"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, julho 30, 2013

O Deus interior

Osho
 
 
Pergunta: "Você diz que Deus está dentro de mim, eu percebo que estou olhando para dentro de algum conceito que eu tenho do lado de fora.".

Osho: Esse tipo de Deus você nunca vai encontrar dentro de você. Você vai ter que soltar todos os conceitos que foram dados a você do lado de fora - porque Deus não é uma pessoa. A imagem de Deus não existe, nenhuma estátua é possível. Deus é uma experiência! Se você tiver a idéia de um Deus que seus pais e sua sociedade têm dado a você, você vai entrar com essa idéia e essa idéia será o obstáculo - não vai permitir que você veja o que é.

 E Deus é aquilo que é. Ele não precisa de conceitos para ser visto; conceitos cegam-no. Abandone todos os conceitos.

Se você realmente quer ir, vá como um agnóstico. Esta palavra é bonita. Você deve ter ouvido a palavra 'gnóstico'; 'gnóstico' significa aquele que sabe - gnose significa conhecimento. "Agnóstico" significa aquele que não conhece.  Agnóstico  significa aquele que só sabe uma coisa, que ele não conhece. Seja um agnóstico - que é o início da verdadeira religião.

Nem acredite, nem desacredite. Não seja um hindu, e não seja um Jaina e não seja um cristão - caso contrário você vai continuar tateando nas trevas para sempre e para sempre. A menos que você solte todas as ideologias, todas as filosofias, todas as religiões, todos os sistemas de pensamento, e vá para dentro vazio, sem nada na mão, sem a menor idéia ...

Como você pode ter uma idéia de Deus? Você não o conheceu. Basta ir ... com um grande desejo de conhecer, mas sem nenhuma idéia de conhecimento ... Com uma intensidade de saber, com um amor apaixonado para saber o que está lá, mas não transporte quaisquer idéias expostas a você por outros. Deixe-os de fora. Essa é a maior barreira para o candidato ao caminho da verdade.

Deus está lá, mas você não pode ver - porque seus olhos estão cegos pelos conceitos dados a você. Se você tem uma certa idéia de Deus,  você não poderá vê-lo. Sua idéia se tornará uma barreira. Retire todas as idéias que você reuniu a partir de fora, só então você pode ir para dentro.

Na verdade, fique com este insight. Se você está procurando algo, você não será capaz de ver - porque a própria idéia de procurar algo significa que você tem uma idéia do que você está procurando. Procurar algo é um tipo de cegueira.

Ver só acontece quando você não está procurando por algo em particular, você está aí, aberto, disponível. Então, tudo o que é, é revelado.

Não olhe para Deus, se você quiser vê-lo. Basta esperar - deixar e esperar. Deus é um acontecimento! Se você está em silêncio, aberto, amoroso para com o seu próprio ser, consciente, ele vai acontecer. A qualquer momento, quando você estiver na sintonia certa com a existência, isso vai acontecer.

Deus está lá, você está lá: Apenas a sintonia certa. E isso é o que eu estou ensinando a você: sintonia certa. Abandonar todas as ideologias ajuda você a estar devidamente atento. E uma vez que você esteja em sintonia com a existência, isso é a felicidade. Você chegou em casa.

 
 

4 comentários:

SERgio disse...

Olá, Gustavo!

Sim...A Verdade não pode ser um conceito, e não pode ser "algo".
Se a Verdade fosse conceitual, poderia ser vista objetivamente.
Se a Verdade fosse algo, "este algo"
estaria sobre uma Realidade "anterior",ou "por trás", por assim dizer. E não seria a Verdade-Verdade... Fica então, mais para - usando ainda de um conceito - 'coisa alguma'.
Coisa alguma não pode estar em nada, ou em algum lugar.

Aquilo/Aquele que não nasce e não morre não pode ser "alguma coisa".

Tirando-se tudo(algo que pode ser visto,imaginado,ou conceituado)"sobra" coisa alguma, o que não significa "nada"...

Grato pelo texto!

Namastê!

Templo disse...

Maravilha Sérgio!

É por isso que a tentativa de falar sobre a Verdade é tão complexa/paradoxal. Falamos sobre algo que é "nada", uma "ausência". Mas até mesmo as palavras como "nada", "vazio", "coisa alguma", "ausência" carregam a conotação de "algo". Basta que amente ouça tais palavras, e ela imediatamente cuida de arranjar um significado. Por isso é importante estar atento para ouvir as palavras com uma certa compreensão: quando o outro estiver indicando o "algo", eu devo me certificar de estar entendendo o "não algo".

Grato pelo comentário!
Namastê!

Anônimo disse...

eu já vi deus umas par de vez já vi Jesus mais primeira vez que vi deus ele foi puxado pela uma força invisível até nuvem daí ele ficou olhando com cara freia pra mim a segunda vez eu fui levado até lugar que ele mora daí eu fiquei olhando pra ele Tava calmo tá penteando cabelo dele eu vi que ele cheio de amor ele tem barba branca um cabelo branco também é uma roupa meia branca cinzenta que vai até os pe

Anônimo disse...

eu tenho mistério en min eu vejo imagen visão que nen passaro da cor da água essa imagem eu vejo todos os dias só durante noite e que não vejo essa imagem e como se fosse eu pra onde mexo meu olho ela mexer essa imagem como pomba batendo asas de pé da cor água e coisa invisível que só eu vejo