"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, agosto 17, 2016

O poder que a mente exerce sobre o corpo - 3/4

- Masaharu Taniguchi - 


POR QUE O HOMEM ENVELHECE?

Recentemente, o ex-secretário do juiz da Grande Corte de Nova Iorque suicidou-se no dia do seu septuagésimo aniversário. Ao lado do cadáver foi encontrado um ensaio sobre a teoria do dr. Osler a respeito da duração da vida do homem, intitulado A lei do limite.

"Setenta anos - Segundo a teoria de Osler, o homem encerra aos setenta anos o seu período de vida predestinado. Terminando esse período, o trabalho ativo do homem cessa. Isto é, termina sua função no mundo terreno. Eu cheguei agora a essa idade. Suicidar-me-ei, pois não há mais razão para viver."

Como esse ancião estava demasiadamente preso à teoria de Osler, de que depois dos setenta anos o homem se torna um traste inútil e incômodo, tanto para si próprio como para a sociedade, acabou se suicidando no seu septuagésimo aniversário.

À parte a teoria de Osler, podemos notar claramente como a humanidade está sendo prejudicada pela tradicional ideia de que a vida humana é curta.

Quando o homem acredita que ele só tem força limitada, a manifestação de sua força fica realmente limitada. Existem muitos casos de pessoas que, tendo acreditado que a duração de sua vida seria de tantos anos, acabaram morrendo na idade prevista, embora essa crença tenha se arraigado em sua mente na época em que gozavam de saúde.

Tanto as obras religiosas do Ocidente como as do Oriente mostram que, para quem leva uma vida correta e saudável, é possível uma vida mais longa. Elas dizem que o homem tem o dever de viver uma vida nobre, digna de ser vivida; que ele precisa viver de modo mais puro e mais útil possível; e que tal vida nobre e útil à sociedade alonga a existência humana no mundo terreno.

A vida dos seres vivos da natureza, principalmente do reino animal, tem duração cinco vezes maior que o tempo de sua maturação. Então não seria um insulto ao Criador pensarmos que o homem é permitido viver apenas o triplo do tempo de sua maturação (que é de 30 anos aproximadamente)? Não parece lógico que o homem - a mais primorosa obra de toda a Criação de Deus - consiga viver também cinco vezes mais que o tempo de sua maturação? A fruta que recebe abundante raio solar não cai enquanto não amadurece. O homem, iluminado pela Sabedoria de Deus, também não deveria ser assim?

Será que não temos muito pouca compreensão de como somos dominados por nossa própria atitude mental? Deveríamos conscientizar muito mais que a fé exerce um grande poder em nossa vida. Sem sombra de dúvida, grande parte da humanidade encurta sua própria vida por abrigar na mente a ideia de que, chegando a uma determinada idade - provavelmente a idade em que seus pais morreram - deverá morrer também. Ouvimos frequentemente dizerem: "Já que tanto meu pai como minha mãe morreram jovens, certamente não viverei muito também".

O episódio que vou contar agora aconteceu nos Estados Unidos. Havia em Nova Iorque um homem que, apesar de ser bastante saudável, anunciou aos familiares: "Morrerei infalivelmente no meu próximo aniversário". Na manhã do dia de seu aniversário disse: "Vou morrer até meia-noite de hoje; portanto, chamem o médico", e não foi trabalhar. Os familiares, assustados, chamaram o médico. Este examinou o homem e explicou-lhe que não havia nenhuma anormalidade no seu corpo. Mas ele nem quis se alimentar. Enfraqueceu rapidamente... e acabou morrendo antes da meia-noite.

No caso desse homem, foi gravada profundamente no subconsciente a convicção de que estava se aproximando da morte, e essa convicção estancou a força vital, ceifando pela raiz as funções orgânicas vitais.

Acredito que, se alguém tivesse mudado essa sinistra convicção do homem através de poderosas palavras e incutido no fundo da mente dele a sugestão de que ele seria longevo, ele teria vivido ainda por muitos anos.

Também o próprio leitor, se se deixar levar pelo hábito de sua mente ou pelos fatos que acontecem ao seu redor e acreditar que após os cinquenta anos de idade o ser humano começa a envelhecer, que aos poucos vai perdendo o vigor físico e o interesse pela vida, sendo obrigado a se retirr da vida ativa, e que depois disso entra em acelerado processo de envelhecimento, esse pensamento impregnará todas as células dos corpos físico e espiritual, e então será inútil todo o esforço para impedir o definhamento que se verificará com o avanço da idade.

Tudo se inicia na mente. Antes de algo se manifestar no nível físico, ele surge na mente como ideia. Se surgir na mente a ideia de que você envelheceu, os sinais de senilidade aparecerão em seguida no corpo. Se surgir em sua mente a ideia de que você é jovem, cheio de vigor, ainda útil à sociedade, e se conseguir mantê-la ininterruptamente, seu corpo permanecerá jovem.

Portanto, a velhice começa na mente. Se o corpo apresentar mais sinais de velhice, eles são fruto da semente chamada velhice plantada na mente. Vendo as pessoas começarem a apresentar sinais de senilidade ao chegarem a uma determinada idade, imaginamos que também manifestaremos os sinais de velhice quando chegarmos àquela idade. E, por acreditarmos firmemente que o envelhecimento do homem é algo inevitável, os indesejáveis sinais de velhice começam a ser imprimidos em nosso corpo. Mas, se isso é inevitável, é porque, de um lado, a mente de cada um acredita que assim será, e, por outro lado, porque a mente de toda a humanidade também está habituada a acreditar que a velhice é inevitável. Portanto, tudo começa na mente.

Se conseguirmos eliminar de nossa mente a crença de que o homem é um ser fadado a envelhecer e mantivermos um ideal elevado e pensamentos repletos de esperança e alegria, a velhice não poderá de maneira alguma imprimir a sua marca em nosso corpo.

O elixir da juventude e longa vida está na mente, em nenhum outro lugar. Não adianta apenas vestir roupas jovens e usar maquiagem com o intuito de se mostrar jovem. Antes de tudo, pe preciso destruir a ideia de que você está envelhecendo. Podemos dizer que, enquanto estiver arraigada na mente a ideia de que está envelhecendo, os trajes e cosméticos não terão praticamente nenhuma força para rejuvenescer seu corpo. Antes de mais nada, você precisa mudar a convicção. Precisa remover o pensamento que imprimiu a idade em seu corpo físico.

"Sou jovem!" - assim sentindo, acredite que você tem juventude eterna. Quando você atingir essa fé, terá obtido um ponto na luta contra a velhice. Saiba que todo pensamento que você tem a respeito de idade manifesta-se em seu corpo.

Já que o corpo é a representação de seus pensamentos e sensações habituais, considere-se jovem sem reserva, por mais tempo que tenha vivido neste mundo. Isto ajudará você a conservar a juventude. Deus é eternamente jovem. O filho de Deus também é eternamente jovem.

Imagine a figura de um jovem animado, alegre, otimista e cheio de esperanças e pense que ele é você próprio. Pense que são seus o sonho, o ideal, a esperança palpitantes e toda a juventude resplandecente, próprios dos jovens. Nada é melhor do que este pensamento para reter o avanço de sua idade.

A maior infelicidade é o envelhecimento precoce da nossa força de imaginação. A vida moderna que levamos é demais árdua, atarefada, e tal modo de vida atrofia os neurônios cerebrais, prejudicando terrivelmente a imaginação, que requer jovialidade e flexibilidade. A vida atual tente a anular a flexibilidade, a delicadeza e a juventude mentais e a cortar as asas da imaginação.

Pessoas que vivem de modo muito sistemático, ou que pensam que a vida não irá pra frente se não resolverem tudo com suas próprias mãos, ou que trabalham duramente só para ganhar dinheiro e não têm tempo para mais nada - todas essas pessoas imprimem seu pensamento em sua fisionomia, marcando-a com sinais de sofrimento. Embora não sejam idosas, sua energia vital vai diminuindo, sua cútis vai enrugando e o corpo também vai endurecendo, exatamente como a mente delas.

O capricho e a arrogância também envelhecem precocemente o corpo porque as pessoas com tal caráter não têm docilidade nem maleabilidade mentais, mas um tipo de mente inflexível que teima em fazer prevalecer sua vontade.

As pessoas que vivem com a mente alegre e radiosa não envelhecem tão cedo quando as que vivem com a mente sombria.

Há outro motivo pelo qual muitas pessoas envelhecem precocemente: é que elas param de evoluir. É realmente lamentável que muitas pessoas, quando passam da meia-idade, não procurem assimilar ideias novas e modernas. Como é que elas, ao chegarem em torno dos cinquenta anos, estacionam no nível de progresso atingido até então?

Abandone a ideia de que deve parar de crescer e de evoluir só porque sua idade está avançando. É por causa dessa ideia que o homem envelhece cedo. Se você quer se manter jovem, não procure perder os hábitos de sua juventude. Não diga que não é capaz de fazer o que fazia quando jovem, que já está muito velho para fazer essas coisas, e viva exatamente como um jovem!

Por mais que você envelheça, não se acanhe de viver animadamente como na juventude. Evite toda e qualquer situação e ocasião que o faça pensar que envelheceu. Lembre-se de que o que envelhece o corpo é o envelhecimento precoce da mente, a paralisação do crescimento mental. Continue sempre, sempre, crescendo. Mantenha sempre, sempre o interesse por todas as coisas que o cercam.

Como disse anteriormente, já está comprovado cientificamente que a crença de uma pessoa de que ela morrerá em tal dia de tal mês, ou com tantos anos, atrofia as funções fisiológicas e provoca a sua morte mais ou menos na época prevista.

Se você deseja manter sempre a juventude, precisa ainda esquecer as experiências desagradáveis e acontecimentos infelizes. Certa senhora, que aos 80 anos mantinha a fisionomia jovem, respondeu, ao ser interrogada recentemente sobre seus métodos de rejuvenescimento: "É que eu esqueço os fatos desagradáveis".

Não é possível uma pessoa manter-se jovem sem continuar a crescer. Também não é possível a pessoa continuar crescendo, se ela é incapaz de sentir vivo interesse pelos fatos que ocorrem no mundo ao seu redor. Somos feitos de tal maneira que absorvemos das pessoas e coisas ao nosso redor a maior parte do sustento mental. Ninguém poderá viver isoladamente, sem parar o crescimento mental. Aqueles que seguram obstinadamente coisas velhas e aqueles que não estendem as mãos mentais para receber novos alimentos mentais não conseguem crescer.

Nada é mais fácil do que envelhecer. O homem consegue envelhecer facilmente só de pensar que vai envelhecer, só de prever o envelhecimento, só de temê-lo, só de se preparar para a velhice, só de ver o rosto dos anciãos à sua volta e imaginar que também ficará aos poucos como eles.

Aquele que pensa constantemente na hora da morte, faz planos para a morte e se prepara para a velhice está, na verdade, gravando em sua mente a ideia de que sua força está em constante declínio - de que está perdendo a força vital. Tal pensamento o separa da fonte de Vida infinita e faz com que o corpo envelheça, refletindo o pensamento.

Quem sempre mantém a ideia de que sua força está diminuindo com a idade, de que seu vigor físico está se reduzindo, e de que a velhice se aproxima sorrateiramente e vai aos poucos furtando a força vital, acabará perdendo sua força mental e seu vigor físico.

Aquele que se atém ao seu envelhecimento e diz que já não pode fazer o mesmo que os jovens por causa de sua idade, reprime a força rejuvenescedora da Vida existente no seu interior, tornando-se suscetível às doenças e a diversos problemas físicos.

A antecipação ou adiamento da velhice depende da atitude mental.

O dr. Mechinikov sustentou a tese de que o homem pode viver pelo menos cento e vinte e cinco anos. Não resta a menor dúvida de que estamos encurtando a nossa vida com pensamentos errôneos, modo de vida incorreto e crenças antigas.


PESSOAS QUE SE MANTIVERAM JOVENS POR MUITO TEMPO

A mundialmente famosa atriz Sarah Bernhardt, que se manteve sempre jovem, costumava dirigir à sua idade o seguinte brado: "Por mais que tentes me vencer, eu de domino!".

Certamente o leitor estará ouvindo esse brado proveniente do fundo da alma dessa grande atriz. Os que conheceram Sarah sabiam que o desafio dela contra a idade não era blefe. Aos 60 anos, não havia perdido a viva beleza e jamais aparentou mais de 40 anos.
Se existem pessoas tais como Bernhart que aparentam ser muito mais jovens do que são, não é porque a Natureza as tenha beneficiado mais do que às outras; a causa dessa juventude está na atitude mental delas em relação à idade. Elas não permitem, jamais, que seu rosto seja esculpido pelo cinzel da idade. Em outras palavras, elas tomaram mentalmente a decisão de não envelhecer.

Um articulista do Chicago Journal escreve: "A técnica para se tornar um velho elegante é válida; porém, o segredo para não envelhecer é muito melhor. Vale a pena aprender tal segredo. Tanto os homens como as mulheres envelhecem na medida em que se permitem envelhecer. Este é o segredo. A chave está no poder da mente. O mundo todo é governado pelo poder da mente".

Juliz Wars Howe é um exemplo marante de pessoa que, mesmo depois de avançada idade, não perdeu a vitalidade, o vigor mental nem o frescor de jovem. Mary Livermore manteve igualmente a vitalidade juvenil até morrer recentemente. O sr. Henry G. Davis, aos 80 anos de idade foi escolhido vice-presidente do Partido Democrata dos Estados Unidos e ainda estava dotado de dinamismo e energia que causava inveja às pessoas de 40 anos. Gerorge Meredith, escritor inglês, disse, na festa de seu 74º aniversário: "Não sinto nem um pouco que meu cérebro envelheceu, nem meu coração. Ainda vejo a vida com olhos de moço. Eu vim desejando não ficar caduco como as pessoas que, por terem vivido em outras épocas, olham sem simpatia a nova era e criticam os outros com base em suas ideias anacrônicas".

Caro leitor, conscientize a sua própria natureza divina! Conscientize que a Vida do homem é inextinguível como a lei matemática que determina que 2x2 seja 4. Conscientize que nenhum incidente, nenhum trabalho e nenhuma dificuldade da vida consegue atingir a parte indestrutível, a essência do ser humano. Conscientize que a Vida do homem é parte da Vida Universal que prossegue a atividade criadora infinita. Se chegar a tal conscientização, de modo algum definhará mental ou fisicamente na idade viril.

Caro leitor, tome a decisão de jamais permitir que o cinzel da idade deixe marcar abomináveis em você. E sugestione-se incessantemente com a ideia de que você é jovem, evitando assim o envelhecimento do corpo. Se não fizer tal esforço mental, será derrotado pelo pensamento comum/coletivo da humanidade, segundo o qual "o homem envelhece", e não conseguirá impedir o envelhecimento nem da fisionomia, nem da mente.

Normalmente, começamos a semear no mundo da mente a ideia de velhice já na mocidade. Se não removermos essa "semente", ela germinará quando passarmos dos 40 anos e nos levará ao crepúsculo da vida quando passarmos dos 50.


Do livro: "A Verdade da Vida, vol. 24", pp. 41-51

Nenhum comentário: