"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, fevereiro 22, 2015

Percepção é conhecimento

-Núcleo -


Divinos personagens,

Sugiro uma reflexão sobre este “pensamento do dia”, de Sathya Sai Baba:

“Em termos de espiritualidade, regras e regulamentos em princípio parecem elementares. Mais tarde, eles lhe habilitam a estar consciente de áreas fora do alcance dos sentidos. Com o tempo, você perceberá a experiência da Verdade de todas as verdades, e compreenderá que o Senhor único é imanente em tudo e permeia todo cosmos. Você será preenchido com bem-aventurança quando sua mente estiver fixa nessa fé e nessa consciência. Esse é o verdadeiro conhecimento (Vidya), a culminância do mais elevado processo educacional.”

A percepção da Verdade transcende o mais alto nível de conhecimento, é o real "saber".

A Verdade apenas “é”; ela não pode ser descrita. A Verdade é o Ser, a identidade real de todos os seres e de todas as coisas, o “Eu Sou” de tudo. A Verdade é o que somos; o que "estamos sendo" é apenas uma crença sobre a verdade; A Verdade é o que é, não o que os seres humanos, os personagens do Ser, creem que seja. A Verdade é a própria Vida de Deus, que Vive em todos e em tudo. É algo a ser percebido, não apenas crido.

Voltemos nossa reflexão a este “pensamento do dia”, neste ponto: “Com o tempo você perceberá a experiência da Verdade de todas as verdades, e compreenderá que o Senhor único é imanente em tudo e permeia todo cosmos.” Está escrito que “você perceberá”, e não que “você conhecerá”.

A percepção consciencial transcende o mais elevado conhecimento mental. Perceber consciencialmente é ser aquilo que é percebido, é ter consciência de que o que conhece e o que é conhecido são o mesmo. A Consciência do Ser percebe que Eu, Sou o que Sou; não que Eu sou isto ou que sou aquilo. Aquele que percebe isto ou aquilo, É também o algo percebido. Eu Sou Aquilo! Perceba: O Ser que percebe em você Sou Eu; e o que está diante de você também Sou Eu. Esta percepção é a Verdade; é a percepção da “imanência da divindade”. “O Senhor único é imanente em tudo e permeia todo cosmos”.

Deixe-se envolver por esta percepção. Então, “você será preenchido com bem-aventurança quando sua mente estiver fixa nessa fé e nessa consciência.” A verdadeira educação deve proporcionar ao educando esse “conhecimento de si mesmo”, essa "percepção": “Esse é o verdadeiro conhecimento (Vidya), a culminância do mais elevado processo educacional.”

Que profundo este “pensamento do dia”!

O que sentem a respeito?

Saudações a todos.



Nenhum comentário: