"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, julho 30, 2018

O Eu Místico - 2/12

Resultado de imagem para I am what I am Moses
- Joel S. Goldsmith -


O Eu Místico

CAPÍTULO 2
A REVELAÇÃO

Moisés recebeu uma revelação da Verdade absoluta. Foi, de fato, uma revelação da Verdade suprema, e a prova disso é que, através dessa Verdade, ele foi capaz de tirar os hebreus da escravidão e levá-los à Terra Prometida, não por meio de exércitos ou com armazéns de comida, mas inteiramente sob a Graça de Deus. Esta é uma das mais notáveis manifestações da Graça em toda a história religiosa. Foi uma libertação em massa, realizada sob a Graça de Deus, sem força de armas ou sequer uma atividade organizada. Somente a revelação da Verdade última poderia produzir tais frutos. Mas, depois dessa grande experiência, a Verdade foi novamente velada, de modo que não mais ocorreu até que, séculos mais tarde, o Mestre Cristo Jesus removeu o véu e novamente revelou a Verdade. Essa Verdade permitiu-lhe curar, suprir e também transmitir aos seus discípulos e apóstolos a capacidade para curar e libertar, de modo que, ainda por trezentos anos depois do ministério de Jesus na Terra, a Verdade revelada ainda era conhecida, e mais e mais pessoas libertavam-se por conhecerem a Verdade.

Cerca de 300 A.D., no entanto, a verdade foi velada novamente, e foi mantida tão bem velada que nenhuma religião conhecida pelo homem conseguiu revelar a Verdade nos últimos 1700 anos. A Verdade tem sido conhecida parcialmente aqui e ali nos tempos modernos, mas em sua totalidade, a Verdade permaneceu velada.

A Verdade só pode ser conhecida pelos seus frutos. Só dessa forma você pode saber se um ensino ou uma religião são a Verdade ou não. Se eles colocam seus seguidores livres fisicamente, mentalmente, moralmente, financeiramente, se trazem maior liberdade e harmonia em suas relações humanas, se torna-os menos sujeitos às regras do homem, ao domínio da natureza, ou às leis da matéria e mente, então você pode saber que eles estão chegando cada vez mais perto da Verdade. "Por seus frutos os conhecereis". O Mestre deixou muito claro que, sob certas condições, o homem daria frutos ricamente. Sob outras condições, ele seria como um ramo de uma árvore que é cortada e morre. Você mesmo deve ser o juiz, se as pessoas deste mundo vêm dando frutos ricamente nos últimos 1700 anos ou se, geração após geração, têm sido como o ramo que murcha e morre.


O Espírito Não Pode Ser Personalizado

O que é a Verdade? Qual é o véu caído sobre a Verdade que age para nos manter na escravidão, ignorância e medo? O que é a Verdade? Se você estudar as religiões do mundo, e se retornar cuidadosamente aos reveladores originais de cada ensinamento, você descobrirá que há apenas uma Verdade, e que cada um desses reveladores recebeu e ensinou a mesma Verdade.

Seja o ensinamento de Krishna, de Buda, Shankara, Moisés, ou Jesus, você descobrirá que sempre foi a mesma Verdade. Nunca houve desvio. Então, se você for mais adiante no seu estudo do porquê e como essas revelações foram veladas e que véu foi colocado sobre elas, você vai descobrir que sempre foi o mesmo véu, e que o mesmo método foi usado em cada caso para esconder a Verdade.

Toda vez que a Verdade foi revelada, aqueles a quem foi revelada identificaram a Verdade com o nome do revelador, e o adoraram. O revelador nunca fez isso, porque quem é elevado o suficiente na consciência para receber tal revelação jamais a personalizaria. De fato, nenhuma pessoa poderia ser um canal aberto para receber tal revelação se fosse tentada a usá-lo para ganho pessoal ou engrandecimento. Mas existem outros que, possivelmente por ignorância ou intenção maligna, decidiram construir uma estátua de Moisés, Elias, Jesus, ou algum outro revelador, e então o véu foi estendido novamente. Jesus removeu o véu, e ele fez isso para que a Verdade fosse perfeitamente clara em todas as eras. Por um lado, ele disse: "Eu, de mim mesmo, nada posso fazer... Se dou testemunho de mim mesmo, meu testemunho não é verdadeiro... Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou". Tudo isso ele disse para que, para sempre, os homens pudessem ver e compreender que sua identidade humana era a mesma que a sua e a minha. Mas Ele também disse: "Eu sou o Caminho, A verdade e a Vida... Quem me vê, vê Aquele que me enviou... Eu vim para que todos tenham Vida, que todos tenham Vida plenamente... Eu sou a Ressurreição e a Vida..."

Para os não-iluminados, esses dois conjuntos de declarações parecem irreconciliáveis, mas há uma maneira de interpretá-los, de modo que não sejam mais contraditórios. Por exemplo, se eu disser que sou um homem de carne e sangue como você é, que eu tenho minhas falhas humanas e minhas virtudes humanas assim mesmo como você tem, isso é indubitavelmente verdadeiro no homem comum. E, no entanto, simultaneamente, o Eu, a identidade espiritual dessa mesma pessoa é Deus - assim como o Eu de cada homem é Deus. Por causa disso, você pode receber curas através de uma pessoa que conhece a Verdade: você pode ser reformado, vencer falsos apetites, pode ter seu negócio melhorado, sua vida familiar mais feliz porque Eu presente nele é Deus. Se você se voltar para o Cristo, o Eu no centro de qualquer pessoa iluminada, Ele lhe dará água e você nunca mais terá sede. Eu lhe darei comida, carne, água, pão e você nunca terá fome novamente.


Um Pai

A revelação final, que deve sempre remover o véu e mostrar-lhe a Verdade real, é a declaração do Mestre: "a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus" (Mateus 23:9). Isso anula a alegação de que ele era o único filho de Deus e que só ele era divino, e revela-nos que sua verdadeira Fonte, seu verdadeiro Criador, é a mesma de Jesus ou de Gautama Buda, do qual também reivindica-se ter sido imaculadamente concebido.

Portanto, se você pode aceitar a revelação de Jesus Cristo que só o Espírito é seu Pai, seu Criador, então somos irmãos e irmãs de Cristo e em Cristo; somos membros de uma família, um família com Deus, o Pai, e nós, os filhos. Somos herdeiros e co-herdeiros.

Portanto, ouça atentamente: "Eu e meu Pai somos Um". Mas o Mestre também disse: "Não chame a nenhum homem seu pai sobre a terra." Agora o que você deve dizer? Você e seu Pai também devem ser Um. Então, se você é judeu ou gentio, oriental ou ocidental, branco ou negro, pobre ou rico, alto ou baixo, se você aceitar a Verdade da mensagem "Eu e meu Pai somos Um", isso significa que o seu relacionamento com Deus é a Unidade, independente de como a demonstração imediata dessa Verdade possa ser.


O Eu Individualizado

Quando você tiver a coragem de reconhecer sua Verdadeira Identidade, você começará a compreender a natureza desta mensagem que está toda contida em uma palavra: "Eu". Você vai retirar seu olhar do "homem, cuja respiração está em suas narinas", e você aprenderá a despertar alegremente pela manhã, com uma canção de louvor em seu coração:

"Obrigado, Pai, por mais um dia para provar que Eu e Tu somos Um, por mais outro dia para revelares o Teu Reino, as Tuas riquezas, a Tua harmonia, a Tua saúde, e não a minha; de mim próprio, eu não tenho saúde; do meu próprio eu, não tenho riqueza; de mim mesmo, não tenho nenhuma virtude; há apenas um bem, e esse é o Eu do meu próprio Ser".

Quando eu – que escrevo – desvendo a Verdade do Eu do seu ser como Deus, o Filho de Deus, e Cristo como o Mediador, a individualização, o elo de ligação entre Eu, o Pai e eu, o filho, eu estou revelando a Verdade que liberta. Mas se alguns estudantes, no futuro, afirmarem que eu – que escrevo – sou seu mestre, você vai reconhecer o que eles estão fazendo: eles estão colocando o véu de volta sobre a Verdade: o que significa que ou alguém quer ficar rico ou poderoso, ou alguém é muito estúpido. Tem que ser um mal ou tem que ser estupidez.

Alguns puseram o véu de volta sobre a Verdade através da estupidez, por ignorância do significado da palavra Eu, personalizando-a. Outros puseram o véu também por ignorância, tentando adorar alguém, pensando que isso seria humildade. Mas o que é a verdadeira humildade? A humildade é reconhecer que o mestre espiritual é o Cristo de Deus. Isso é humildade, porque leva à seguinte verdade: "E eu também". Mas dizer que só um homem é o Cristo de Deus não é humildade, é estupidez.

Um ensinamento como esse não pode ser ensinado. Você não pode se elevar em um palanque e dizer isso para as multidões reunidas, nem você pode ensiná-lo nas igrejas ou nas universidades, porque a mente tridimensional não pode recebê-lo, e nem você pode sair e fazer proselitismo. A única maneira pela qual isso pode ser ensinado é como eu a ensinei. Primeiro vem a Revelação Dele, que eu mantive trancada secreta e sagrada dentro de mim, até que, com o tempo, passei a demonstrar isso na minha vida. Então, sem qualquer publicidade ou qualquer busca, os alunos começaram a vir a mim. Como eles me encontraram, isso é um mistério de Deus, mas eles o fizeram, e eles vieram, dizendo: "você tem algo, compartilhe comigo". Então, eu os alimentei um pouco de cada vez, mostrando por preceito, exemplo e demonstração que isso era verdade; então, finalmente, depois de dez ou onze anos, eu poderia remover completamente o véu, dizendo: "aquele que me vê, viu o Pai".

Aqueles que de fato ouviram não foram embora e nem interpretaram mal a mensagem, porque ao longo de todos esses anos eles viram que eu jamais me coloquei afastado deles, mas sempre revelei que toda a Verdade falada sobre Jesus Cristo ou qualquer um dos santos ou sábios do presente ou do passado é a Verdade a ser realizada por toda e qualquer pessoa.


Somente Uma Divindade

Sua responsabilidade, em primeiro lugar, é ter a palavra Eu sagrada e secreta em sua Consciência, e que assim permaneça, que você se mantenha em retidão. Mantenha essa verdade trancada dentro de você, até que, pouco a pouco, as linhas começam a desaparecer de suas bochechas, se elas estão lá, a preocupação começa a sair de sua testa, se ela estiver lá, o medo começa a sumir de sua mente e de seu coração, se ele lá estiver; de repente, você descobre que uma Presença foi antes de você para "fazer os lugares tortuosos em linha reta", sem que você a tivesse conscientemente enviado para isso.

Então você vai descobrir por que a Escritura enfatiza que Deus não está no redemoinho: Deus está na "serena e pequena Voz". Onde está essa voz pequena? O Mestre nos diz que o lugar permanente de Deus não é nem "aqui!" e nem "lá!" – não é em montanhas sagradas ou em templos sagrados, mas dentro de você. Este é o lugar onde a Voz pequena está: dentro de você. Pode demorar um mês, um ano ou dez anos antes de você poder quebrar a crosta do senso pessoal e poder, finalmente, ouvir essa Voz ainda pequena dentro de si mesmo. Mas quando você ouve, Ela diz: "Fique quieto e saiba que Eu Sou Deus". Mas Ela não diz que Joel ou Maria é Deus. Não, não! Não diz que William ou Robert é Deus. Diz sempre "Eu". E você sabe o que mais Ela diz? "Não temas, porque Eu estou contigo... nunca te deixarei, nem te abandonarei". Não tema, pois, embora seus pecados sejam encarnados, no momento do reconhecimento desse Eu no meio de você, você fica branco como a neve.

Se você é o melhor ser humano na face da terra, não está mais perto do céu do que o pior. Nenhum ser humano entrará no Reino de Deus, mesmo que seja tão bom quanto João Batista. O menor dos que reconhecem sua Unidade com o Pai é maior do que João Batista, mesmo sendo o maior profeta hebreu. Por quê? Porque ele ainda tinha um Deus separado de si mesmo. Ele ainda olhava para outro alguém como a Luz do mundo, em vez de dizer: "Ah, sim, de fato, ele é a Luz porque Ele reconheceu a Luz e está nos revelando: 'vai, e faze o mesmo".

A verdade revelada em todas as épocas sempre foi a revelação de que Eu sou Ele não há outra. Existe apenas uma Entidade, apenas um Ser: o EU SOU O QUE EU SOU  esse Eu no meio de nós, a Divindade de todos nós. O véu sempre desceu quando esse título tem sido coberto por uma pessoa, enquanto todas as outras foram consideradas como vermes na poeira, mas a verdade é que esse Eu é o próprio Deus.

Não faz diferença se você se refere ao Eu como o Filho de Deus, porque Deus, o Pai, e Deus, o Filho, são Um. No começo, ajuda muito se percebermos que: "Eu sou o filho de Deus, herdeiro de Deus, co-herdeiro de todas as riquezas celestiais". Em seus últimos estágios de seu desenvolvimento espiritual, e por causa de sua Unicidade, o Mestre ainda diria: "aquele que me viu, viu o Pai".

Para ter a certeza de que ninguém perca o caminho, advertimos os nossos alunos a nunca dizerem eles mesmos: "eu sou Deus". Não é nem mesmo sábio expressar uma declaração como "eu sou o Filho de Deus"... O caminho ideal é apenas dizer "Eu", e pensar no que Ele significa. Então, no tempo certo, você ouvirá a Voz dizer: "Eu, dentro de você, sou Deus. Eu, que estou mais perto de você do que sua respiração, sou Deus". Quando você ouvir isso, você terá feito contato com sua Fonte. Normalmente, se você simplesmente repetir as palavras, você estará apenas dizendo coisas a partir da mente ou do intelecto, e quando saem dessa mente ou intelecto, elas não são verdadeiras. É apenas quando elas vêm do próprio Espírito de Deus que elas expressam a Verdade.


Permaneça Secretamente na Verdade do Ser

Esta é a era em que a Verdade está revelando-se em nós, para nós e através de nós. Esta é a era. Esta mensagem não é minha; eu não a inventei, não a descobri, nem a criei. Era uma revelação, e agora está correndo o mundo. Além disso, esta Verdade que agora é revelada na consciência, está sendo revelada não apenas na minha consciência, mas também na sua, e não apenas através da minha consciência, mas também através da sua. Mas você precisa não falar, você não precisa falar disso; você não precisa fazer proselitismo com ela. Você só precisa permanecer com ela e nela.

Permaneça com esta Palavra dentro de você, e você estará pregando a todos, mas no silêncio, aos que são receptivos, e você, em sua vida, talvez nunca saiba quem a recebe.

Minha experiência tem sido que, quando esta Verdade é revelada em minha consciência e realizada nela como sagrada, alguém sente isto em algum lugar. De uma maneira ou de outra, aqueles receptivos e responsivos à Verdade serão levados a ela, seja para uma pessoa ou por um livro.

A responsabilidade que está em seus ombros não é ir para o mundo para ensinar ou pregar, porque isso não cabe a você decidir, mas sim Deus. Sua responsabilidade está em viver e demonstrar vivendo, e isso é tudo. Daí em diante, o Eu, que é a sua Divina Consciência, conhece as suas necessidades e o conduzirá para sua atividade legítima. Vai levar você exatamente no caminho em que você deve ir.

Quando Pilatos perguntou ao Mestre: "O que é a verdade?", o Mestre ficou em silêncio. Como poderia ele dizer a Pilatos – a qualquer Pilatos – "Eu Sou... a Verdade"? Eu mesmo detestaria dizer isso para a maioria dos meus alunos. No entanto, o discernimento espiritual me revela que Eu sou a Verdade, a única Verdade que existe. Eu no meio de você é a verdade: Eu no meio de mim, Eu no meio daqueles na prisão, Eu no meio daqueles no hospital, Eu no meio daqueles em instituições para doenças mentais. Eu, em qualquer lugar e em toda parte, Sou Ele.


Despersonalizando o Bem e o Mal

Por esse reconhecimento do "Eu", Deus, o Bem, é despersonalizado e tornado universal; e a despersonalização é um dos grandes princípios que estamos lhe propondo. Despersonalize o mal, de modo que você não reconheça nenhum homem, mulher ou criança como o mal. O mal é a atividade da crença em dois poderes, o que foi chamado de mente carnal ou mortal; e porque nascemos no meios disso, essa crença opera em você e em mim, às vezes num grau maior, às vezes menor. Mas mesmo assim, não há razão para dizer que eu sou mau ou que você é mau. De fato, você não pode dizer que "eu sou mau" quando agora você sabe que Eu sou Deus. Dizer que eu sou mal seria como dizer "estou doente". Não é impossível? Imagine o filho de Deus doente, pobre, morto! Você poderia até rir disso, porque é tão ridículo...

Você pode pensar que a falta ou a limitação estão tentando você, ou o pecado, apetite falso, doença, mas você não pode dizer: "sou doente, pobre ou pecador". Na verdade, você não pode nem sequer dizer "eu sou bom" ou "eu sou mau". Deus não conhece nem bondade nem maldade, nem saúde e nem doença, porque Eu sou eternidade incorpórea.

Permaneça na palavra "Eu". Permita que Eu permaneça em você e reconheça sua identidade. Nunca mais deixe qualquer pessoa encobrir esse Eu com um véu outra vez. Mantenha-o sagrado e secreto. É por isso que, quando me foi dada esta missão, as palavras finais que me deram na minha iniciação foram estas: "nunca busque um estudante; compartilhe livremente com aqueles que vêm a você". Essa foi a base do meu trabalho desde o início. Não foi anunciado, não tenho procurado sair pelo mundo para corrigi-lo, reformá-lo ou alterá-lo. Ele tem esperado pacientemente ao longo dos anos, para que aqueles que estão prontos para receber a Graça venham recebê-la. Busque apenas demonstrar Deus, e as coisas – saúde, oferta, companheirismo, lar, felicidade – serão acrescentadas a você.

Eu no meio de mim é Deus, e eu posso descansar e relaxar, na certeza de que Eu dentro de mim nunca me deixará, nem me abandonará. "Se eu subir para o céu, Eu estarei lá", e "se eu fizer minha cama no inferno, Eu estarei lá". "Se eu andar pelo vale das sombras da morte, Eu estarei lá".

Se você pode descansar e relaxar nisso, então você pode avançar, porque não é uma questão de permanecer ou não na Terra para sempre. Nem a vida e nem a morte podem separá-lo do Amor de Deus; nem a vida e nem a morte podem separá-lo do Eu do seu Ser. Portanto, mesmo passando por aquilo que o mundo chama "morte" ou a próxima experiência, seja ela qual for, você continuará nos desígnios de seu Pai, na medida da sua realização do Eu.


A Universalidade do Eu

Uma ou outra vez, nos meus escritos, você deve ter lido que eu nunca, na totalidade da minha vida, dei um tratamento a ninguém – e de fato eu não o dei. Por quê? Agora você deve saber o meu segredo: Eu em mim é o Eu em vocês. Quando eu digo que Eu vou te ajudar, será que estou falando sobre Joel, este escritor, ou estou falando sobre o Eu em você, que está dentro de você? Estou reconhecendo o seu Verdadeiro Ser. Eu não estou dizendo que o Eu de mim é maior do que Eu em você, e então que eu, Joel, lhes daria socorro. Oh não! Eu reconheço a natureza universal do Eu e, portanto, se eu disser a você que Eu vou estar com você nesse instante, mesmo se você estiver a dez mil milhas de distância, não fará diferença. Eu estarei com você porque Eu estou no meio de você. Eu estou mais perto de você do que sua respiração.

Por causa desta verdade, você nunca terá que transferir seus pensamentos para seus pacientes ou estudantes, ou aos membros de sua família. Você só tem que reconhecer o Eu no meio deles, e confiar no Eu para executar Sua função. Se você enviar o seu filho ou netinho para a escola e acreditar que o eu de você em casa vai cuidar daquela criança na rua, você vai ficar desapontado. Mas se você envia esse filho para fora sabendo que Eu no meio dele é Deus, e que onde quer que ele vá Eu vou, ele andará em seu caminho com segurança.

Você não vê o significado do que nos foi dado na história de Rute e Naomi? "Para onde fores, eu irei". Não importa como você tente, você pode separar a si mesmo do Eu?

Quando você reconhece o Eu em mim, você está reconhecendo minha Cristandade, você está orando por mim, me tratando e me abençoando. Como eu reconheço que o Eu no meio de você é sua Cristandade, sua filiação, essa é a única oração ou tratamento que posso fazer. Caso contrário, eu estaria meramente exercitando o poder de uma mente sobre outra, e isso não faz parte da prática do Caminho Infinito, que nunca se baseou em sugestões mentais. Não é uma prática de uma mente controlando outra, ou de uma mente forte que estrutura uma mente mais fraca. É uma prática que me foi revelada, que Eu sou Deus, que Eu, no meio de vocês, é Deus. Esse Eu no meio do mundo animal, do mundo vegetal, do mundo mineral e do mundo humano, é Deus, e, portanto, minha unidade com Deus constitui a minha unidade com todos os tesouros espirituais do céu e da terra. Somente em virtude da minha Unidade com o Pai tenho acesso à saúde, riqueza e abundância de todo o bem espiritual.


Suficiência Total da Graça do Eu

O Caminho Infinito ensina que você pode orar por qualquer coisa que você quiser, desde que seja algo espiritual. Isto pode ser um choque para você, porque agora você não pode mais orar por saúde física, nem por riqueza material; você não pode orar por emprego, nem por felicidade, e você não pode orar por uma casa – você pode rezar somente pela Graça Divina. Você está limitado a orar pela Graça Divina. "Fala, Senhor, que teu servo escuta"... isso é uma oração. "Tua Graça é a minha suficiência em todas as coisas"... isso também é uma oração.

A essa oração acrescentamos: "há uma suficiência da Tua Graça sempre presente em minha consciência. Há uma suficiência de Tua Graça, seja qual for a prisão em que eu me encontre: física, mental, moral ou financeira. Há uma suficiência de Tua Graça presente comigo agora, para satisfazer a necessidade deste momento, e Tua Graça é inteiramente suficiente para este momento".

Há uma razão para isto. Em Deus não há tempo: há apenas um Eterno Agora. Algo que está constantemente Agora nunca muda. Nunca se torna ontem ou amanhã. É sempre agora, e agora há uma suficiência da Graça de Deus para a necessidade deste momento. Sua conscientização disto faz deste momento um contínuo de Graça pelo próximo milhão de anos, porque Agora é o único tempo eterno que existe, e se há uma suficiência da Graça de Deus para este momento, e este é um momento contínuo até Eternidade, então essa é a resposta.

Você não tem que demonstrar às pessoas coisas ano após ano: você só tem que demonstrar a Deus, e então você O terá demonstrado por toda a eternidade, demonstrado que Eu sou Deus, que Eu estou com você para sempre e sempre.



Nenhum comentário: