"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, maio 12, 2009

Sabedorias da Seicho-No-Ie: 04

PureLove.jpg image by suvuart


*O amor que visa a recompensa é um sentimento interesseiro. Se não vier a recompensa, transforma-se em rancor.

*Num grau mais elevado de amor, a pessoa ama o próximo e quer vê-lo contente. Entretanto, apesar de não ser um amor interesseiro, ela se sentirá decepcionada ou triste se o outro não se alegrar ou não perceber a sua boa intenção.

*No amor que visa a recompensa e no amor que espera ver o próximo contente existe o apego ao "eu". Enquanto a pessoa tiver pensamentos como "Eu fiz isso e aquilo por ele; no entanto, o que ele me fez?", ainda não está livre do apego ao "eu".

*Os atritos no lar se originam do amor-apego. Os conflitos entre sogros e nora, marido e mulher, pais e filhos, por exemplo, ocorrem devido ao amor egocêntrico que se traduz em pensamentos tais como "Eu fiz isso por ele (ela); no entanto ele (ela) não reconhece...".

*No seu grau supremo, o amor é completamente livre do apego ao "eu". Ele é totalmente despojado e não se apega a nada.

*O amor em seu grau supremo é aquele em que a pessoa, mesmo tendo feito grande bem ao próximo, esquece-se do que fez. O que difere de mera simulação daquele que, quando alguém lhe agradece por algo, faz-se de desentendido dizendo: "Puxa! Eu fiz isso? Já nem me lembro...".

*O amor em seu grau supremo é o amor que se manifesta naturalmente quando estamos com Deus. Portanto, os atos norteados por esse amor não nos deixa a mais leve sensação de que "nós próprios os praticamos".

*Não penses que já esgotastes teu amor e tua dedicação. Amor e dedicação são inesgotáveis. Quanto mais os exteriorizas, mais abundantemente eles fluem do teu interior.

*Observando os que prosperam e os que fracassam, notamos claramente que os primeiros fazem tudo de modo a contentar os outros, enquanto que os segundos decepcionam os outros em tudo que fazem.

*O sofrimento começa quando nos apegamos a algo. Isto porque nossa mente, que é originalmente livre, fica tolhida pelo nosso próprio pensamento.

*Quando há apego ao bem, este deixa de ser bem; quando não há apego, até o mal deixa de ser mal. O verdadeiro bem está presente onde não há apego algum, tal como nas águas que correm ou nas núvens que flutuam. Em outras palavras, o verdadeiro bem transcende o apego.

*A mente que se apega é mente insana. A arte consiste em desenhar as coisas fenomênicas com a atitude mental de desenhar a Imagem Verdadeira, ou seja, sem se apegar ao aspecto fenomênico.

*Mesmo que abandones todos os bens materiais, se continuas pensando que o homem é existência material, permaneces apegado à matéria; mesmo possuindo bens materiais, se compreendes que a matéria não é existência verdadeira, estás plenamente desapegado da matéria e és livre.

*Não procures saber o porquê dos atos do outro. Elogia todos os atos dele, interpretando-os como provenientes de boas intenções. Se ele agiu com más intenções, sentir-se-á embaraçado com o elogio. Em seguida, imaginará como seria feliz se tivesse agido com boas intenções e merecesse realmente aquele elogio. Então, no intuito de alcançar essa felicidade, ele se passará a se esforçar para agir sempre com boa intenção e acabará conseguindo, tornando-se assim uma pessoa correta. Em última análise, as palavras de elogio são essenciais para melhorar as pessoas.

*Não critique friamente o próximo: pode ser que ele tenha agido de boa fé. Se o acusares de ter agido em interesse próprio, ele perderá o estímulo de praticar bons atos, a não ser que tenha um caráter muito firme.

*“Não se prender” e “ser desatento” são coisas diferentes. O ideal é ser atento sem se prender.

*Ser atento e zeloso é difícil para quem não tem amor ao próximo.

*Não procures os defeitos do próximo; não te exasperes; acalma a tua mente e ora por ele.

*Se tua mente não se acalmar, não encontrarás tranqüilidade em parte alguma.

*Dentre as virtudes, a docilidade é uma das mais importantes.

*Oferecer docilmente a face direita a quem te bateu na esquerda é uma atitude possível de se tomar somente quando se tem a elevada convicção de ser filho de Deus.

*Se alguém fica nervoso ou revoltado e reage valentemente quando lhe batem na face, é prova de que se sente derrotado. Aquele que procura se mostrar valente é, na verdade, um fraco. Aquele que procura se mostrar eficiente é, na verdade, um inepto.

*Quem tem a convicção de ser realmente forte consegue ser dócil. O treinamento para ser dócil é o treinamento para tornar-se forte, é o treinamento para adquirir a convicção de ser filho de Deus.

*O amor é a vibração mental que proporciona harmonia e paz a todos os seres. Se não existisse a força oculta do amor, este mundo seria trágico. As ondas mentais de amor jamais desaparecem e, finalmente, chegam a Deus.

*Até agora, não houve um gesto de amor sequer que tenha sido inútil. O amor floresce neste mundo causando alegria a todos, e frutifica no mundo de Deus.

*Não te queixes dizendo: “Estou dedicando tanto amor, mas não sou correspondido”. Não reclames. Não se ama visando retribuição. Ama-se porque o próprio ato de amar é o caminho de Deus. Ama-se porque no próprio ato de amar está a felicidade.

*Quem ama esperando recompensa acaba sempre na infelicidade.

*Age com toda a sinceridade da alma; não enganes a ti próprio.

*O amor de quem visa alguma recompensa por seus gestos é um sentimento inferior; é um amor interesseiro. Por isso, a pessoa se revolta quando não obtém recompensa.

*Quem trata bem apenas os elementos úteis é um egoísta. Amor verdadeiro é o sentimento que faz o homem tratar bem até os elementos inúteis.

*Não é preciso repreender com altos brados, pois o ser humano não é uma fera. Basta explicar com palavras de amor que ele acaba compreendendo tudo.

*Os descontentamentos surgem quando a mente fica obcecada por uma única coisa e não consegue enxergar as dádivas recebidas. O sofrimento está na mente e não na matéria. Liberta-te da obsessão e volve os olhos para as demais coisas. Verás que estás cercado de inúmeras dádivas.

*Quando o ser humano se preocupa unicamente em “receber” e “guardar”, sua Vida acaba se desgastando, porque tal procedimento é contrário à verdadeira natureza da vida.

*É preciso tratar com delicadeza tudo o que é delicado. Aquele que bate com martelo as teclas do piano é um tolo. Para tocar piano, são necessários dedos delicados. Aquele que tenta cravar um prego com o punho é um tolo. Também no trato humano é preciso saber distinguir quem é “piano” e quem é “prego”.

*Os pregos são necessários, e os pianos também. Tanto aquilo que é rude como aquilo que é delicado são necessários. Neste mundo foram criados os mais variados seres e coisas. Não consideres bom somente aquilo que te agrada.

*Há pequenos fatos que encerram enorme importância. Por outro lado, há fatos aparentemente grandiosos que na verdade encerram pouca importância. Aqueles que tratam com negligência as pequenas coisas acabam falhando ao lidar com grandes coisas.

*Certos atos, mesmo quando praticados com boa intenção, resultam em mal. Sem saber que eu apreciava os tufos de capim que, a meu ver, acrescentavam encanto ao jardim, alguém prestimosamente os arrancou. Sem saber que eu apreciava as pétalas caídas que davam beleza particular ao jardim, alguém teve a gentileza de varrê-las. Até mesmo o amor pode ofender os outros, quando não é acompanhado de sabedoria. Os atos baseados estritamente no senso comum acabam prejudicando os outros. Comportamentos estereotipados não vivificam nada. É preciso sabedoria para adequar as ações às pessoas com as quais se lida. Tal sabedoria só pode ser obtida através da união com Deus. Deves, portanto, viver com o hábito de meditar e orar assiduamente.

*Enquanto ficas pensando "amanhã vou fazer" o tempo vai passando. Se tiveres de pedir perdão a alguém, faze-o imediatamente. Se desejas a reconciliação, reconcilia-te sem demora.

*É errônea a idéia de que devemos primeiramente polir a nossa alma e só então começar a trabalhar para a salvação dos outros. O esmeril para polir a alma consiste justamente na ação de salvar o próximo.

*Não hesites. Lança-te agora à tarefa de salvar o próximo.


Nenhum comentário: