"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, maio 27, 2009

Sabedorias da Seicho-No-Ie (Fim)


*A religião tem a função de despertar o homem para a perfeição da sua própria Vida.

*Àqueles que custam a compreender a Verdade, não há outro meio senão avançar às cegas.

*Tudo o que é bom concretiza-se onde existe harmonia.

*Deves acreditar em Deus que está dentro de ti mesmo, presente em todos os seres e em todas as coisas, vivificando-os, e não em Deus distante, separado do ser humano.

*Devemos acreditar em Deus que é Amor, Sabedoria, Vida. Crer que somos filhos d’Ele constitui a verdadeira fé. Tendo essa fé como alicerce, será inabalável a nossa firmeza.

*Deus irascível, implacável, vingativo e inconstante, que age somente quando recebe donativos e apenas beneficia os que o bajulam – quem crê num Deus tão instável, que muda de atitude segundo os seus caprichos, não consegue manter uma fé constante. E, conforme a oscilação da fé, ora consegue graças, ora não as consegue.

*Mesmo que alguém à beira da morte suplique “Salvai-me, Senhor, e vos pagarei a quantia que for necessária”, Deus não poderá atender a tal pedido, pois Ele não se move por dinheiro. Mas, quando a mente da pessoa desperta a Verdade, a salvação de Deus é uma conseqüência natural.

*"Sou alegre e feliz” – constantemente lembra isto a ti mesmo.

*Sou saudável – pensando sempre assim, poderás ser sempre saudável. Há pessoas que pensam: “Estou cansado”, “Estou exausto”, “Estou com o corpo dolorido”. Se também pensas assim, abandona esse mau hábito e procura pensar o contrário; brevemente gozarás de perfeita saúde.

*A causa da insônia está na crença errônea de que “a insuficiência de sono prejudica a saúde”. Segundo a lei mental que diz “manifesta-se aquilo que se teme”, temendo-se a insônia, ela se manifesta.

*A vida não é grafite de lápis; portanto não se “quebra” por mais que se exteriorize. Se parece “quebrar”, isto se deve à mente temerosa que pensa “vai quebrar”.

*O que aumenta quando acumulado é apenas a matéria. A Vida, pelo contrário, aumenta quando é partilhada com os outros.

*O tempo não tem forma. No entanto dele são extraídas todas as coisas boas e preciosas. Quem desperdiça o tempo está desperdiçando tudo.

*Quem não aproveita bem o tempo vive em vão. Se não queres passar a vida em vão, aprende a usar proveitosamente o tempo. Quem usa proveitosamente o tempo sempre acaba exteriorizando seus talentos inatos e descobre grandes tesouros nesta vida.

*Um grande período de tempo colocado inesperadamente à nossa disposição tende a ser desperdiçado. Já os pequenos espaços de tempo, de cinco, dez minutos, podem até ser bem aproveitados, desde que estejamos dispostos a isso. O dinheiro ganho no jogo é facilmente desperdiçado, mas o obtido através do trabalho pode formar uma grande fortuna. O mesmo se pode dizer do tempo. Aquele que aproveita os poucos momentos de folga para aprimorar seu talento torna-se gênio. A diferença entre o gênio e o medíocre está na atitude mental do dia-a-dia.

*Encare o tempo como se estivesses encarando tua própria Vida. Tua Vida constitui-se de tempo. Quem mata o tempo está pondo fim à sua própria Vida.

*Tendo-se pensamentos grandiosos, manifesta-se a grandiosidade. Quem não idealiza a perfeição, não pode produzir obras-primas. Um gato pode acidentalmente estragar uma obra-prima, porém é incapaz de produzi-la. As obras-primas só podem ser produzidas por seres capazes de concebê-la mentalmente. Se o gato não consegue produzir obras-primas, é porque a mente dele não é capaz de concebê-las. Homem, não sejas igual a um gato.

*Em vez de enumerar as coisas que não consegue fazer, conta as realizações que já conseguistes. E, avançando mais um passo, procura aumentar a quantidade das coisas que és capaz de fazer. Teu progresso certamente será notório.

*Maus hábitos são desperdício de Vida. Aquele que aumenta dia a dia os bons hábitos, vive em dobro a sua Vida.

*Não enfatizes os males em demasia. Se possível, ignora-os; caso contrário, tua mente se sugestionará e os males proliferarão. O bem é que deve ser enfatizado.

*As pessoas se zangam e brigam porque pensam que elas mesmas estão com raiva. Se elas compreenderem que aquele que está zangado ou brigando não é o seu “Eu verdadeiro”, certamente perceberão a tolice de zangar-se ou brigar.

*Um ser é constituído de luz e sombra, do mesmo modo que um quadro é constituído pelo jogo de cores claras e cores escuras. Não há quadros ou gravuras sem efeitos de sombra, pois estas têm a função de realçar a vida.

*Não fiques aborrecido quando alguém apontar teu defeito. Aquele que se aborrece, quando lhe apontam um defeito, é carente de reflexão. Se refletisse bem, compreenderia que esse defeito foi manifestado pelo seu falso eu, que não tem direito de protestar quando repreendido.

*Os subalternos, quando repreendidos por seu superior, tendem a pensar: “Ele me repreende, esquecendo-se de que ele próprio tem tais e tais defeitos” e, em vez de se corrigirem, muitas vezes não reconhecem seus próprios defeitos. Aquele que ao ser repreendido é capaz de reconhecer honestamente seu defeito, tornar-se-á uma grande personalidade.

*A sociedade é uma “academia para se aprender o autocontrole”. Sob este aspecto, pode-se dizer que nossa alma recebe maior polimento no âmbito da sociedade, do que no lar.

*Não há coisa mais terrível que a “espada verbal”. Desde tempos remotos, o número de pessoas vitimadas pela “espada verbal” tem sido bem maior que o de baixas de guerras.

*É preferível simular o bem a simular o mal, pois quem imita o bem acaba aprendendo o bem, ao passo que aquele que imita o mal acaba enveredando pelo caminho do mal.

*Ter utilidade é importante. Não menosprezes a utilidade. Um objeto útil, quando impregnado de amor e Vida, torna-se uma perfeita obra de arte.

*As águas que fluem continuamente não apodrecem e chegam afinal ao grande oceano. As pessoas que crêem no crescimento infinito e não param de evoluir por um momento sequer, finalmente alcançam o grande êxito.

*O mal não existe realmente. Todos os males são falsas existências. Não te deixes arrastar pelo mal. Afinal, és filho de Deus, que é Bem.

* “Nada existe”. Interpreta de mil maneiras o significado desta expressão.

*Se usas a doença como pretexto, será impossível ficares curado.

*É preciso que a humanidade, da mesma forma que considera o mau caráter, passe a considerar a doença como algo ignominioso. Isto porque a doença é sombra da distorção da mente.

*Confiar é deixar-se conduzir docilmente pelas mãos daquele que orienta. Confiar em Deus é caminhar docilmente segundo as orientações de Deus; é viver segundo a vontade de Deus. Quem vive segundo a vontade própria não está confiando em Deus.

*A força criadora é força de Deus. A força ativa é força de Deus que deve ser empregada para o bem em geral. Portanto, desperdiçar essa força alegando razões particulares é um pecado.

*Que a Vida se eleve cada vez mais, até a altura da Imagem Verdadeira.


Nenhum comentário: