"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, outubro 03, 2014

A mente humana e suas armadilhas

 Capítulo 14 

A MENTE HUMANA E SUAS ARMADILHAS

Todo o universo é infinitamente perfeito agora. Todos os seres já são infinitamente perfeitos agora. Todos os acontecimentos estão se manifestando em harmonia perfeita agora. Só existe o universo espiritual perfeito. Só existe o agora. Nada há para ser corrigido ou melhorado.


Comentamos rapidamente, no sexto capítulo, os três pontos principais que, de uma forma ou outra, influenciam a humanidade no sentido de impedi-la de vivenciar a Verdade a ela revelada, ou seja: que cada um de nós já é a própria Presença Viva de Deus na forma de Ser individual.

Os pontos que foram abordados são os seguintes:

a) complexo de inferioridade
b) autopunição inconsciente
c) falta de determinação para vivenciar a Verdade.

Precisamos analisar bem estes três fatores, caso ainda estejamos relutantes quanto a acolher os princípios espirituais e, deste modo, endossando as ilusórias sugestões da mente carnal e "vivenciando" as suas conseqüências.

Já vimos a base do estudo: ESTAMOS VIVENDO AGORA NUM UNIVERSO ESPIRITUAL PERFEITO. SOMOS A PRÓPRIA PRESENÇA DE DEUS SE MANIFESTANDO COMO DEUS EM FORMA INDIVIDUAL. Estaríamos afirmando que "o homem já é Deus"? Sim! Exatamente isto! Mas, antes, deveremos entender claramente que aquilo que a humanidade rotula de "homem" não é Deus! Esta compreensão é fundamental!

O HOMEM É DEUS! Porém, devemos saber realmente em que consiste a natureza do "homem". Em João 12:45, encontramos a seguinte frase de Cristo: "E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou." Falava do "homem real", presente exatamente onde a mente carnal simplesmente via um "ser humano material". O Universo divino e seus integrantes são INVISÍVEIS para a mente humana! Assim, tudo que for visto humanamente é mero CONCEITO FINITO referente à Realidade espiritual onipresente, ou seja, mera "imagem aparente". Este CONCEITO não pode nem deve ser confundido com a REALIDADE.

Do ponto de vista espiritual, O HOMEM JÁ É O PRÓPRIO DEUS. E esta Verdade é uma realidade já manifesta AQUI e AGORA! Eu, você, todos os seres, somos exatamente AGORA a AUTO-EXPRESSÃO INDIVIDUALIZADA DO SER ABSOLUTO. Não devemos julgar "segundo as aparências".

A cura espiritual está diretamente ligada à nossa capacidade de "não julgar segundo as aparências". Já sabemos: as "aparências" não nos revelam a Realidade presente; e, somente isto já constitui motivo para as deixarmos de lado radicalmente. Nós não somos "vistos" pela mente humana da maneira que realmente nós já somos! A mente cria um "conceito visível", e nos induz a crer ser ele uma realidade. Desse modo, crendo que somos o "conceito falho", assumimos como nossos todos os defeitos e falhas apresentados pelo "conceito". Isto é a "ilusão". Quem, com esta aceitação ilusória, poderia acreditar que ELE PRÓPRIO É DEUS? Ninguém! Seria mesmo impossível! Nós, entretanto, "conhecemos a Verdade libertadora". Qual seria esta Verdade? O HOMEM É DEUS! A "aparência", este "conceito" forjado pela mente humana, é "ilusão": puro NADA!

A ilustração do espelho e a poeira

Se estivermos diante de um espelho empoeirado, nossa primeira impressão poderá ser: "O espelho está todo sujo". Mas, se analisarmos de outra maneira, poderemos concluir: "Existe poeira sobre o espelho". As duas conclusões, sobre o mesmo fato, apesar de parecidas, trazem idéias totalmente diferentes. No primeiro caso, o "espelho" e a "poeira" foram unificados: no outro, o "espelho" e a "poeira" foram considerados isoladamente. Mesmo que a poeira esteja sobre o espelho, o espelho estará sempre limpo, e a sujeira estará sendo a poeira em si. Assim, estaria incorreto afirmarmos que "o espelho estaria sujo".

Esta simples ilustração mostra o mecanismo sutil pelo qual nos isolamos das "crenças coletivas" para assumir que DEUS É O NOSSO SER INDIVIDUAL. As aparentes limitações, ou imperfeições, não fazem parte de nosso Ser real; assim, não podem ser "unificadas" e "incorporadas" ao nosso Ser. Eis por que a Bíblia registra: "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do espírito é espírito." 

Nos ensinamentos de O Caminho Infinito, como já vimos anteriormente, existe o chamado "Princípio de Impersonalização do mal", utilizado justamente para este fim: auxiliar-nos a separar o que "somos" daquilo que "não somos", ou seja, dar-nos a nítida visão de que "o espelho é o espelho, e a poeira é a poeira". Com a utilização correta do princípio, poderemos eliminar radicalmente todos os complexos de inferioridade e demais conceitos ilusórios que nos dificultavam a fazer a identificação sincera como nossa VERDADEIRA E ÚNICA IDENTIDADE: a nossa Identidade espiritual, o Cristo.

Os complexos de inferioridade, a falsa modéstia, a atitude tomada por aquele que diz: "Quem sou eu, para dizer que sou Deus?", tudo isso não passa de armadilha da mente humana. A pessoa, argumentando dessa maneira, sempre encontra uma justificativa para seus supostos erros. Ela acaba "ficando com o direito de errar", pois alega que somente Deus é perfeito. O ensinamento absoluto é radicalmente contrário a esta cômoda e ilusória posição. Neste estudo, a exemplo de Jesus Cristo, cada um deverá assumir, resolutamente, uma atitude de perfeição em todos os aspectos de sua vida. A recomendação deixada por Jesus foi a seguinte: "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." (Mateus 6: 48). Naturalmente, ele não esperava que o "conceito" de homem fosse perfeito, mas, que o descartássemos de nós, para que pudéssemos assumir nossa real condição divina, sempre imaculadamente perfeita!

Não devemos fazer uso de subterfúgios! PRECISAMOS VIVENCIAR A VERDADE REVELADA COM DETERMINAÇÃO CRÍSTICA! A Verdade é esta: SOMOS SERES ESPIRITUAIS PERFEITOS! Devemos reconhecer a perfeição divina manifestada COMO a nossa própria Vida! Nossa VIDA já é perfeita! É o Cristo! "Eu sou a ressurreição e a vida". 

EU, a CONSCIÊNCIA INFINITA ESPIRITUAL, SOU A "SUA" VIDA. Não devemos jamais confundir o nosso "Eu Perfeito" com esse aspecto visível aparente, ou com seus ilusórios pensamentos. Sempre que notarmos, em nós, algum comportamento que difira da perfeição, deveremos decididamente IMPERSONALIZAR O ERRO: "Isso nada tem a ver comigo! São pensamentos hipnóticos sugeridos pela "mente carnal". Somente existe a Mente divina! E esta, sim, é a Minha Mente!"Se persistirmos nestes autotratamentos, rapidamente eliminaremos os complexos de inferioridade e os sentimentos de culpa e autopunição. Mas, isto nos irá requerer DECISÃO!

Após "impersonalizarmos o erro", deveremos dar o passo seguinte, e aplicarmos o já visto "Princípio de nadificação", reconhecendo que, como DEUS É TUDO, o "erro" é NADA: sem substância, realidade, ou poder.

A chamada "mente carnal" não é mente verdadeira. Trata-se de uma "crença ilusória" em dois poderes. Aceitemos, com determinação, a Verdade de que DEUS É O ÚNICO PODER, e fiquemos livres da atuação hipnótica desta falsa crença e de suas armadilhas em nossas vidas.

Cont...

[caminhoinfinito.jpg]

Nenhum comentário: