"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, setembro 08, 2010

A oração correta - parte 01


Masaharu Taniguchi


A PERFEIÇÃO DO NOSSO INTERIOR

O homem é aquele que pode imaginar o Ser Divino, a Natureza Búdica ou a perfeição total. Aquilo que não existe no nosso interior não vem à tona da nossa mente. Se o homem pensa na perfeição, na Natureza Divina, é porque ela existe no seu interior. Essa "Perfeição Interna" é o verdadeiro homem. O corpo carnal não passa de invólucro do homem. Mas o "invólucro" poderá adquirir o mesmo aspecto perfeito da "Perfeição Interna", se não estiver justaposto à "ilusão", isto é, se estiver bem ajustado à "Perfeição Interna".

A "Perfeição Interna" se chama ESSÊNCIA ou IMAGEM VERDADEIRA, e o corpo carnal e demais aspectos externos se chamam FENÔMENO. O "fenômeno" precisa estar bem ajustado à "Essência". O que abre a brecha entre o "fenômeno" e a "Essência" é a ILUSÃO. Quando se elimina a ILUSÃO, o "fenômeno" se ajusta perfeitamente à "Essência" e torna-se perfeito.

Somente a IMAGEM VERDADEIRA é existência real. A oração fundamental consiste em se acreditar na perfeição da IMAGEM VERDADEIRA.


COMO MANIFESTAR A IMAGEM VERDADEIRA NO FENÔMENO

Para manifestarmos a perfeição de Deus no mundo fenomênico, precisamos "desenhar" a perfeição de Deus na nossa mente e sintonizar com ela a frequência de nossas ondas mentais. E para sintonizar nossa mente com a perfeição divina, devemos, através do raciocínio filosófico, compreender que, sendo Deus o Bem, a Perfeição, a Harmonia e a Fonte de toda a criação, só podem existir coisas boas, perfeitas e harmoniosas e que, consequentemente, os males, as imperfeições e as desarmonias não existem. Devemos não só compreender isso racionalmente e mentalizar repetidas vezes, mas também elevar o nosso próprio estado espiritual até atingir a frequência da perfeição divina.

Já que mentalizamos que "todas as coisas do mundo são boas, perfeitas e harmônicas", por que não agradecemos às coisas que já possuímos? O fato de ficarmos apenas suplicando a Deus, sem agradecer às "coisas que já temos recebido", é a prova de que não estamos acreditando realmente que "Deus é o Bem, a Perfeição e a Harmonia", apesar de ficarmos mentalizando essas palavras.


PARA CULTIVAR O ESPÍRITO DE GRATIDÃO

Se nós vivemos descontentes, queixando-nos de todas as coisas, não adianta mentalizarmos "Obrigado, Deus, por Suas dádivas" somente na hora da oração. Isso é o mesmo que bajular a Deus. Em vez de pronunciarmos "palavras de agradecimento" sem conteúdo, devemos concentrar o nosso pensamento nas dádivas que já temos recebido de Deus.

Nós devemos pensar detida e profundamente no fato de termos recebido gratuitamente o ar, a luz do Sol, a água etc., sem, termos feito nenhum esforço para merecê-los, e também na infinidade de artigos de primeira necessidade que não foram criados por nós. Agradecendo a essas inúmeras dádivas que temos recebido até agora, reflitamos sobre a nossa atitude mental de até agora.


A VERDADEIRA ORAÇÃO DEVE SER ACOMPANHADA DA PRÁTICA DOS ENSINAMENTOS

"Espírito de humildade" é o "espírito de dócil aceitação". Se não tivermos esse espírito, não poderemos receber nem as "dádivas de Deus" que já nos estão dadas. As dádivas de Deus são infinitas, mas elas se tornarão "nossas" somente na proporção em que nós as aceitarmos. É por essa razão que o homem possui bens limitados, apesar de ser dotado de "possibilidade infinita". Nós, acreditando que "o homem é filho de Deus, possui força infinita e nada lhe é impossível", devemos ter a inabalável coragem de praticar dócil e fielmente os ensinamentos de Deus.

Jesus ensinou: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus". E disse ainda: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos". O esforço em guardar os mandamentos (ensinamentos) de Deus é a expressão do "amor a Deus" e é a verdadeira oração. O Sermão da Montanha ensina que nós devemos ser "mansos" e, em seguida, ter "fome e sede de justiça". Devemos pôr em prática com avidez e coragem aquilo que julgarmos "justo".

O esforço para se aproximar do "Ideal Perfeito e Eterno", que é Deus, constitui uma "sincera oração". A "sincera oração" não consiste em pedir a satisfação de interesses egoísticos tais como a cura da doença ou o enriquecimento. Quando o homem se aproxima do "Ideal Perfeito e Eterno", que é Deus, desaparecem de modo natural tanto a doença como a pobreza, pois estas coisas não fazem parte do "Ideal Perfeito e Eterno".

O sentimento de arrependimento em relação aos pensamentos e atos do passado permite ao homem despir-se do velho invólucro (eu falso) e chegar ao estado de espírito que sintoniza com a frequência de Deus. Para chegarmos a Deus devemos buscá-Lo com seriedade. Nós falamos da necessidade de "rir", mas esse riso não deve ser o de má vontade. Somente os que buscam seriamente de Deus é que poderão sublimar a sua personalidade. Não devemos ceder às tentações. Nós poderemos receber somente as coisas que sintonizam com a nossa "frequência mental", tal como acontece com aparelhos de rádio.


MEDITAÇÃO CONSTANTE

A oração não deve ser uma enumeração de desejos. A oração profunda é uma meditação constante. E o conteúdo dessa oração não deve ser uma súplica em que se concentra o pensamento em doenças ou infelicidades, pedindo a cura desses fenômenos. Ele deve ser a concentração da mente na perfeição de Deus e na perfeição, harmonia e magnificência deste mundo criado por Deus.

Devemos continuar mentalizando até que a nossa mente seja totalmente ocupada pela "ideia da perfeição de Deus e do mundo espiritual de Sua criação", sem que reste espaço para as ideias de doença, infelicidade ou conflito.

É importante que todas as pessoas façam todos os dias esse tipo de mentalização durante um determinado espaço de tempo. Eu pratico a Meditação Shinsokan das 5,10h e das 20,30h, com duração de 30 minutos cada vez, dissolvendo-me dentro da ideia da perfeição de Deus e da Sua criação. Durante a meditação, devemos tomar cuidado para não misturar nenhuma ideia do "mal", tal como o pensamento de que "esta mentalização é para curar a doença".


ABRA A PORTA DA MENTE PARA RECEBER DEUS

Deus preenche todo o universo tal como a água preenche um oceano, e a nossa mente é como um marisco que vive respirando a água do oceano. Assim como o marisco recebe a água do oceano a cada respiração, toda vez que nós emitimos ondas mentais para Deus, a mente de Deus entra em nós, e toda vez que nós emitimos vibração de Vida para Deus, a Vida de Deus se infiltra em nós. Quando estamos sintonizados com Deus, podemos receber tanto a revelação divina em forma de inspiração como também a sua força curativa

Se nós não reservarmos um espaço de tempo para abrir a nossa mente a fim de receber a revelação ou o fluxo da Vida de Deus, estes não poderão chegar à nossa mente, devido à interferência dos ruídos do mundo. Também a força curativa de Deus será impedida de chegar a nós, devido às inquietações, distúrbios e ilusões mentais que surgem na nossa vida cotidiana.


LIVRE-SE DA POEIRA DA SUPERSTIÇÃO

Falando de modo direto e claro, não existem dois seres distintos, um chamado "homem" e outro chamado "Deus". Existe unicamente Deus, e o homem é a Sua suprema expressão. O próprio fato de você estar vivo significa que "Deus está aqui, agora, dentro de você". Por isso, os seus desejos já estão realizados. Se você irá recebê-los materialmente ou não, depende só da sua mente.

Não seja enganado pelos falsos profetas que sugestionam as pessoas com palavras hipnóticas como: "O homem é pecador, é fraco, está maculado", e as ameaçam dizendo: "Vocês não poderão entrar no Paraíso a não ser pela minha mediação". Limpe a poeira da superstição e inicie uma nova vida.


CUREMOS OS OLHOS DA NOSSA MENTE

A cura da doença será rápida ou demorada dependendo do grau em que a própria pessoa assimilou a Verdade sobre a Realidade (Existência verdadeira). E a pessoa que mentaliza a cura de uma outra pessoa conseguirá curá-la ou não, dependendo do grau em que conseguir ver a perfeição do paciente. Na verdade, a cura através da mentalização não consiste propriamente da cura do paciente em si, mas da cura dos olhos da mente de quem vê o paciente.

Por isso, devemos orar: "O Fulano é saudável, é saudável; ó Deus curai a ilusão da minha mente que o vê doente". Em seguida, mentalizemos: "Deus é o todo de tudo, é bem, é perfeição, é harmonia; logo, as coisas más, imperfeitas e desarmônicas, tais como doenças, não existem!".

Mentalizando repetidas vezes estas palavras, expulsemos da nossa mente a "ideia de que a doença existe".


CONCENTRE A MENTE UNICAMENTE EM DEUS

A nossa mente está normalmente ocupada pelas agitações da vida e pelos problemas do lar, da profissão, da sociedade, da nação e do mundo, e não temos tempo para concentrar calmamente o nosso pensamento em Deus. Por isso, devemos escolher a hora mais tranquila do dia, como, por exemplo, a hora em que nos levantamos, a hora em que vamos nos deitar ou ainda a hora após o jantar, para praticarmos a Meditação Shinsokan e nos comunicarmos com Deus.

Durante a meditação, concentramos o pensamento unicamente na perfeição de Deus e na perfeição da criação de Deus e, após atingirmos o estado espiritual de total fusão com Deus, aguardamos ainda alguns instantes para captarmos a inspiração. Algumas vezes, captamos a inspiração na hora. Porém, mesmo que o nosso consciente não perceba a inspiração, esta é captada pelo subconsciente, e as atividades da nossa vida cotidiana serão orientadas de modo natural para o êxito.
Cont...


Nenhum comentário: