"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, maio 03, 2009

Sabedorias da Seicho-No-Ie - 01


*Se nos incomodamos com a chuva que cai lá fora, mesmo estando abrigados, é porque nossa mente está presa a esse fenômeno.

*Estamos sempre dentro de uma casa totalmente segura, que é a nossa Imagem Verdadeira indestrutível. Se não nos preocuparmos com a chuva (fenômeno) que cai lá fora, não seremos por ela atingidos.

*Se nos "molhamos", é porque saímos da "casa indestrutível", da Imagem Verdadeira, assustados com o barulho da chuva. Se somos atingidos por coisas externas é porque nossa mente se apega a elas.

*O paraíso é comparável a uma cena em que dezenas de belas garças voam fazendo círculos no céu: há os que contemplam tal cena e admiram-na, mas há os que nem olham para elas, considerando-a sem graça.

*Ninguém, até agora, viu Deus através dos cinco sentidos nem através do sexto sentido. Deus está acima do sexto sentido. Podemos conhecer Deus somente quando nossa natureza divina e Deus se tocam.

*Deus está presente nas tuas boas ações, no teu sentimento de amor, na tua vida correta e harmoniosa. Deus é um Ser sem forma, é a Verdade, é o Caminho.

*Acreditas em Deus ou nos cinco sentidos? Aquele cuja mente se abala, ora alegrando-se, ora entristecendo-se segundo as mudanças fenomênicas, está acreditando nos cinco sentidos e não em Deus.

*Dentre todos os erros, o maior é não acreditar em Deus.

*De nada adianta acreditar abstratamente em Deus, sem ter a noção correta de quem Ele é. Uma crença errônea pode até provocar desgraças.

*Deves acreditar em Deus que está dentro de ti mesmo, presente em todos os seres e em todas as coisas, vivificando-os, e não em Deus distante, separado do ser humano.

*Devemos acreditar em Deus que é Amor, Sabedoria, Vida. Crer que somos filhos d’Ele constitui a verdadeira fé. Tendo essa fé como alicerce, será inabalável a nossa firmeza.

*Deus irascível, implacável, vingativo e inconstante, que age somente quando recebe donativos e apenas beneficia os que o bajulam – quem crê num Deus tão instável, que muda de atitude segundo os seus caprichos, não consegue manter uma fé constante. E, conforme a oscilação da fé, ora consegue graças, ora não as consegue.

*Algumas pessoas costumam dizer que “nesta vida, nada acontece como a gente quer”. Porém, para quem vive em conformidade com a vontade de Deus, este mundo é maravilhoso e tudo sucede conforme seus desejos, pois nada deseja que contrarie a vontade divina.

*De que adianta uma pessoa ter fé, se sua mente permanece fechada? Ter fé é ter a mente aberta. Ter fé é ter consciência da grandiosidade da natureza do ser humano como filho de Deus, e sair para um mundo imenso, transpondo as barreiras do pequeno mundo particular. Aquele que fala de fé, fechado em si mesmo, não conhece Deus verdadeiramente. A fé da Seicho-No-Ie é ampla e grandiosa, capaz de envolver tudo e todos, com magnanimidade. Deus é o todo de tudo; portanto é amplo e grandioso. Somente a mente ampla e magnânima sintoniza com Deus.

*Tua mente é livre para pensar tanto na montanha como no montículo de terra formado pelas formigas; tem a liberdade de pensar tanto no oceano como na água contida na água de uma bacia. Então, porque torturas tua mente por causa de coisas pequenas? Sê vasto e límpido como o céu.

*Teus sofrimentos nunca se extinguirão enquanto acreditares serem existências reais os males que teus olhos vêem. Julgar existente o que é visível é a atitude das pessoas comuns. Sê uma pessoa superior, “acima do comum”.

*A ilusão é como a neblina da manhã. Assim como a neblina dissipa-se por si mesma quando surge o Sol, a ilusão também desaparece por si mesma quando o homem desperta para a Imagem Verdadeira. Ficar com a mente presa à ilusão, preocupado em eliminá-la, é o mesmo que encerrar a ilusão numa caixinha, impedindo-a de sair.

*Quando nossa vida se funde com o todo não há sofrimentos, ansiedade ou medo, pois se move em conformidade com o movimento do Universo.

*Se pisares acidentalmente num pedaço de corda e julgares trata-se de uma serpente, ficarás tão assustado com teu próprio equívoco, que poderás até adoecer. No entanto, a corda continua sendo corda mesmo que tenhas pensado ser uma serpente. Assim também é a Imagem Verdadeira do homem. Mesmo que a pessoa adoeça por ter uma visão errônea de sua Imagem Verdadeira, esta continua perfeita, isenta de envelhecimento, doença e morte.

*A criança, só de pensar que terá de tomar uma injeção, chora antes mesmo de sentir dor. O adulto, só de imaginar que terá de enfrentar uma dificuldade, solta um longo suspiro de desânimo. Se és adulto, não imites a criança.

*A Vida e a morte não são “duas faces da mesma moeda”. Somente a Vida existe; a morte parece existir, mas não existe.

*Aquele que está sujeito à morte nunca esteve vivo e jamais existiu verdadeiramente.

*Nos ensinamentos da Seicho-No-Ie, o pecado, o mal e o nada são sinônimos.

*A crença que admite a existência do mal é uma blasfêmia.

*Não andes dizendo que o homem é pecador. Todos somos filhos de Deus. Não existe um pecador sequer.

*É bom viver dando graças a Deus, mas não é correta a fé masoquista daqueles que vivem dando graças a Deus pela doença, pelos sofrimentos, pela pobreza, etc.

*No tocante ao despertar para a Verdade, a idade cronológica do indivíduo nada conta. Há pessoas que alcançam o despertar aos 20 anos de idade, e outras que mesmo chegando aos 100 anos ainda não o conseguiram. Alguns querem impor autoridade apenas por terem mais idade, mas uma autoridade sem “poder” é falsa.

*O estado mental sem apegos, livre, alegre e sereno como as nuvens brancas que pairam no céu azul – este é o estado de espírito daqueles que despertaram para a Verdade.

*Alcançar o despertar espiritual não consiste em lutar e derrotar a ilusão. Consiste em revelar o filho de Deus. Não é lutar, nem derrotar algo; é renascer, é criar.

*Não deves resistir ao mal, pois o mal é a “espada da falsidade”. Mesmo que a espada da falsidade seja brandida com fúria, ela se despedaçará em contato com a Verdade.

*Deus não subjuga ninguém, pois não existe ninguém a ser subjugado.

*Quem apenas pensa que não será forte se não subjugar os outros, desconhece a Imagem Verdadeira de sua vida. Na Imagem Verdadeira, ele é forte mesmo sem subjugar ninguém.

*O próprio fato de ser filho de Deus constitui a fortaleza do ser humano. Quem pensa que precisa acrescentar algo para ser forte, está preso à ilusão.

*Não persigas as formas visíveis. Elas não passam de marcas deixadas pela Vida. Ao dirigir um veículo, certamente ninguém o faz com o objetivo de gravar no chão as marcas dos pneus, mas indo em direção ao seu destino, o veículo deixa naturalmente os rastros dos pneus. O mesmo acontece com a Vida. Quando se vive com dignidade, a Vida concretiza, por si mesma, uma forma digna. O primordial é viver; a forma é secundária. Portanto, deixa tua Vida manifestar a forma autêntica dela.

*O Bem consiste em servir à Imagem Verdadeira da Vida, em viver conforme a vontade da Imagem Verdadeira da Vida. De nada adianta viver dividido, ora recorrendo à matéria, ora recorrendo à Imagem Verdadeira da Vida. O homem não pode servir a dois senhores.

*Não queiras ser compreendido pelo homem carnal. Este sempre comete algum equívoco porque é produto da ilusão. Olha para o homem espiritual; dirige-te ao homem espiritual. Nem é preciso desejares ser compreendido, pois homens espirituais se compreendem mutuamente desde o princípio.

*Devemos ser cegos no tocante às ilusões, mas quanto à Imagem Verdadeira da Vida, devemos contemplá-la com os olhos bem abertos.

*Há pessoas que vêm à Seicho-No-Ie pensando em obter saúde; outras vêm pensando em obter riqueza. Mas a verdadeira felicidade não está na saúde nem na riqueza, pois há pessoas que se suicidam apesar de terem saúde ou serem ricas. A verdadeira felicidade do ser humano está em saber que o “Eu verdadeiro” é filho de Deus. A Seicho-No-Ie surgiu para transmitir este segredo da felicidade.

*Somente aquele que renasce pelo Espírito vive verdadeiramente. Os demais vivem uma falsa vida. Aquele que renasce pelo Espírito não exaspera, não possui ambições egoísticas, não odeia, não teme. Sabe que as emoções dos sentidos são ilusórias, e por isso não se deixa prender por elas.

*De que valem as teorias a respeito de Deus? O mais importante é despertares para o grande fato de que tu próprio és Deus.

*Vive o dia de hoje com a mente serena, consciente da tua natureza divina.

*Abandonar o "velho eu" é uma tarefa impreterível. A vida não será verdadeira enquanto não houver substituição dos valores materiais pelos espirituais.

*O homem não está na matéria.

*Quando arrancamos nossas máscaras, aparece nosso "Eu verdadeiro".

*Abandona teu "velho eu". De hoje em diante és filho de Deus.


________________________________________________________

*Ps: Para entender ainda melhor o conteúdo deste post, clique aqui e leia o texto e assista o vídeo. Agradeço a todos pela presença.

Nenhum comentário: