"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, outubro 19, 2018

O Poder e a Sabedoria da Cabala - 3/10

Resultado de imagem para cabala quem somos nos
- Rav Yehuda Berg - 


PARTE UM: QUEM SOMOS NÓS?


COMPOSIÇÃO DA HUMANIDADE

Quem somos nós? Qual é a nossa composição básica? Qual é a nossa substância, a nossa essência, o centro de nosso ser? Qual é o elemento essencial de que somos feitos? Alguma vez você parou e contemplou esta questão? A Cabala nos define com uma palavra simples: DESEJO!


DESEJO EM MOVIMENTO

Quando a Cabala usa a palavra desejo para nos definir, não se trata de uma metáfora. O desejo é realmente a nossa qualidade essencial. O desejo é aquilo de que somos feitos. É a nossa essência. O desejo é o que nos move. É o que mexe conosco. Somos todos desejos ambulantes, constantemente buscando preencher nossos próprios anseios. Seu coração bate, seu sangue circula, seu corpo se move somente porque existe um desejo que busca ser preenchido. O cabalista Rav Ashlag escreveu uma vez que o ser humano não moveria um único dedo se não fosse por algum desejo interno.


DESEJO E DIVERSIDADE

No fundo, nossos desejos humanos individuais nos fornecem nossas diferentes identidades: Algumas pessoas desejam satisfação sexual. Algumas desejam satisfação intelectual. Algumas querem satisfação religiosa. Outras buscam o tipo material. Alguns desejam a fama. Outros buscam a iluminação. Alguns buscam viagens e aventuras. Outros buscam a solidão. De acordo com a Cabala, o desejo humano opera em três níveis:

NÍVEL UM

Estes desejos têm raiz no desejo animal. As necessidades, os quereres e os comportamentos aprendidos pela pessoa existem unicamente para gratificar esses impulsos primais. Pessoas no Nível Um podem fazer uso do pensamento racional, como o fazem todos os seres humanos, mas com o propósito de servir ao seu desejo animal. "Um servo nunca é mais do que o seu mestre", afirma o cabalista Rav Ashlag.

NÍVEL DOIS

Estes desejos são dirigidos a preencher impulsos que não são encontrados no reino animal, como honra, poder, prestígio e domínio sobre outras pessoas. As necessidades, e conseqüentemente, os pensamentos e ações dessas pessoas são dirigidos unicamente para a gratificação máxima desses desejos.

NÍVEL TRÊS

Há ainda outros desejos que são dirigidos principalmente para assuntos racionais. São orientados para gratificar ao máximo um desejo impulsionado intelectualmente.

"Estes três tipos de desejo״, afirma Rav Ashlag, "são encontrados em todos os membros da espécie humana; no entanto, estão combinados em cada indivíduo em proporções diferentes, e é isto que determina a diferença que existe entre um homem e outro."


UM RECIPIENTE

Na linguagem da Cabala, faz-se referência ao desejo como sendo um Recipiente. Um Recipiente é como um copo vazio que procura se encher. Diferentemente de um copo físico, entretanto, o Recipiente de nossos desejos não é formado por nada material. Por exemplo, você se lembra da vez em que comeu churrasco até praticamente explodir os botões de sua camisa? Você não aguentaria comer nem mais um pedaço. Mas então o carrinho das sobremesas passou pela sua mesa e você viu uma bandeja de doces deliciosos. Apesar de seu estômago estar cheio, seu novo desejo por algo doce conseguiu criar um pequeno lugar. Um espaço foi criado miraculosamente, e você deu um jeito de devorar uma torta Floresta Negra. Não há limite para o nosso desejo. E não existe nenhuma atividade neste mundo que não esteja baseada em algum anseio interno, grande ou pequeno, que deseje ser preenchido. É como se não tivéssemos livre arbítrio quanto a isto. Vivemos a vida no piloto automático, movidos pela constante necessidade de nutrir todos os desejos que ardem em nossos corações.


O OBJETIVO DE NOSSO DESEJO

O objetivo primário de nosso desejo é a felicidade ininterrupta. De fato, desejar felicidade contínua é a ligação que unifica toda a humanidade. Você não precisa convencer um criminoso, um advogado, um operário de construção, um chefe executivo de uma companhia, uma pessoa má, uma pessoa bondosa, um ateu, uma pessoa religiosa, uma pessoa influente ou uma pessoa pobre a querer felicidade. Esta é a nossa própria essência. Um cientista pode desejar verdade e compreensão. Possivelmente um político deseja ter influência e uma posição na comunidade. Uma criança geralmente quer brincadeiras e prazer. Um comediante pode desejar gargalhadas, amor e aceitação. O chefe executivo de uma companhia geralmente almeja realização financeira e poder. Um trabalhador de fábrica provavelmente quer férias e paz de espírito. Talvez um acadêmico deseje conhecimento e aclamação. Na verdade, todos esses objetos de nossos desejos são de fato apenas diferentes pacotes de plenitude. Esses diferentes recipientes de contentamento são o que nos põe em movimento e o que molda nossas vidas.

A Cabala resume todos estes diferentes pacotes de plenitude com uma palavra... LUZ.


LUZ

O termo Luz é meramente uma palavra em código, uma metáfora criada pelos antigos cabalistas para exprimir o amplo espectro de plenitude pelo qual os seres humanos anseiam. Você alguma vez olhou para um raio de sol depois de uma chuva fresca num dia quente de verão? Quando o raio de luz do sol se encontra com uma gota de água no ar, a luz se refrata nas sete cores do arco-íris. Assim como este único raio de sol inclui todas as cores do espectro, a palavra Luz sugere todas as "cores" de alegria que as pessoas buscam em suas vidas.

Mas a Luz não é definida unicamente como felicidade e alegria. Cabalisticamente, a Luz denota felicidade ininterrupta, alegria constante. Esta é a diferença entre prazer e plenitude. Na verdade não queremos realmente as alturas de um prazer momentâneo. Nossos desejos mais profundos não se limitam a quinze minutos de fama. Ou a uma descarga temporária ao fechar um negócio. Ou à elevação de curto prazo que provém das drogas. Ou o alívio temporário proveniente de um analgésico. Não queremos ser amados por nossos pares por um período apenas limitado de tempo. Não queremos ser saudáveis somente durante metade de nossas vidas. Não queremos ter relações sexuais apaixonadas com nossos parceiros só durante os dois primeiros meses de um relacionamento. Queremos que nossos desejos sejam constantemente preenchidos. Esta plenitude constante é definida como a Luz.

A Luz inclui também a força que chamamos de intuição. O elo que sustenta uma relação e que a mantém forte. A magia que atrai as pessoas certas e as oportunidades certas para nossas vidas. A energia que cura um corte no braço. A força que ativa os nossos sistemas imunológicos. O espírito interno que desperta a esperança dentro de nós. O combustível que gera nossa automotivação. A felicidade permanente e o fluxo constante de entusiasmo por viver. Tudo isto, e muito mais, é o que a Cabala define como Luz.


A RAIZ DE NOSSA INFELICIDADE

O fato de nossos desejos não serem constantemente infundidos de Luz é a base de nossa infelicidade e ansiedade. Se há alegria em uma área de nossas vidas durante cinco anos, isto significa que só havia Luz suficiente no "tanque" para durar por estes cinco anos. Ficarmos sem Luz — ou melhor, nos desconectarmos da Luz — é o que nos tornou infelizes. Quanto mais Luz temos em nossas vidas, mais os nossos desejos permanecem preenchidos e mais felizes nós somos. Existe também um medo profundamente assentado e persistente de que nossa felicidade venha a terminar, por fim. Quando nos encontramos num raro estado de contentamento e serenidade, temos uma tendência negativa a acreditar que isto é bom demais para ser verdade. Preocupamo-nos com o amanhã. E no momento em que estas dúvidas penetram, no instante em que começamos a nos preocupar com quanto tempo isto irá durar, simplesmente ficamos sem Luz. Perdemos a conexão. A Luz é também definida, portanto, como o conforto, a segurança e a paz de espírito de saber que a felicidade ainda estará conosco amanhã. Quando temos confiança na Luz, não existe medo, ansiedade ou insegurança quanto ao futuro.


DESEJO ÚLTIMO

Os cabalistas nos dizem que o desejo último do ser humano é o desejo pela Luz. E os cabalistas nos dizem ainda que esta Luz está em toda parte. É a substância mais comum do nosso universo. Ela preenche o cosmos e satura a nossa realidade. Esta Luz é infinita, ilimitada, estando sempre pronta para preencher mais do que podemos imaginar. O que forçosamente nos leva a esta pergunta:

"Se a essência das pessoas é o desejo, e se o universo está coberto de Luz, o que se interpõe no caminho de nossa felicidade permanente?"

RESPOSTA: UMA CORTINA


DOIS LADOS DA CORTINA: O 1 POR CENTO E O 99 POR CENTO

De acordo com a Cabala, há de fato uma cortina que divide a nossa realidade em dois âmbitos, que a Cabala identifica como o 1 por cento e o 99 por cento. O âmbito do um por cento contém o nosso mundo físico. Mas esta é apenas uma fração minúscula de toda a criação. É apenas o que percebemos com os nossos cinco sentidos, aquilo que podemos cheirar, saborear, tocar, ver e ouvir. No outro lado da cortina está o 99 por cento, que contém a parte maior da realidade.

No âmbito do 1 por cento, a vida tem um irritante hábito de nos pegar fora de guarda. Somos afligidos com algo chamado de Síndrome do De Repente:

De repente, apareceu um problema nos negócios.
Ele teve um ataque cardíaco repentino!
Repentinamente, ele a abandonou.
De repente, ficamos sem dinheiro.
Houve um problema repentino no relacionamento.
Ele caiu morto de repente.
O acordo repentinamente não se realizou.
Ela mudou de ideia de repente.
De repente os médicos encontraram uma protuberância.
O acidente aconteceu tão de repente.
Os bons tempos acabaram repentinamente.
De repente, o carro apareceu do nada.
Estávamos tão felizes e então, de repente...

Mas será que existe mesmo esse "de repente"? A Cabala diz que não. Absolutamente não! Existe sempre uma causa oculta, invisível, que precedeu a qualquer acontecimento "repentino". Alguma vez você acordou de manhã e de repente encontrou uma mangueira plenamente crescida em seu quintal? É claro que não. Em algum momento do passado uma semente foi plantada com cuidado. Quando um problema desagradável repentinamente aparece e interrompe o fluxo de felicidade que preenchia um desejo particular seu, segundo a Cabala, não se trata simplesmente de um evento aleatório, caótico. Existe uma causa mais profunda. Em algum lugar do passado, uma semente foi plantada.


TEORIA DO CAOS

A Síndrome do De Repente se origina de nossa incapacidade de vermos através das ilusões de nossa vida no âmbito do 1 por cento. Não conseguimos ver além da confusão imediata, para poder compreender a figura mais ampla. Não conseguimos ver o outro lado da cortina onde se encontra a realidade maior. Os meteorologistas enfrentaram este mesmo problema ao tentarem fazer a previsão do tempo. Tempestades e outras flutuações nas condições atmosféricas ocorriam sem aviso. Eles concluíram que o tempo era uma sequência caótica, não-linear e aleatória de eventos. Estudos científicos adicionais revelaram uma ordem misteriosa oculta dentro do caos. A ciência chama esse fenômeno de Efeito Borboleta.


O EFEITO BORBOLETA

Incrível como possa parecer, a minúscula turbulência criada por uma borboleta agitando suas asas em Tóquio pode no fim das contas se amplificar e se tornar um tornado no Kansas. Uma pessoa que bate a porta do carro em Iowa pode assim influenciar o tempo no Brasil. Tudo está conectado num nível mais profundo da realidade. O tempo apenas parece ser aleatório para os meteorologistas porque eles são incapazes de perceber e de medir todos os milhões de influências que contribuíram para a formação de um dia de tempestade — como portas batendo e borboletas agitando as asas. A Cabala revelou este conceito há séculos. Nossas vidas, não importa o quanto possam parecer caóticas, contêm uma ordem oculta.

O problema é que uma cortina limita a nossa capacidade de localizar todas essas pequenas borboletas soprando os ventos do caos para nossas vidas pessoais. Mesmo assim, todas as tempestades e tornados que nos chicoteiam, ao longo de nossa existência, têm suas próprias causas invisíveis que estão escondidas por trás da cortina. Observamos efeitos, mas não o nível de causa da realidade. Somos cegos para os 99 por cento restantes. De modo que, aqui estamos, em contato com uma porção microscópica da realidade, conforme vasculhamos desesperadamente em busca da satisfação de nossos desejos mais profundos. Alguns se voltam para a ciência, alguns para a religião tradicional, alguns para as drogas. Outros perseguem riqueza e poder. Mas o vazio interior permanece. Sentimo-nos insignificantes, desamparados e sem controle, famintos por sustento espiritual e por mudança positiva. Permaneceremos prisioneiros deste âmbito do 1 por cento e perderemos os 99 por cento da realidade? Estaremos fadados ao caos e às trevas? Será que a cortina deverá permanecer fechada para sempre?

De jeito nenhum.


O MUNDO DO 99 POR CENTO

Um físico tinha uma ferradura pendurada na porta de seu laboratório. Seus colegas ficaram surpresos e perguntaram se ele acreditava que ela traria sorte para suas experiências. Ele respondeu: "Não, eu não acredito em superstições. Mas me disseram que funciona mesmo se você não acredita.׳׳ (- De A Random Walk in Science, de R. L. Weber)

A realidade familiar é o mundo do 1 por cento em que vivemos; existe, porém, um outro lado desta cortina — o 99 por cento — e ele é muito mais importante, em última instância. De acordo com a Cabala, o âmbito do 99 por cento é a fonte de toda a plenitude duradoura. Todo conhecimento, sabedoria e alegria habitam este âmbito. Este é o domínio que os cabalistas chamam de Luz. Sempre que sentimos alegria, fizemos contato com este plano através de alguma ação que se passou no âmbito do 1 por cento. Pode ter vindo da experiência de um abraço de seu filho ou de você ter acabado de fechar um acordo importante nos negócios. De onde quer que tenha vindo, a alegria que você sente flui do 99 por cento.


NADA DE NOVO DEBAIXO DO SOL

Antes de Thomas Edison, a civilização vivia bem no escuro, em comparação com o mundo do néon de hoje, aceso durante 24 horas com seu brilho fluorescente e com o arder do halogênio. Será que Edison realmente inventou algo novo quando produziu a primeira lâmpada? Ou será que a informação sobre como construir uma lâmpada já existia?

Em outras palavras, se alguém tivesse a mesma informação e os mesmos materiais para construir a lâmpada 100 anos antes de Edison, será que a luz não podia ter sido acesa bem antes?

Será que Albert Einstein realmente descobriu algo novo com a sua Teoria da Relatividade, ou será que ela sempre esteve presente?

Será que Isaac Newton inventou a gravidade quando descobriu as suas propriedades, ou será que a gravidade sempre existiu?

Edison, Einstein e Newton meramente revelaram algo que já existia. Então onde estava escondida toda esta informação antes dessas grandes mentes terem retirado a sua cobertura?

A resposta, de acordo com a Cabala, é: no mundo do 99 por cento.


SINFONIA ETERNA

Mozart dizia ser capaz de conceber em sua mente sinfonias inteiras antes de escrever uma única nota. Quando experimentava mentalmente uma hora de música numa mera fração de segundo, Mozart sentia que estava acessando uma outra realidade. Transcendia as leis de tempo e espaço e penetrava numa dimensão espiritual. Da mesma forma, grandes mentes científicas do passado acreditavam que o insight espiritual desempenhara um papel em suas realizações. Hoje, os cientistas estão começando a reconhecer que a dimensão espiritual pode ser uma fonte de grande discernimento e inspiração.

Considere o caso do químico russo Dmitry Mendeleyev, que teve um sonho incomum em 1869. Disse Mendeleyev: "Vi num sonho uma tabela em que todos os elementos caíam no lugar conforme era exigido. Ao despertar, imediatamente a escrevi num pedaço de papel."

O sonho de Mendeleyev resultou na Tabela Periódica de Elementos que todos nós aprendemos nas aulas de química do colégio.

A insulina, usada para tratar diabetes, foi descoberta pelo médico canadense Sir Frederick Banting. Banting teve um sonho que sugeria um método para extrair a substância de um pâncreas não humano. Banting ganhou o Prêmio Nobel e acabou sendo nomeado cavalheiro por suas descobertas.

O inventor americano Elias Howe sonhou estar sendo perseguido por canibais com lanças. Enquanto os nativos sacudiam suas armas, ele percebeu que em todas as setas havia pequenos buracos. As lanças também balançavam para cima e para baixo. Depois deste sonho, Howe finalmente conseguiu completar sua invenção da máquina de costura automática. Ele entendeu que tinha que mudar o buraco da agulha para a parte de baixo da agulha ao invés de colocá- lo no topo.

O renomado cientista Niels Bohr afirmou que sonhara estar sentado em cima do sol, com todos os planetas zunindo ao redor em cordas pequeninas. Depois disso, Bohr desenvolveu o modelo do átomo.

Robert Lou is Stevenson relatou que o assunto de sua história clássica, Dr. Jekyll e Mr. Hyde, originou-se em um sonho, e o mesmo se deu com boa parte de sua melhor obra.

Em seu livro, Sombras da Mente, o eminente físico Roger Penrose escreveu: "De acordo com Platão, conceitos matemáticos e verdades matemáticas habitam um mundo real próprio, que é eterno e sem localização física. O mundo de Platão é um mundo ideal de formas perfeitas, diferente do mundo físico, mas em termos do qual o mundo físico deve ser compreendido."


O MOMENTO DA CONEXÃO

Platão chamava a conexão com o 99 por cento de ״divina loucura״.

O conhecido filósofo Nicolas de Cusa a chamava de ״revelação divina״ ou de docta ignorantia.

Mozart a descrevia como ״um ataque״.

O filósofo E. Husserl a chamava de ״intuição pura״ e de ״intuição״.

Nossas mães a chamavam de ״uma intuição de mãe״. Sua Tia Rose a denominava de seu ״sexto sentido״.

Negociantes bem-sucedidos a chamam de ״instinto básico״.


UM BREVE RESUMO DO 1 POR CENTO

A realidade do 1 por cento é o mundo de nossos cinco sentidos. É um âmbito de caos no qual:

Reagimos a acontecimentos externos.
A plenitude é temporária e fugaz.
Efeitos, sintomas e reações nos preocupam.
Somos vítimas, que aparentemente sofremos por causa das ações de outras pessoas e de circunstâncias externas.
Não parece haver esperança de produzir mudança positiva e permanente porque qualquer mudança que ocorre é temporária, e, assim sendo, ilusória.
A maior parte de nossos desejos permanece insatisfeito.

A Lei de Murphy governa o âmbito do 1 por cento. Tudo o que puder dar errado dará errado. Mesmo quando as coisas vão bem, sabemos que elas irão mudar, pois vivemos num eterno ciclo de altos e baixos.


UM BREVE RESUMO DO 99 POR CENTO

A realidade do 99 por cento encontra-se além da percepção humana. É:

Um mundo de ordem e perfeição absoluta e de Luz espiritual.
Um âmbito de ação, ao invés de reação a acontecimentos externos.
A fonte, a semente e a origem oculta do mundo físico.
Um mundo de plenitude total, de conhecimento infinito e de alegria eterna.
Uma dimensão na qual podemos iniciar mudança positiva e duradoura, mudança permanente que se manifesta também em nosso mundo do 1 por cento.

Não há vestígio da Lei de Murphy no âmbito do 99 por cento!

Isto nos conduz ao Segundo Princípio Cabalístico: Existem Duas Realidades Básicas: Nosso Mundo do Um Por cento da Escuridão e o Âmbito do Noventa e Nove Por cento da Luz!


O PROBLEMA

Existe um obstáculo importuno — é a nossa incapacidade de controlar os momentos de conexão com o âmbito do 99 por cento. O acesso a esta dimensão de Luz é, na melhor das hipóteses, acidental e fortuito. O cabalista Rav Berg descreve a realidade do 99 por cento como algo que está dançando na fronteira da consciência, como um sonho encantador que não se consegue rememorar exatamente. Momentos antes de acordar, existe um instante crucial em que somente um fio solto conecta o sonhador ao sonho. Quanto mais forte o sonhador puxa a fibra delicada, mais rapidamente o tecido do sonho se desfaz e desaparece. Por mais que ele ou ela tente reconectar o fio, o sonho se apaga e o sonhador deve se resignar a uma realidade desperta imensamente inferior àquela do sonho.

Imagine se pudéssemos acessar esse âmbito à vontade! Ganharíamos a capacidade de controlar todos os acontecimentos de nossas vidas. Em vez de lidar com sintomas e com efeitos, descobriríamos as forças ocultas que estão por trás das circunstâncias caóticas e dos eventos enlouquecedores que "de repente״ terminam com a nossa felicidade, deixando insatisfeitos os nossos desejos mais profundos.

Pense nisto desta forma. Alterando um galho de uma árvore, você altera o galho. Modifique uma folha, e você muda a folha. Entretanto, se você manipula a informação genética dentro da semente, pode afetar a árvore inteira — galhos, folhas, frutas, a coisa toda.

O âmbito do 99 por cento é o nível de DNA da realidade: a semente. A raiz. A causa de todas as causas.


PERSEGUINDO NOSSAS PRÓPRIAS SOMBRAS

Considere a seguinte analogia: sua sombra na calçada representa uma versão severamente limitada do seu eu verdadeiro. Sua sombra não reflete a pele, o cabelo, o sangue, os ossos, as emoções, a imaginação, os sentimentos ou os desejos que o definem como um indivíduo. Ela é meramente um reflexo bidimensional da sua realidade tridimensional. Neste exemplo, a sombra corresponde ao mundo do 1 por cento. Seu eu verdadeiro corresponde à dimensão que se encontra além dos cinco sentidos — isto é, o 99 por cento. Você conseguiria mover o braço de alguém simplesmente empurrando sua sombra na parede? Não. Você precisa tocar na fonte, no próprio braço, no 99 por cento. Você tem que ir para uma dimensão mais alta para efetuar mudança: mova o próprio braço, e a sombra automaticamente responde!

Fomos condicionados a focar a nossa consciência no plano de 1 por cento da existência, o que é semelhante a perseguirmos as nossas próprias sombras. A Cabala diz que não dará certo. É um exercício de futilidade.

Aqui está uma experiência que você pode tentar em casa, que exemplificará o ponto. Pegue um pedaço de papel e um lápis, e escreva suas cinco primeiras respostas para a seguinte pergunta: "O que um ser humano realmente deseja da vida?"


A LISTA DOS DEZ MAIS

Quando esta pergunta foi feita a dezenas de milhares de pessoas que estavam aprendendo Cabala ao longo dos anos, estes foram os itens que apareceram com maior freqüência:

Plenitude Pessoal
Paz de Espírito
Alívio do Medo e da Ansiedade
Segurança Financeira
Satisfação
Amor
Liberdade
Controle
Sabedoria
Felicidade
Saúde

O mais provável é que a sua lista tenha algo em comum com esta lista dos dez mais. Note que nenhum destes itens pode ser medido ou pode ser pesado em uma balança, nem pode ser segurado em suas mãos. Não podemos localizar fisicamente nenhum destes itens num mapa nem podemos chegar a eles definindo geograficamente as suas coordenadas. Curiosamente, nenhuma das coisas que mais queremos receber da vida é de natureza física. Não há nada em nossa lista que seja encontrado no âmbito material do 1 por cento. Tudo aquilo que desejamos verdadeiramente é de uma natureza etérea, encontrada unicamente na realidade do 99 por cento.

Assim, nosso Terceiro Princípio Espiritual, declara: Tudo o que um ser humano realmente deseja da vida é Luz espiritual!

E então, o que fazemos ao longo de nossas vidas? Perseguimos posses físicas, em nossa busca pela felicidade. Para ver como este princípio opera, vamos olhar para algo que pode parecer ser um recurso bastante tangível: dinheiro. Dinheiro, duro e frio. Considere um indivíduo que possui um valor líquido de $20 milhões e que perde $15 milhões da noite para o dia numa queda da bolsa de valores. Compare isto com uma pessoa com um valor líquido de $20.000 que subitamente ganha $80.000 por causa de uma ação que simplesmente disparou. Qual dos dois vai dormir com uma maior paz de espírito financeira e com um senso de segurança mais forte? Aquele que ainda tem $5 milhões, ou o que tem apenas uma pequena fração dessa quantia?

De acordo com a Cabala, objetos materiais não são o que realmente estamos buscando na vida. O que estamos realmente buscando é a energia espiritual que preenche o mundo do 99 por cento.


A RAZÃO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO

Encontramo-nos infelizes, insatisfeitos, descontentes, tristes, deprimidos, miseráveis ou nervosos quando nossos desejos parecem ser ignorados pelo universo. Geralmente é alguma forma de caos que precipita os nossos anseios não preenchidos. Problemas de saúde. Adversidade financeira. Problemas no casamento. Pressões sociais. Toda esta desordem acontece quando nos desconectamos, consciente ou inconscientemente, do âmbito do 99 por cento.

Quando, no entanto, aprendemos como nos conectar com esse âmbito, podemos controlar os acontecimentos em nossas vidas. Podemos prevenir e erradicar o caos que causa a nossa infelicidade. Podemos acender a Luz e subjugar a escuridão.

O contato com o âmbito do 99 por cento é a chave secreta para a plenitude na vida. Mas isto não é fácil de fazer. É por causa disso que os antigos mestres espirituais da Cabala nos deram ferramentas e métodos para alcançarmos além de nossas vidas de todos os dias. Nas páginas seguintes, vamos explorar e explicar essas ferramentas em grande detalhe.


VOCÊ SE PERGUNTA...

Por que existe caos, sofrimento, dor e doença se há um outro mundo de ordem e de felicidade?
Por que existem, para começo de conversa, esses dois âmbitos do 1 por cento e do 99 por cento?
Quem construiu a realidade desta maneira? E por que motivo?
Por que outros sistemas espirituais nos ensinam sabedoria, mas assim mesmo a vida nunca muda realmente?
Por que os nossos desejos e a plenitude que buscamos estão separados por algum tipo de cortina invisível?
Como nós inadvertidamente nos desconectamos do âmbito do 99 por cento?
De onde brotam os nossos desejos?
Para que eles têm que existir?
E finalmente: quem pendurou a cortina?


O SABOR DO TEMPO

Um índio de uma tribo da Amazônia não irá acordar amanhã de manhã com um súbito desejo de um capuccino duplo ou de um Big Mac. Os desejos não aparecem por vontade própria; o sabor precisa ter sido sentido antes. Você não pode ter um desejo de assistir novamente a O Poderoso Chefão, pela enésima vez, se nunca antes conheceu ou teve a experiência de ver o filme. Um viciado em heroína fará praticamente qualquer coisa para conseguir mais uma dose. Um alcoólatra dificilmente irá parar quando o anseio por bebida aparecer. A base para esses impulsos incessantes é que a experiência das drogas ou do álcool já está no sangue. Além disso, as pessoas que têm vícios sabem que esse ímpeto pode ser preenchido, que o "alto" pode ser revivido.

Não é interessante que, desde a aurora da humanidade, as pessoas tenham sido inexoráveis em sua busca pela felicidade eterna? Não importa quantas guerras, doenças, fomes, depressões e desastres naturais nos abatam, acabamos sempre nos recompondo, determinados em nossa busca por conforto duradouro, alegria interminável e prazer permanente. É razoável supor que devemos ter experimentado este âmbito do 99 por cento antes. Em algum lugar, nos recessos de nossas almas, sabemos que é possível nos conectarmos com essa realidade de forma contínua. Não é simplesmente uma busca cega e sem sentido.


MEMÓRIAS

De acordo com a Cabala, a própria matéria de que o corpo humano é composto — os átomos em nosso sangue, os elétrons que estimulam os impulsos em nossos cérebros, os produtos químicos que formam os nossos tecidos e os nossos ossos — têm raízes que se estendem até bem antes da origem do nosso universo físico. Os muitos desejos, ímpetos, impulsos e anseios que penetram as nossas mentes existiam desde antes da alvorada do tempo. Quaisquer desejos que estejam rodopiando em seu coração neste exato momento são na verdade memórias que se remoem em sua alma, lembranças impregnadas no âmago de seu ser.

A busca da felicidade não está somente inscrita na Constituição como um direito inalienável da cidadania dos EUA; está presente também no projeto de nosso universo. É o direito de nascença herdado pela humanidade.

Lembre-se: uma velha mangueira não brotou acidentalmente na frente de seu quintal, vinda de lugar nenhum. Havia uma semente oculta. De forma semelhante, há uma semente para os nossos desejos e para a plenitude que buscamos tão desesperadamente. Identificaremos agora essa antiga semente, e descobriremos o propósito último de nosso aparecimento "repentino" nos quintais deste mundo.



________________________________________
*Fonte: https://pt.scribd.com/doc/39897856/O-Poder-Da-Cabala-Tecnologia-Para-a-Alma-Yehuda-Berg

Nenhum comentário: