"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, setembro 11, 2010

A oração correta - parte 02 (Final)


Masaharu Taniguchi


VEJA SOMENTE O LADO ILUMINADO DAS COISAS E FATOS

Devemos sempre ver apenas o lado iluminado das coisas e dos fatos. É preciso que fechemos determinantemente os olhos mentais para a treva, o lado desagradável, doentio. A mente tem a tendência de ser atraída pelo lado negativo das coisas e dos fatos. E, por conseguinte, mantemos sempre na mente a infelicidade, a doença ou a desarmonia, de modo que a essência da nossa mente não pára de fabricar esses fatos negativos. É por isso que neste mundo existem muito mais pessoas infelizes do que felizes.

Desenhe sempre na essência da mente apenas situações positivas, felizes: eis a maneira de fabricarmos a felicidade. Oscar Wilde disse: "O nevoeiro de Londres não existia, até que um poeta o cantou". Há o seguinte ditado japonês: "Quando a mente não está presente, a pessoa olha mas não vê". Por mais que você esteja envolto por uma atmosfera de infelicidade como se ela fosse o nevoeiro de Londres, se a sua mente deixar de reconhecê-la e passar a ver apenas o lado iluminado, nada que seja negativo poderá surgir em sua existência. Por maior que seja a desarmonia em seu lar, o importante é não ver essa desarmonia com os olhos mentais. O que existe de verdade é apenas o bem. O que parece desarmonia é um meio pelo qual você atingirá a harmonia. Nas horas mais escuras da noite, é quando os raios da aurora estão se preparando para iluminar com beleza ainda maior. Você que chora de tristeza, erga os olhos. E veja a luz da aurora que se aproxima. Jesus também disse: "Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados". O que parece tristeza é, na verdade, prenúncio de uma imensa felicidade, cuja existência você ainda não vislumbrou.


PARA RECEBERMOS O SAGRADO AMOR DE DEUS

Esquecer os desejos egocêntricos, pensar somente na alegria de salvar a humanidade e praticar abnegadamente atos de amor - isto já é uma grande oração. A pregação que não seja uma profissão para o sustento da vida, a fé que não vise aos benefícios, a fé que não seja cega e fanática, a fé baseada no conhecimento de que Deus é Amor, é Bem, é Perfeição e não dá castigos - isto é a "verdadeira oração".

Se nós tivermos um conceito errôneo de Deus e acreditarmos em Deus da ira, do ciúme e do castigo, estaremos orando para receber o castigo de Deus. Se quisermos receber o amor de Deus, devemos praticar o amor. Aquela que belisca a enteada com a mão esquerda e eleva a mão direita a Deus, orando: "Senhor, amai-me", não será atendido porque as suas ondas mentais não sintonizam com as ondas mentais de Deus. Se quisermos receber o sagrado amor de Deus, precisamos praticar atos sagrados de amor.


O FENÔMENO SE APAGA INFALIVELMENTE

Ao ódio, responda com amor. À maldição, responda com bênção. Isto é a correta oração. Não lute com o mal fenomênico, considerando-o realidade. O mal fenomênico não passa de aparência. Mentalize que "a realidade é bem e é perfeição", e solucione adequadamente as questões fenomênicas fitando a "realidade perfeita".

"Não olhar os males fenomênicos" não é o mesmo que "não tomar nenhuma providência". Se enfrentarmos o adversário considerando-o um inimigo poderoso, ficaremos imobilizados de medo e seremos derrotados. Mas, se lutarmos pensando que o inimigo é irreal e desaparecerá certamente, aumentará a nossa coragem e venceremos. Da mesma forma, se acreditarmos que as "más situações" manifestadas no mundo fenomênico desaparecerão infalivelmente, porque são irrealidades, teremos boas ideias e conseguiremos tomar medidas acertadas.


O PORQUÊ DE UMA ORAÇÃO NÃO SER OUVIDA

Um dos motivos da ineficácia de uma oração está no fato de as pessoas orarem durante muito pouco tempo. Se a oração for intensa, pura e sem nenhuma interferência, poderá ser ouvida só pelo fato de mentalizarmos instantaneamente "Deus", pois o mundo da mente transcende o tempo. Porém, na prática, muitas pessoas não conseguem purificar e concentrar o seu pensamento em pouco tempo, e por isso a sua oração não se torna uma "vibração que vem do fundo da alma". E muitas vezes há interferência do pensamentos estranhos e confusos que impedem a concentração e a purificação da mente. É como se uma estação de rádio estivesse transmitindo programas confusos, cheios de interferências. Nesse caso, a nossa oração não chega a Deus. Precisamos, então, orar durante um espaço de tempo relativamente longo, até que a nossa mente se purifique e o "desejo do fundo da nossa alma" se torne isento de qualquer interferência.


ESPARRAME BÊNÇÃOS POR TODA PARTE

Nas "Palavras da Sabedoria" da Seicho-no-ie há uma frase que diz: "Se estiveres andando pelo caminho, pensa que é um filho de Deus que está andando". Sempre que você for a algum lugar, mentalize: "Deus está dentro de mim, e vai iluminando o meu caminho e guiando os meus passos". Isto é uma grande oração. E pense que "Deus do seu interior" não só está iluminando o seu caminho e dando-lhe segurança, como também está iluminando todas as pessoas que você encontra pelo caminho, derramando vibrações espirituais de bênção e amor sobre elas e tornando-as mais felizes. Isto é uma oração maior ainda. Mentalize o seguinte: "O caminho por onde passei ficou coberto pela atmosfera das vibrações da bênção de Deus, e as pessoas que ali moram tornam-se infalivelmente felizes". Isto é uma oração bem maior. Aquele que ora desta forma está sempre envolto pelas "vibrações de bênção".


CULTIVE UMA PERSONALIDADE QUE IRRADIA AMOR

Os "pensamentos de amor e bênção" que você emite na vida cotidiana irão se ampliando cada vez mais e transformarão o mundo em "paraíso terrestre". Mas o efeito será quase nulo, se você tentar uma ou duas vezes e depois acabar esquecendo. Se esquecer, lembre-se de novo e tome a resolução de continuar mentalizando. Com isso, você adquirirá o hábito de abençoar os semelhantes, e será cultivado em você uma "personalidade que irradia amor".

"Dá, e receberás" - esta é a eterna Lei da realização dos desejos. Aquele que abençoa será abençoado, e aquele que dá amor receberá amor. Se a sua oração não dá resultado é porque você, ao invés de orar agradecendo às bênçãos recebidas de Deus, orou reclamando da situação atual. Para quem se queixa das más situações, vêm más situações. Antes de pedir as coisas desejadas, faça oração de agradecimento pelas dádivas que tem recebido até agora.


Nenhum comentário: