"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, outubro 29, 2018

O Poder e a Sabedoria da Cabala - 6/10

- Rav Yehuda Berg - 


A TEORIA DA REATIVIDADE

"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo." (- Leo Tolstoi)

"Eu queria mudar o mundo. Mas descobri que a única coisa que alguém pode ter certeza de mudar é a si mesmo." (- Aldous Huxley)

Quando olhamos para o âmbito do 99 por cento, descobrimos quatro atributos chaves que herdamos da Luz e que precisamos expressar em nosso mundo para eliminar o Pão da Vergonha.

São:

1. Ser a Causa
2. Ser Criador
3. Estar no Controle
4. Compartilhar

Em nosso mundo físico, essas quatro qualidades se unem numa única característica. Meu pai, o cabalista Rav Berg, a expressa elegantemente em uma palavra, diretamente relacionada com o comportamento humano: PROATIVO!

Além disso, todas as características do Receptor — isto é, da humanidade — podem ser expressas com uma única palavra: REATIVO!

Reativo significa:

1. Ser o Efeito
2. Ser uma Entidade Criada
3. Ser Controlado por Tudo
4. Receber

Em termos bem simples, a missão do Receptor é se transformar de uma força reativa em uma força proativa. Agora, veja só:

Este é objetivo final da vida;
A razão de nossa existência;
O sentido de nossas vidas;
Este é o caminho de volta para casa;
A rota para a plenitude infinita;
O segredo para eliminar o Pão da Vergonha;
E a verdadeira definição do termo transformação espiritual.

Desvelamos agora o Quarto Princípio da Cabala: O objetivo da vida é a transformação espiritual, passando de reativo para proativo.


ANALISANDO A TEORIA DA REATIVIDADE

Quando reagimos a qualquer situação e eventos externos em nossas vidas, somos meramente um efeito, e não a causa; somos reativos, não proativos.

Se vivemos nossas vidas sem qualquer crescimento pessoal ou mudança de natureza, não criamos novos níveis de existência espiritual para nós mesmos.

Quando permitimos que forças exteriores influenciem nossos sentimentos, positivos ou negativos, abrimos mão do controle.

Quando exibimos comportamento egocêntrico ou autocentrado, não estamos compartilhando, mas, ao contrário, estamos recebendo gratificação para o ego.

Reflita bem sobre isto antes de seguir para o próximo tópico!


UM BIG BANG ESPIRITUAL

Toda vez que reagimos na vida, seja com raiva ou com prazer, a energia que sentimos é uma perigosa conexão direta com o 99 por cento. Esta é a Luz que o Receptor recebia inicialmente no Mundo Infinito. Esta Luz nos dá uma carga de energia. Uma explosão de prazer. Um sentimento de gratificação. No entanto, foi este brilho inicial de Luz que também fez surgir o Pão da Vergonha! O Receptor recusou essa Luz porque ela era recebida deforma reativa.

Toda vez que nos comportamos reativamente, negamos a natureza divina que herdamos. Nossa alma repete então o ato original de Resistência e pára o fluxo de Luz. Uma versão espiritual do Big Bang é mais uma vez executada.

Metaforicamente, mais um pano é lançado sobre a lâmpada. A vida fica mais escura. E é neste ponto que o prazer se esgota. O entusiasmo nos deixa. A carga se vai. É por isso que nos sentimos tão mal depois que reagimos e explodimos com raiva contra nossos esposos. É por isso que caímos depois de experimentar o "alto" das drogas. É por isso que nossa excitação acaba se dissipando depois que compramos um carro novo ou roupas novas. A gratificação ou o prazer que recebemos não foi criado através de nossos próprios esforços proativos. Alguma coisa externa foi responsável por nossa satisfação.

Da mesma forma, se alguém nos faz um elogio e isto nos faz sentir melhor a respeito de nós mesmos, a outra pessoa é a causa, e nós somos apenas o efeito. Nossa felicidade será apenas temporária. Nossa alma é obrigada a reprisar o ato de Resistência e cortar a Luz para evitar o Pão da Vergonha. O resultado final é a escuridão.


UMA ALTERNATIVA ESPIRITUAL

Há uma outra opção disponível para nós, que previne o acontecimento de "big bangs espirituais" em nossa vida. A Cabala chama essa opção de Resistência, termo que significa parar todos os nossos impulsos reativos através de nossas próprias escolhas.

Embora isto possa ser expresso com uma frase curta, colocar a Resistência em prática requer uma força de vontade e um autodomínio quase sobre-humanos.

Em breve, vamos descobrir o porquê do ditado falar é fácil, fazer é que são elas. Tente o seguinte exercício para aprofundar seu entendimento da Resistência e aprender o que realmente significa a transformação.


O JOGO DOS $100.000

Cenário Número Um: Cem mil dólares em notas pequenas estão em cima de uma escrivaninha num escritório. Um homem entra e vê o montante. Ele se certifica de que não tem ninguém olhando, embolsa o dinheiro e foge como um ladrão.

Cenário Número Dois: Um homem entra e vê o dinheiro. Ele começa a tremer, amedrontado até mesmo com a possibilidade de tocar na quantia, quanto mais de roubá-la. Ele foge do prédio como um coelho assustado.

Cenário Número Três: Um homem entra e vê o dinheiro. Ele averigua para ver se não tem ninguém olhando. Ele então embolsa o dinheiro e começa a fugir, mas pára. Sofre por um momento e decide devolver tudo à escrivaninha.

Cenário Número Quatro: Um homem entra e vê o dinheiro. Recolhe o dinheiro e o coloca numa maleta. Tranca a maleta e a entrega para a chefia da segurança. No local, ele deixa uma nota, informando a quem tiver colocado num lugar errado uma larga soma em dinheiro que entre em contato, e ele, então, dirigirá a pessoa às autoridades para que o dinheiro seja devolvido.

Qual cenário revela mais Luz espiritual em nosso mundo? Qual pessoa expressa mais Luz espiritual em sua própria vida? Baseado em tudo o que aprendemos, vamos examinar brevemente cada cenário para descobrir a resposta.

Cenário Número Um: Neste caso o homem é dominado por seu desejo de receber reativo, instintivo, que lhe diz para pegar o dinheiro e fugir. Comportamento reativo não produz Luz alguma.

Cenário Número Dois: Este homem está meramente reagindo ao seu desejo instintivo de ficar amedrontado pelo simples impulso de roubar o dinheiro. Reagir a seus instintos naturais não produz Luz alguma. O homem entra e sai do prédio com a sua natureza inalterada.

Cenário Número Três: O homem inicialmente reage ao seu desejo de roubar o dinheiro. Mas ele então pára sua reação. Ele a fecha, proativamente. Então, indo contra o seu instinto inicial, transforma a sua natureza neste único instante e devolve o dinheiro. Sua transformação de reativo para proativo revela Luz espiritual.

Cenário Número Quatro: Aqui o homem meramente reage ao seu desejo instintivo de fazer a coisa certa. Ele já estava num estado mental proativo com respeito a roubar o dinheiro. Não acontece nenhuma mudança de natureza. Ele continua sendo a mesma pessoa ao longo da situação. Este tipo de comportamento não produz Luz alguma.

O homem honrado deste cenário ainda pode revelar Luz, porém. Depois de devolver o dinheiro, ele não deve reagir a seu ego, que lhe diz que ele é bom e virtuoso. Ele deve resistir ao seu desejo de receber — que, neste caso, significa o seu desejo de receber elogios por sua boa ação. Ele tem que perceber que a grande oportunidade não é o ato físico de devolver o dinheiro; é manter a boa ação em segredo e não louvar a si mesmo.


A LONGA FILA DE SUPERMERCADO DA VIDA

Na próxima vez em que você se encontrar preso em uma longa fila do caixa eletrônico, do engarrafamento ou na caixa de um supermercado, resista ao seu ímpeto de reagir. Não fique frustrado. Não fique impaciente. Não fique zangado. A fila está ali para testá-lo, e para lhe dar a oportunidade de não reagir. Mas se por acaso você reagir, a situação o controla. A situação se torna a causa, e você é o efeito.

Lembre-se sempre que a razão para não reagir à longa fila no supermercado, ao motorista louco que lhe dá uma fechada na estrada, ou ao cunhado que lhe provoca grande irritação, não tem nada a ver com ser educado. Nem tem a ver com moral, ética ou qualquer outro princípio altruístico. Tem a ver com você, como quando se diz, e o que você leva nisto?

Historicamente, a moral nunca levou à paz e à unidade. A moralidade pode ser um conceito nobre, mas jamais mudará a natureza da fera. Nunca o fez, nunca o fará. Somos uma espécie de recebedores, como diz a expressão, e o que eu levo nisto? E tudo bem. Esta foi a intenção do Criador.

Para estarem motivadas a atuar, as pessoas devem receber algo em troca. O propósito da Resistência é conduzir para mais próximo da Luz, a fim de que se possa receber. Então, pare seu desejo reativo de pensar constantemente em si mesmo — não por isto ser moralmente bom, mas porque a transformação serve ao seu próprio interesse.

Cada um de nós tem o poder de trazer plenitude para a própria vida, transformando a sua natureza. Quando um número suficiente de pessoas atingir este nível, o mundo será inundado com uma infusão inimaginável de Luz.


O MOMENTO DA TRANSFORMAÇÃO

Temos duas escolhas na vida:

1. Reagir à situação, caso no qual nossas almas irão por fim resistir à Luz, nos deixando na escuridão do âmbito do 1 por cento.

2. Proativamente, resistir ao nosso desejo de reagir, nos conectando assim com a realidade do 99 por cento.

A opção número dois remove o Pão da Vergonha, abrindo assim caminho para que a Luz preencha as nossas vidas numa circunstância particular. Colocando de outra maneira, no instante em que reagimos à reação, transformamos um aspecto particular de nosso ser — o que vem a ser o objetivo de nossa existência. Automaticamente nos ligamos com o 99 por cento e a medida apropriada de Luz irradia. Por isto, nosso Quinto Princípio Espiritual afirma: No momento de nossa transformação, fazemos contato com o âmbito do 99 por cento!


A FÓRMULA DA TRANSFORMAÇÃO

Transformar a reação em proação funciona da seguinte maneira:

1. Um obstáculo aparece.
2. Perceba que a sua reação — e não o obstáculo — é o verdadeiro inimigo.
3. Feche o seu sistema reativo para permitir que a Luz entre.
4. Expresse sua natureza proativa.

O momento da transformação tem lugar durante os passos três e quatro. É então que você impõe à sua alma a dimensão iluminada da Luz — o âmbito do 99 por cento.


APLICANDO A FÓRMULA DA TRANSFORMAÇÃO

Considere este cenário da vida e observe como funciona a fórmula:

1. Acontece uma situação difícil. Seu amigo explode com você.
2. Sua reação emocional. Você fica abalado, zangado e magoado.
3. Sua reação comportamental. Você grita de volta com seu amigo.


ANALISANDO A FÓRMULA DE TRANSFORMAÇÃO

1. Um obstáculo aparece. Seu melhor amigo explode com você.

2. Perceba que a sua reação é o verdadeiro inimigo. Seus sentimentos de estar abalado, zangado e magoado são o seu verdadeiro inimigo - não o seu amigo.

3. Feche o seu sistema reativo para permitir que a Luz entre. Ponha de lado todas as suas reações emocionais. Ao invés de gritar de volta, deixe que entre tudo. Mesmo que você não tenha culpa, simplesmente deixe o seu amigo descarregar. O que importa não é quem está certo ou errado. O que importa é a sua decisão de não reagir.

4. Expresse a sua natureza proativa. Agora você está em contato com o 99 por cento. As emoções que você irá sentir agora e seu próximo conjunto de ações terão raiz na Luz. Automaticamente, sentimentos e comportamento positivos irão surgir. Você verá uma mudança positiva surpreendente na situação externa que estava confrontando. Seu amigo responderá de uma maneira que você nunca sonhou ser possível. Ou alguma informação iluminadora acerca de seu relacionamento subitamente aparecerá.

Com grande freqüência, nossa atenção fica focada em circunstâncias externas. Alguém de quem gostamos nos magoa. Um negócio não se realiza. Nós discordamos da opinião de outra pessoa. Alguém nos insulta. Um colega recebe a promoção que nós merecíamos. Acontecimentos externos despertam reações dentro de nós o dia inteiro. Ao invés de reagir, aplique a fórmula. Você verá acontecer verdadeiros milagres.


INDO ADIANTE COM A DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO REATIVO

O comportamento reativo tem por fundamento o Desejo de Receber humano: este é o desejo original que foi criado no Mundo Infinito. O comportamento reativo inclui a ambição, o egoísmo, a auto-indulgência, o ego e coisas desse tipo. O comportamento reativo é qualquer reação que temos a situações externas. Esse comportamento pode incluir a raiva, a inveja, o excesso de confiança, a auto-estima baixa, a vingança e a animosidade. Tome um momento e reflita sobre essas reações. Relembre as vezes em que essas emoções foram provocadas dentro de você. Pense nas situações que fizeram com que esses sentimentos aparecessem.

Na verdade, 99 por cento de nosso comportamento são reativos. Mas este é o plano. Lembre-se, nossa essência é o desejo de receber, de receber satisfação.

Nossa consciência é construída com base em desejos reativos, impulsivos, instintivos. Elevar-se acima dessa consciência constitui a transformação espiritual genuína.

Vamos examinar agora como todos esses conceitos cabalísticos se desenvolvem em nosso mundo real.



________________________________________
*Fonte: https://pt.scribd.com/doc/39897856/O-Poder-Da-Cabala-Tecnologia-Para-a-Alma-Yehuda-Berg

Nenhum comentário: