"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, maio 17, 2009

Sabedorias da Seicho-No-Ie: 05



*A existência espiritual chamada Deus é a única Realidade.

*Diz-se que a luz é constituída de ondas de “éter”. Entretanto, estas não se transformam por si mesmas em luz. Elas se transformam em luz somente quando o “amor da terra” e o “amor de céu” se unem.

*Se te afastares do “amor da terra” e subires bem alto, aonde não chega a energia da Terra, estarás mais próximo do Sol, mas lá encontrarás absoluta escuridão e um frio de 270º C abaixo de zero. Quanto maior a altura, mais intenso é o frio.

*Mas nem por isso deves menosprezar o “amor do céu”. A energia da terra, sozinha, não pode conduzir luz nem calor. Mas não deves tampouco desprezar o “amor da terra”.

*É preciso que atuem em conjunto o “amor do céu” e o “amor da terra” – o “amor do pai” e o “amor da mãe”. É através da ação conjunta das energias do céu e da terra que todas as coisas surgem e crescem.

*Viver é exteriorizar a Vida. Não há outra forma de viver.

*Mesmo que envolvamos um diamante com lama e imundícies, ele próprio não se macula. O diamante permanece limpo e puro sob a sujeira. O que está sujo é apenas a sujeira.

*Assim também é a essência espiritual do ser humano: por mais que o homem se envolva com pecados, jamais fica maculado; apenas encobre sua natureza verdadeira. É isto que queremos dizer quando afirmamos que “neste mundo não há um pecador sequer”. Na verdade, o que é pecaminoso é unicamente o pecado e não o ser verdadeiro, isento de pecado.

*Ouvindo palavras afáveis, o ser humano se sente satisfeito. As pessoas afáveis, de cujos lábios brotam naturalmente palavras de bondade e carinho, são verdadeiros tesouros da vida.

*Se alguém apontar um defeito teu, deves sentir gratidão. Se alguém ficar zangado contigo, deves arrepender-te por ter tumultuado a mente dele, qualquer que tenha sido a circunstância; reconhece com franqueza o teu erro. No momento em que reconheceres o teu erro com sinceridade, revelarás tua sublime natureza divina.

*Quanto mais defensiva for a nossa atitude, mais agressiva se torna a atitude do oponente. Esta lei mental aplica-se tanto às nações como aos indivíduos.

*O “modo de viver da Seicho-No-Ie” consiste em elogiar os outros. Em certa reunião, elogiei determinada pessoa apontando somente suas qualidades, apesar de se tratar de alguém que havia me traído.

*A uma outra pessoa, escrevi uma carta apontando com clareza os seus defeitos, justamente por amar essa pessoa. E ela respondeu-me agradecendo.

*O “Eu verdadeiro”, que tanto pode elogiar um traidor como pode criticar a quem ama, é um ser livre. O “eu carnal” pode, eventualmente sentir solidão, mas essa situação é falsa, pois o “Eu verdadeiro” jamais sente solidão.

*A solidão não existe. Se te sentes solitário é porque busca nos outros a satisfação de teus anseios. Viver conforme a Seicho-No-Ie é conscientizar que tudo já está dentro de ti.

*Não penses que és um ser limitado. A eternidade está dentro de ti. “Dentro de ti” não significa dentro de teu corpo carnal. Despertando para a Verdade, compreenderás o significado disto.

*Não tentes impor-te a todo custo. De que serve a atitude inflexível e arrogante? Através dela, pode-se ver o vazio interior. O valor do ser humano não está numa atitude irredutível e orgulhosa.

*Quanto mais arrogante for a pessoa, mais evidenciará sua pequenez interior. Quem tem pouco valor age com arrogância para parecer importante, mas com isso apenas mostra sua insignificância.

*Entre os que ocupam posições elevadas neste mundo, muitos estão destruindo o maior tesouro que existe e pouco se importam com isso. Para eles, poder se impor com arrogância sem que ninguém se rebele, constitui uma tentação. Não percebem que o bom sentimento é o supremo tesouro dentre todos os tesouros.

*Quem tenta moldar os outros ao seu próprio padrão fracassará. Quem quer obrigar os outros a seguir o caminho que ele próprio percorre, tropeçará. Para cada pessoa, existe um caminho, uma direção a seguir, da mesma forma que para os bondes existem os trilhos e para os automóveis existem vias adequadas a seu tráfego. E é bom que seja assim. Compreender isto é sábio.

*Podemos indicar aos outros o caminho certo, mas não podemos forçá-los a seguir esse caminho. Não é pela força que os homens serão salvos. Para os que querem seguir o caminho que leva a um beco sem saída, deixa-os ir; quando se virem nesse beco, compreenderão que trilharam o caminho errado, e esse despertar os colocará no caminho certo. Para tais indivíduos, “ver-se num beco sem saída” é o primeiro passo para a salvação.

*Cada qual segue seu próprio caminho. Assim como as pessoas têm fisionomias diferentes, seus caminhos não podem ser iguais. Ao compreenderes esta Verdade, poderás pensar: “Cada pessoa é um ser isolado; não há pessoa alguma para trilhar comigo o mesmo caminho”, e serás tomado de solidão. Mergulha fundo nessa solidão, até transcendê-la. No momento em que acabares de transcender a solidão, subitamente brotará e teu coração a verdadeira alegria: compreenderás que cada um segue seu próprio caminho cumprindo a missão própria atribuída por Deus, o Qual rege toda a humanidade. Então, aceitarás as diferenças individuais e teu coração se encherá de um amor amplo, capaz de abranger a todos os teus semelhantes.

*A morte não existe. Somente se extingue aquilo que é inexistente desde o princípio. A Vida é existência desde o princípio, por isso jamais morre. A morte parece existir, mas não passa de ilusão.

*Não existe coisa alguma que seja realmente suja. Qualquer coisa, conforme o modo de se ver, pode parecer suja. Mesmo uma coisa aparentemente suja, se usada com sabedoria pode ser muito proveitosa. Por exemplo, adubando-se a terra com esterco, obtêm-se verduras viçosas. Pensar que os fertilizantes artificiais sejam mais limpos que o esterco é uma ilusão. É evidente que o que se forma é naturalmente mais limpo que o que é fabricado artificialmente. Mas, mesmos os fertilizantes artificiais deixarão de ser sujos, se usados com sabedoria. Em suma, não existe coisa alguma que seja realmente suja.

*Se o descontentamento brota em tua mente, é porque exiges demais dos outros. Precisas compreender que cada pessoa tem sua própria posição, sua própria vida. Tua mente ficará aliviada e contente somente quando aceitares a posição e a vida dos outros, compreenderá as razões do comportamento deles, e te tornará capaz de admitir até mesmo as posições contrárias à tua. Se não sentes alívio e satisfação, é porque tens mente estreita. Como poderá sentir bem-estar num lugar estreito?

*A ficar dando conselhos, é preferível dar exemplos por meio de atos. A ficar pensando hesitante, é preferível agir decididamente. Uma boa idéia não colocada me prática é uma idéia vã.

*Quando excede na afirmação do ego, o homem não se harmoniza com o ambiente. Misturar-se com o povo, escondendo o brilho da própria sabedoria e virtudes, é uma forma de manifestar o amor.

*Todos os sofrimentos humanos têm origem na cobiça e esta vem da ilusão.

*O que nos causa sofrimento é a nossa própria ilusão. Afastando a ilusão, percebemos que este mundo é um paraíso de luz.

*Durante um aprendizado, não deves proceder à tua maneira. Somente a mão aberta pode segurar o que lhe é oferecido.

*Na leitura de um livro, não te atenhas à escrita. O livro é o espelho em que refletes a tua Vida (alma). Ao leres um livro, estás lendo a tua Vida. Quem lê a escrita em vez da Vida é aquele que vê a película metálica do espelho em vez da sua imagem refletida.

*Decorar uma página do dicionário não é conhecer o dicionário todo. Conhecer uma página da vida não é conhecer totalmente a vida.

*Aquele que louva a Deus apenas quando é curado de doença, talvez O amaldiçoe se adoecer de novo.

*É feliz quem consegue louvar a Deus em todas as circunstâncias.

*O ódio e a ira atritam a Vida. O atrito é desperdício de energia. O sentimento de gratidão lubrifica a Vida.

*A força da convicção é maior que a força da vontade. A convicção é força criadora.

*Os movimentos de reforma social que não se baseiam na reforma da mente, embora pareçam benéficos, não trazem resultados satisfatórios porque as pessoas se esquecem de eliminar a raiz (causa mental) da desarmonia. “Os que lançam mão da espada, pela espada perecerão”. Os que agem motivados pelo ódio, se arruinarão pelo próprio ódio.

*Aquele que sabe governar um país é um grande líder. Mas aquele que sabe governar a sua própria mente é um líder ainda maior.

*Igreja não é mero edifício; templo budista não é mera torre ou pagode. Igreja é lugar onde se transmitem as palavras de Deus; templo budista é lugar onde se transmitem as palavras de Buda.

*Mesmo com papelão dobrado é possível quebrar uma espada, se aplicarmos um golpe com “kiai”, ou seja, concentração de uma intensa força de determinação. O êxito ou o fracasso na vida também depende do grau de determinação da pessoa.

*Na Seicho-No-Ie, normalmente se dispensam os remédios, pois o natural é o homem ser saudável quando você vive conforme a lei da Vida. Mas, quando uma pessoa transgride a lei da vida e adoece, precisa intensificar sua oração para poder receber da Grande Vida a orientação sobre o tipo de tratamento que deve adotar.

*Mesmo que estejas doente, não deves manter remédios e aparelhos terapêuticos à cabeceira de tua cama. Na medida do possível, procura manter a aparência de quem não está doente, pois assim te curarás mais depressa. Contudo, não deves forçar-te a fazer coisas que teu estado não permite.

*Viver com fé é entregar-se totalmente à Providência; é viver sem se prender às aparentes felicidades e infelicidades; é viver acreditando que, graças à Providência Divina, mesmo um acontecimento infeliz contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento da alma.


Um comentário:

Anônimo disse...

adirei o blog faz um tempo que não vou lá e tenho pensado em retornar
obrigada

mARISA
MARISA_ISAC@YAHOO.COM.BR