serão, a partir daí, constituídas de uma comunhão com Deus, de uma alegria no Espírito. Serão preces de reconhecimento, de encontro com Deus, sem aquela atitude de pedir-Lhe algo, ou de tentar usar Deus como um poder.

Quando compreender a Deus como Onipotência, estará habilitado a se livrar do mal sob todas as formas, mediante as seguintes palavras: “Nenhum poder terás sobre mim, a não ser que tu venhas de Deus. Ao lado de Deus não há nenhum outro poder; e o Poder divino é presente tanto no céu como exatamente aqui onde eu estou.”

Ao se deparar com algo de aparência maligna, para abordá-lo sob o ângulo espiritual, parta do princípio de que o mal não é poder. Além disso, compreenda também que sua intenção não será a de tentar transformar mal humano em bem humano. Não quererá substituir uma condição humana por outra também humana. Certifique-se disto! Ao defrontar-se com a doença, não tentará mudá-la para saúde. Ao defrontar-se com a morte, não tentará transformá-la em vida. Ao defrontar-se com alguma perda, não tentará mudá-la para ganho.

Bem, se nada daquilo deverá ser feito, que fará você? Será preciso que conscientize que tanto a perda humana quanto o ganho humano não têm qualquer importância. Se você desfrutasse da melhor saúde do mundo num minuto, nada impediria que, no minuto seguinte, você pudesse cair morto. Quando encarar uma aparência do mal, jamais tente mudá-la para o bem. Conscientize o não-poder e a natureza ilusória de ambos: do mal humano e do bem humano; assim, sua prece poderá ser: “Deixai-me testemunhar a verdade espiritual, a harmonia espiritual, e o bem espiritual”. Isto significa se elevar acima do par de opostos.

Você não poderá retornar ao Jardim do Éden enquanto não se elevar acima do bem e do mal. Enquanto ficar insistindo em simplesmente trocar o mal pelo bem, ou transformar o mal em bem, você não estará no paraíso, pois, apesar da obtenção de certa parcela de bem, novamente ele poderá voltar à sua condição de mal anterior. Não sabemos de pessoas que se esforçaram, conseguiram acumular fortunas, e que posteriormente acabaram na miséria? Ou de algum atleta, ou mesmo um inovador de métodos de boa saúde, que conseguiu formar um físico perfeito, após intenso esforço, mas que no fim voltou a apresentar uma deplorável condição física? Não vimos pessoas que lutaram em busca da própria integridade moral, mas que se deixaram posteriormente ser levadas pela corrupção, se autodestruindo física, mental, moral ou financeiramente, apesar de toda retidão por elas apregoada?

O mal não pode ser vencido pela força ou pelo poder. Não existe essa coisa chamada “vitória sobre o mal”, a não ser quando nos preparamos para “a vinda daquele a quem pertence o juízo”. Assim que aprendermos a encarar a doença sem lutar ou tentar dominá-la, permanecendo sentados ao seu lado, em silêncio, à espera de que o Espírito em nosso interior dê Seu testemunho, teremos estabelecido a saúde de natureza permanente, que não precisa ser obtida repetidas e repetidas vezes. Do mesmo modo, quando os falsos desejos são dominados pela força de vontade, lutando contra eles, em muitos casos o resultado conseguido não é duradouro; porém, quando são suplantados espiritualmente, o efeito se evidencia como uma permanente bênção.

Ao nível da humanidade, assumir a atitude de “não resistais ao maligno” não passa de se conceder ao adversário uma vantagem sobre nós. No caminho espiritual, contudo, isto não é verdadeiro. Ao nos depararmos com problemas de saúde, morais, financeiros, ou com alguma outra forma de mal –injustiça, desigualdade--, se conseguirmos resistir à vontade de querer transformar esse mal em bem, complementando com o desejo de sermos testemunhas da Presença e Poder espirituais, por certo constataremos a manifestação da harmonia.


O BEM NOS CHEGA EM TERMOS DE NOSSOS CONDICIONAMENTOS

A harmonia espiritual vem como infinita perfeição, mas o grau em que alguém irá desfrutá-la é proporcional ao seu condicionamento mental. Todas as pessoas recebem algum tipo de condicionamento, trazido pelos ascendentes, pela nacionalidade, religião, mais ainda pela educação, e finalmente pelas suas experiências pessoais na vida. Portanto, quando alguém se volta ao Espírito, é muito provável que a graça de Deus lhe chegue através de algum modelo condicionado pelo seu estado de consciência.

Deus nada sabe de doença; Deus nada sabe de um coração que devesse bater a um ritmo determinado. Esteja certo de que, tivesse Deus conhecimento de tais coisas, o coração bateria corretamente o tempo todo. Nada existe que esteja fora do poder de Deus. Mas se você estiver condicionado à idéia de quão rápida ou lentamente o coração deva bater, quando Deus ditar a harmonia do corpo, para você o natural será interpretá-la segundo aquele padrão de ritmo cardíaco, ou algum determinado grau de temperatura.

Há pessoas que não conseguem dormir, ou que não dormem o suficiente, e que, ao se voltarem para o Espírito, dão-se conta de que posteriormente passaram a dormir durante oito ou nove horas seguidas. Suponho que elas atribuam este período de horas de sono à vontade de Deus. Porém, compreenda claramente este ponto: no que se refere a Deus, a necessidade de sono não existe! Deus jamais cochila ou dorme, e o mesmo é verdadeiro para a Sua “imagem e semelhança”. Portanto, se após voltar-se a Deus, você constatar que a insônia deu lugar às oito ou nove horas de sono, este resultado se deve ao seu condicionamento mental de considerar aquilo como dose normal. O mundo conhece um grande número de pessoas, autoras de grandes realizações, que costumavam dormir bem menos. Se a vontade de Deus fosse a de que elas dormissem durante oito horas, certamente elas teriam que proceder daquela forma. No entanto, sabendo da possibilidade que tinham de trabalhar com um período reduzido de sono, elas assim fizeram, condicionando a si mesmas neste sentido.

Quando o bem se manifesta, é curioso notar que uma pessoa o recebe na forma de um luxuoso carro, outra o recebe como um moderno iate, e uma terceira o recebe na forma de um valioso diamante, ou uma bela mansão. Porém, se Deus concede a Sua graça a todas aquelas pessoas, não seria natural que todas igualmente recebessem as belas mansões? Não, pois cada uma condiciona o bem recebido em função de algo que traz latente em sua consciência. O impossível não existe, pois a nossa natureza verdadeira é a mente não-condicionada, Espírito ou Alma isenta de condicionamentos. Na realidade, todas as pessoas são consciência não-condicionada, mas o condicionamento que posteriormente recebem seria para elas um estado de limitação. Quando chegam ao caminho espiritual, elas precisam se desfazer desse condicionamento. Não é tarefa fácil! Diante de cada problema, terão de se retirar interiormente para conscientizar: “Deus é. Deus é onipresente exatamente aqui onde eu estou; Deus é infinito, e é bondade infinita”.

Cada vez que estiver frente a uma doença, lembre-se conscientemente de que a doença não faz parte da vontade de Deus; logo, não possui qualquer poder. Somente o que é ordenado por Deus é poder; o que constitui poder é somente aquilo a que Deus outorga poder. Será preciso que você realize um autotratamento para se libertar daquilo que seus pais, sua igreja e suas escolas lhe vieram ensinando, até que possa chegar à convicção absoluta de que Deus é o todo, e que o poder de Deus é exclusivamente de bem.

Todas as alterações fisiológicas que ocorrem com o passar dos anos deveriam se mostrar sem quaisquer dores, discórdias e desarmonias. A idade em nada se relaciona com o corpo ou com o calendário. Ela tem a ver com o fato de você acreditar ou não na existência de um processo regenerativo capaz de restaurá-lo muito mais rapidamente do que o tempo o possa desgastar. De que forma poderia envelhecer uma pessoa que convictamente reconhece que “Eu nunca o abandonarei, mesmo que você atinja cento e vinte anos de idade. Eu sou a saúde estampada em seu semblante”?

Você não poderá ficar sem nenhum alimento material, mas se acreditar que estará sendo sustentado apenas pelo alimento, estará permitindo que as rugas se formem, o que logo ficará evidenciado. Você poderá se manter com muito menos alimento, ficando ainda melhor nutrido, se parte de sua alimentação for espiritual.

Na realização consciente da Presença encontra-se a sua plena salvação. No momento em que houver uma convicção numa bênção ou Graça interior, a Presença irá à sua frente “tornando os caminhos tortos retos.” A Presença caminha junto e atrás de você. A Presença perdoa os seus pecados, cura suas enfermidades, e livra-o de suas carências e limitações. Contudo, cabe-lhe recordar sempre que somente palavras, ou a mera repetição das mesmas, não fará com que se realize tudo aquilo. Deverá ocorrer um real alcance da Presença, quando então você estará dotado do Alto.


Nenhum comentário: