"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, maio 20, 2009

Sabedorias da Seicho-No-Ie: 06




*Não te fiques inquietando indefinidamente com fatos sem importância. A Vida é preciosa.

*Não te irrites com pequenos incidentes. Mais tarde compreenderás que eram fatos sem importância.

*Não lamentemos os fatos insignificantes. O que mais devemos lamentar é a nossa pequeneza, que nos faz afligir com fatos insignificantes.

*Aquele que se prende a insignificâncias revela que é insignificante o seu valor, e que não está preparado para alcançar grande progresso.

*Os mais insignificantes acontecimentos na vida, por mais corriqueiros que sejam, têm seu significado. Tudo é motivo de agradecimento.

*Mede o valor das coisas com a régua da Vida e não com a medida monetária.

*Dedica-te com afinco aos afazeres cotidianos. Não existe nobreza nem baixeza no trabalho em si. A nobreza ou a baixeza está na atitude com que se trabalha.

*Êxito não é ganhar dinheiro nem fama; é alcançar o progresso e a evolução da Vida.

*Muitos procuram impacientemente realizar seus desejos, mas poucos são os que se esforçam tranquilamente, acreditando na sua concretização. Esta é a razão porque é grande o número de fracassados.

*Não fiques ansioso pensando em passar no exame; pensa que tua aprovação é um fato consumado.

*Não fiques ansioso. Se ficas ansioso, é porque temes algo. Para o filho de Deus nada há a temer.

*Levanta-te com tuas próprias forças. Não fales de tuas fraquezas. Quanto mais falares das fraquezas, mais fraco te tornarás.

*Não te queixes do tempo. Não te queixes de nada. Os queixumes tornam a mente sombria. A mente sombria atrai doença e pobreza.

*Comprar é beneficiar a quem está trabalhando. Dar é beneficiar a quem não pode trabalhar. Ambos constituem caminhos de amor.

*Economizar exageradamente comprando o mínimo possível é o mesmo que negar amor a quem trabalha e fabrica produtos. A mesquinhez não conduz ao caminho do amor.

*O mundo econômico é o “mundo da circulação”. Quando todas as pessoas compreenderem isto, virá a época áurea da economia.

*Os desempregados pensam que serão felizes se conseguirem um emprego e os enfermos pensam que serão felizes se conseguirem saúde. Não percebem que no mundo existem muitas pessoas que, apesar de terem emprego e saúde, são infelizes.

*Tornar insuportável ou agradável o ambiente de trabalho depende do estado de humor dos dirigentes.

*Fracasso ou êxito, perda ou lucro – são apenas cenas representadas pela Vida no efêmero palco do mundo fenomênico.

*O fracasso não é coisa grave. O prejuízo também não é coisa grave. O mais grave é deixar a mente se perturbar.

*Fala-se em prejuízo. Porém, pensando bem, a vida foi criada de tal forma que é impossível sofrermos prejuízos. Justamente quando parece estarmos tendo prejuízo, na verdade nossa alma está captando algo.

*O sofrimento não constitui um mal. A pobreza também não é um mal. Eles são como remédios amargos porém benéficos. Quaisquer que sejam os acontecimentos, a Vida se desenvolve absorvendo os nutrientes neles contidos.

*Vence afinal quem trabalha em vez de temer e se queixar. Para quem trabalha e progride não há tempo para temer nem para se queixar.

*Toda pessoa possuidora de algum mérito tem consciência de que em seu interior existe uma força que não pára de incitá-la ao progresso infinito.

*Não te queixes por teres muitas tarefas impreteríveis. Agradece por estares atarefado. A necessidade desperta a "infinita força interna" que está adormecida.

*"Demônio" que se esconde na mente humana -- é a tendência mental das pessoas preguiçosas que preferem viver comodamente, sem fazer nada. É comum haver esses "demônios" ocultos nas mentes dos pacientes que se acomodam ao tratamento que se baseia exclusivamente em repouso.

*Os alimentos e o sono são necessários ao corpo carnal; o trabalho é um alimento necessário à alma.

*Trabalhar não significa ser empregado.

*O dom natural da Vida é trabalhar. A Vida se desenvolve através do trabalho. Progride aquele que agradece à necessidade e ao trabalho.

*Não invejes o próximo. Nem te acomodes à situação atual. Almeja o tesouro infinito que existe em teu interior e avança com determinação para extraí-lo. Este é o melhor caminho para o teu desenvolvimento.

*O trabalho atual é um preparativo para receber um outro melhor. Mesmo um trabalho aparentemente insignificante representa um degrau que precede o patamar superior. Não negligencies, considerando insignificante teu trabalho atual. Deus sempre nos dá uma tarefa pequena antes de conceder uma grandiosa.

*Permite a ti trabalhar simplesmente, sem visar interesse algum. Não é por interesse que as árvores crescem; elas crescem simplesmente porque a natureza de sua vida consiste em crescer. Da mesma forma, o ser humano trabalha porque a natureza da Vida humana consiste em trabalhar.

*Somente através do trabalho consegues exteriorizar o que há de melhor em ti.

*O tesouro escondido em teu interior passa de estado latente para o estado manifesto através da oração e do trabalho.

*A Vida (o homem) compara-se a um carro numa estrada em aclive: inerte, retrocede; em movimento, sobe infalivelmente.

*Não existe uma coisa sequer que permaneça em estado de imobilidade. O que não progride, regride. Isto se aplica tanto à Vida como ao empreendimento.

*Já que realizas um trabalho, expressa através dele a tua Vida.

*A maioria das pessoas se esforça para manobrar a riqueza e a sua própria capacidade, no intuito de dominar o mundo externo; mas se esquece de comandar seu mundo interno. De que adiantará dominar o mundo inteiro, se não conseguir comandar a si próprio?

*Não existe um limite além do qual não se possa progredir mais. Quem deseja remuneração maior que a atual deve abandonar a idéia de que existe esse limite. O segredo do progresso consiste em ultrapassar o limite atual.

*Se um indivíduo recebe, por exemplo, 100 moedas e executa apenas um trabalho correspondente a 100 moedas, não há porquê receber aumento. Realizando um trabalho que vale 120 moedas é que ele terá a sua capacidade reconhecida, e seu ganho será aumentado para 120 moedas. Aquele que vai baixando a qualidade do seu trabalho acaba sendo dispensado.

*O que é bom não deixa de ser reconhecido. É preciso, no entanto, compreender que isso leva algum tempo.

*Trabalho e emprego são coisas distintas. Trabalho existe em toda a parte, mas emprego pode escassear. O trabalho remunerado por Deus com a ‘evolução espiritual’ existe sempre, em toda a parte, mas o emprego remunerado pelos homens pode faltar.

*O que determina o verdadeiro progresso do ser humano é a vida cotidiana.

*Todos os nossos atos acabam retornando a nós. Assim, se piorarmos o desempenho do nosso trabalho pensando “este assunto não me diz respeito”, ao final do nosso destino é que irá piorar.

*A finalidade do trabalho não é a remuneração. O trabalho é um exercício para que nossa Vida se desenvolva cada vez mais.

*A riqueza a ti confiada não deve ser consumida irrefletidamente. Empregá-la de modo que seja útil à humanidade – esta é a sua tarefa. Aquele que despende impensadamente a riqueza é um covarde que transfere sua tarefa aos outros.


Nenhum comentário: