"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, outubro 31, 2022

A Iminência da Salvação (UCEM)

 - Um Curso em Milagres - 


A IMINÊNCIA DA SALVAÇÃO

1. O único problema que permanece para ti é o fato de veres um intervalo entre o momento em que perdoas e o momento em que vais receber os benefícios de confiar em teu irmão. Isso apenas reflete o pouco que tu queres manter entre tu e o teu irmão, de maneira que tu e ele possam ser um pouco separados. Pois o tempo e o espaço são uma ilusão única, que toma formas diferentes. Se foi projetada além da tua mente, pensas nela como tempo [tua mente está aqui]. Quanto mais é trazida para perto de onde está a tua mente, tanto mais pensas nela em termos de espaço.

2. Há uma distância que queres manter em relação ao teu irmão, e esse espaço tu percebes como o tempo porque ainda acreditas que és exterior a ele. Isso faz com que a confiança seja impossível. E não podes acreditar agora que a confiança resolveria todos os problemas. Assim, pensas que é mais seguro continuar sendo um tanto cuidadoso, velando um pouco pelos interesses que são percebidos como separados. A partir dessa percepção, não podes conceber ganhar o que o perdão oferece agora. O intervalo que pensas que existe entre o dar e o receber da dádiva parece ser um intervalo no qual tu te sacrificas e sofres com a perda. Vês uma salvação eventual, não resultados imediatos.

3. A salvação é imediata. A não ser que a percebas assim, terás medo da salvação, acreditando que o risco de perda é grande entre o momento em que o seu propósito passa a ser o teu e o momento em que os seus efeitos virão a ti. Nessa forma, o erro que é a fonte do medo ainda está obscuro. A salvação iria apagar o espaço que ainda vês entre vós e permitiria que viésseis a ser um instantaneamente. E é aqui que temes que a perda possa estar. Não projetes esse medo no tempo, pois o tempo não é o inimigo que percebes. O tempo é tão neutro quanto o corpo, exceto em termos da função que vês para ele. Se ainda queres manter um pequeno espaço entre tu e o teu irmão, então queres um pequeno intervalo no qual o perdão é negado por algum tempo. E isso só faz com que o intervalo entre o momento em que o perdão é negado a ti e o momento no qual ele é dado pareça perigoso, justificando o terror.

4. No entanto, o espaço entre tu e o teu irmão só é aparente no presente, agora, e não pode ser percebido no tempo futuro. E também não pode deixar de ser visto, exceto dentro do presente. O teu medo não é a perda futura. Ao contrário, o que te aterroriza é a união presente. Quem pode sentir desolação a não ser agora? Uma causa futura ainda não tem efeitos. E, portanto, se tens medo é preciso que exista uma causa presente. E é isso o que necessita de correção, não um estado futuro.

5. Os planos, que fazes para ter segurança são colocados no futuro, onde não podes planejar. Nenhum propósito foi ainda dado a ele e o que irá acontecer ainda não tem causa. Quem pode prever efeitos sem uma causa? E quem poderia temer efeitos a não ser que pense que já foram causados e os tenha julgado desastrosos agora? A crença no pecado faz surgir o medo e ele, assim como a sua causa, olha para frente, olha para trás, mas não vê o que está aqui e agora. No entanto, é só aqui e agora que a sua causa tem que estar, se seus efeitos já foram julgados amedrontadores. E não vendo isso, ela fica protegida e separada da cura. Pois um milagre é agora. Ele já está aqui, em graça presente, dentro do único intervalo de tempo que o pecado e o medo não viram, mas que é tudo o que existe do tempo.

6. A realização de toda correção não toma tempo algum. Entretanto, a aceitação disso pode parecer durar para sempre. A mudança de propósito que o Espírito Santo trouxe para o teu relacionamento tem em si todos os efeitos que verás. Eles podem ser contemplados agora. Por que esperar até que se desdobrem no tempo e temer que possam não vir, embora já estejam aqui? Foi dito a ti que todas as coisas que vêm de Deus trazem o bem. E no entanto parece que não é assim. É difícil dar crédito antecipado ao bem que se apresenta de forma desastrosa. Não há realmente sentido nessa ideia.

7. Por que deveria o bem aparecer em forma de mal? E não é um engano, se aparece assim? A sua causa está aqui, se ele se manifesta de qualquer maneira que seja. Por que, então, não são aparentes os seus efeitos? Por que no futuro? E buscas te contentar com suspiros, ‘raciocinando’ que não compreendes isso agora, mas irás compreender algum dia. E então o seu significado ficará claro. Isso não é razão, pois é injusto e claramente sugere uma punição enquanto o momento da liberação não chega. Dado que houve uma mudança de propósito para o bem, não há razão para um intervalo no qual um desastre se abate sobre ti, para ser um dia percebido como ‘bem’, mas agora em forma de dor. Isso é um sacrifício do agora, que não pode ser o custo que o Espírito Santo cobraria pelo que Ele deu sem qualquer custo.

8. Entretanto, essa ilusão tem uma causa que, embora falsa, não pode deixar de já estar na tua mente. E essa ilusão não é senão um efeito que ela engendra e uma forma na qual o seu resultado é percebido. Esse intervalo no tempo, quando a punição é percebida como a forma na qual o ‘bem’ aparece, não é senão um aspecto do pequeno espaço que se interpõe entre vós, mas que ainda não foi perdoado.

9. Não te contentes com a felicidade futura. Ela não tem significado e não é a recompensa justa para ti. Pois tens uma causa para ter liberdade agora. Que proveito tem a liberdade na forma de um prisioneiro? Por que a liberação deve se disfarçar em morte? O adiamento não faz sentido e o ‘raciocínio’, segundo o qual os efeitos de uma causa presente têm que ser adiados para um tempo futuro, simplesmente é uma negação do fato de que a consequência e a causa têm que vir juntas como uma só. Não olhes para o tempo, mas para o pequeno espaço que ainda está entre vós, do qual ambos têm que ser libertados. E não permitais que ele seja disfarçado em tempo e assim preservado porque sua forma mudou e o que ele é não pode ser reconhecido. O propósito do Espírito Santo agora é o teu. A Sua felicidade não deveria ser tua também?



2 comentários:

Anônimo disse...

Provavelmente todos aqueles q leram ou q ainda lerão este texto estão em busca de algo mais do q este mundo material pode nos oferecer. Provavelmente tbm já descobriram q o egocentrismo é a causa de toda miséria e sofrimento humano. Provavelmente tbm já se desinteressaram, pelo menos em boa parte, das conquistas materiais, almejando conquistas espirituais. Provavelmente, entendem como conquistas espirituais o melhoramento de si mesmos. Entendem o melhoramento de si mesmos como a libetação do egocentrismo. Egocentrismo q aparece em nós como inveja, ciúme, orgulho, arrogância, ganância, avareza, intolerância, impaciência, preconceito... e sofrem por não conseguirem se livrar de seu próprio mal. Não sofram amigos, o egocentrismo é uma doença, a inveja, o orgulho, a ganância... são seus sintomas. Tudo q podem fazer é tomar consciência de sua doença, aprender a viver e a lidar com seu sintomas. Não os negue, pois, nega-los só o fará viver uma ilusão. Buscava conquistas materiais, agora, busca conquistas espirituais e, é essa busca q te faz sofrer. Não estou dizendo p darem vazão aos sintomas quando aparecerem, mas p reconhece-los como o q são, sintomas, e com o reconhecimento fazer o q se deve ser feito. Curiosamente, o reconhecimento, a não negação e o fazer o q se deve ser feito de maneira consciente é o tratamento p doença. Tome consciência disso e pare de buscar uma ilusão.

Anônimo disse...

Deixar nosso pensamento egoísta de lado é realmente muito difícil, mas só o fato de já nos reconhecermos assim já é uma grande transformação.